FUTEBOLISTA GUINEENSE SANCIDINO SILVA ILIBADO POR CRIME DE VIOLAÇÃO DE UMA MULHER EM LIVERPOOL


image


O antigo futebolista do Benfica Sancidino Silva foi ilibado por um tribunal britânico da acusação de violação de uma mulher enquanto esta dormia em junho passado.
A decisão foi tomada por um júri após meia hora de deliberação, relatou no passado dia 13 de Fevereiro, o jornal local Liverpool Echo, concluindo assim um julgamento que durou cinco dias no Tribunal Criminal de Liverpool.
Sancidino Silva, de 20 anos, tinha sido acusado de violação por uma mulher de 24 anos, que alegou que os factos terão ocorrido enquanto dormia, no final de uma noite em que, confessou durante o interrogatório, tinha bebido álcool em excesso e consumido cocaína.
Natural da Guiné Bissau, o avançado encontrava-se em Inglaterra na altura para prestar provas para um clube escocês.
Segundo o Liverpool Echo, o jovem negou que tenha forçado as relações sexuais e lamentou o impacto do episódio: “A minha vida está a ser destruída por causa dela. Estive oito meses sem jogar desde que este problema começou. Perdi tudo só para provar a minha inocência.”
Sancidino Silva frequentou as camadas juvens do Benfica de Portugal entre 2007 e 2012, tendo depois jogado durante dois anos no Benfica B, mas, em 2014, saiu após ter expirado o contrato.

GOVERNO PRECONIZA REDUÇÃO DO DÉFICE ALIMENTAR NOS PRÓXIMOS ANOS


image



O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADR) perspectiva a redução do défice alimentar “de maneira significante” nos próximos 4 anos para melhorar a situação alimentar, mal-nutrição e combater fome generalizada no país.
A revelação foi feita pelo ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural na cerimônia de abertura do ateliê de “Validação do Estudo sobre a Priorização das Infraestruturas para o Desenvolvimento das Produções Agrícolas”, que decorre durante todo o dia de hoje.
Para atingir este objectivo, segundo João Aníbal Pereira, o governo prioriza, a médio e longo prazos, investimentos capazes de inverter a “tendencia estagnadora” da produção nacional.
De acordo com o ministro, estão programadas a realização de obras hidráulicas e recuperação de bolanha, ou seja,o ordenamento de 50 mil hectares para a produção de arroz nos próximos tempos.
Nesta perspectiva, prosseguiu Aníbal Pereira, a Direção-Geral da Engenharia e Desenvolvimento Rural deve doptar-se de um plano geral de ordenamento agrícola “o mais breve possível”.
Entre outras medidas, o governo preconiza a recuperação dos centros de Bissorã e de produção orizícola de Contuboel e Caboxangue, além de construção de aviários e unidades de produção de pintos e rações animais.
O governo conta ainda proceder ao ordenamento e equipamento de perímetros hortícolas, a construção de um centro de desenvolvimento e promoção hortícola em Cacheu e reabilitação de laboratórios e pistas rurais, bem como a construção de sedes das Direções-Gerais da Agricultura e das Florestas e Faunas.
A Construção de armazéns de celeiros e bancos de cereais, a reabilitação de bolanhas, mercados de produtos agrícolas, assim como a construção de um matadouro em Bissau e de aviários são, entre outras, actividades preconizadas pelo MADR para os próximos quatro anos.
Dados do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural revelam que a produção cerealifica anual em bruto na Guiné-Bissau se situa em cerca de 250 mil toneladas, muito insuficiente para cobrir as necessidades alimentares do país, avaliadas em 800 mil toneladas de arroz.
O défice é coberto pelas importações que Anibel Pereira considerou de custosas.
O estudo em debate é fruto de auscultações levadas a cabo por técnicos junto aos agricultores, associações agrícolas, ONG’s, Sociedade Civil e estruturas do Ministério da Agricultura e abrangeu todas as regiões do país, com exceção  de Bolama/Bijagos, no Sul.

