GUINÉ-BISSAU: ORÇAMENTO GERAL DE ESTADO PADECE DE DEFICE DE 22 BILHÕES DE CFA



O Ministro das Finanças afirmou na passada quarta-feira que o orçamento do país padece de um défice de 22, 4 bilhões de francos CFA por cobrir.

Henrique Horta que falava durante o encontro que a missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) mantêm com a imprensa ontem (quarta-feira) disse que o resgate foi o motivo principal da suspensão do programa com o Fundo, porque “havia um nível de endividamento que o país não podia ultrapassar, havia uma assunção de responsabilidades em como os fundos só seriam gastos naquilo que o governo conseguiu colectar o que não foi respeitado”. Feito isso, tinha que ser assumidas as derrapagens, aceitá-las e a partir daí mostrar que há medidas correctivas para inverter a situação”

O ministro garantiu ao FMI que vão tentar corrigir a derrapagem com que o país se vê confrontado, afirmando que a estratégia do governo para suprir o défice de 22.4 bilhões vai implicar o alargamento da base tributária, ou seja “o governo terá que ir nas fontes potências de receitas buscar fundos que possam compensar este défice de 22 bilhões”, frisou.

Para o chefe da missão do Fundo Monetário Internacional Félix Fisher disse terem discutido vários elementos que possam ajudar a fechar as contas para responder a situação fiscal bastante difícil.

Félix Fisher afirmou por outro lado que para o desembolso dos fundos do FMI precisa-se concluir as avaliações dos programas, adiantando que o desembolso vai depender muito das decisões do Conselho de Administração do FMI. “Os elementos para poder concluir as avaliações incluem anulações do resgate bancário e um orçamento realista para o ano 2016”, sublinhando que o pilar do programa concordado era que o governo tinha que gastar o dinheiro existente, e o resgate implicava o ultrapassamento dos gastos públicos por 34 bilhões de francos CFA”, afirmou.

O economista assegurou que o governo comprou carteira tóxica sem ter o dinheiro. “ Portanto o programa do FMI tem um indicador que é o crédito liquida que não foi cumprido. Isto que nos leva a dizer que não podemos desembolsar a próximo tranche ao menos que o resgate seja anulado”, concluiu.

A missão prometeu voltar no próximo mês de Setembro para continuar as discussões para avaliações do programa do fundo e concluir essas discussões. 

Por: Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/conosaba/MO

FMI "ENCORAJADO" COM O NOVO GOVERNO DA GUINÉ-BISSAU



O chefe da missão do Fundo Monetário Internacional (FMI) que realizou uma visita à Guiné-Bissau diz ter ficado satisfeito com as intenções do novo Governo dirigido por Baciro Djá.

"Vamos para Washington com uma mensagem positiva e encorajadora", disse Felix Fischer,durante uma conferência de imprensa conjunta com o ministro da Economia e Finanças da Guiné-Bissau,Henrique Horta, em Bissau.

Questionado sobre a suspensão da ajuda dos parceiros internacionais ao Orçamento Geral do Estado,Fischer remeteu os jornalistas para os parceiros.

No início do mês, o FMI suspendeu o apoio a Bissau devido ao resgate público aos bancos guineenses em 2015, operação que viria a ser cancelada, e a inexistência de um orçamento aprovado para este ano.

FMI espera agora que o novo Governo tome as medidas necessárias para que possa retomar o financiamento dos seus projectos na Guiné-Bissau.

Voa com Conosaba/MO

CERIMÓNIA DE HOMENAGEM DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU AO HOSPITAL DE SÃO JOÃO DO PORTO



Decorreu na passada, Quarta-Feira, dia 29 de Junho de 2016, pelas 11:00H,  na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, uma Cerimónia de Homenagem ao Professor Doutor António Ferreira, médico e ex-director do Hospital de São João do Porto e da Senhora Enfermeira (aposentada) Joaquina Ribeiro e ao Hospital de São João do Porto.


A acto solene foi presidido pelo Senhor Encarregado de Negócios, Dr.Mbala Fernandes, que contou com a presença, Director do Hospital S.João do Porto, Dr. António Oliveira e Silva, Sub-Director da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Prof. Doutor Nuno Montenegro, do Senhor Cônsul Honorário da Guiné-Bissau, Dr. José Manuel Pavão, corpo docente e discente da Faculdade, e ainda elementos da comunidade guineense residente no Porto.

No seu discurso, o Dr. Mbala Fernandes, fez um breve historial de cooperação no domínio da saúde  entre a República da Guiné-Bissau e Portugal, com tónica na actual situação da saúde no País, enumerou as dificuldades e o papel do Estado, das ONG´s em particular da sociedade civil guineense no processo de reforma do sector de saúde  e por fim evocou os motivos para a referida homenagem, passo a citar:
“(…) uma homenagem justíssima pela forma como os distintos homenageados lidaram com a problemática da saúde, contribuíram quer no acolhimento, tratamento dos doentes evacuados, bem como no par e passo dos acordos de cooperação no âmbito da saúde ao Hospital de S.João do Porto.

Reconhecimento por parte do Estado Guineense do apoio na formação de médicos nas várias especialidades, no apoio às variadíssimas missões médicas à Guiné-Bissau.”

