INDIVIDUO NASCIDO NA COSTA DE MARFIM, COM NACIONALIDADE GUINEENSE DETIDO "BARÃO" DO TRÁFICO DE DROGA (DJAMBACATAM) NA SUB-REGIÃO DO MALI




O Departamento Central de Narcóticos do Mali anunciou a detenção do “barão do tráfico de cocaína” na sub-região. O detido, de nacionalidade guineense é acusado de “tráfico de estupefacientes”. O homem estava à cabeça de uma rede de tráfico cujos três membros também foram presos.

O individuo nasceu na Costa do Marfim, mas tem nacionalidade guineense. 

Conhecido pelo apelido, Rouzo, possuía um bilhete de identidade falso do Mali. Além de falsificador, também é, de acordo com o Departamento Central de Drogas, um “barão” do tráfico de drogas duras, tais como cocaína e heroína proveniente da Guiné e Guiné-Bissau.

Rouzo, de 33 anos, trabalha com mulas incumbidas de transportar e vender as mercadorias.

Foi também apreendida uma quantidade de droga do valor estimado de 50 milhões de francos CFA.

No âmbito deste processo os investigadores estão ativamente em busca de um laboratório de drogas clandestino na capital do Mali.

Conosaba/© e-Global Notícias/MO

VEDETA GUINEENSE JÉSSICA TCHUDA CONQUISTA MEDALHA DE OURO EM BAKU/AZERBAIJÃO


Os atletas guineenses estão a brilhar, nos quartos jogos islâmicos, em Baku, capital de Azerbaijão.
Isto porque, a vedeta Jéssica Tchuda conquistou com proeza e pela primeira vez na sua carreira a medalha de ouro, no lançamento de disco. 
Em Baku, Muniro Conté, presidente da Federação de Luta disse que o empenho da Jessica Tchuda constituiu uma surpresa para outros países participantes neste certame internacional.
Presidente da Federação de Luta livre pediu ao Governo para apoiar as outras modalidades desportivas, sobretudo aquelas que estão a prestigiar a Bandeira e Hino Nacional, além-fronteira.


Notabanca/MO

SINAPROF E SINDEPROF INICIAM 2ª VAGA DE GREVE NAS ESCOLAS PUBLICAS


SINAPROF e SINDEPROF não desarmam. Cumprem a partir ontem, 22 de maio, a segunda vaga de uma semana de greve de dez dias para exigir do Governo de Sissoco, entre outros pontos aplicação dos Estatutos de Carreira Docente.

A semana passada foi completamente preenchida de greve nas escolas públicas, da Guiné-Bissau.
Em exclusivo a Bombolom FM, o presidente da comissão da greve, Bunghoma Duarte Sanhá pediu os professores para se manterem sereno na defesa da classe.
Por outro lado os sindicatos do setor, (SINAPROF e SINDEPROF) ameaçam entregar, terça-feira ao patronato, o novo pré-aviso da greve nas escolas públicas, alegando falta de diálogo serio por parte do ministro da Educação Nacional, Sandje Fati.
Notabanca/MO

COLIGAÇÃO POLÍTICA SENEGALESA ACUSA MACKY SALL DE VISITAR BISSAU PARA RESOLVER OS SEUS INTERESSES


Os Representantes da Coligação das Forças Políticas Senegalesas, em Bissau entregaram ontem, uma carta aberta ao embaixador do Senegal para repudiar o regime do Presidente, Macky Sall. 
Na missiva, Mamadú Djop, coordenador da coligação disse aos jornalistas que exigem entre outros pontos, o recenseamento eleitoral de todos os cidadãos senegaleses que têm capacidade para cumprir com os seus direitos cívicos, nas eleições legislativas marcadas para o mês de Julho:
Questionado sobre a eventual visita de Macky Sall à Bissau, Mamadú Djop disse que não concorda com a intenção, porque Macky Sall virá só para resolver o seu interesse pessoal e do seu partido.
“Não é normal ele vier aqui em Bissau, neste momento. Ele não pode entrar na jogada de interesses. Nós estamos na Guiné-Bissau com todos os nossos direitos respeitados, se ele vier para cá, para depois colocar-nos em causa. Isto é intolerável.”
A coligação acusa os governantes senegaleses de conduzir o país com mãos de ferro e ditadura para servirem melhor, os seus interesses. 
Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...