TRIBUNAL MILITAR CONDENA 2° SARGENTO ELÍSIO GOMES MENDES A 2 ANOS DE PRISÃO EFECTIVA


image


O colectivo dos juízes da Vara Crime do Tribunal Militar Regional de Bissau condenou a dois anos de prisão efectiva o segundo sargento, Elísio Gomes Mendes, por crime de tentativa da venda de arma de guerra (AK-47). O juíz auditor justificou a sentença de dois anos ao facto de o réu ter colaborado com a justiça e ao facto de não ter conseguido vender a arma que roubou.
O militar condenado por colectivo de juízes da vara crime do tribunal regional militar da capital, pertencia à zona militar norte, concretamente ao batalhão de Bula.
O julgamento de Elísio Gomes Mendes iniciou no passado dia 19 de Janeiro do ano em curso. O acordão dos juízes do Tribunal Regional Militar de Bissau foi lido pelo juíz auditor, Vasco Oliveira da Silva. Conforme o magistrado, o suspeito não apresentou contestação e nem arralou testemunhas.
Segundo os termos do acordão, o suspeito conseguiu a referida arma aquando de um confronto militar em 2000 que vitimou mortalmente o antigo líder da Junta Militar, General Ansumane Mané, que um ano e meio antes havia derrubado o regime do então Presidente João Bernardo Vieira “Nino”.

Conselheiro-Porta-voz considera falsas informações da TGB


A Presidência da República protestou hoje contra uma notícia publicada quinta-feira pela Televisão nacional TGB segundo a qual os jornalistas teriam sido corridos da Presidência da Republica devido ao alegado desentendimento existente entre o Presidente da Republica e o Primeiro-ministro.

“Estas informações avançadas pela TGB são falsas, tendenciosas, caluniadoras, incendiarias e imbuídas de ma fé”, lê-se na nota assinada por Fernando Mendonça, Conselheiro Porta-Voz da Presidência da República.

A nota ainda refere que as informações da TGB são atentarias ao bom nome da Presidência da República e susceptíveis de prejudicar o entendimento e harmonia indispensáveis ao normal funcionamento das instituições.

“A realidade dos factos deturpada pela TGB é que o Conselheiro Porta-voz da Presidência da República anunciou a imprensa que, terminada a recolha de imagens, estavam convidados a abandonar a sala porque o encontro decorria à porta fechada”, refere a nota.

Conforme o documento, todos os órgãos presentes, incluindo a RTP-África esperaram pelo fim do encontro para entrevistar os participantes do encontro, e tomar parte no almoço oferecido pelo Presidente da República.


A nota refere que a equipa de reportagem da TGB, “numa atitude de arrogância e de falta de profissionalismo” abandonou as instalações da presidência sem cumprir com suas obrigações profissionais, para depois avançar com notícias inflamatórias, sensacionalistas e de consequências imprevisíveis”.

Karyna Gomes eleita melhor cantora do ano 2014


A cantora Karyna Gomes foi eleita melhor Músico e a Voz Feminina do ano 2014 na última quinta-feira pelo Fórum Social para a Projecção da Cultura Guineense (FSPCG) na sua 8ª Gala de distinção dos melhores músicos nacionais do ano 2014 em diferentes categorias, no Espaço Cultural Lenox. Nesta edição a veterana da música moderna da Guiné-Bissau, Dulce Neves foi homenageada pelo FSPCG, assim como vários outros músicos galardoados com “prémio carreira”.

O evento contou com uma moldura humana dos amantes da cultura que foi testemunhar fisicamente a 8ª Gala de distinção dos melhores do ano 2014 pelo FSPCG. Todos os galardoados da noite receberam uma Banda do “Pano de Pente”, um Diploma de Mérito e um Troféu de Cristal com a excepção da Karyna Gomes que foi nomeada para as duas categorias, nomeadamente Melhor Músico do ano e Melhor Voz Feminina.

O presidente da comissão organizadora da 8ª gala de distinção dos melhores músicos do ano, Emílio Costa confessou que foi difícil escolher o melhor no universo de candidatos pré-selecionados para a noite de gala. Costa disse que os membros do júri souberam analisar cuidadosamente os músicos com base nos critérios e conseguiram fazer um bom trabalho.

Visivelmente emocionada, Karyna Gomes disse que o reconhecimento pelo povo guineense tem um enorme significado e aproveitou a ocasião para agradecer Deus pelo sucesso alcançado. A cantora editou o seu primeiro disco a solo nos finais de 2014, intitulado “Mindjer”, com o propósito de homenagear a mulher guineense. A curiosidade é que a cantora recebeu dois troféus na data do seu aniversário (13 de Fevereiro).

