Degol Mendes propõe na ONU criação de fundo especial para conservação da Biodiversidade




O Secretário de Estado do Plano e da Integração Regional, Degol Mendes, propôs ao Conselho Económico e Social das Nações Unidas, a criação de um fundo especial para a conservação da Biodiversidade.



Degol Mendes fez essa declaração quando usava da palavra em nome do Governo guineense no Fórum Inaugural do Conselho Económico e Social das Organizações das Nações Unidas sobre o Financiamento do Desenvolvimento que decorreu de 18 a 20 do mês em curso, em Nova Iorque.

Na sua intervenção durante o debate geral na Plenária, Degol Mendes começou por partilhar a experiência da Guiné-Bissau na preservação da Biodiversidade, para depois formular a proposta para a criação de um fundo especial para nesta matéria a fim de compensar os países frágeis, mas ricos em ecossistemas naturais. O fundo serviria para confirmar as acções de conservação das espécies e dos espaços, assim como a gestão durável dos recursos naturais.

Segundo o governante guineense, há toda uma necessidade de preservar esta dádiva da natureza a bem da humanidade, sem pôr em causa os processos de desenvolvimento dos países como a Guiné-Bissau. Degola Mendes relembrou que a Guiné-Bissau instituiu desde 1992 áreas protegidas no território nacional, e no quadro do Plano Estratégico Operacional-2015/2025 “Terra Ranka” o desenvolvimento inclusivo e a Biodiversidade estão no coração desta estratégia de desenvolvimento.

Para garantir a continuidade desta política, o País acaba de colocar no terreno a Fundação BioGuiné. Recorde-se que o Secretário de Estado do Plano e Integração Regional encontra-se nos Estados Unidos da América desde o passado dia 13, nas reuniões de Primavera do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.
/ Assessoria de imprensa SEPIR

Novos embaixadores de Cuba e Rússia entregaram cartas credenciais a José Mário Vaz

José Mário Vaz, presidente da República da Guiné-Bissau


O presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, recebeu, ontem quinta-feira, as cartas credenciais dos novos embaixadores da Rússia e Cuba.

Em declarações à Agência de Notícias da Guiné, o diplomata russo Alexander Egorov disse ter debatido com o chefe de Estado guineense «as principais orientações e perpectivas para o reforço das relações de cooperação entre os dois países».

Por sua vez, o embaixador de Cuba, Tomás Lorenzo Gómez, lembrou que os laços de amizade entre Bissau e Havana «são de longa data».

Lorenzo Gómez prometeu ainda contribuir para o reforço da cooperação, «sobretudo nas áreas da saúde e educação». 

ACIDENTE GRAVE




Hoje, por volta das 5 horas de manha (madrugada), um grande acidente de viação próximo a igreja do Cristo Redentor de bairro de belem , uma motorizada com três tripulante despistou e bateu contra um automóvel de marca Canter e as vítimas acabaram por morrer todos. 
Fonte:MO

ACIDENTE GRAVE




Ontem, por volta das 15 horas, um grande acidente de viação próximo do aeroporto de Bissau (sentido Safim), quebrou a pacatez da zona. Um camião que seguia na direcção de Safim bateu contra um toca-toca (veículo colectivo de passageiros) arrancando-lhe a parte lateral, acabando por se despistar e cair numa vala. DC desconhece por enquanto o número de vítimas. 

ANÁLISE: "Vácuo criado pela crise política é estímulo para interesses criminosos"




FONTE: África Monitor
Por: Jorge Heitor, Jornalista

Comunicado de Imprensa


Image result for emblema do paigc
PARTIDO AFRICANO DA INDEPENDÊNCIA DA GUINÉ E CABO VERDE


Há dias um Conselheiro do Senhor Presidente da República para o Sector da Defesa e Segurança veio ameaçar os dirigentes e militantes do Partido em plena reunião do Comité Central realizada entre 18 a 19 de Abril corrente, com menções de recurso às armas e o controlo da justiça entre outros.

Com efeito, o Comité Central do PAIGC que foi convocada extraordinariamente para analisar a situação politica atual à luz dos últimos acontecimentos, registou com surpresa e preocupação uma gravíssima ameaça proferida pelo Senhor Avelino Cabral, Conselheiro de Sua Excelência Senhor Presidente da Republica para a área da Defesa e Segurança, ao afirmar perante mais de duas centenas de membros deste órgão estatutário do PAIGC, de que as nossas gloriosas Forças Armadas estavam ao dispor e ao lado do Chefe de Estado para o que desse ou viesse.

O Conselheiro do Presidente da Republica foi ainda mais longe ao afirmar que as pretensões do PAIGC ao se pronunciar sobre a necessidade do Partido mobilizar todos os seus militantes e estruturas para a luta no sentido de manter a defesa no sentido da manutenção das conquistas resultantes da vontade popular expressas durante as ultimas eleições legislativas, estavam condenadas ao fracasso, porque o PAIGC e os seus militantes só dispunham de meios de luta tipo “intifada” (arremesso de pedras e paus) enquanto eles dispunham de meios mais coercivos, ou sejam armas e decretos.

