PGR CONSIDERA DIFÍCEIS E MELINDROSOS OS PROCESSOS JUDICIAIS


O Procurador-geral da República (PGR) considera de difíceis e melindrosos os processos judiciais dos assassinatos do Presidente Nino Vieira e General Tagme Na Wae, por se requer de elementos de prova material e moral dos crimes, se envolvem o Estado guineense e vários elementos.        
António Sedja Man que falava no final de um encontro tido com o Ministro do Interior nas instalações do Ministério Publico, para além de debaterem assuntos ligados a paz, a estabilidade e a segurança bem como livre circulação dos cidadãos, disse que reativaram os referidos processos, mas devido as suas naturezas, vão continuar com as investigações gradualmente, por forma a imputar responsabilidade criminal dos autores.
O PGR assegurou que o Ministério Publico foi o primeiro a constatar irregularidades sobre o resgate dos Bancos. E enquanto detentor da acção penal e da coisa pública, decidiram entrar com uma acção de nulidade do contracto para restituir o dinheiro ao Estado guineense. “Questionamos os beneficiários. Aquilo é nosso dinheiro. Dinheiro que pode garantir o pagamento dos salários aos funcionários públicos a mais de dois anos. Disse PGR

36 ESTUDANTES GUINEENSES NA RUSSIA EM RISCO DE SEREM EXPULSOS


Os trinta e seis estudantes guineenses, finalistas em diferentes cursos de formação profissional na Federação da Rússia, correm riscos de serem deportados naquele país, caso inspire o prazo da validade dos vistos, sem terem concluídos todos os requisitos académicos exigidos para o efeito.
Os vistos têm a validade até quatro de Agosto do ano corrente e  a sua maioria encontra-se na Rússia desde 11 de novembro de 2011.    
Precavendo a situação, os novos quadros da Guiné-Bissau solicitam a intervenção urgente das autoridades nacionais, em garantir a condição para o regresso ao país num tempo record.
Em entrevista quarta-feira 13 de julho, via online, a partir de Ivanovo uma das cidades da Rússia, Alexandre Vieira Indi, presidente da Comissão dos finalistas manifestou-se preocupado perante ao assunto. Afirmando que encetaram contactos junto da representação diplomática da Guiné-Bissau na Federação Russa, mas até ao momento não tiveram nenhuma resposta.
De acordo com Alexandre Indi, o grupo de estudantes na cidade de Ariol-Rússia, que praticamente o prazo de vistos termina igualmente em Agosto, foram avisados quarta-feira dia 12, para abandonarem as habitações dentro de uma semana, caso contrário vão começar a pagar dez euros por dia, facto que consideram penoso para quem estuda num pais estrangeiro.

EQUIPA DO CANAL BENFICA TV REALIZA VÍDEO SOBRE OFERTAS TURÍSTICAS DO PAÍS



A equipa do canal Benfica TV que esteve no país desde o passado dia 08 de mês em curso para realização do vídeo promocional sobre as ofertas turísticas da Guiné-Bissau, despediram-se do titular da pasta do turismo esta quarta-feira, em Bissau.
A referida visita inscreveu-se no âmbito da parceria entre o governo da Guiné-Bissau e a agência sonhando, o Benfica TV e a companhia aérea Euro atlântic para a promoção e difusão do destino turística do país.
No encontro de despedida e da avaliação deste trabalho, o ministro do Turismo Malam Djaura, explica que a visita enquadra-se no âmbito de “vários acordos que cobrem diversos domínios de parceria e de cooperação com INFOC para o componente de reforços de capacidades, promoção de capacidades e promoção de potencialidades que a Guiné-Bissau oferece como destino turístico”.
Em nome da Equipa da Benfica TV, Ana Lúcia Matos, disse que a sua equipa captou imagens únicas da beleza natural do arquipélago dos Bijagós.
“Levo comigo para Portugal material muito bom, captamos imagens únicas da beleza natural das ilhas dos Bijagós, mas acima e o que me toca mais são as crianças, este país é um país surpreendente não só pelas dificuldades, mas acima de tudo pela força que os guineenses têm e também pelos afectos, levo Bissau comigo no coração para Portugal e, este trabalho magnífico não para mostrar só aos portugueses, mas também através das redes sociais que é viral e vai chegar muita coisa ao mundo para poder investir aqui em Bissau e ajudar”, acrescentou a apresentadora do canal Benfica TV.
O representante da empresa Euro Atlântic, Caetano Pestana, sublinhou que a missão da sua empresa é a missão da Guiné-Bissau, tendo adiantado que “mais turistas a caminho de Bissau mais receitas para Euro atlântic e mais turistas a caminho de Bissau, mais receitas para o governo da Guiné-Bissau e oportunidade aos seus artesões, as restaurações e hotelaria que também precisa, temos que inverter esta situação, temos que melhorar a imagem do país e criar mais apetite para Guiné-Bissau”, finalizou.
A cerimónia foi realizada na presença de representante da embaixada de Portugal em Bissau, dos funcionários do ministério do turismo, e com apresentação das candidatas ao concurso miss Bissau 2016, que vai acontecer, neste sábado num dos hotéis de capital.
Por: Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi/Conosaba/MO

