Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
O ano em revista. : 2014 o ano do regresso da Guiné-Bissau à normalidade Candidatos presidenciais na Guiné-Bissau e Presidente de Transição
Candidatos presidenciais na Guiné-Bissau e Presidente de Transição
O ano que termina hoje, 31, marca o regresso da Guiné-Bissau à normalidade constitucional depois de dois anos de transição, na sequência do golpe militar de Abril de 2012. Em Abril e Maio, os guineenses escolheram o seu Governo, liderado por Domingos Simões Pereira, e o seu Presidente José Mário Vaz, respectivamente, ambos do PAIGC.
A estabilização do país que deixou de estar sob sanções e o isolamento internacional marca este ano em que o tráfico de droga continua a incluir o país no seu percurso.
Despacho conjunto dos ministros da Energia e Finanças baixa o custo de combustíveis
Bissau (RDN, 30 de Dezembro de 2014) – Os ministros da Energia e Finanças da Guiné-Bissau baixaram significativamente, em despacho conjunto difundido hoje, o preço de gasóleo e da gasolina.
O gasóleo, que custava até a data 705 francos CFA o litro, passa a custar doravante 653 francos CFA o litro. A gasolina, cujo preço até aqui era 695 francos CFA, custa agora 648 francos.
Mário Vaz vai assistir investidura de Dilma Rousseff
Bissau (ANG, 30 de Dezembro de 2014) – O Presidente da República, José Mário Vaz viajou na madrugada desta terça-feira para a República Federativa do Brasil para assistir a investidura da Presidente reeleita daquele país, Dilma Rousseff.
O comunicado do Gabinete do Conselheiro e Porta-Voz da Presidência da República à que a ANG teve acesso, informa ainda que a cerimónia de investidura da Chefe do Estado brasileiro será no próximo dia 1 de Janeiro do próximo ano.
“Antes do regresso ao país previsto para o dia 9 de Janeiro de 2015, o Presidente da República irá permanecer alguns dias em Portugal, em visita privada “ refere a nota.
Brasil: PR José Mário Vaz será recebido por Dilma Rousseff
Brasília (GBissau, 2 de Janeiro de 2014)
– O presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, será recebido esta
sexta-feira pela presidente Dilma Rousseff, do Brasil, com quem terá um
encontro bilateral.
A agenda da presidente brasileira ficou ampliada para não só receber José Mário Vaz, mas também o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revela uma nota de imprensa tornada pública pela imprensa brasileira. A presidente do Brasil começa o dia, encontrando-se com o vice-presidente da China, Li Yuan Chao, e com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.
Dilma Rousseff tomou posse ontem, quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente garantiu que sempre esteve e estará ao lado do povo. O discurso ressaltou conceitos de união e de optimismo. “Não importam as dificuldades e obstáculos, o povo brasileiro vai vencer e construir um País mais próspero”, prometeu Dilma.
Este é o segundo mandato de Dilma Rousseff.
A agenda da presidente brasileira ficou ampliada para não só receber José Mário Vaz, mas também o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, revela uma nota de imprensa tornada pública pela imprensa brasileira. A presidente do Brasil começa o dia, encontrando-se com o vice-presidente da China, Li Yuan Chao, e com o primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven.
Dilma Rousseff tomou posse ontem, quinta-feira, no Palácio do Planalto, em Brasília. A presidente garantiu que sempre esteve e estará ao lado do povo. O discurso ressaltou conceitos de união e de optimismo. “Não importam as dificuldades e obstáculos, o povo brasileiro vai vencer e construir um País mais próspero”, prometeu Dilma.
Este é o segundo mandato de Dilma Rousseff.
Jornal Estatal “Nô Pintcha” apresenta-se a cores em 2015
Bacar Baldé que falava quarta-feira em exclusivo a ANG, revelou ainda que a partir de agora, o semanario estatal passará de uma para duas vezes por semana e no tamanho A3, em vez de GTO como era habitual.
Alias, a ultima edição do ano imprimida no dia 31 de Dezembro passado, saiu a cores.
“ Em articulação com o Ministério da Comunicação Social estamos a imprimir uma nova dinâmica, o que aliás temos vindo a fazer desde a nossa chegada na direção deste órgão”, garantiu.
O DG do Nô Pintcha prometeu, assim que as condicoes forem reunidas, transformar de bi-semanario para diario as saidas regulares das edições do jornal.
Bacar Baldé referiu estar empenhado na melhoria de condições de trabalho no Nô Pintcha, tendo lamentado a falta de equipamentos ao nivel da redacção do mesmo, apesar de algumas inovações levadas a cabo.
A grande aposta para o ano que agora iniciou, segundo confidenciou, relaciona-se com realizações de reportagens no interior do país, apesar dos custos que isso ira acaretar ao órgão.
