ANÚNCIO: CONCURSO PARA FORNECIMENTO DE VEÍCULOS

uniao-europeia


CONCURSO PUBLICO LOCAL
para FORNECIMENTO de 4 VEÍCULOS
O Instituto Marquês de Valle Flôr pretende adquirir 4 veículos no âmbito do projeto UE-ACTIVA:
Eixo 1: Governação Territorial [FED/2015/358-417], financiado pelo Fundo Europeu de
Desenvolvimento. O dossier de encargos pode ser Concurso para fornecimento de veiculos



«AUTOSSUFICIÊNCIA ALIMENTAR» MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DISTRIBUI SEMENTES AOS AGRICULTORES DE LESTE DA GUINÉ-BISSAU





Bissau, 24 Jul 15(ANG)- O Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural acaba de distribuir cerca de 700 mil toneladas de sementes de arroz, milho e feijão aos agricultores de Bafatá e Gabu, duas regiões do Leste da Guiné-Bissau.

A iniciativa, segundo o ministro da Agricultura e Desenvolvimento Rural, João Aníbal Pereira enquadra-se nas acçöes de apoio do governo aos agricultores visando a autossuficiência alimentar.

Nesse quadro, o executivo ainda disponibiliza aos agricultores tubos para melhoria da gestão da água nas bolanhas, e vai ainda dotar os serviços de Protecçäo Vegetal de produtos para o combate as pragas, estando já planificado a sua distribuição ao nível nacional.

Quanto ao sector pastorício o ministro garantiu que em breve se inicia a campanha de vacinação de 300 cabeças de gado e que mais tarde , com apoio do Reino de Marrocos, mais gados serão vacinados.

Os agricultores, na voz do Presidente da Associação nacional dos Agricultores (ANAG),Jaime Boles Gomes agradeceu a iniciativa do Governo.
“Estas ajudas vão permitir aos agricultores ter um suporte para os próximos anos”, disse Jaime Gomes.

Ainda nessa ocasião o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural através da Direcçäo-geral da Floresta e Caça procedeu ao lançamento da campanha de reflorestação de 80 aldeias das regiões de Bafatá e Gabu, sob o lema “Proteger as florestas esta nas suas mãos”. 

Prevê-se o repovoamento florestal daquelas tabancas com 65 mil plantas, numero que segundo Aníbal Pereira é inferior ao de árvores abatidos durante os últimos anos para exploração de madeiras. 

Leste, segundo o Director-geral das Floresta e Caça, Hipólito Djata é a zona mais afectada pela desflorestação, em consequência a mais seca do pais.

Hélder Vaz Lopes, anuncia retirada da liderança da Resistência da Guiné-Bissau (RGB-Movimento Bafatá),



O líder da Resistência da Guiné-Bissau (RGB-Movimento Bafatá), Hélder Vaz Lopes, anunciou esta segunda-feira, 27 de Julho, que vai se retirar da liderança da Resistência da Guiné-Bissau (RGB – Movimento Bafata), tendo acrescentado ainda que deixará o partido para os dirigentes que irão continuar com a caminhada dentro do quadro legal e da construção através do diálogo político. O político falava durante uma conferência de imprensa para abordar a atual situação política do país, numa altura também em que se comemora o vigésimo nono (29) aniversário da RGB.

Hélder Vaz Lopes defendeu no encontro com a imprensa que o seu partido é uma força com vontade “profunda e tremenda” para fazer deste país um país novo. Acrescentou ainda que “não há homem novo, se não no país novo e o país novo se constrói pelo homem novo”.

O político contou que o partido que dirige representava uma ameaça para interesses instalados na Guiné-Bissau, sobretudo para os que comem tudo e deixam o povo sem nada. Sublinhou neste particular que o partido representava igualmente ameaça para os que praticam a injustiça de uma forma institucionalizada.

“A Resistência da Guiné-Bissau representava ameaça para aqueles que tiraram a escola ao povo guineense, também para os que transformaram os jovens em jovens sem nada. Era uma ameaça para os que colocam os seus parentes em tratamento nos exteriores e colocam os guineenses a morrer nos hospitais como se fosse no matadouro sem qualidade”, assegurou.

O líder do Movimento Bafatá disse que a “governação dos quarenta anos acabou com os valores morais da sociedade guineense”.

Explicou por um lado que o governo chefiado por Domingos Simões Pereira é constituído com uma visão que não quer um governo tecnicamente e politicamente forte. Tendo exemplificado que “quem põe um ovo de galinha não pode gerar uma vaca e tem que gerar uma galinha”.

