«RELIGIÃO» PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU CRIA NOVA COMISSÃO NACIONAL DE PEREGRINAÇÃO A MECA




Bissau, 28 Jun 16 (ANG) – O Primeiro-ministro, Baciro Djá nomeou, segunda-feira, o Embaixador Dino Seidi Coordenador Nacional do Alto Comissariado para a Peregrinação aos Lugares Sagrados de Islão, na Arábia Saudita.

Embaixador Dino Seidi 

De acordo com o despacho a que a ANG teve acesso, a nomeação de novos membros desta entidade se insere na “necessidade” do executivo colaborar na realização da peregrinação, assegurando ao Alto Comissariado, condições para a sua materialização.

Para além do diplomata Dino Seidi, o chefe do Governo nomeou treze personalidades das diferentes organizações islâmicas no país, com destaque para o antigo Conselheiro da Presidência da República para os assuntos Religiosos, Sambudjam Baldé, como o Coordenador Nacional Adjunto.

O Alto Comissariado para Peregrinação aos Lugares Sagrados do Islão é uma célula governamental de apoio as organizações islâmicas no cumprimento deste ritual religioso que se realiza em Meca e Medina, na Arabia Saudita.

Em 2015 os fiéis muçulmanos da Guiné-Bissau não conseguiram ir a peregrinação na Arábia Saudita, devido, principalmente, a crise política no país.

ANG/QC/JAM/SG/Conosaba/MO

«PRABIS - COMPLEXO ESCOLAR COM NOME "HUGO CHAVES FRIA"» VENEZUELA FINANCIA CONSTRUÇÃO DE ESCOLAR EM PRABIS



Bissau, 28 jun 16 (ANG) - A Embaixada da República de Venezuela assinou, segunda-feira um contrato com a empresa “Jomo Construção”, para o financiamento da edificação de um complexo escolar, no sector de Prabis, região de Biombo e que terá o nome de “Hugo Chaves Fria”.

No acto, o embaixador de Venezuela para a Guiné-Bissau, com residência em Dakar, Senegal, disse que a Guiné-Bissau merece “grandes” apoios no sector do ensino.

Eddy Cordova Coreega acrescentou que o evento “ratifica a vontade do povo e do governo da Venezuela para com a Guiné-bissau, no seu compromisso de acompanhar, apoiar e trocar experiências, com vista a sua verdadeira independência” .

Por sua vez, o administrador da referida empresa, Jorge Mendes de Almeida, promete entregar a obra dentro do tempo estipulado no contrato.

No mesmo acto, o Representante do Ministério da Educação Nacional agradeceu o apoio deste país de América de Sul ao sector de ensino guineense e exigiu a empresa executora à cumprir o contrato.

O complexo escolar cujo nome será: “Hugo Chaves Fria”, em homenagem ao falecido antigo Presidente da Venezuela, terá 11 salas de aulas e será entregue no mês do dezembro deste ano.

ANG/QC/JAM/SG/Conosaba/MO

BOAD CONCEDE EMPRÉSTIMO NO TOTAL DE 30 MIL MILHÕES DE FRANCOS CFA À GUINÉ-BISSAU



Texto traduzido

BOAD) - Mr. Christian ADOVELANDE, presidente do Banco Oeste Africano de Desenvolvimento (BOAD), e Henrique Horta DOS SANTOS, Ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau, assinado três contratos de empréstimo por um total de FCFA 30 mil milhões para a primeira fase do desenvolvimento e asfaltagem da estrada Buba-Catió, e o projecto de interconexão eléctrica dos estados membros da Organização para o desenvolvimento do rio Gâmbia (OMVG ).

O objectivo global do desenvolvimento e asfaltagem da via Buba-Catió é abrir a região sul da Guiné-Bissau e facilitar as trocas económicas e sociais, aos níveis nacional e sub-regional. BOAD acompanha a sua execução com um empréstimo de 5 mil milhões de francos CFA, ou quase 90% do custo total.

Em relação aos membros do projecto de interconexão eléctrica OMVG Unidos, que tem como objetivo desenvolver a troca de energia entre a Gâmbia, Guiné, Guiné-Bissau e do Senegal e, assim, permitir o acesso a fontes de 'energia mais barata. Ele vai evacuar a produção de electricidade de hidrelétricas Kaleta e Sambangalou.

