DG DAS COMUNIDADES PROMETE PARA BREVE SOLUCIONAR PROBLEMA DOS MIGRANTES GUINEENSES EM FRANÇA


O director-geral das comunidades prometeu para breve solucionar os problemas dos migrantes guineenses relacionados com a obtenção dos passaportes principalmente os que se encontram em França.
Malam Sambu reagia assim a denúncias feitas na semana passada pelos migrantes guineenses radicados em França.
O director, na sua curta conversa com a RSM, disse terem conhecimento que o assunto é mesmo delicado, e “ neste preciso momento estamos a tomar diligências necessárias para minimizar os sacrifícios dos nossos migrantes. Pedimos calma aos migrantes porque brevemente será solucionado este problema”, garantiu.
Sobre este assunto, o porta-voz dos migrantes guineenses em França Mikael João Bico alega terem pagado todos os custos para a obtenção de um passaporte mas até agora não receberam seus documentos. “Não temos a certeza, mais achamos que, o nosso dinheiro não foi enviado, se tivesse sido enviado com certeza os documentos serão impresso porque é um processo fácil”, tendo sublinhado que “ainda esta semana fomos informados que o embaixador partiu para Bissau não sabemos se com ele no país, a situação pudesse ser resolvido” afirmou Mikael João muito revoltado.
Entretanto, Malam Sambu sublinhou que vão procurar junto da INACEP as razões da demora de enviou dos passaportes em causa, uma vez que, segundo cumprindo todas as formalidades legais, os migrantes deviam receber seus passaportes. “ Vamos ver junto da INACEP quais são as falhas que que está na origem destes atrasos”, finalizou.
De referir que sobre esta questão, o director-geral do INACEP prometeu para amanhã explicar sua versão.
Por: Nautaran Marcos Có/Conosaba do Porto/MO

«PAIGC REAGE ACORDÃO 4/2016» REAÇÃO DO PRESIDENTE DO PARTIDO DURANTE UMA CONFERENCIA DE IMPRENSA COM JORNALISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIRAS EM BISSAU, PARA PRONUNCIAR SOBRE AS DELIBERACÕES DO STJ QUE VALIDA A NOMEACAO DE DR BACIRO DJA COMO O NOVO PRIMEIRO-MINISTRO



'AUSÊNCIA DA GUINÉ-BISSAU DOS JOGOS DA CPLP PREJUDICA DESPORTO DO PAÍS' - JOSÉ DA CUNHA




A ausência da Guiné-Bissau dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) prejudica o desporto do país, disse ontem à Lusa o secretário-geral do ministério da Juventude, Cultura e Desporto, José da Cunha.

"A ausência nos jogos da CPLP tem sempre custos enormes para o nosso desporto", referiu.

Mesmo reduzindo de 94 para 40 o número de pessoas que integrariam a delegação guineense, não foi possível encontrar fundos no Ministério das Finanças, disse o secretário-geral, que lamenta a situação.

Conosaba/MO

«LANÇAMENTO DO LIVRO EM BISSAU» 'AS ARMAS DE CACHEU - CONSPIRAÇÃO POLÍTICA' - DO AUTORIA DO DR. LESMES MONTEIRO



CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CRITICA COMPORTAMENTO DA RÁDIO PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU




Em causa, despedimento do director de Informação e chefe da Redacção alegadamente por não censurarem uma notícia do PAIGC.

O Conselho Nacional de Comunicação Social da Guiné-Bissau condena o procedimento do director-geral da rádio estatal, RDN, Abdurahamane Turé, por ter recentemente demitido o director de Informação e o chefe de Redação, Aliu Candé e Bacar Camará, respectivamente, por não terem acatado a ordem de censurar uma notícia sobre uma conferência de imprensa do presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira.

Em nota emitida ontem terça-feira, aquele órgão de observação de actividades jornalísticas na Guiné-Bissau, diz que este procedimento “põe gravemente em causa os princípios democráticos do pluralismo e da confrontação de ideias das diferentes correntes de opinião, na produção e difusão de informação, função basilar dois órgãos de comunicação social”.

O Conselho Nacional de Comunicação Social “exorta o poder político, em geral, e, em particular, o Executivo, a abster-se de quaisquer interferências ilegítimas nas actividades dos órgãos de comunicação social, susceptíveis de impedir o livre funcionamento dos mesmos num Estado Democrático e de direito constitucionalmente consagrado”.

Na nota, aquele órgão, sob tutela da Assembleia Nacional Popular, encoraja a imprensa pública e privada "à escrupulosa observância das normas que regulam o exercício das suas actividades, nomeadamente a auto-regulação, o rigor e o pluralismo de informação, não servindo, em nenhum momento, de instrumento de propaganda político-partidária".

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...