Afirmou por outro lado, que a carência de consistência técnica e política fazem com que a governação conduza o país para o actual momento político que se regista. Frisou que a “situação política que se regista no país se parece com a caixa de pandora que no fundo é uma caixa vazia, uma caixa de sonhos e de ilusões”.

“Não queremos na política guineense vendedores de bainha da cobra. Queremos gentes com visão, gentes com mais estratégia e que sejam capazes de criar um quadro lógico para o desenvolvimento sectorial e global deste país de uma forma coerente e sustentável. Hoje mais de que nunca vemos que a profissão de vendedor de sonhos é uma profissão de sucesso na Guiné-Bissau”, disse o político.


De referir que a RGB foi criada em 27 de Julho de 1986 em Lisboa (Portugal). A RGB ocupou a posição da segunda força política mais votada do país nas eleições gerais de 1999, nas quais obteve 29 deputados. No escrutínio de 1994, depois da abertura democrática, elegeu 21 deputados. Nas últimas eleições gerais de 2014, sob a liderança de Hélder Vaz Lopes, a RGB não conseguiu eleger nenhum deputado na Assembleia Nacional Popular. 

TRAFICANTES DE DROGA DETIDOS EM BISSAU



A Policia Judiciária guineense deteve três traficantes de droga dos quais, uma senhora da nacionalidade cabo-verdiana com quatro meses de gravidez, um guineense e um nigeriano com passaporte guineense no aeroporto internacional Osvaldo Vieira de Bissau, provenientes do Brasil.
A detenção aconteceu na madrugada do dia 26 de Julho quando o grupo narcótico foi interceptado pela Pj, na posse de algumas cápsulas de droga para a venda rede do mercado de drogas da capital Bissau.
Os detidos serão apresentados ao público amanhã 28 de Julho em Bissau, perante os olhos dos repórteres dos órgãos de comunicação social.  
Apesar de a PJ estar implacável no combate desse flagelo, ainda continua o tráfico de drogas no país.

Benfica de Bissau vence (2-1) e isola-se a uma jornada do final do campeonato

(Foto site oficial do Benfica de Bissau)

O Benfica de Bissau, que estava em igualdade pontual com o Sporting à entrada para a penúltima jornada do campeonato da 1.ª Divisão da Guiné-Bissau, isolou-se no comando da classificação, agora com dois pontos de vantagem sobre o Sporting, que não foi além de um empate (0-0) na deslocação ao reduto do Estrela Negra de Bissau, na ilha de Bubaque.

Na 26.ª e última jornada, agendada para o próximo fim de semana, o Benfica de Bissau recebe o Bula, campeão em título, enquanto o Sporting será o anfitrião do Balantas de Mansoa.

Emoções fortes, portanto, à solta na derradeira jornada da principal competição do futebol guineense.

Resultados da 25.ª jornada:

Bijagós-Benfica de Bissau, 1-2

Estrela Negra de Bissau-Sporting, 0-0

Bula-Bambadinca, 1-2

Balantas-Canchungo, 2-1

UDIB-Cuntum, 0-0

Bolama-Portos de Bissau, 1-3

São Domingos-Bafatá, 2-2


Classificação:

Benfica, 55 pontos
Sporting, 53
Bambadinca, 44
Bafatá, 42
Balantas, 39
Bula, 36
Canchungo, 36
São Domingos, 34
UDIB, 29
Portos, 27
Cuntum, 26
Bijagós, 22
Estrela Negra de Bissau, 21
Bolama, 16



Exigidas melhorias nos serviços das operadoras de telecomunicações móveis


Duas das empresas de telecomunicações móveis a operar na Guiné-Bissau, nomeadamente a MTN e a Orange, «têm de solucionar os problemas técnicos com que os seus serviços de telecomunicações se deparam até dia 15 de agosto», segundo o presidente do Conselho de Administração da Autoridade Reguladora Nacional (ARN), Djibril Mané.

Este ultimato foi transmitido durante um encontro entre dirigentes da ARN e as referidas operadoras de rede móvel.

Nas últimas semanas, a MTN e a Orange têm estado a funcionar de forma deficitária e, durante alguns períodos da noite, é quase impossível efetuar uma chamada.



É URGENTE SALVAR GUINÉ-TELECOM, GUINÉ-TEL REDE MÓVEL E APGB



O Governo do Domingos Simões Pereira após ter tomado posse encontrou um débito dos anteriores governos às instituições bancarias 07, 8 biliões de francos cfa para a execução do plano de reestruturação das empresas Guiné-Telecom e Guiné-Tel rede móvel, 12 meses de salários em atraso, equipamentos num estado de abandono por falta de funcionamento e excesso de trabalhadores na empresa.