Dada a sua capacidade de trânsito de 800 MW, a infra-estrutura de rede também servirá como evacuação da produção de usinas hidrelétricas futuras de interesse regional, localizados principalmente na Guiné, e a segunda geração de sites de OMVG, ele promover o desenvolvimento. BOAD apoia este projecto com um orçamento total 25 bilhões de FCFA, dos quais 11,5 mil milhões FCFA concedeu à Guiné-Bissau, através de um empréstimo direto de 4 bilhões de FCFA e assistência financeira do Fundo de Desenvolvimento Energético 7, 5 bilhões de FCFA.

Isto irá trazer para 32 mil milhões FCFA, o montante total das intervenções do Banco na Guiné-Bissau no sector da energia; ou seja, 6,75 mil milhões de FCFA para financiamento direto do BOAD e 25,21 mil milhões de francos CFA no âmbito do Fundo de Desenvolvimento Energético. Como um lembrete, 13 projetos de energia foram financiados nos estados do Fundo de Desenvolvimento Energético, para um total de 230 mil milhões de FCFA.

Os três contratos de empréstimo cobrir 101,5 bilhões de FCFA, os compromissos cumulativos do BOAD na Guiné-Bissau.

agenceecofin.com/Conosaba

La BOAD accorde des prêts d’un montant global de 30 milliards de FCFA à la Guinée Bissau

(BOAD) - Messieurs Christian ADOVELANDE, Président de la Banque ouest- africaine de développement (BOAD), et Henrique Horta DOS SANTOS , Ministre de l’Economie, et des Finances de la Guinée Bissau, ont signé trois accords de prêt d’un montant global de 30 milliards de FCFA pour la première phase du projet d'aménagement et de bitumage de la route Buba-Catiò, et le projet d’interconnexion électrique des Etats membres de l’Organisation pour la Mise en Valeur du fleuve Gambie (OMVG).

L’objectif global du projet d'aménagement et de bitumage de la route Buba-Catiò est de désenclaver la région Sud de la Guinée Bissau et de faciliter les échanges économiques et sociaux aux niveaux national et sous- régional. La BOAD accompagne sa mise en œuvre avec un prêt de 5 milliards de F CFA, soit près de 90% du coût total.

S’agissant du projet d’interconnexion électrique des Etats membres de l’OMVG, il vise à développer les échanges d'énergie entre la Gambie, la Guinée, la Guinée-Bissau et le Sénégal et permettra ainsi l’accès à des sources d’énergie moins onéreuses. Il permettra d’évacuer les productions d’énergie électrique des barrages hydroélectriques de Kaléta et de Sambangalou.

Compte tenu de sa capacité de transit de 800 MW, le réseau servira également d’infrastructure d’évacuation de la production des futures centrales hydroélectriques d’intérêt régional situés essentiellement en Guinée, et des sites de seconde génération de l’OMVG, dont il favorisera le développement. La BOAD soutient la réalisation de ce projet avec une enveloppe globale de 25 milliards de FCFA, dont 11,5 milliards de FCFA octroyés à la Guinée Bissau, à travers un prêt direct de 4 milliards de FCFA et un concours financier du Fonds de Développement Energie de 7, 5 milliards de FCFA.

Cette opération portera à 32 milliards de FCFA, le montant total des interventions de la Banque en Guinée Bissau dans le secteur de l’énergie ; soit 6,75 milliards de FCFA au titre des financements directs de la BOAD et 25,21 milliards de FCFA au titre du Fonds de Développement Energie. Pour rappel, 13 projets d’énergie ont pu être financés dans les Etats sur le Fonds de Développement Energie, pour un montant global de 230 milliards FCFA.
Les trois accords de prêt portent à 101,5 milliards de FCFA, le cumul des engagements de la BOAD en Guinée Bissau.








'ASSOCIAÇÃO DE AMIZADE MATOSINHOS/MANSOA' CRIOU UMA NOVA PÁGINA (BLOG) PARA DIVULGAR AS SUAS ACTIVIDADES: http://afilhosdemansoa.blogspot.pt








BOTCHE CANDE, MINISTRO DO INTERIOR ADVERTE PARA LIGAÇÕES DO NARCOTRÁFICO NO SERVIÇO DE SEGURANÇA




Circulam informações sobre a cumplicidade de altas patentes com o narcotráfico.

O ministro da Administração Interna da Guiné-Bissau advertiu os funcionários dos serviços de segurança a distanciarem-se de esquemas relacionados com o tráfico de drogas.

