DETIDO O SUSPEITO DE AMEAÇAR FLORENTINO MENDES PEREIRA



Dr. Florentino Mendes Pereira, Secretário-geral do PRS


As autoridades judiciais do país já têm na sua posse o indivíduo que ameaçou o Dr. Florentino Mendes Pereira, Secretário-geral do PRS, à morte. A detenção foi possível a campanha de investigação levada a cabo depois das denúncias.

Ainda ontem foi detido uma outra pessoa que confessou que tinha conhecimento do plano há uma semana. www.prsgb.com e o www.prsgbissau.blogspot.com, não avançam pormenores da operação para não complicar à operação. Infelizmente houve quem disse que se tratava de invenção.


COMUNICADO À IMPRENSA



COMUNICADO À IMPRENSA

Novo Plano de Numeração

Estimados clientes,
A Spacetel Guiné-Bissau, MTN, vem por este meio informar à todos os seus estimados clientes que a Autoridade Reguladora Nacional (ARN) – o órgão do Estado para a regulação do setor das telecomunicações na Guiné-Bissau, aprovou um novo plano de numeração para todas as redes de telefone no país.
A partir de 1 de Novembro de 2015 às 00 horas, todos os números de telefone vão passar de sete a nove digítos.
Para ligar a MTN Guiné-Bissau, o prefixo 96 será acrescentado antes de qualquer número da MTN atual, como nos exemplos seguintes:
O número atual - 660 01 11 será a partir de 1 de Novembro: 96 660 01 11 ou
990 01 11 será a partir de 1 de Novembro: 96 990 01 11.
Para os correspondentes no exterior, deverão digitar o indicativo internacional daGuiné-Bissau (+245) adicionar o prefixo 96 seguido do numero da MTN, ou seja +245 96660 01 11 ou + 245 96 990 01 11.
Informamos que o número de serviço de atendimento ao cliente 111 não muda, de igual modo, não haverá nenhum impacto sobre as tarifas em vigor dos nossos productos e serviços.
Aproveitamos esta ocasião para encorajar os nossos estimados clientes a efetuarem a atualização da sua lista telefónica a partir de 1 de Novembro de 2015.
Para mais informações, contacte o serviço de atendimento ao cliente 111.


Capacitação de técnicos em Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais da CEDEAO

Técnicos das Alfândegas de Cabo Verde e da Guiné Bissau participaram, na Cidade da Praia, numa formação sobre “Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais (ELTC) da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).


O director-geral das Alfândegas, Gunter Campos, disse tratar-se de um encontro para dotar os participantes de competência e informações necessárias, para uma boa aplicação do instrumento, com o propósito de sensibilizar os operadores económicos por forma a melhor tirarem proveito das facilidades e vantagens que o esquema possa proporcionar.

“As vantagens vão desde o facto de os nossos operadores poderem colocar os seus produtos no espaço comunitário livre dos direitos e das demais taxas inerentes a processo de importação”, salientou Gunter Campos em declarações à Inforpress.

Este é o primeiro encontro que se realiza em Cabo Verde, visando capacita técnicos alfandegários sobre as ELTC e as regras de origem a serem aplicados no espaço comunitária.

A formação foi promovida pelas Alfândegas de Cabo Verde em parceria com o Departamento do Comércio e Alfândegas da CEDEAO e da Agência Alemã para Cooperação e Desenvolvimento (GIZ).

Foram analisados temas como a “Visão geral do Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais da CEDEAO e o seu modo de funcionamento”, “Formulário de pedido de aprovação Esquema de Liberalização das Trocas Comerciais (ELTC) da CEDEAO” e “Regras de Origem Comunitário da CEDEAO”.
 
 

 

DECRETO PRESIDENCIAL QUE NOMEIA O GOVERNO DE CARLOS CORREIA


No artigo 2º do Decreto Presidencial, o primeiro-ministro, Carlos Correia, exerce interinamente, as competências do Ministro da Administração Interna e do Ministro dos Recursos naturais, até a nomeação dos respetivos titulares. 


Novo Governo do país com novas caras


O Presidente da República da Guiné-Bissau, Jose Mário Vaz, nomeou ontem a noite o novo Governo do país, dois meses depois de ter demitido o executivo liderado por Domingos Simões Pereira.


No decreto 12/2015, divulgado pela Presidência durante a noite, José Mário Vaz refere que "a nomeação dos membros do Governo é uma competência partilhada entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, devendo reflectir uma convergência que não foi possível na totalidade dos nomes propostos".

O chefe de Estado nomeou 15 ministros e 14 secretários de Estado, mas ficaram por designar os ministros da Administração Interna e Recursos Naturais, pastas que serão assumidas interinamente pelo primeiro-ministro.