GuinéTel e Guiné Telecom


Cerca de 50 trabalhadores das empresas GuinéTel e Guiné Telecom manifestam-se ontem em frente ao parlamento. Reivindicam os seus direitos e estão bastante descontentes pela forma como têm sido tratados pelos sucessivos governos. 

Acesso ao ensino superior em Portugal



COMUNICADO

Ref: Acesso e ingresso no ensino superior português

A Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal apresenta os seus melhores cumprimentos e aproveita informar que no âmbito do acesso e ingresso no ensino superior português através dos regimes especiais 2015, começou hoje, 27de Julho de 2015, o processo de candidaturas, a decorrer nas instalações da Embaixada da Guiné-Bissau, com a data do final prevista para 14/08/2015, sendo que os documentos exigidos no referido processo, são os seguintes:

Documento de identificação

Certificados de habilitação dos dois últimos anos de liceu devidamente autenticados, no caso do candidato(a) querer ficar com o original, deve apresentar a fotocópia autenticada.
Declaração de honra em como não possui a nacionalidade portuguesa, com a assinatura reconhecida no notário.
Boletim de candidatura que deve ser preenchido no acto da compra, onde o estudante pode ter o auxílio do técnico da instituição relativamente aos códigos dos cursos, devendo ainda solicitar o nº interno.

Obs:
Todos os documentos devem ser apresentados em três vias, uma original e duas cópias.
Os alunos que concluíram os últimos anos de liceu na Guiné-Bissau devem solicitar a equivalência dos seus certificados nas escolas das respetivas zonas de residência.
Aos alunos do ensino recorrente, profissionais, vocacionais e artísticos, é obrigatório efectuar o exame de português e de mais uma disciplina à escolha do aluno.
De relembrar que no passado ano lectivo, ingressaram-se quase 50 alunos guineenses no ensino português através do mesmo processo.
Para mais informação, contactar a embaixada da Guiné-Bissau, ou aceder ao site da Direção Geral de Ensino Superior (DGES), através do link: http//www.dges.mctes.pt/DGES/pt/Estudantes/Acesso/RegimesEspeciais/


Lisboa, 27 de Julho de 2015

CULTURA: Cacheu reedita conferência nacional



Dezoito anos depois, a Guiné-Bissau reeditou, na cidade de Cacheu, a Conferência Nacional da Cultura, sob o mote de «Cultura ao Serviço da Nação» e com o propósito de levar ao executivo liderado por Domingos Simões Pereira as recomendações dos artistas e académicos guineenses.

A conferência de três dias, que terminou este sábado, reclamou o primeiro museu do país, mais investimento nas artes, o reforço orçamental da Cultura e a introdução dos costumes guineenses nas escolas públicas.

Por seu turno, o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, que se dirigiu à conferência no ato de encerramento, respondeu que a cultura «tem que ser economicamente rentável e autossuficiente, o que significa que temos que nos preparar para consumir cultura», acrescentando que «não basta pedir» mais investimento e que o setor deve pensar na «indústria da cultura integrada na economia»
.

CRIME: Médicos cubanos esfaqueados em assalto




Dois médicos cubanos, foram esfaqueados com gravidade durante um assalto, na noite do passado fim de semana, na praça Che Guevara, no centro de Bissau. DC apurou junto de uma fonte policial que os cidadãos cubanos, um deles cirurgião e em fim de missão e com regresso a Cuba marcado para a próxima quarta-feira, tinham acabado de abandonar um dos bares onde estiveram com amigos, cubanos e guineenses.

Tomaram caminho, cortando a rotunda, quando foram surpreendidos na esquina do centro cultural franco-bissau guineense. Há pouco, DC falou com alguém do sexo feminino que, não de muito longe, presenciou o assalto. "Não houve gritos, nada. Havia luz na praça mas só vi vultos. Foi muito rápido. Nem sei se chegaram a levar alguma coisa", contou.

Um testemunho de resto corroborado por outra fonte, que estava no passeio de uma casa nocturna, do outro lado da pequena praça. "Os cubanos foram apanhados completamente desprevenidos" - afirma ao DC. "Esse é um caso raro, não só em Bissau como no País", diz convicto.

O caso está nas mãos da Polícia Judiciária, que continua a investigar, não tendo, até ao presente momento procedido a nunhuma detenção.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...