Faleceu Ladislau Ucha (Dalau)


Supremo Tribunal de Justiça, arrasador, dá razão a Vicente Fernandes, presidente do PCD




SUPREMO TRIBUNAL DA GUINÉ-BISSAU CONFIRMA VICENTE FERNANDES COMO LÍDER DO PCD



Foto/Notabanca


O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau confirmou ontem Vicente Fernandes como legitimo presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD), terceira força no Parlamento guineense, dissipando dúvidas que existiam naquele partido.

O presidente do STJ, Paulo Sanhá, esclareceu, num despacho a que a Lusa teve acesso, que à luz dos estatutos do PCD, Vicente Fernandes é o legitimo presidente do partido conhecido em crioulo por "baguera" (abelha) e que conta com dois deputados no Parlamento.

O antigo ministro das Finanças e ex-líder do partido, Vitor Mandiga, instou o STJ, no dia 01 de novembro, para que o reconhecesse como presidente interino do PCD depois de uma reunião da Comissão Política Nacional que teria suspendido Vicente Fernandes da liderança.

Fundamentando-se nos estatutos do partido, o tribunal entendeu que não existe a figura de presidente interino e que a decisão de suposta suspensão de Fernandes foi tomada numa reunião convocada fora das normas do PCD.

O tribunal alega ainda que na reunião teriam tomado parte pessoas que não têm competência estatutária para fazerem parte do encontro.

Vicente Fernandes e Vítor Mandinga têm vindo a trocar acusações públicas nos últimos dias com cada um a alegar ser o líder do partido.

Lusa/Conosaba/MO

NOVO PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU PROÍBE REZA NA MESQUITA DO HOSPITAL NACIONAL SIMÃO MENDES EM BISSAU




Bissau,24 Nov 16 (ANG) – O novo primeiro-ministro, Umaro Sissoko proibiu ontm a reza na Mesquita do Hospital Nacional Simão Mendes, alegando não ser o lugar para a prática de culto que os féis muçulmanos tem vindo a fazer neste estabelecimento sanitário do país.

A decisão foi tornada pública no final da visita que o chefe do executivo efectuou àquele que é considerado o maior centro hospitalar do país.

Em declarações à imprensa, em nome do primeiro-ministro, o secretário-geral do Governo disse que será realizado amanhã sexta-feira uma limpeza geral no Hospital Nacional Simão Mendes com a participação da Câmara Municipal de Bissau, agentes do Ministério do Interior e da Defesa para garantir um bom ambiente aos doentes. 

Olívio Pereira revelou ainda que o chefe do governo prometeu colocar a partir de amanhã dois frigoríficos para a conservação de produtos, 30 caixa de peixe e 75 quilogramas de arroz diários para a refeição dos doentes internados no referido estabelecimento sanitário, incluindo os funcionários. 

Segundo o secretário-geral do Governo, o novo Primeiro-ministro prometeu disponibilizar um valor correspondente a 83 mil Euros para que Centro de Hemodiálise possa funcionar.

O referido centro já com instalações e equipamentos não tem entrado em funcionamento, e o país não dispõe de nenhum serviço de género.

Pereira disse que o novo Primeiro-ministro deixou também a promessa de equipar as salas dos médicos e enfermeiros com aparelhos de ar condicionado e sofás.

Instado a falar sobre a rotura de medicamentos nos hospitais do país, o Secretário-geral do governo disse que o chefe do executivo pediu aos responsáveis do Ministério da Saúde a apresentação das necessidades para uma satisfação de três meses sem que haja rotura de medicamentos no país.

Olívio Pereira reconheceu que o hospital está numa situação desumana e que deixa qualquer pessoa chocada, mas disse que é preciso o envolvimento de todos os cidadãos para melhorar a situação.

ANG/LPG/ÂC com Conosaba do Porto/MO

Militares do Senegal agridem deputado da Guiné-Bissau




Deputado Leopoldo da Silva agredido por militares senegaleses na fronteira norte, obriga a uma reunião de emergência e de concertação entre o Presidente da ANP, Cipriano Cassama, a Comissão Especializada dos Negócios Estrangeiros da ANP e o Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação e das Comunidades.

CRISE DIPLOMÁTICA?: Embaixador do Senegal convocado




Presidente da ANP, Cipriano Cassama, após presidir a uma reunião conjunta (líderes das bancadas parlamentares do PAIGC e PRS, Comissão Especializada para a Defesa e Segurança e dos Negócios Estrangeiros e o Ministério dos Negócios estrangeiros, Cooperação e das Comunidades) convocou o Embaixador do Senegal em Bissau para exprimir a firme condenação das autoridades guineenses face à agressão cometida pelas autoridades fronteiriças senegaleses contra o Deputado Leopoldo da Silva da Bancada Parlamentar do PAIGC.

AFRICA MONITOR INTELLIGENCE: PAIGC resiste a lobby por Umaro Sissoko


Assine o Africa Monitor Intelligence. INFORME-SE AQUI >> AFRICA MONITOR

OBS: A reunião da Comissão Permanente da ANP teve entretanto lugar ontem, e a maioria dos membros - afectos ao PAIGC, que tem ainda a maioria na mesa da ANP e na Comissão de Ética - votou contra qualquer sessão na ANP. "Não há condições" - argumentaram. 
Ditadura/MO

PCD - Conferência de Imprensa em reacção ao STJ




ZIGUINCHOR ACOLHE SIMPÓSIO SOBRE PRESENÇA PORTUGUESA NA REGIÃO SUL DO SENEGAL




A Faculdade de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade Assane Seck de Ziguinchor, através do Centro de Pesquisa Interdisciplinar de Línguas, Literaturas, Artes e Culturas, organiza um simpósio entre os dias 7 a 10 de dezembro de 2016, sobre o tema: “a presença portuguesa em Ziguinchor, história, património material e imaterial”.

A organização pretende com a iniciativa assinalar o 130º aniversário da assinatura pelos Franceses e Portugueses do acordo de troca de territórios em 1886, e que assentava sobre uma parte de Ziguinchor.

Na sequência deste simpósio, em colaboração com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas da Guiné-Bissau (INEP), a Faculdade de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade Assane Seck de Ziguinchor agendou para 10 de dezembro uma visita a Cacheu, norte da Guiné-Bissau, região que foi anexada a Ziguinchor quando administrada pelos portugueses, região sul da vizinha República do Senegal.

Sumba Nansil

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...