Presidente da Associação das Farmácias promete alargamento de horário de serviço


Saúde Pública



Bissau,10 Jan 16(ANG) – O Presidente da Associação Nacional das Farmácias da Guiné-Bissau prometeu introduzir novas medidas que vão permitir  o alargamento do  horário de funcionamento das farmácias.
 
Em entrevista a ANG, Salem Idomo disse que já estão a entabular contatos com os responsáveis do Ministério de Saúde no sentido de criar condições para que as farmácias deixem de fechar as portas mais cedo, de forma a atender as necessidades dos clientes.

“Se os tabernas, bares e restaurantes onde se vendem bebidas alcoólicas que em muitas situações prejudicam a saúde das pessoas funcionam até as tantas , porquê que as farmácias não podem ter o mesmo privilégio e a maioria fecham  às 21 horas”, questionou.

Aquele responsável sublinhou que é melhor criar mecanismos para fazer as farmácias funcionarem mais tempo, mesmo as que não se encontram de   serviço permanente, de forma a aliviar a população que as vezes sentem-se necessidade de medicamentos nas horas mortas.

Perguntado sobre o que vão fazer no sentido de garantir à população medicamentos de qualidade, Salem Idomo respondeu que o assunto já foi tratado com o ministro de Saúde que lhes garante a criação de uma Agência Reguladora que terá a missão de controlar todos os medicamentos que entram no país.

Salem Idomo disse que estão empenhados na capacitação dos seus associados para satisfazer a necessidades das farmácia terem pessoal formado em farmácia. 

“Vamos solicitar a Direção dos Serviços Farmacêuticos do Ministério de Saúde no sentido de se estabelecer uma parceria com Associação das Farmácias de forma a prosseguir com ações de formação anual dos seus agentes como aconteceu nos anos anteriores”, prometeu.

Primeiro-ministro considera qualificação dos Djurtus "feito extraordinário que não se pode pagar"


CAN 2017



Libreville, 10 Jan 17 (ANG) - O Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embalo realçou o feito "histórico" protagonizado pelos "Djurtus", ao qualificarem-se para a fase final da Taça Africana das Nações (CAN 2017), a decorrer de 14 de Janeiro a 5 de Fevereiro, em Libreville, Gabão.
"O facto dos Djurtus terem qualificado para o CAN é, por si só, um feito que não tem preço", reconheceu o chefe do governo que foi despedir-se da caravana desportiva nacional, momentos depois de ter regressado da viagem que fez ao Congo.
Umaro Sissoco Embalo sublinhou que esta proeza já é uma conquista da própria taça em lica em Libreville, Gabao, tendo sublinhado que em caso de vitória no CAN seria "ouro sobre o azul".
Questionado sobre qual seria a prenda aos jogadores em caso de vitória do CAN, Umaro Sissoco Embalo respondeu que caberá ao povo retribuir aos Djurtus, pois isso irá ultrapassar ao próprio Estado, *porque todos têm responsabilidade diante do dever patriótico que os jogadores estão a desempenhar.
Revelou que o avião fretado custou mais de 300 mil dólares, mas tendo em conta a dignidade e honras  que se deve prestar a turma nacional, fez questão de solicitar os seus serviços a um amigo seu para transportar a delegação desportiva ao palco do maior evento desportivo do continente.
A terminar, o primeiro-ministro advertiu sobre a necessidade da selecção pautar-se sempre pela disciplina e organizacao durante toda a sua estadia nas terras do Presidente Ali Bongo Ondimba. José Augusto Mendonça, enviado especial da ANG

Condecoração Governador do BCEAO agraciado com Medalha de *Ordem de Mérito*



Bissau, 10 Jan 17 (ANG) – O Presidente da República da Guiné-Bissau condecorou segunda-feira o Governador do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) Tiémoko Meyliet Kone com a “Medalha de Ordem Nacional de Mérito de Cooperação e Desenvolvimento” em reconhecimento do  cumprimento exemplar da sua missão.

A decisão de José Mário Vaz foi tornada pública através do Decreto Presidencial Nº 1 / 2017, no qual justificou o acto com a *contribuição  para a excelência das relações entre a instituição financeira da sub-região e a Guiné-Bissau.

Disse que Tiémoko Kone tem marcado, de forma decisiva, a relação de cooperação entre a instituição e o país, com o desenvolvimento de um conjunto de esforços que resultaram em apoios relevantes para o avança do país.

No documento, o Presidente da República destaca ainda o bom ambiente de trabalho desenvolvido com as autoridades nacionais, o reforço de apoios, e bem como a formação do pessoal para a administração pública.

