DECORRE CONGRESSO DA UDEMU SOB O LEMA “ UDEMU UNIDA E COESA AO SERVIÇO DO PAIGC”



O quinto congresso ordinário da União Democrática das Mulheres (UDEMU), iniciou hoje 06 de abril, com a duração de três dias no sector de Buba, Sul do país.

O encontro decorre sob lema: “ UDEMU Unida e Coesa ao Serviço do PAIGC”. 

De sublinhar que, após vários adiamentos, finalmente iniciou hoje em Buba região de Quinara, o magno encontro da UDEMU, que durante a qual serão eleitos corpos socias da organização de massa do PAIGC. 

Conosaba/Notabanca/MO

JOSÉ MÁRIO VAZ DEFENDE REGRESSO DE EX-DIRIGENTES POLÍTICOS EXILADOS






O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, anunciou ontem que defende o regresso ao país dos antigos dirigentes que tenham fixado residência no estrangeiro devido às questões políticas, disse à Lusa o líder de um movimento cívico. 
O compromisso do chefe de Estado foi assumido hoje durante umcia no estrangeiro, sobretudo em Portugal, disse o líder, o ex-ministro do Interior Fernando Gomes. 
No encontro com representantes do movimento que luta pelo regresso de vários antigos dirigentes que fixaram residên
Entre os ex-dirigentes nestas condições, encontra-se Carlos Gomes Júnior, antigo primeiro-ministro, cujo Governo foi destituído por um golpe militar em abril de 2012.
O movimento cívico liderado por Fernando Gomes tem vindo a contactar as autoridades guineenses dando conta da vontade de ver regressados ao país os ex-dirigentes e ainda informar sobre uma petição pública lançada desde janeiro. 
O coordenador do movimento diz ter recebido a indicação de adesão de José Mário Vaz à causa com a alegação de que "nenhum dirigente ou cidadão da Guiné-Bissau tem o direito de proibir o regresso ao país de qualquer guineense" que esteja no estrangeiro.
Segundo o responsável, o Presidente guineense prometeu que irá trabalhar sobre o pedido apresentado pelo movimento no sentido de as autoridades atuais garantirem a segurança para o retorno dos antigos dirigentes residentes no estrangeiro e logo que tenha uma solução irá convocar novamente aquele movimento. 
Depois de ter sido recebido pelo líder do Parlamento, Cipriano Cassamá, pelo chefe do Estado, José Mário Vaz, o movimento vai agora encontrar-se, na quinta-feira, com o primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló, com os mesmos propósitos. 
De seguida terá encontros de trabalho com partidos políticos, confissões religiosas, representantes da sociedade civil e as chefias militares. 
"Queremos falar com todas as pessoas que assumem alguma responsabilidade neste país", notou Fernando Gomes, que considera inaceitável que qualquer cidadão seja obrigado a residir fora do seu país por questões políticas. 

Notabanca/MO

MINISTÉRIO PUBLICO REAGE COM INDIGNAÇÃO SOBRE AS RECENTES DENUNCIAS DO INUM EMBALÓ


Notabanca/MO

RESIDENTE DE SPORTING CLUBE DA GUINÉ-BISSAU DEMITE-SE POR SENTIR ATRAÍDO


O presidente de Sporting Clube da Guiné-Bissau apresentou ontem ao público a sua demissão a testa dos leões da capital. 
Em conferência de imprensa realizada nesta quinta-feira, na sede do clube, Daniel António Mango apontou " perturbação e sabotagem" contra direção que dirige.
Mango adianta que, não há colaboração com outros dirigentes desportivos e sente-se atraído pelas próprias pessoas que o elegeram, a menos de tres meses.
Sobre a “novela” do jogador, Sumaila Djata, o demissionário disse que o Sporting já avançou com recurso junto ao Conselho da Justiça da Federação de Futebol. 
Entretanto, um grupo de sócios do clube reagiu com satisfação a decisão assumida por Daniel Mango, por estar a fomentar divisão no seio do Sportings.
Sublinhar que; Daniel Mango demite-se da função, devido uma certa turbulência entre a direção e sócios, entre outros casos.
De recordar que, Daniel Mango e os seus colaboradores foram eleitos no passado dia 28 de Janeiro deste ano.


