«HOMENAGEM» AGÊNCIA DE COOPERAÇÃO GUINÉ-BISSAU/SENEGAL DISPONIBILIZA FUNDOS PARA CONSTRUÇÃO DA AVENIDA JOÃO BERNARDO VIEIRA




Bissau 02 Jun 16 (ANG) – O Presidente da Republica entregou  um cheque no valor de 500 milhões de francos cfa ao Primeiro-ministro, Baciro Djá para a construção de uma avenida a ser baptizada com o nome do ex-presidente João Bernardo Vieira, que ligará a Praça do Império à zona industrial de Bolola. 

O referido montante foi doado pela Agência de Cooperação Guiné-Bissau / Senegal.
Ao intervir no acto Baciro Djá disse que o novo governo que ainda hoje é investido, vai começar a trabalhar a partir dessa obra.

Primeiro-Ministro garantiu que é possível iniciar essas obras como demonstração da vontade do governo.

Baciro Djá dissera na ocasião que o novo elenco contaria com 25 membros no total, entre os quais oito ministros e cinco secretários de Estados provenientes do Partido da Renovação Social (PRS), mas finalmente acabou por ter 19 ministros 12 secretários de estado.

Indicou igualmente que vários membros do executivo seriam indicados pelo grupo dos quinze deputados, diferentes partidos políticos e pessoas de confiança do Presidente da República. 

ANG/FGS/SG/Conosaba/MO

PR DA GUINÉ-BISSAU APONTA PRIORIDADES IMEDIATAS PARA NOVO GOVERNO




O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, revelou ontem ao primeiro-ministro, Baciro Dja, um conjunto de ações que o Governo deve atacar para "satisfazer as necessidades da população".

No discurso de posse aos membros do Governo, José Mário Vaz disse que o tempo que resta para o fim da legislatura é curto, mas que dois anos é tempo "mais que suficiente" para resolver os problemas imediatos da população.

José Mário Vaz pediu à equipa de Baciro Dja para que elenque um "cabaz de medidas urgentes" para"concretizar a esperança do povo", o que, disse, passaria pela salvação da campanha de comercialização da castanha do caju (principal produto de exportação) e produção do arroz, base da dieta alimentar dos guineenses.

O chefe de Estado guineense quer que se incluam também nesse cabaz de medidas o fornecimento de peixe às populações, água potável, energia elétrica, melhor educação, serviços de saúde e infraestruturas sociais.

O Presidente guineense instou a comunidade internacional a apoiar o novo Governo na materialização desses objetivos através de ajudas técnicas ou financeiras.

O novo primeiro-ministro, Baciro Dja, disse que com a entrada em funções do seu Governo a crise política que a Guiné-Bissau vive há mais de três meses chegou ao fim.

Baciro Dja afirmou, contudo, conhecer as dificuldades que o seu Governo terá que enfrentar nomeadamente o facto de os principais parceiros financeiros, Fundo Monetário Internacional (FMI) eBanco Mundial (BM), terem cortado, temporariamente, a cooperação com a Guiné-Bissau.

Entre as várias medidas, o novo primeiro-ministro prometeu trabalhar para restaurar a autoridade do Estado.

Membros do Governo que antecedeu a equipa de Baciro Dja continuam a ocupar o palácio do executivo em sinal de protesto pela decisão do chefe de Estado, José Mário Vaz, em demiti-los no passado dia 12 de maio.

Lusa/Conosaba/MO

"FUI CONVIDADO PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, MAS POSSO GARANTIR AOS DIRIGENTES, MILITANTES E SIMPATIZANTES DO MEU PARTIDO QUE JAMAIS IREI TRAIR O PAIGC", DIZ BOTCHE CANDÉ




Botche Candé, o indigitado ministro de Estado e do Interior da Guiné-Bissau, disse ontem que declinou o convite que lhe foi endereçado para o cargo pelo Presidente guineense, José Mário Vaz.

Em curtas declarações na sede do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC),Botche Candé prometeu revelar na sexta-feira, em conferência de imprensa, os pormenores da conversa que manteve com o chefe de Estado, aquando do convite, mas adiantou que decidiu não integrar o Governo de Baciro Dja.

"Fui convidado pelo Presidente (da República), mas posso garantir aos dirigentes, militantes e simpatizantes do meu partido que jamais irei trair o PAIGC", disse Candé, membro da direção e atualmente coordenador do partido na província leste.

Botche Candé desempenhou o cargo de ministro do Interior entre 04 de julho a 28 de novembro de 2014, data em que foi exonerado pelo Presidente guineense na sequência de desavenças do então executivo com o chefe de Estado sobre um caso na fronteira do país com o vizinho Senegal.

Clube De Ouvintes Da Rádio Jovem Bissau com Conosaba


Decreto Presidencial N.° 04/2016



Decreto Presidencial N.° 04/2016
O Presidente da República, sob proposta do Primeiro-Ministro, decreta, nos
termos e para os efeitos da alínea i) do Artigo 68°, conjugado com o Artigo
70.°, ambos da Constituição da República, o seguinte.