Tiémoko Kone agradeceu o gesto do Presidente da República da Guiné-Bissau pelo reconhecimento e destacou que a condecoração  tem a ver com o que fez desde 2011, em parceria com as autoridades nacionais enquanto Governador do Banco Central dos Estados da Africa Ocidental.

A cerimónia terminou com um jantar de confraternização, oferecido pelo Chefe de Estado Guineense.  

ANG/LPG/ÂC/SG/MO

“DJURTUS” CONFIANTE EM BOM RESULTADO NO CAN 2017



A selecção nacional de futebol “Djurtus” já está no Gabão para participar no CAN (Campeonato Africano das Nações) 2017. A equipa da casa, que participa pela primeira vez nesta competição, está confiante num bom resultado
Na tarde de ontem terça-feira cumpriu a primeira sessão de treinos. A caravana nacional chegou ao Aeroporto internacional de Gabão, a meia-noite (00h00) de Bissau.  
No Gabão a delegação nacional foi recebida em festa pelos Gaboneses e por número significante de emigrantes guineenses no Gabão e na mão a bandeira nacional com gritos de coragem a Djurtus.
Antes da ida dos “Djurtus” o seleccionador nacional, Baciro Cande, visivelmente emocionado diz estar confiante na equipa da casa e para isso pede o apoio de todos os guineenses.
Numa entrevista à RSM, o sub capitão da selecção nacional José Lopes (Zezinho) garantiu que o grupo “está bem preparado” para enfrentar todas as adversidades durante a competição.
“O apoio do povo guineense é que nos dá força de atingir a meta. E durante o jogo o calor do povo será o nosso ânimo”, afirma Zezinho que diz sentir orgulhoso em representar a Guiné-Bissau.
Na mesma ocasião, o avançado da selecção nacional, Toni Sá Brito, lamenta a decisão de os colegas que preferiram não representar o país nesta competição.
“Respeito a decisão dos meus colegas. Eu estou aqui e sinto orgulho disse”, disse.
A Guiné-Bissau, única selecção lusófona a estar presente na CAN, integra o grupo A, juntamente com Gabão, Camarões e Burkina Faso.
Antes da ida a Gabão, esta segunda-feira, a selecção nacional despediu-se ao presidente e ao primeiro-ministro e foram acompanhados até ao aeroporto internacional Osvaldo Vieira por centenas de guineenses que lançaram gritos de coragem.
Os guineenses confiam na vitória dos “Djurtus”.
A Rádio Sol Mansi tem um enviado especial no Gabão. Todos os jogos da selecção nacional serão retransmitidos em directo onde poderão ser acompanhados também através do nosso site.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

«O ADEUS A MÁRIO SOARES» CENTENAS ASSISTEM À CERIMÓNIA EM SILÊNCIO NO EXTERIOR DOS JERÓNIMOS





Algumas centenas de pessoas assistem ontem as 13:00, em silêncio, através de um ecrã gigante instalado no exterior do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, à sessão solene evocativa de homenagem ao antigo Presidente da República Mário Soares.

Colocadas atrás de grades, que impedem o acesso do público à entrada da Praça do Império, os populares batem palmas quando terminam as intervenções nos Claustros do Mosteiro dos Jerónimos, local onde está a decorrer a cerimónia, com cerca de meio milhar de convidados.

No exterior, é ainda visível a presença de dezenas de polícias.

As centenas de pessoas, sobretudo com mais idade, aguardam pelo fim da cerimónia, à qual se seguirá o cortejo fúnebre por várias ruas de Lisboa até ao cemitério dos Prazeres.

Mário Soares morreu no sábado, aos 92 anos, no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa.

O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira.

O corpo do antigo Presidente da República esteve em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos entre as 13:10 e a meia-noite de segunda-feira. As portas do mosteiro estiveram abertas ao público hoje entre as 08:00 e as 11:00.

O funeral realiza-se na hoje, pelas 15:30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.

Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.

Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.


Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.

Conosaba/MO







«VIAGEM A BISSAU» CÔNSUL HONORÁRIO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU EM ESPINHO E PATE CABRAL DJOB, CONSELHEIRO PARA DIÁSPORA DESTE CONSULADO FORAM-SE DESPEDIR DO DR. FERNANDO MARTINHO



Partiu ontem para Lisboa, uma missão liderada pelo Dr. Fernando Martino, Presidente da Uni Norte e Conselheiro da Economia Social e do Mar do Consulado em Espinho, que partirá hoje para Bissau no voo de EuroAtlantic.

Esta viagem tem como objetivo a implantação de escolas tecnico-profissionais em todo território guineense em parceria com a Universidade Lusófona e CCIAS da Guiné-Bissau.

Consta também no programa capacitações aos técnicos guineenses com necessidade destas.