Notabanca/MO

PARLAMENTO GUINEENSE EXORTA FLORENTINO MENDES PEREIRA PARA SE ABSTER DE DECLARAÇÕES FALACIOSAS












O Presidente da República de Cabo Verde aconselha diálogo para se ultrapassar a crise na Guiné-Bissau.
As preocupações de Jorge Carlos Fonseca, foram reveladas por Florentino Mendes Pereira, ministro da Energia, portador de uma mensagem do chefe de Estado, José Mário Vaz ao seu homólogo. 
Florentino Pereira voltou a acusar o presidente do Parlamento, Cipriano Cassamá, de estar a bloquear o funcionamento da ANP.
Entretanto, o gabinete de assessoria da imprensa do presidente da ANP reagiu contras as declarações desse membro do Governo.
Em comunicado, que Notabanca teve acesso, o gabinete informa a opinião pública que Cipriano Cassamá em conformidade com os preceitos regimentais, em nenhuma circunstância dispõe de competência para proceder a convocatória de uma sessão plenária sem passar pelos órgãos internos do parlamento, nomeadamente a mesa, a conferência dos líderes e a comissão permanente.
O gabinete de assessoria da imprensa de Cipriano Cassamá exorta ao deputado, Florentino Mendes Pereira para se abster de declarações falaciosas, que podem minar todos os esforços para ultrapassar a crise politica no país.


Notabanca/MO

«TURISMO» GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU ADQUIRE AERONAVE DE TRANSPORTE DE TURISTAS PARA ÀS ILHAS



Imagem do referido aeronave

Bissau,06 Abr 17(ANG) – O ministro do Turismo afirmou em entrevista exclusiva à ANG que o seu pelouro, em parceria com o de Transportes e Comunicações, estão engajados na aquisição de um aeronave para assegurar voos regulares de Bissau para Bubaque.


Fernando Vaz sublinhou que, para o efeito, já foi criada uma firma denominada de “Bijagós Air wais” que pertence aos dois empresários portugueses.

“O avião já foi comprado e está apenas à espera do licenciamento da parte do Ministério dos Transportes guineense para puder chegar ao país e começar a ajudar no transporte de turistas que querem viajar para as ilhas através de um meio aéreo”, explicou.

O governante disse que nesta primeira fase vão trazer uma aeronave com capacidade para oito lugares e posteriormente adquirir um modelo ATR-62 que irá assegurar o transporte de pessoas para as ilhas e sub-região.

O titular da pasta do turismo informou ainda que o governo, em parceria com uma empresa privada espanhola denominada “Consulmar”, e que opera na área de transporte marítimos há mais de cem anos, vão trazer para o país duas embarcações.
Imagem do novo barco de passageiro

“Nesta medida, nós entendemos que era urgente viabilizarmos a vinda dos dois navios. Um será de transporte de passageiros com uma lotação de 400 lugares, contendo uma zona vip e normal, e o outro será de transporte de cargas - viaturas, cimentos e outros materiais de construção”, informou.

Fernando Vaz disse que os dois barcos irão fomentar as construções de empreendimentos turísticos nas ilhas conforme estipulado no Plano de Desenvolvimento do Turismo.

Imagem do navio cargueiro

Perguntado sobre quanto é que o executivo investiu na aquisição das duas embarcações, o governante respondeu que não investiram nada, explicando que o seu pelouro em parceria com o de Transportes e Comunicações serviram apenas de facilitadores.

“Ou seja, era preciso pagar uma soma no valor de cerca de 12 milhões de francos CFA para o embandeiramento dos navios e o executivo isentou a empresa do pagamento dessa verba”, explicou.

Perguntado sobre se as duas embarcações ficarão a cargo da empresa de Sociedade de Transportes Marítimos da Guiné-Bissau(Sotramar), o ministro do Turismo respondeu que, terão uma gestão privada.

“O governo fará questão de, conjuntamente com a Sotramar, definir algumas regras da sua gestão. Caso de eventual avaria dos barcos, a Consulmar colocará dentro de 48 horas outros navios substitutos, uma vez que a empresa opera igualmente noutros países da sub-região”, disse.

Disse que a empresa Consulmar irá investir igualmente na construção de terminais de espera de passageiros em todos os portos onde irá fazer a carreira. 

Conosaba/ANG/ÂC/SG/MO

PROCURADOR DA GUINÉ-BISSAU AMEAÇA INTENTAR AÇÃO JUDICIAL CONTRA EX-VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL



António Sedja Man

O Procurador-Geral da República da Guiné-Bissau, António Sedja Man, prometeu ontem, em nota à imprensa, que vai intentar uma acção judicial contra o ex-vice-presidente da Federação Guineense de Futebol, Inum Embaló.