Brasil: CPLP considera preponderante contribuição angolana para estabilidade da Guiné-Bissau
Brasília (Angop, 2 de Janeiro de 2015) – O apoio de Angola ao processo de estabilização, pacificação e desenvolvimento da Guiné Bissau é preponderante, declarou nesta sexta-feira, na capital brasileira, Brasília, o secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Murade Isaac Miguigy Murargy falava à imprensa angolana, no final de um encontro que manteve com o ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, que integrava a delegação encabeçada pelo Vice-presidente da República, Manuel Vicente, à cerimónia de posse de Dilma Roussef para o segundo mandato como Presidente do Brasil.
Afirmou ter recebido garantias do ministro de que Angola está preparada para colaborar com todos os Estados interessados em apoiar a estabilidade da Guiné Bissau.
Para o secretário executivo da CPLP, “não haverá nenhuma solução positiva para a Guiné sem o concurso de Angola”.
Declarou que Angola na qualidade de membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU vai continuar a contribuir para que a paz no mundo prevaleça, e tem uma responsabilidade acrescida com a estabilidade e pacificação da Guiné Bissau.
“Todos estamos preocupados em apoiar a estabilidade na Guiné Bissau e garantir que a paz aí reinante seja uma realidade e não apenas uma situação de circunstância”, declarou.
Murade Isaac Miguigy Murargy afirmou que foi ainda discutida a preparação da cimeira de doadores para a Guiné em Março, provavelmente, em Bruxelas (Bélgica), mas que será antecedida de duas reuniões, sendo a primeira no Gana, a 5 de Fevereiro, e a segunda num país da CPLP.
Explicou que a conferência de doadores visa angariar fundos para a estabilização política e económica daquele país, que passa essencialmente pela reforma das forças armadas e de defesa guineenses.
Sem esta reforma, afirmou, vai ser difícil prever o que pode acontecer na Guiné Bissau. Acredita que as novas autoridades estão empenhadas no arranque do processo com apoios externos, por não terem recursos para o fazer sozinhos.
Disse ter informações de que existe uma predisposição no seio das chefias militares de aderir a reforma, desde que lhes seja garantida a devida assistência, a partir de um fundo de pensão, para não se sentirem abandonados e sem dignidade.
Apontou como uma das prioridades da organização a implementação da “visão estratégica”, que visa contribuir que a organização se aproxime mais dos cidadãos.
Considera importante que cada cidadão de países da CPLP sinta a existência da organização, com a qual se identifiquem e que trate dos seus assuntos.
O embaixador moçambicano Murade Isaac Miguigy Murargy foi eleito secretário executivo da CPLP na IX Conferência de Chefes de Governo da organização, que se realizou em Maputo, no dia 20 de Julho de 2012, sucedendo no cargo ao guineense Domingos Simões Pereira.
SOLDADO GAMBIANO DETIDO NO NORTE DA GUINÉ- BISSAU
Um militar gambiano fugido de Banjul, capital da Gâmbia, foi detido pelas autoridades da Guiné-Bissau, na sequência de uma alegada tentativa falhada de golpe de Estado, disse hoje à Lusa fonte do Governo.
O militar, de baixa patente, terá sido detido na quarta-feira em Ingoré, localidade guineense a 75 quilómetros a norte de Bissau e próxima da fronteira com o Senegal, por onde o soldado gambiano teria entrado.
O destino do militar era Bissau, mas foi capturado quando as autoridades dos serviços de Migração e Fronteira guineense revistaram os seus pertences tendo descoberto que estava munido de um cartão do exército gambiano.
“Como mandam as regras foi detido para averiguações, tendo em conta a situação naquele país”, disse a fonte do ministério da Administração Interna, referindo-se a alegada tentativa de golpe para derrubar o presidente Yaya Jammeh, supostamente por uma fação do exército gambiano.
O militar passou pelo primeiro posto da fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal (a Gâmbia é um país encravado no Senegal), nas localidades de Mpack e Djeguê sem que tenha sido detido porque, alegadamente, teria apresentado apenas o seu bilhete de identidade, disseram à Lusa fontes dos serviços de Migração guineenses.
Em Ingoré, no entanto, os seus pertences foram revistados como acontece com todos os passageiros que por ali passam tendo sido descoberto o seu cartão militar, sendo de imediato detido e conduzido para Bissau.
A tentativa do golpe falhado ocorreu na noite de terça para quarta-feira. O presidente Yaya Jammeh, que se encontrava em visita ao estrangeiro, considerou já que o movimento foi apoiado “por potencias estrangeiras”.