Artigo 1.°
São nomeados para os cargos as individualidades que adiante se indicam:

Ministros
Dr. Florentino Mendes Pereira, Ministro de Estado, da Energia e Indústria;
Dr Aristides Ocante da Silva Ministro de Estado, da Presidência do Conselho de Ministros e dos AssuntosParlamentares;
Senhor Botche Candé, Ministro de Estado e do Interior;
Dr Henrique Horta dos Santos Ministro da Economia e Finanças;
Dr. Epifânio Carvalho de Melo Ministro dos Recursos Naturais;
Dr Eduardo Costa Sanha Ministro da Defesa Nacional e dos Combatentes da Liberdade da Pátria:
Senhor Victor Gomes Pereira, Ministro cia Comunicação Social;
Eng 0 Malam Banjai, Ministro das Obras Públicas, Construções e Urbanismo;
Dr Domingos Malú, Ministro da Saúde;
Dr. Sandji Fati, Ministro da Educação, Ensino Superior e Investigação Científica

Eng.0 Rui Nene Djata, Ministro da Agricultura e do Desenvolvimento Rural;
Eng a Maria Evarista de Sousa Ministra da Mulher, Família e Coesão Social;
Dr Luís Olundo Mendes, Ministro da Justiça;
Dr Tumane Balde,Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social;
Dr António Serifo Balde, Ministro do Comércio e Artesanato;
Eng.0 Fernando Correia Landim, Ministro das Pescas;
Eng 0 Sola Nquilim Nabitchita Ministro da Administração Territorial;
Eng 0 Tomas Gomes Barbosa, Ministro da Juventude, Cultura e Desportos;
Dr Malam Jaura Ministro do Turismo.

Secretários de Estado:
Dr Domênico Sanca, Secretário de Estado do Plano e Integração Regional;
Dr Marcelino Simões Lopes Cabral, Secretário de Estado da Ordem Pública;
Dr José Adelino Vieira, Secretário de Estado ao Orçamento e Assuntos Fiscais;
Dr. Orlando Mendes Viegas, Secretário de Estado do Tesouro:
Eng 0 Augusto Poquena, Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades
Dra Iracema do Rosário, Secretária de Estado dos Combatentes da Liberdade da Pátria;
Senhor Fidélis Forbes, Secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicação;
Eng.0 BraJma Malam Djassi, Secretário de Estado do Ordenamento do Território;
Dra Gina Sanca, Secretária de Estado do Ensino Superior e da investigação Científica;
Dra Maria Inácia Có, Secretária de Estado da Gestão Hospitalar:
Eng.0 Mário Lopes Martins, Secretário de Estado da Segurança Alimentar;
Eng 0 Bernardo Braima Mané, Secretário de Estado do Ambiente.

Artigo 2°
Este Decreto Presidencial entra imediatamente em vigor.
Bissau, 02 de Junho de 2016.
Publique-se!
José ário Vaz

EMPOSSADO O GOVERNO DO BACIRO DJA



O Presidente da República, José Mário Vaz conferiu posse quinta-feira, 02 de Maio, ao novo Governo de Baciro Dja constituído por trinta e dois membros, dos quais quatro são mulheres.
O Chefe de Estado indica como metas atingir pelo actual Governo, salvar a campanha de castanhas de caju, fornecer água potável, energia para as empresas iluminação das vias públicas e dos lares, a saúde para as populações, educação, infraestruturas entre outras.
O primeiro magistrado da nação disse que é indispensável o acordo e entendimento entre o Governo e o Sector privado, para pôr em marcha a economia do país. Adiantando que a nomeação dos recém- empossados não deve ser considerados um privilegio, mas sim, uma oportunidade de servir o país e o povo. Por isso José Mário Vaz disse estar convicto que a nova equipa governamental saberá gerir e conduzir a bom porto os destinos do país com transparência e zelo pela coisa pública. 
Baciro dja novo PM, garante que o seu executivo pautará pelo respeito dos preceitos constitucionais que regem o natural relacionamento entre o Governo e os demais órgãos da soberania. “Temos a Consência de que o tempo útil de governação é limitado, impondo por isso ao executivo o dever de ser prático na sua abordagem e no assumir dos compromissos”. Disse B Dja 
Dja aponta como prioridades, a boa governação, a cooperação internacional e a integração regional. 
As grandes novidades é a indicação de Botche Cande como ministro do Interior mas não compareceu na cerimónia.
Após o empossamento do Governo, Botche Cande afirmou que nunca vai atrair os princípios do PAIGC. Admitindo ter sido contactado pelo Presidente Mário Vaz sobre a matéria, mas sem adiantar mais pormenores, prometendo para sexta-feira, 03 de Maio, em Bissau, efetuar uma conferência de imprensa para falar do seu futuro politico.
De referir que, o Ministério dos Negócios Estrangeiro apesar de constar na orgânica do Governo, O seu titular, igualmente, não marcou presença no acto de posse. Epifânio Carvalho de Melo nomeado para o Ministério dos Recursos Naturais também não participou na investidura do Governo de B Dja.

ESTÁ A VISTA DOIS GOVERNOS E DOIS PARLAMENTOS NA GUINÉ-BISSAU



Após a investidura do novo Governo de Bacido Dja, os membros do Governo deposto de Carlos Correia reuniram na mesma noite de quinta-feira, no Ministério da Administração Interna.
Tudo indica que os exonerados governantes vão produzir um comunicado reagindo sobre a investidura do novo governo não reconhecido pelo PAIGC, partido vencedor das eleições na Guiné-Bissau.
Se prevalecer a situação politica como está, o país corre risco de ter dois Governos um liderado por Carlos Correia e outro por Baciro Dja. igualmente, ter dois parlamentos um liderado por Cipriano Cassamá e outro por Alberto Nambeia do PRS.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...