Em conferência de imprensa, na passada terça-feira, Embaló acusou António Sedja Man de estar a "impedir o avanço de um processo" judicial, por si intentado, contra os atuais presidente e secretária-geral da federação, Manuel Lopes e Virgínia da Cruz, respetivamente.

Segundo disse, o Procurador avocou o processo - que corre os seus trâmites no Ministério Público- há mais de 40 dias quando a lei diz que a diligência não pode ultrapassar oito dias.

Para Inum Embaló, António Sedja Man, "deve estar a tentar esconder algo".

Em nota à imprensa, o Procurador-Geral guineense refutou as declarações de Embaló e ainda prometeu acionar mecanismos judiciais e legais para o esclarecimento do conteúdo das afirmações proferidas na conferência de imprensa.

O ex-dirigente federativo acusou o presidente Manuel Lopes e a secretária-geral Virgínia da Cruz de terem utilizado, sem qualquer justificativo, cerca de mil milhões de francos CFA, cerca de 655.000.

Embaló diz ter provas de utilização desses fundos a partir de uma "conta bancaria oculta", que era apenas do conhecimento dos dois dirigentes federativos.

Acusou ainda o Procurador de desautorizar uma ordem dada pela magistrada titular do processo de investigação do que diz ser corrupção na federação ao mandar descongelar uma conta bancaria que tinha sido encerrada pela magistrada.

Na nota, o Procurador afirma que ordenou a reabertura da conta bancária por considerar que o congelamento da mesma fora feito sem que a "outra parte", neste caso, a federação, tivesse sido ainda ouvida nos autos.

Também a magistrada tomou aquela decisão sem antes comunicar o Procurador-Geral da República, refere a nota, assinada pelo responsável do gabinete de imprensa e relações públicas do Ministério Público.

O documento ressalva também ser falso quando Inum Embaló diz que o processo de investigação está parado por ordens do Procurador-Geral, realçando que foi entregue a um novo magistrado.

A nota esclarece que o Procurador avocou o processo igualmente para averiguar a suspeição levantada pela federação em como a magistrada que tinha o caso, Fatumata Embaló, ser parente do denunciante, Inum Embaló.

Conosaba/Lusa/MO

                                                                  Manuel Lopes




Inum Embaló 

«GENERAL» UMARO SISSOCO EMBALÓ SAÚDA OFERTA ESPANHOLA DE UNIDADES DE FISCALIZAÇÃO MARÍTIMA



Foto/Notabanca


O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, saudou hoje a oferta do governo da Espanha de duas vedetas rápidas para a fiscalização marítima nas águas guineenses.

As duas vedetas foram entregues ao chefe do governo guineense por uma equipa da Guarda Civil espanhola que se encontra em Bissau no âmbito de cooperação para o reforço da capacidade de fiscalização do mar da Guiné-Bissau.

Lourenço Coro, da Guarda Civil espanhola assinalou que, a partir de sexta-feira, as autoridades marítimas guineenses podem começar a utilizar os serviços de assistência técnica de Espanha das duas embarcações e durante um período de três meses.

O responsável espanhol afirmou que as duas embarcações poderão ajudar a Guiné-Bissau a fazer face ao tráfico de produtos ilícitos e ainda emigração clandestina, fenómenos que considerou de "ameaça global".

O primeiro-ministro guineense, Umaro Sissoco Embaló, destacou que as duas vedetas irão aumentar a capacidade operativa das autoridades marítimas do país nomeadamente na fiscalização costeira.

A doação ainda reforça o nível das relações sul-sul entre a Guiné-Bissau e a Espanha, frisou Sissoco Embaló, exortando para um "bom uso" das embarcações batizadas com os nomes de Ocante da Silva e 03 de agosto.

Por razões de segurança não foram divulgados muitos dados sobre as características das duas vedetas rápidas, apenas foi dito que medem 17 metros de comprimento e capacidade para fiscalização no oceano.

As duas vedetas, fabricadas de raiz em Espanha, são movidas por turbinas.

Chegam às águas guineenses dias depois de o Presidente do país, José Mário Vaz, ter anunciado que 90 navios estão a pescar de forma irregular na Zona Económica Exclusiva da Guiné-Bissau.

Conosaba/Lusa/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...