Solicitado a pronunciar-se sobre o porquê de enfatizar sempre a imagem da mulher guineense nas suas músicas, Karyna afirmou que a mulher é um pilar das famílias africanas, acrescentando que mesmo abandonada ela procura lutar para o sustento dos filhos, razão pela as mães representam um símbolo do desenvolvimento. Sublinha ainda que a distinção serve-lhe de combustível e força para lutar em prol do povo guineense.

O cantor Jovem Binham foi galardoado com o melhor tema musical do ano, com a música “Tudu na Passa” – ou seja (tudo vai passar). Lançou oficialmente o seu primeiro trabalho discográfico denominado “Lifanti Pupa”, no início do mês em curso. Considerou que a distinção é mais um passo na sua carreira. O músico não escondeu a sua vontade de entrar pela World Music.

A cantora Dulce Neves, com 39 anos de carreira, homenageada da 8ª gala de distinção, disse que abraçou o mundo da música num momento muito difícil em que as meninas eram tratadas de bandidas só por gostarem de seguir a carreira musical. Disse estar orgulhosa em ver os frutos da sua obra com “meninas talentosas a cantarem muito bem”.

A orquestra “Tabanca Djazz” foi igualmente homenageada durante a noite de gala. O seu vocalista principal, Micas Cabral, disse que o grupo nunca esperava ser homenageado por uma iniciativa particular sobretudo dos jovens, acrescentando que a iniciativa devia partir de “quem de direito”

Nota de imprensa: visita do primeiro-ministro ao norte do país


O Primeiro-Ministro acompanhado de uma delegação composta por Paula Pereira, sua esposa; Odete Semedo, Ministra da Educação Nacional; João Aníbal Pereira, Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural; Degol Mendes, Secretário de Estado do Plano e Integração Regional; pelo Director-Geral do Microcrédito e seus conselheiros: Sr. Carlos Vaz e a Sra. Pauleta Camará, no dia 14 de Fevereiro, esteve em Canchungo, onde inaugurou um “Jardim de Infância – Criança Esperança”, uma iniciativa das Irmãs Franciscanas italianas.

A inauguração do jardim foi iniciada com o tradicional corte da fita, o hastear das bandeiras (ao entoar do Hino Nacional) e o abençoar da Escola com água-benta, após a Missa Celebrada pelo Bispo da Diocese de Bissau, Dom José Câmnate na Bissign.

Durante as várias intervenções dos representantes das entidades religiosas e autoridades governamentais presentes, designadamente do representante dos pais Encarregados de Educação; da Diretora do jardim; dos representantes das instituições religiosas italianas financiadoras do acabamento do projeto; do ex-Governador da Região e do atual; e da Ministra da Educação Nacional e do Chefe do Governo, todos foram unânimes de que a educação de base se reveste de uma grande importância para o desenvolvimento de uma criança, futuro homem de amanhã.

As autoridades religiosas justificam a iniciativa parafraseando a celebre frase de Amílcar Cabral: “As Crianças são as flores da nossa Luta e a razão de nosso combate.”

O Primeiro-Ministro na sua curta alocução, em jeito de singela solidariedade com os italianos, vindos de “longe” para ajudar a Guiné-Bissau, fazendo analogia com este gesto voluntário, faz apelo à população guineense para que mude a sua atitude face aos vivos. Isto é, dando mais atenção as crianças. Pois, em sua opinião ainda se continua a gastar todo o dinheiro com os mortos, quando se devia empregá-lo a favor das crianças.

A cerimônia culminou com a troca dos presentes, uma visita as salas de aulas, cozinha e lavabos do jardim.

Visita ao ex-centro Olof Palme

Uma simples visita ao Centro Olof Palme, aonde atualmente se encontra instalada uma unidade do exército, para constatar as condições para se abrir futuramente um Centro de Apoio das Atividades Agrícolas, acabou por se transformar numa reunião sobre a problemática do início do Ano Agrícola.

O Primeiro-Ministro depois explicar a razão da visita, ao local, começou tecer considerações sobre a importância da elaboração de um Manual Agrícola, que constituiria uma guia de orientação para os agricultores, devendo ser elaborado pelo Ministério da Agricultura.