Em gesto de agradecimento o Director do Hospital de São João, louvou a iniciativa e encorajou a assistência presente, principalmente os mais novos, médicos e enfermeiros, a terem como exemplo os Homenageados, conclui “(…) A Guiné-Bissau pode contar sempre com  o Hospital na continuidade dos trabalhos de cooperação em prol do desenvolvimento do País e em particular do sector da saúde”.
Conosaba/MO

COMO EMBAIXADORA, CATARINA FURTADO APOIA MÃES NA GUINÉ-BISSAU


Catarina Furtado viajou até à Guiné-Bissau, como Embaixadora de Boa Vontade do UNFPA, uma organização que tem como objectivo o desenvolvimento da saúde reprodutiva de mulheres em todo o mundo.

E de facto, a apresentadora já tem motivos para sorrir, conforme partilhou nas redes sociais. “Os índices de mortalidade materna e infantil nas regiões de Bafatá, Gabu e Oio, zonas de intervenção do Projeto ‘Redução da mortalidade materna e neonatal’, acompanhado televisivamente pelos documentários ‘Dar Vida sem Morrer’ na @rtppt contribuíram com grande sucesso para que muitas menos mães tenham perdido a vida ao dar à luz e muitos mais bebés tenham sobrevivido ao parto, nestes 6 anos de intervenção!”, ressalva.

No entanto, Catarina não deixa de frisar que ainda faltam grandes desenvolvimentos nesta área: “Fruto da união de esforços da Cooperação Portuguesa e das equipas médicas locais, sob a gestão do UNFPA. Claro que ainda existem muitos desafios pela frente, mas acredito que a Guiné-Bissau está a caminhar para que os direitos humanos de todas as mulheres sejam reconhecidos, para que o acesso universal à saúde reprodutiva seja garantido e para que maternidade seja segura!”, termina.

Lusa/Conosaba/MO

MANUEL NASCIMENTO LOPES REAGE AS ACUSAÇÕES DO INUM EMBALÓ


Image result for imagens do rispito.comManuel Nascimento Lopes, o reeleito Presidente da Federação do Futebol da Guiné-Bissau, reagiu as acusações lançadas por um dos candidatos derrotado a liderança da FFGB anunciando  que a FIFA congelou fundos destinados à Federação de Futebol da Guiné-Bissau por má gestão do actual presidente. Adiantado ainda que já intentou uma impugnação da reeleição de Manuel Nascimento Lopes  no fórum judicial por alegadas irregularidades verificadas no pleito eleitoral.

Nisto, Manelinho afirma que até o momento ainda não foi notificado nem dado conta da existência de uma impugnação contra a sua reeleição.
Mas, com um ar visivelmente irritado, Nascimento Lopes garantiu erradicar o Inum Embalo da FFGB. Porque considera o Inum de um víro que deve ser combatido e banido no seio da Federação guineense, por isso, reafirma, que durante a sua presidência o mesmo nunca mais pisará os pisos da Federação.

Ainda defende que enquanto deputado da nação, merece respeito... Assim sendo, perante escandalosa falta de respeito e tentativa de denegrir a sua imagem, vai fazer de tudo para que o cidadão Inum Embaló seja detido.

Por fim, Manelinho tranquilizou a todos de que está de consciência tranquila mediante total negação das acusações contra a sua pessoa.

ANP TENTA REABRIR MAS AINDA CONTINUA TENSA E BLOQUEADA


A IV Sessão Ordenaria da VI Legislatura que abriu ontem quinta-feira dia 30 para debater e votar o Orçamento-geral da Assembleia Nacional Popular (ANP) foi encerrada na mesma hora e dia por falta de matéria a debater no Parlamento.

Ao presidir a sessão da abertura, Cipriano Cassamá Presidente da ANP afirmou que foram demasiadamente defensores de novas convicções pessoais e político-partidárias, ao ponto de relegar para plano secundário os seus mandatos parlamentares e as suas essências democráticas. “Nós mantemos reféns dos nossos próprios interesses, multipliquemos as possibilidades do nosso malogro e perdemos oportunidade política e provocamos des-economias.”

Na mesma linha, foi encerrada a sessão até quando se crie condições necessárias para o efeito. Alguns parlamentares consideram prioridade impreterível o agendamento do Programa do Governo de Baciro Djá e outros instrumentos de governação na ordem do dia dos parlamentares na próxima sessão extraordinária, a convocar.

O Presidente da ANP anunciou que recebeu ainda hoje o programa do Governo de Baciro Djá num envelope fechado.  

Em entrevista a imprensa à margem da sessão, o primeiro vice-presidente da ANP, Inácio Correia afirmou que o Programa do Governo que se apelidou de “tchapa tchapa" deu entrada na ANP de forma confidencial ao contrário do habitual do domínio público e imprensa. “Os programas normalmente são dos partidos políticos. E este programa não sei. Advém de que partido? Naturalmente, não é do PAIGC. Como sabem o programa do PAIGC é programa Terra Ranka. Se houver um outro! Não sei.” Disse Inácio Correia
Rispito.com/MO

MAIS UM MORTO EM BISSAU


Quecuto Camará de cerca de sessenta anos, foi encontrado morto na madrugada do dia 30, no antigo Talicó, em frente do mercado de Bandim, onde fazia o serviço de guarda noturno, após ter sido comido a refeição antes da alvorada do sol em preparação para o jejum.

De acordo com Gasimo Camará um dos familiares da vítima mortal, o malogrado trabalhava no local mais de dez anos e nos últimos tempos padecia de problemas de coração.

De acordo com Adja Fátima Fati, mulher que prestava caridade ao oferecer comida 
diariamente ao malogrado, já teria advertido a este para abdicar de praticar jejum por não ter boa saúde.

A PJ esteve no local, tomou conta da ocorrência. A cerimónia fúnebre será realizada na povoação de Ingoré, a sua terra Natal. 
Gloria eterna a sua alma!

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...