Perante estas gravíssimas e inaceitáveis ameaças, o PAIGC sente-se na obrigação de exigir aquém de direito uma tomada urgente de medidas, o que não sucedendo podem levar o nosso Partido a pensar que o Senhor Conselheiro Avelino Cabral está agindo em nome supostamente do próprio Presidente da Republica, razão pela qual se exige uma rápida clarificação sobre o alcance destas ameaças que devem ser acompanhadas por outras medidas políticas que a situação exige e impõe.

Afirmar que as Forças Armadas estavam ao dispor e ao lado do Chefe de Estado para o que desse ou viesse, para além de ser uma afirmação grave e irresponsável, pode pôr em causa a elevada idoneidade moral e patriótica que sempre caracterizaram a instituição castrense guineense.

As afirmações do Conselheiro Presidencial Avelino Cabral, significam que as nossas gloriosas e prestigiadas Forças Armadas, ontem importantes instrumento de libertação nacional ao serviço do povo e do PAIGC e hoje, como forças republicanas, uma instituição primordial de defesa da Nação, como estipula a Constituição da Republica de instituição de defesa da nossa independência, soberania e integridade territorial, como igualmente de colaborar estreitamente com os serviços nacionais e específicos na garantia e manutenção da segurança interna e da ordem publica, nunca poderão actuar em circunstancia alguma como forças mercenárias e ao serviço de alguém, porque elas sô obedecem aos órgãos de soberania competentes nos termos da Constituição e da lei. 

O PAIGC aguarda serena e confiantemente que as Forças Armadas saberão reagir a estas perigosas conotações e exigir uma rápida clarificação junto a Presidência da Republica de forma a preservar o seu prestígio de força constitucional e republicana com um passado histórico granjeado com actos marcados de grandes sacrifícios e heroísmo.

O PAIGC perante esta situação que considera como gravíssimas e perigosas para o atual momento político que o país regista, chama a atenção dos seus dirigentes, militantes, simpatizantes e de uma grande maioria do povo guineense que se revê no nosso Partido, no sentido de estarem atentos e prontos para defenderem as conquistas revolucionárias do nosso povo sob a direção do PAIGC, como condição sine qua non para salvarmos a democracia e o Estado de Direito Democrático.

Apelamos a comunidade internacional para estar atenta e acompanhar a estratégia visando implantar meios coercivos e intimidatórios tendentes a minar os alicerces ainda frágeis da democracia guineense, cuja prova esta conotada diretamente com as perigosas e ameaçadoras ameaças proferidas contra o PAIGC, pelo senhor Avelino Cabral, Conselheiro para o Sector da Defesa e Segurança de Sua Excelência Senhor Presidente da Republica.

O PAIGC não se deixará intimidar e mobilizará todos os seus dirigentes, militantes, simpatizantes e o povo guineense, em geral, para a necessidade de cerramos as fileiras e todos juntos lutarmos em defesa da democracia, da paz, estabilidade e unidade nacional.

Viva o PAIGC! Viva a Guiné-Bissau!

TIMOR LESTE ENTREGOU 2ª PARTE DO FUNDO PROMETIDO NA MESA REDONDA À GOVERNO GUINEENSE



O Governo de Timor-Leste, doou ontem quinta-feira, um cheque de Xof 147,988,613 (cento e quarenta e sete milhões, novecentos e oitenta e oito mil e seiscentos e treze francos CFA, equivalente a US$ 250.000.00 (Duzentos e cinquenta mil dólares americanos) ao Comissão de Reconciliação na Guiné-Bissau.
A entrega de segunda parte do fundo prometido na Mesa Redonda de Bruxelas para apoiar as actividades de Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau, cuja Comissão é liderada pelo Padre Domingos da Fonseca, foi testemunhada pelos membros da Mesa da ANP.
De recordar que em 05 de Fevereiro de 2016 a delegação do Timor Leste em Bissau, tinha sido entregue 50% da verba total prometida.
Desta forma Timor-Leste cumpre com o apoio prometido para as actividades da Reconciliação Nacional na Guiné-Bissau, com um montante total de US$ 500.000.00 (Quinhentos mil dólares americanos).
Cipriano Cassama Presidente da ANP satisfeitos com os trabalhos realizados pelo embaixador timorense Alberto Xavier Pereira Carlos, prometeu distinguir o diplomata com o título de mérito “Moção de Louvor” na próxima Sessão parlamentar da ANP.
Cassamá recordou o momento difícil com que passavam os guineenses no período de transição política, segundo disse o povo do Timor-Leste apareceu pontualmente ajudar com apoio financeiro e recursos humanos para a realização das eleições gerais na Guiné-Bissau.
O embaixador de Timor-Leste que terminou a missão na Guiné-Bissau disse deixar Bissau com tristeza e magoa. “ Que Deus ilumine os corações de todos. A Paz e a Reconciliação são importante para promover o desenvolvimento do país” disse o diplomata.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...