Fonte:LUSA
RESCALDO DO FIM DE ANO: POP REGISTA DEZ CASOS DE AGRESSÃO FÍSICA E TRÊS ACIDENTES DE VIAÇÃO
Dez casos de agressão física e três acidentes de viação foram os dados registados pela Polícia da Ordem Pública (POP) durante a festa do fim do ano e hoje (sexta-feira) anunciados em Bissau. O balanço da prevenção foi apresentado à imprensa pelo Comissário Adjunto da POP, Bernardo Vilela João da Silva.
O balanço inclui igualmente o naufrágio de uma piroga ocorrido no rio Farim (norte do país) e que ceifou vidas de seis pessoas. O responsável da POP lamentou o facto de tragédias no mar serem por vezes provocadas pela desobediência dos marinheiros que “não se dignam em seguir as orientações das autoridades”.
João da Silva considerou de positivo o balanço da prevenção da polícia realizada durante as festividades do final do ano 2014, salientando que a intervenção das forças da segurança nas ruas evitou várias situações de incidentes. Informou ainda que a operação de prevenção da quadra festiva decorrerá até dia cinco do mês em curso.
SERVIÇO DE URGÊNCIA DO HOSPITAL SIMÃO MENDES RECEBEU 18 CASOS DE AGRESSÃO FÍSICA
O serviço de urgência do maior centro hospitalar do país (Hospital Nacional Simão Mendes) recebeu na noite do fim do ano, 18 casos da agressão física e 10 casos de acidentes de viação.
A enfermeira chefe do serviço de urgência daquele centro hospitalar, Ema Paula Albino explicou à reportagem do Jornal O Democrata que os casos da agressão física que deram entrada no seu serviço ultrapassaram os números registados no ano passado.
Acrescentou que não se pode considerar de positivo o balanço de trabalho da prevenção para evitar a situação do género. De outro lado da cidade, no serviço de urgência do Hospital Militar Principal (Amizade Sino Guiné-Bissau), Braima Djau, Enfermeiro Chefe deste novo estabelecimento (inicialmente destinado aos militares mas que atende igualmente os civis) informou que na noite do fim de ano deram entrada no seu serviço 14 casos de agressão física.
Recorde-se que o Ministério de Administração Interna através do Comissariado da Polícia de Ordem Pública, mobilizara mais de quatro mil efectivos para garantir a segurança durante a quadra festiva.
Guiné-Bissau, Seis corpos sem vida foram encontradas no rio Farim na sequência do naufrágio registado naquela localidade do país.
Seis corpos sem vida foram encontrados no rio
Farim na sequência do naufrágio registado por volta das 11 horas de manhã,
mas uma pessoa continua ainda desaparecida. A operação da busca foi efetuada
pelas autoridades regionais em colaboração com os populares locais.
Conforme as informações avançadas pela
Governadora da região de Oio, Anita Djaló Sani, foram no total sete corpos
desaparecidos durante o naufrágio, mas conseguiram recuperar seis corpos já sem
a vida e resta por encontrar o corpo de uma criança.
Anita Djaló Sani explicou ainda que a piroga
transportava no total 16 pessoas, das quais 14 adultos e duas crianças que
viajavam para a cidade de Bissau. Acrescentou neste particular que o naufrágio
da piroga foi motivado pelo mau tempo.
“A piroga estava quase para atravessar o rio,
mas não resistiu o vento e acabou por naufragar. No momento de naufrágio, nove
pessoas conseguiram sair com a vida. Sete corpos despareceram, onde até neste
momento conseguimos recuperar seis corpos sem a vida que se encontram no
hospital de Farim, portanto falta por recuperar o corpo de uma criança”,
informou a responsável regional.
Segundo a governadora, a jangada que fazia a
ligação entre as duas margens já não funciona há mais de um mês. Aquela
responsável contou ainda que a ligação entre as duas margens era assegurada por
barco da empresa que opera no sector no âmbito da prospeção do fosfato.
Anita Djaló Sani disse que o ministério das infraestruturas
através da direção-geral das estradas e pontos tomou o engajamento de recuperar
o barco que rebocava a jangada “Titila Silla” que fazia a ligação entre as duas
margens, a fim de continuar o serviço da jangada.
“A jangada neste momento está com problemas,
mas depois da recuperação do barco também vamos trabalhar na recuperação da
jangada para poder retomar o trabalho de transporte das pessoas e das
viaturas”, contou.
Entretanto, O Democrata soube junto de uma
fonte que não existe um controlo rigoroso no porto de Farim por parte das
autoridades, no sentido de exigir o uso de coletes de salva-vida. A fonte
avança ainda que todos os passageiros daquela piroga incluindo o motorista não
estavam a usar o colete de salva-vida.
O sector de Farim é a cidade administrativa da região de Oio, no norte da Guiné-Bissau. É uma cidade com grande reserva de fosfato, mas o seu acesso implica travessia de um rio. A cidade de Farim é terra natal do primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira bem como do titular da pasta das Infraestruturas, José António Cruz Almeida.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...