O apelo surge numa altura em que circulam informações sobre a cumplicidade de altas patentes com o narcotráfico.

”Há informações em como o Ministério do Interior é uma base de traficantes. Se é verdade, apelo que usem toda a vossa formação e capacidade para descobrir e assim podermos aniquila-la. Não devemos aceitar colaborar com os traficantes de droga”, disse Botché Cande.

A advertência do ministro da Administração aconteceu numa altura em que o Observatório Guineense de Drogas e Toxicodependência, uma nova organização guineense que se dedica à investigação, análise e monitorização de dados sobre o consumo e tráfico de droga na Guiné-Bissau, revela dados novos.

Além de serem usadas como mulas para transporte de droga, a camada feminina aparece agora a liderar o quadro do consumo de estupefacientes, sobretudo, nos centros de diversão, nomeadamente nas discotecas.

Para Abílio Aleluia Có Júnior, secretário executivo do órgão é urgente e pertinente que o Estado crie politicas concretas, com estratégias inteligentes de luta contra o consumo e tráfico de droga no país.

Dados disponíveis apontam, entretanto, que os jovens são os mais afectados pelo fenómeno, alegando a falta de oportunidades.

Daí o apelo para que haja mais apoio a um toxicodependente, ao invés de puni-lo: “na verdade, o consumidor de droga é um doente. Ele precisa de apoio e não o contrário, pois quando pune um consumidor você está a joga-lo para a marginalização. É preciso apoiá-lo, danado carinho, amor e afecto", diz Abílio Aleluia Có Júnior.

A Guiné-Bissau apresenta agora indicadores de ser um país, não só de trânsito, como também de consumo de drogas.

Voa com Conosaba/MO

FIFA CONGELA AJUDAS A FFGB E HINUM EMBALÓ IMPUGNA REELEIÇÃO DE MANELINHO


Hinum Embalo, um dos candidatos derrotado a liderança da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB) anunciou que a FIFA congelou fundos destinados à Federação de Futebol da Guiné-Bissau por má gestão do actual presidente. Por isso, já intentou uma impugnação da reeleição de Manuel Nascimento Lopes vulgo Manelinho no fórum judicial por alegadas irregularidades verificadas no pelito eleitoral. 
Embaló afirma que não há justiça e nem transparência na FFGB, porque até ao momento a FIFA não recebeu o relatório de contas da federação guineense de futebol. “Não há campeonato nacional de futebol por falta de fundos mas apareceu fundos no valor de dois a três milhões de francos CFA, para a compra de consciência de cada dirigente dos clubes para forçar a reeleição de Manelinho como presidente.
O membro cessante do Comité Executivo da FFGB disse esperar que a verdade desportiva venha a tona porque segundo o desportista, o país não pode continuara a perder ajudas financeiras por falta de transparência e negligencia dos actuais dirigentes desta órgão federativa de futebol.

JUVENTUDE FEMININA LIDERA O CONSUMO DE HAXIXE NA GUINÉ-BISSAU


Image result for nao a drogaO Observatório guineense de drogas e toxicodependência, nova organização que se dedica à investigação, análise e monitorização de dados sobre o consumo e tráfico de droga na Guiné-Bissau, revelou que as jovens mulheres guineenses estão consumir, de forma acelerada e preocupante, haxixe no país.

Além de serem usadas como “mulas” no transporte de droga, a camada feminina guineense aparece agora a liderar o quadro do consumo de estupefacientes, sobretudo haxixe, particularmente nos espaços públicos de diversão, nomeadamente discotecas.

Para algumas inquiridas, é preferível consumir haxixe, pois tem supostamente um sabor semelhante ao chocolate e incita a “vontade de experimentar atitudes interessantes de vida”, tornando-se assim num efeito de moda.

O consumo de drogas está a tornar-se também muito frequente, não só nas discotecas, mas também nas escolas, envolvendo, sobretudo, adolescentes, revelou também o Observatório após analise de pesquisas junto de jovens nas escolas públicas e privadas.

Um responsável do Observatório considerou ser urgente e pertinente que o Estado desenvolva políticas concretas e que “defina estratégias inteligentes” na luta contra o consumo e tráfico de droga no país, a fim de travar o fenómeno crescente junto dos jovens que, segundo o Observatório, são os mais afetados.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...