«CULTURA» ARTISTA PLÁSTICO ACUSA AUTORIDADES GUINEENSES DE NÃO DAR ATENÇÃO À ARTE




Bissau, 02 Fev 17 (ANG) – O artista plástico guineense, Carlos Alberto Teixeira de Barros, vulgarmente conhecido por “CarBar” criticou de que os governantes guineenses desconhecem as artes e que nunca demostraram algum interesse pelo sector.

Em declarações exclusivas à ANG, o artista disse que nenhum ministro da Cultura chegou de participar nas exposições de artistas plásticos aqui no país, salientando que o único governante que marcava presença era o então Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior.

“A arte é desconhecida e não existe nenhum apoio por parte dos governantes. Os apoios de que já beneficiamos foram dados pelo Instituto de Camões, Centro Cultural Brasileiro e francês para exposições dos nossos quadros, apesar termos uma Associação“, frisou.

Carlos Barros afirmou que é difícil viver como artista plástico na Guiné-Bissau, porque ganham pouco com os seus trabalhos.

Lembrou que ele é arquitecto de profissão e autodidacta, acrescentando que tem se dedicado à artes plásticas desde criança, tendo aprendido muito com Augusto Trigo e outros.

Explicou que durante seu estudo na antiga União Soviética, frequentava ateliê de alguns pintores, para conhecer de perto quais os materiais que eram necessários para pintar, e disse que participou em várias exposições como estudante, em muitos países.

CarBar referiu que apesar de ter pintado mais de mil quadros durante a sua carreira artística ganha mais com a sua própria profissão vendendo plantas e projectos de casas, esculturas e traduções linguística.

Anunciou que tem um projecto em parceria com a Embaixada de Portugal no país e o Instituto Camões para fazer uma antologia de artistas plásticos, desde pintores, escultores, tecelões e grafistas, e que também pretende editar livros sobre as artes.

A concluir Carlos Barros revelou que, entre os seus quadros, o que mais o marcou é o de um ancião, pensando no futuro da geração vindoura.

Conosaba/ANG/JD/JAM/SG/MO


"VIRGEM MARIA, MÃE DE JESUS NÃO ERA VIRGEM", DIZ IRMÃ LUCIA CARAM




Freira ameaçada após dizer que Maria não era virgem
Video


A irmã Lucía Caram teve de pedir desculpa pelas declarações que fez num programa de televisão espanhol

As declarações da irmã Lucía Caram num programa de televisão geraram polémica em Espanha: a freira recebeu ameaças, foi repreendida pela hierarquia da Igreja e teve de pedir desculpa e esclarecer o que quis dizer. No fundo, a religiosa teve noção de que o seu ponto de vista poderia ser mal entendido, pelo que evitou dizer diretamente que Maria, mãe de Jesus, não era virgem.

"Acredito que Maria estava apaixonada por José. Acredito que eram um casal normal", começa quando questionada acerca da questão da virgindade de Maria, "um conto infantil que não é atualizado" nas palavras do apresentador do programa Chester in Love, do canal Cuatro, Risto Mejide."Tinham sexo?", pergunta o anfitrião. "Bem, se digo que sim, caem-me todos em cima. Acho que é uma coisa normal num casal", defendeu, salientando que sabe que é uma questão "difícil de entender, de acreditar".

Na sequência destas afirmações, a freira foi repreendida publicamente pelo bispo de Vic e recebeu ameaças. Simultaneamente, houve uma petição para que fosse suspensa da ordem religiosa. Lucía Caram viu-se obrigada a pedir desculpa a quem se sentiu ofendido. Numa carta que fez chegar à agência noticiosa EFE, mostra-se, no entanto, preocupada com a "leitura fragmentada, ideológica e perversa" que alguns fizeram das suas palavras.

A freira nota que teve oportunidade de falar da "vivência alegre do celibato" e da sua "fidelidade à opção de vida" que escolheu, mas defende-se: "Quis manifestar que não me escandalizaria se tivesse tido uma relação de casal com José, seu marido".

Na sua carta, Lucía Caram fala ainda do grupo de hereges, sedentos de vingança e animado pelo ódio, que a encheram de calúnias e ameaças graves, das mais diversas formas.

"Estou a dar o melhor da minha vida ao serviço do evangelho e creio que esta mensagem que vos queria passar: somos homens e mulheres, livres para amar, e chamados para servir de diversos modos", resumiu a freira, muito ativa no Twitter, rede social em que tem mais de 180 mil seguidores.