--- /// ---

Malal Sane, o número dois do novo Governo guineense, é um jurista formado em Portugal que já ocupou a mesma pasta nos anos 90, quando era Presidente Nino Vieira e quando Carlos Correia também era primeiro-ministro.
É quadro do Ministério das Pescas e um dos membros do gabinete jurídico do PAIGC, partido do Governo.

Artur Silva, o novo ministro dos Negócios Estrangeiros, é também um quadro do Ministério das Pescas, mas que se destacou enquanto funcionário da diplomacia.
Foi diretor-geral da Cooperação Internacional durante vários anos, mais tarde ministro da Educação e era conselheiro diplomático do ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira.

A nova ministra da Defesa guineense, Adiatu Nandigna, é a terceira mulher a liderar a pasta depois de Filomena Mascarenhas e Cadi Seidi.
Adiatu era conselheira político-diplomático do Presidente, José Mário Vaz.
Foi ministra da Juventude, Cultura e Desporto, mais tarde chefe da diplomacia e posteriormente foi ministra da Presidência do Conselho de Ministros até ao golpe militar de 12 de abril de 20

O Presidente da República, José Mário Vaz, nomeou hoje o novo Governo do país, dois meses depois de ter demitido o executivo liderado por Domingos Simões Pereira.

No decreto 12/2015, divulgado pela Presidência durante a noite, José Mário Vaz refere que "a nomeação dos membros do Governo é uma competência partilhada entre o primeiro-ministro e o Presidente da República, devendo refletir uma convergência que não foi possível na totalidade dos nomes propostos".

O chefe de Estado nomeou 15 ministros e 14 secretários de Estado, mas ficaram por designar os ministros da Administração Interna e Recursos Naturais, pastas que serão assumidas interinamente pelo primeiro-ministro.

No decreto justifica-se que "o prolongamento das discussões tendentes a uma melhoria substantiva da proposta do elenco governamental não é compatível com a necessidade e urgência na nomeação do novo executivo".
"O benefício resultante dessas discussões é menor do que os prejuízos causados pela não nomeação do Governo", acrescenta.
--- /// ---
 
Novo governo sem Ministros da Administração Interna e dos Recursos Naturais. O primeiro-ministro, Carlos Correia exerce, interinamente, essas competências até nomeação dos respectivos titulares.

Primeiro-Ministro – Carlos Correia
Ministro da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares- Malal Sane
Ministra da Defesa Nacional – Adiatu Djaló Nandigna
Ministra da Mulher, Família e Coesão Social- Valentina Mendes
Ministro dos negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e Comunidades – Artur Silva
Ministro da Economia e Finanças – Geraldo Martins
Ministro do Comercio e Industrias- - Vicente Fernandes
Ministro da Comunicação Social – Agnelo Relaga
Ministra da Educação Nacional – Odete Costa Semedo
Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural – João Aníbal Pereira
Ministra da Saúde Publica – Cádi Seide
Ministro das Obras Publicas, Construção e Urbanismo – José António Cruz de Almeida
Ministro da Justiça – Aida Injai Fernandes
Ministro da Energia – Wasna Papai Danfa
Ministro da Função Publica e Trabalho – Luís Aníbal Vaz Fernandes e
Ministro do Turismo e do Artesanato – Malam Jaura.


Secretários de Estado:
Secretário de Estado da Juventude, Cultura e Desportos – Francisco Conduto de Pina
Secret. De Estado dos Transportes e das Comunicações – João Bernardo Vieira
Secret. De Estado das Pescas e Economia Marítima – Ildefonso de Barros
Secret. De Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria – Sana Nahada
Secret. De Estado do Ambiente – Seco Cassamá
Secret. De Estado da Ordem Publica – Luís Manuel Cabral
Secret. De Estado da Administração do Poder Local – Ester Fernandes
Secret. Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades – Suzy Barbosa
Secret. De Estado do Plano e da Integração Regional – Degol Mendes
Secret. De Estado de Tesouro – José Djo
Secret. De Estado do Orçamento e Assuntos Fiscais – Tomásia Manjuba
Secret. De Estado do Ensino Superior e Investigação Científica – Fernando Jorge Dias
Secret. De Estado da Gestão Hospitalar – Martilene Fernandes dos Santos
Secret. De Estado do Ordenamento do Território – Abu Camara.

Secretarias de Estado sob dependência directa do Primeiro-Ministro:
1. Secretaria de Estado da Juventude, Cultura e Desportos
2. Secretaria de Estado dos Transportes e Comunicações
3. Secretaria de Estado das Pescas e Economia Marítima
4. Secretaria de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria
5. Secretaria de Estado do Ambiente 

Decreto presidencial publicado esta noite em Bissau, 12/10/2015



“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...