Seguidamente, enfatizando de que já é tempo de pôr fim a Era do “pó de pilon”, traçou as linhas gerais daquilo que em sua modesta opinião poderia vir a ser o Centro de Apoio das Atividades Agrícolas, que contaria com vários serviços disponíveis para os utentes, desde: distribuição das sementeiras; maquinação da agricultura (numa primeira fase, através dos tratores oferecidos pelos indianos); planos de formação as mulheres agricultoras (nesta fase); informações relativas a concessão de microcréditos (devendo para isso as mulheres se alfabetizarem para ao menos poderem abrir uma conta bancária); aos extensionistas rurais e aos operadores dos tratores. Também, esclareceu de que os tratores não serão distribuídos as famílias, mas ficarão a dispor da região, para quem quiser utilizá-los, para remover as suas terras, o fizerem mediante um pagamento de aluguer.

O Ministro da Agricultura ao usar da palavra falou dos trabalhos em curso para a preparação do Ano Agrícola, nomeadamente o documento que está a ser finalizado o: “Plano Agrícola”. Das várias considerações técnicas feitas por ele, há que salientar as questões colocadas sobre as sementes para curta e longa estação das chuvas; as condições especificas dos terrenos para cultivos, mais apropriados para determinados sementes; os trabalhos das mulheres horticultoras; a formação dos formadores a decorrer em Bafatá para uso dos tratores, etc. No fim mostrou-se otimista de que o Ano Agrícola, que o ano passado correu mal, este ano irá correr bem.

O Secretário de Plano na sua alocução, incidiu mais sobre as perspectivas que o microcrédito futuramente poderá vir a oferecer as mulheres agricultoras.

A Ministra da Educação abordou a componente alfabetização das mulheres, concluindo que o seu Ministério já possui equipamentos doados pela UNICEF, através do quadro do Programa Alfa, tais como: televisores e painéis solares, que pode colocar à disposição do Centro. O Primeiro-Ministro aproveitou para recomendar a Ministra de que essa alfabetização deveria ser mesmo básica.

Foi convidado aos presentes a intervir. O Sr. João Morais Mancaba, Régulo, disse estar muito satisfeito com as informações que acabará de ouvira, de que se “hoje ninguém quer lavrar com as mãos é porque é muito cansativo.” Segundo ele, é por isso, que os jovens fogem das tabancas. “Essas maquinas são bem-vindas e posso garantir que nós vamos usa-las. Acredito mesmo de que assim os jovens não terão a necessidade de deixar as suas tabancas, para irem vender no passeio em Bissau”.

O Sr. Domingos Mancaba, Combatente Liberdade da Pátria após vários considerandos políticos, disse confiar no governo no Primeiro-Ministro, Domingos Simões Pereira, que em sua opinião está num bom caminho, convidando-o a “ser ambicioso, como Amílcar Cabral e Luís Cabral”.

Este espontâneo encontro, foi encerrado pelo Primeiro-Ministro, que fez apelo a necessidade da união entre os guineenses, salientando de que ninguém nos irá dar nada se não estivermos unidos. É preciso que soframos uns pelos outros. Quando for a Mesa Redonda, em Bruxelas, vou apenas testemunhar esse sentimento de que estamos unidos. Isso quer dizer, que esse sucesso depende de nós próprios. Mas, para isso devem deixar que o Governo faça o seu trabalho. Por exemplo: o Ministro de Finanças já foi chamado por duas vezes, a Procuradoria-Geral da República. Se as pessoas insistem em fazer acusações é porque não querem a tranquilidade. Fui eu que instruí aos membros do Governo para que não respondessem. Mas, quando não se responde, dizem que é verdade. Enfim.

É preciso esclarecer que o Ministro dos Recursos Naturais não respondeu há ninguém. Ele foi chamado pela comissão especializada da ANP, para prestar um depoimento. Aí gravaram e puseram na rádio. Uma coisa é certa este Governo não assinou nenhum contrato de exploração dos nossos recursos naturais. Aliás, nessa altura não me encontrava em Bissau. Nós vamos continuar a trabalhar.

A esse propósito durante a visita, em Canchungo, tomei conhecimento, de que as mulheres grávidas estão a morrer muito no hospital. Isso não deviria acontecer. Temos saber porquê? Vou mandar chamar a Ministra da Saúde para saber o que está a acontecer. Para terminar, quero agradecer a todos e as forças armadas por aquilo que vêm fazendo, que estão a ser o nosso orgulho e garantir-vos que se depender do nosso esforço, se Deus quiser o Programa vai ser cumprido.

Bissau, 15 de Fevereiro de 2015

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...