CAPITÃO DOS PORTOS DE BISSAU CONSIDERA FALSAS E CALUNIOSAS AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA ANAPA


O capitão dos Portos de Bissau considera falsas e caluniosas as declarações de Augusto Djú, presidente da Associação Nacional dos Armadores da Pesca Artesanal (ANAPA) acusou recentemente os responsáveis de Instituto Marítimo Portuário de conceder licenças de forma arbitrária.
Sigá Batista falava ontem quinta-feira a imprensa esclareceu que as medidas do aumento de qualquer taxa não diz respeito ao capitão dos Portos e denunciou existências de varias pirogas dos pescadores artesanais nacionais e estrangeiros a pescarem nas aguas territoriais da Guiné-Bissau a fraudo lenta, ganhando muito dinheiro.
O responsável Marítimo portuário adiantou ainda que as denúncias de Augusto Djú são uma antecipação das que subentende que serão as futuras medidas para o combate das fraudes no licenciamento das pirogas.


Notabanca/MO

MESA REDONDA: GUINÉ BISSAU DE VOLTA




FONTE: Africa Monitor Intelligence*


(*) Assine o AFRICA MONITOR INTELLIGENCE para saber mais. Clique AQUI

ORLANDO VEIGA DIZ QUE MEDIDAS PARA NAVIOS DE PESCA NÃO É DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA



O ministro das pescas e da economia marítima afirmou ontem quinta-feira (02 de Fevereiro) que a medida estipulada que os navios de pesca devem transbordar no país não são medidas do presidente da Republica.
Orlando Mendes Veigas que falava após um encontro do presidente da república com os armadores de pesca diz que a referida medida é imposta pela lei.
“ Ouvimos sempre do presidente da república orientações no sentido de fazer cumprir as leis que é um instrumento regulador. Não são as medidas do presidente da Republica, é a própria lei que impõe, estamos apenas a respeitar aquilo que está preceituado nas leis das pescas”, diz.
O titular da pasta das pescas sublinhou no entanto que não se deve pensar apenas nas pescas para fazer crescer a economia tendo adiantado que “o sector das pescas como outro sector da economia nacional tem de ser proporcionado um crescimento equilibrado. Não se pode pensar apenas no sector das pescas para a nossa economia mas sim deve haver um equilíbrio entre todos os sectores para que a economia possa dar um respiro”, contou
Por outro lado disse que no quadro de uma economia liberalizada o governo não tem competências de determinar o preço para depois assegurar que “quem regula o preço do mercado é a própria lei da oferta e procura”.
Anunciou no entanto que brevemente vão iniciar a reunião da comissão mista com a União Europeia no sentido de fazer o balanço do acordo anterior.
Entretanto, o presidente dos armadores da pesca considerou que o sector privado das pescas não têm um enquadramento legal que os permita tirar maior proveito de suas actividades.
Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

PJ DA GUINÉ-BISSAU DETÉM QUATRO SUSPEITOS DE ATACAR MISSÃO CATÓLICA EM NHOMA





A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau deteve quatro suspeitos de assaltarem e vandalizarem as instalações de uma missão católica que prestava apoio social em Nhoma, localidade no centro do país, disse à Lusa fonte da PJ.

Os quatro homens residiam na povoação e foram detidos no domingo durante uma operação policial após a qual confessaram a autoria dos crimes cometidos em novembro de 2016.

Rejeitaram, no entanto, ser autores de uma carta que ameaçava as freiras de morte.

Na altura, o bispo, Camnate Na Bissign, deu ordens às freiras - três mexicanas e três aspirantes guineenses - para abandonarem Nhoma o que levou à paralisação de atividades de apoio social, com exceção da escola.

Os detidos justificaram os crimes com o facto de não terem recebido os benefícios que desejavam por parte da missão católica, num dos casos em relação a doações provenientes de Itália.

Disseram ainda ser motivados por rumores sobre as intenções das freiras que ouviram dos residentes mais velhos de Nhoma, acrescentou fonte da PJ.

Em novembro, as responsáveis religiosas tinha comunicado às famílias que o dinheiro que recebiam de caridade para criar os filhos passaria a ser gerido diretamente pela missão católica, em vez de ser entregue aos pais das crianças, como acontecia, explicou fonte da igreja.

Os quatro homens detidos vão ser ouvidos em tribunal na sexta-feira.