JOVENS DA IGREJA CATÓLICA PARTICIPAM NA JORNADA MUNDIAL DE JUVENTUDE EM POLÓNIA


Num total de 28 jovens guineenses entre os quais 23 leigos e 5 sacerdotes representam a igreja católica na Jornada Mundial de Juventude a realizar na Cracóvia, Polonia nos dias 26 a 31 do corrente.
Entretanto sobre o assunto, a Rádio Sol Mansi falou esta quarta-feira com Pe. Dingana Siga, um dos membros da comissão diocesana da adolescência e juventude que afirmou que mais de 60% do necessário para participação na jornada está garantido. “ Desde o início deste ano, começamos a desenvolver vários mecanismos para permitir a presença do país neste encontro mundial. Posso garantir que mais de 60% do necessário já está feiro e amanhã (14 de Julho), o primeiro grupo vai deixar o país rumo á Polonia”, afirma.
Por outro lado o sacerdote reconheceu o apoio da diocese e apontou algumas dificuldades que a comissão está a enfrentar em termos logísticas, por isso deixou apelo a quem de boa vontade a fim de apoiar a comitiva que vai a Cracóvia para representar o país na Jornada Mundial de Juventude.
O primeiro dia da Jornada Mundial da Juventude iniciará com a marcha da chama da Misericórdia. A rota incluirá lugares importantes para João Paulo II em Cracóvia, tanto no período antes dele se tornar Papa como o período como Papa.
Por: Braima Sigá/radiosolmansi/Conosaba/MO

GUINÉ-BISSAU: PROGRAMA DE AJUDA FINANCEIRA DO FMI AINDA ESTÁ SUSPENSO




O programa de ajuda financeira do Fundo Monetário Internacional à Guiné Bissau continuará suspenso, mas poderá ser retomado futuramente após o novo governo ter sido empossado, comentou ontem o porta-voz do FMI.

"Posso dizer que, no esforço de trazer o programa de volta ao seu caminho, continuaremos a promover assistência técnica e de aconselhamento de políticas e a continuar as discussões com o novo governo que foi empossado recentemente", disse Gerry Rice numa conferência de imprensa na sede da organização em Washington.

A assistência financeira no âmbito do Programa de Financiamento Ampliado [Extended Fund Facility - EFF, em inglês] à Guiné-Bissau foi posta em risco por causa de um resgate à banca, feito em 2015, no valor de 52 milhões de euros, o que violou os critérios de crédito líquido ao governo.

"O que também fez com que os parceiros internacionais como Banco Mundial, o Banco Africano de Desenvolvimento e a União Europeia suspendessem seu apoio financeiro", acrescentou.

No início de junho, o FMI já havia anunciado que não desembolsaria as restantes parcelas, previstas no acordo de Facilidade de Crédito Permanente aprovado pela administração do FMI a 10 de julho de 2015, o que equivaleria a pouco mais de nove milhões de euros.

A crise política que atravessa Guiné-Bissau há onze meses - tendo tido quatro governos - deixou o país sem Orçamento de Estado para 2016 e sem certezas quanto ao futuro, o que está a minar a capacidade de captação de apoio externo.

Lusa com Conosaba/MO

'A UNIÃO AFRICANA É DEFICIENTE' DIZ O ANALISTA GUINEENSE DR. DELFIM DA SILVA




A União Africa (UA) realiza em Kigali, a capital do Burundi, a sua 27ª Assembleia, cujo tema central é Direitos Humanos, em particular os da mulher.

Nos dias 17 e 18 do corrente, a AU terá, na mesma cidade, a Cimeira Anual dos Chefes de Estado, que, entre outros pontos tem na agenda a escolha de um novo líder, que substituirá a sul-africana Nkosazana Dlamini Zuma.