O Dr. Fernando Martinho falará nas instalações da CCIAS sobre o cooperativismo e o intercâmbio bilateral de alunos.

Em paralelo, partiu Dr. Barbosa Coelho, Conselheiro do Consulado da área económica, um técnico Geólogo e um profissional na área de mecânica de pesados, tendo como objetivo o estudo e tiragem de amostras das pedreiras guineenses afim de serem mostradas na Feira Internacional do Granito a realizar-se nos dias 26 a 30 de abril, 1 e 2 de maio de 2017 na cidade de Espinho tendo como organização aCâmara Municipal de EspinhoConsulado da República da Guiné-Bissau em Espinho, a UniNorte, Sociedade de Pedreiras do Marco. 

Este evento contará com vários empresários do sector a nível mundial, onde o nosso país (Guiné-Bissau) estará dignamente representado. 

Eng. Mamasamba Embalo, Vice-Presidente da CCIAS e outros membros ligados a economia social da Guiné-Bissau estarão amanhã no aeroporto Osvaldo Vieira para dar boas vindas a missão aqui referida por este blogue informativo.        

Programa
11/01/2017 - Chegada da Delegação - 13 horas

Reunião com CCIAS/RECAGRO-GB/ROPPA e entre outros - 15 horas

12/01/2017 - Reunião com os Candidatos/Alunos - das 08h30 as 10h00

Reunião com o Consulado de Portugal na Guiné-Bissau, visando os vistos de estudantes guineenses candidatos - 16h00

13/01/2017 - Visita de trabalho ao Leste do País (Cooperativas Bafatá e Geba)

14/01/2017 - Visita de trabalho a região de Cacheu (Cooperativa de São Domingos)

Conosaba do Porto/MO
                                                        
                                                         

CONDECORAÇÃO: PRESIDENTE SASSOU NGUESSO CONDECORADO COM “MEDALHA AMÍLCAR CABRAL”



Bissau,10 Jan 17 (ANG) – O Chefe de Estado guineense distinguiu segunda-feira o Presidente da República de Congo Brazzaville, Denis Sassou Nguesso, com a "Medalha Amílcar Cabral" , como expressão de um justo reconhecimento do povo e do Estado da Guiné-Bissau. 
 
José Mário Vaz sustentou que a condecoração se deve ao empenho pessoal demonstrado no apoio aos esforços das autoridades guineenses e no aprofundamento das relações de amizade e na edificação de novos quadros de cooperação sul-sul entre a Guiné-Bissau e Congo Brazzaville. 

Acrescentou  que a solidariedade, a enorme experiência e o alto prestígio internacional do Chefe de Estado do Congo constituíem recursos permanentes postos à disposição da Guiné-Bissau e das suas autoridades, perante a necessidade de conjugação de esforços e concertação de posições, quer no quadro da União a Africana quer no quadro das Nações Unidas, 

O Presidente da República disse  ainda que é uma forma de tornar público o testemunho de um apreço da Nação Guineense pela contribuição do Presidente da República do Congo para a  exaltação e materialização dos valores promovidos pelo saudoso e imortal líder, Amílcar Cabral.

ANG/LPG/ÂC/SG/MO

MANUEL DOS SANTOS CONSIDERA NORMAL A SUSPENSÃO DE ALGUNS DIRIGENTES DO PARTIDO



O conselheiro do presidente do PAIGC considerou ontem terça-feira que a acção disciplinar aplicado a alguns dirigentes do país como percurso normal do partido.
Manuel dos Santos disse igualmente que com essa suspensão, o partido ficara mais limpo e coeso. “ A acção disciplinar é o curso normal da vida do partido. Há gentes que violaram o estatuto do partido e foram castigados em conformidade. Penso que o partido vai ficar mais limpo e livre dos prevaricadores principais que violavam o estatuto e o programa do partido”, contou.
Frisou ainda que os dirigentes suspensos estão incapacitados de exercerem seus cargos parlamentares e dirigir o país em nome do partido.
O veterano sublinhou que os militantes em causa foram suspensos por terem violado o estatuto do partido, tendo adiantado que têm no estatuto um artigo que determina que a integração de seus membros a qualquer governo tem receber a caução do partido.
Relativamente a alegada divida contraída pelo partido com os seus funcionários, Manuel dos Santos explicou: “ Não acredito que isso seja a verdade mas o partido depende do financiamento de ANP em função dos deputados que o partido possuir. Com os problemas financeiros de ANP, eventualmente pode existir algum problema relacionado com a verba em causa”, concluiu.
A sanção disciplinar suspende 11 dirigentes incluindo Botche Candé, Domenico Sanca entre outros.
De referir que o partido vai realizar brevemente a sua convenção nacional para discutir entre outros assuntos os princípios do partido.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...