Conosaba/Lusa/MO

PESCAS: MINISTRO ADVERTE QUE PROBLEMAS DEVEM SER RESOLVIDOS POR TODOS INTERVENIENTES DO SECTOR



Bissau, 02 Fev 17 (ANG) – O Ministro das Pescas disse ontem que a resolução do problema que o sector enfrenta deve merecer o envolvimento de todos os parceiros e intervenientes na área.

Orlando Mendes Veigas fez estas declarações a saída de um encontro que o Presidente da República teve hoje com a Associação Nacional dos Armadores e a Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial.

“O encontro serviu para abordarmos, em conjunto, os problemas das pescas e do pescado no mercado nacional. E como sempre, ouvimos do Chefe de Estado  orientações no sentido de fazer cumprir a lei que é um instrumento regulador deste departamento “, disse.

Questionado se o país está em condições de cumprir o ultimato dado pelo Presidente da República sobre a obrigatoriedade de  barcos autorizados a pescar nas aguas da Guiné-Bissau abastecerem o mercado interno com peixes, Orlando Veigas respondeu que essas medidas não são de José Mário Vaz, mas sim um imperativo constante nas leis do pais.

O governante explicou que está-se simplesmente a fazer respeitar o que está consagrado nas lei das pescas.

Por seu turno, o presidente da Associação de Armadores da Guiné-Bissau, Alberto Pinto Pereira disse que o sector das pescas é muito importante para economia nacional e o bem-estar das populações., mas que as leis existentes nao conseguiram dar respostas desejadas, pelo que devem ser mudadas.

Alberto Pinto Pereira disse ainda que aproveitaram a ocasião para informar ao Chefe de Estado da existência da organização que dirige, e que tem como objectivo criar uma frota nacional de pesca.

Pinto Pereira assegurou que, se houver apoio do Governo, vão poder pescar para abastecer o mercado nacional e ainda exportar para o exterior.

O Presidente da Associação Nacional das Empresas de Pesca Industrial, Justiniano Gomes, disse ter apresentado no encontro os obstáculos  que o sector privado que opera na área enfrenta.

Gomes defendeu uma solucao conjunta para remover esses obstáculos e indicou que o país se depara com falta de porto de pesca apropriado, falta de laboratório eficaz para análise do pescado, asim como de uma frota nacional de pesca para o abastecimento do mercado interno.

*A maioria dos navios que pescam nas nossas águas pertence a estrangeiros com tendências mais para exportação no mercado internacional*, salientou.


ANG/MSC/JAM/SG/MO

"BRAIMA CAMARÁ COORDENA TRAFICO DE DROGA NOS ARQUIPÉLAGOS DE BIJAGÓS A MANDO DO PRESIDENTE MÁRIO VAZ"-diz membro do Movimento




















“Braima Camará um dos membros do grupo dos 15 d
eputados dissidentes do PAIGC cordena actividade de tráfico de drogas das avionetas que aterram nos arquipélagos de Bijagós a mando do Presidente Mário Vaz.  
Denunciou ontem quinta-feira em conferência de imprensa, o Coordenador do Movimento de Instauração da Disciplina e a Ordem no PAIGC.
Serifo Sané promete que, a Guiné-Bissau jamais servirá de ponto de partida de tráfico de droga, para o mundo. “ Não vamos aceitar isso”.
“ Não vamos admitir vender ilhas de Bijagós. Caravela não vai ser vendido. JOMAV se tem intenção com o seu Primeiro-ministro, STOP”, avisou Sané.











O Coordenador do Movimento acusa o Presidente da República, Governo e os seus apoiantes no incumprimento de Acordo de Conacry para “vender a madeira, continuar a vender droga e consequentemente eliminação física do presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá e o líder do PAIGC, Dominados Simões Pereira (DSP) ”.


















Os membros do Movimento Questionam o paradeiro de quinhentos milhões de francos CFA entregue ao ex-Primeiro-ministro, Baciro Djá e quinze bilhões do Rei do Marrocos que José Mário Vaz recebeu em nome do povo da Guiné-Bissau.
Os responsáveis do grupo afirmam que o chefe de Estado está a retirar dinheiro no tesouro publico para patrocinar actividades do Movimento de Quadros Tecnécios de apoio aos ideais do Grupo dos 15, para a compra de consciência. Acusando ainda o Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embalo de “negociar e comparar” o seu cargo em mãos de José Mário Vaz, para ser um Primeiro-ministro irreconhecível pelos guineenses e a Comunidade Internacional.
Pedro de Carvalho assegurou que Braima Camará foi quem mais beneficiou dinheiro no âmbito de resgate bancário, recebeu seis bilhões de francos CFA.
Notabanca; 02.02.2017