O novo líder, dizem analistas, deverá conduzir a UA na edificação da real democracia e busca de caminhos para o desenvolvimento do continente.

Enquanto decorre a Assembleia de Kigali, entrevistamos o analista político guineense Delfim da Silvasobre a relevância da organização continental.

Sou pessimista” em relação `a União Africana, porque tem dificuldades de produzir soluções para o desenvolvimento do continente, diz o analista, que foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau.

Ele sugere a aposta em grupos regionais como Cedeao (região ocidental) Sadc (região austral) para a dinamização do desenvolvimento.

Para o académico, África deverá deixar de ser exportador de matéria prima e desenvolver as próprias suas industrias.

Na entrevista, Da Silva diz que em África “a democracia é uma maldição”, pois os lideres políticos manipulam os processos para se manter no poder para beneficio próprio.

Para ele, há ainda um longo caminho para se alcançar uma governação transparente em África, onde até a imprensa é manipulada por lideres corruptos.

Quanto ao passaporte continental, cuja fase piloto será lançada nos encontros desta semana, Da Silvadiz que não tem nada de realístico, e a UA deveria encontrar um modelo adequado aos diferentes estágios de desenvolvimento dos seus 54 membros antes de avançar com propostas do género.

Voa com Conosaba/MO

«EM AVEIRO/PORTUGAL - 23 DE JULHO» FESTA DE ANIVERSÁRIO DA FUNDAÇÃO DA 'ASSOCIAÇÃO MON NA MON'




Comemoração da fundação da Mon na Mon

Mon na Mon vai comemorar no dia 23 deste mês no Parque da Balsa em Eixo mais um aniversário da sua fundação (7-7-2006).

Convida a todos os sócios e simpatizantes desta associação guineense. Vamos aproveitar neste dia para festejar os efeitos do herói do campeão europeu de 2016, o guineense Éder Lopes.

«PÉRIPLO» PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU FOI RECEBIDO EM AUDIÊNCIA PELO PRESIDENTE DO BURKINA FASO



Dr. Baciro Dja em audiência com o Presidente de Burkina Faso

O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Dr. Baciro Djá, disse hoje que conta com o apoio de países e instituições da África Ocidental para convencer os parceiros financeiros internacionais a retomarem as ajudas financeiras ao país.


Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau esteve no TogoBurkinFaso, Costa de Martin e Senegal para arranjar apoios financeiros 'Djaúdi' para o país.


Dr. Baciro Dja, foi recebido em audiência na passada terça-feira passada, dia 12 de Julho de 2016, no Palácio de Kosyam pelo Presidente Roch Marc Christian Kaboré. Ao sair da audiência, o Primeiro-Ministro da Guiné-Bissau, disse à imprensa que veio aconselhar-se com o Presidente do Burkina Faso para uma saída da crise no seu país. Executivo afirmou que, o Presidente Burkinabe deu-lhe muitos conselhos no que diz respeito a governação. 

Neste encontro, o Dr. Baciro Dja pediu ao Presidente Roch Marc Christian Kaboré para apoiar a Guiné-Bissau na formação de jovens, no plano agrícola e para apoiar financeiramente a Guiné-Bissau, porque economicamente o nosso país está falido devido à má gestão do anterior governo.


Conosaba/MO

GUINÉ-BISSAU«CONFRONTO ENTRE ANIMAIS SELVAGENS E HUMANOS NO SUL DO PAÍS FAZ FERRIDOS»


Parece um entretenimento mas é realidade.
Os macacões semelhantes a simpanzés vulgarmente conhecidos na Guiné por “Dari”, atacaram três crianças que foram apanhar fole na floresta da aldeia de Missira, sector de Empada região de Quinara, Sul do país, tendo ferido um dedo da mão da criança mais nova, e outro no pé. 
Os menores foram socorridos de mediato graças a intervenção de um familiar que caminhava na zona onde decorreu o confronto entre animais e humanos. Com tudo, Nenhum corre perigo de vida
De igual modo, no mês de maio deste ano, num outro conflito, uma rapariga foi atacada gravemente ao ponto de ficar sem uma orelha, acabou por internar no Hospital Nacional Simão Mendes em Bissau.  
A origem dos incessantes ataques dos animais ainda carece de averiguação pelas autoridades ambientais da Guiné-Bissau.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...