EXONERADA DIRECTORA NACIONAL DA PJ



A Directora Nacional da Policia Judiciária, Filomena Mendes Lopes foi exonerado de função. 
Para ocupara a vaga deixada, foi nomeada Bacari Biai, Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Publico.
Entretanto, A PJ, em colaboração com a Polícia da Ordem Pública no âmbito de uma operação deteve quatro indivíduos que supostamente participavam no assalto e vandalização da Missão Católica de Nhoma, no passado dia 31 de Outubro 2016.
Os quatro presumíveis suspeitos foram ouvidos em autos, onde confessarem as suas participações nos referidos danos e vão ser apresentados sexta-feira 03 de fevereiro de 2017, pelas 13 horas ao Ministério Público, junto ao Ministério da Justiça para efeitos de prossecução processuais.

Notabanca/MO

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA GUINÉ-BISSAU À CAMINHO DE ELEIÇÕES


Tudo aponta para o mês de Março a realização das eleições no Tribunal Supremo de Justiça, onde se prevê uma suposta disputa renhida, “entre o Presidente Paulo Sanha, candidato a sua própria sucessão e o Juiz Conselheiro Mamadu Saído Balde”.
Fontes de Notabanca apontam ainda três concorrentes para o cargo de vice-Presidente do STJ.
“Os quatros anos do mandato da Presidência do Juiz Conselheiro, Paulo Sanha e o seu vice terminam já no dia 14 deste mês”. E a escolha do Presidente e vice do Supremo Tribunal de Justiça é feita por juízes Conselheiros e Desembargadores.A plenária do Conselho Superior da Magistratura Judicial vai pronunciar-se sobre a questão já nessa terça-feira, dia 07. Isso depois do prazo de sessenta dias em que este órgão do STJ devia marcar com antecedência a data para a realização das eleições”.
Perante as dúvidas e as incertezas, já se fala em intensos contactos internos neste importante Órgão do Poder de Estado, espelho da sociedade.

Notabanca/MO

SOCIEDADE CIVIL: MOVIMENTO DE CIDADÃOS INCONFORMADOS ACUSA PR DE PRETENDER IMPLANTAR REGIME “DITATORIAL” NO PAÍS



Bissau,02 Fev 17 (ANG) – O Movimento de Cidadãos Conscientes Inconformados (MCCI) acusou o Presidene da República, José Mário vaz de pretender implantar um *regime ditaorial e tirânico* no país.

Em conferência de imprensa realizada hoje em Bissau, o membro da direcção do movimento, Sumaila Jaló sustentou as acusações com  alegado controlo que o Presidente da República mantem sobre o Supremo Tribunal de Justiça e agora sobre o Ministério Público, tendo indicado a legalização do então executivo de Baciro Djá, que outrora era considerado de inconstitucional pela mesma instância judicial que o legalizara, como elementos comprovativos.

Acrescentou que apesar de o país dispor de um governo, a acção executiva depende do Presidente da República, tendo justificado a sua afirmação com recentes orienações dadas pelo  Chefe de Estado guineense ao ministro das Pescas.

Sumaila Jaló considerou estas acções de uma clara tentativa de dominação das instituições e desvitualização do actual sistema político vigente no país.

Por outro lado,Sumaila Jaló disse estranhar a parcialidade do Ministério Público e do seu Procurador Geral, sobretudo pela audição do líder do partido APU-PDGB sobre as denúncias que fez, entre as quais a de existência de um  plano de assalto ás instalações da Assembleia Nacional Popular.

Questionou o paradeiro dos quinhentos mil dólares concedidos ao ex-governo liderado por Baciro Dja para a construção da Avenida João Bernardo Vieira e a falta de seguimento pelo Ministério Público da denuncia feita pelo então  Director Executivo do Fundo Rodoviário Marciano Mendes, sobre suposta  má gestão de dinheiro daquela instituição.

Sumaila Jaló criticou a retirada do corpo da segurança no hemiciclo guineense e do líder de um partido político vencedor das recentes eleições legislativas, assim como a detenção de um dos agentes de segurança pessoal do líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, não havendo até agora  reação das autoridades nacionais e sobretudo do Ministério Público.

O membro da direcção do Movimento lamentou a decisão do aumento da taxa de importação de mercadorias por via terrestre de quato milhões e meio para sete milhões de Francos CFA por cada camião, e disse  que irá acarrectar o aumento de preço dos produtos da primeira necessidade nos mercados.

ANG/LPG/JAM/SG/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...