fORMAÇÃO: Aproveite fazer cursos gratuitos a distacia com certificados validos


Como estudar ? - Certificado        

"Aquele que não luta para ter o futuro que quer, deve aceitar o futuro que vier"

Cursos LIVRES e Gratuitos de qualificação e atualização profissional,com certificado de conclusão (*) válido para:

-Atividades ExtraCurriculares
-Progressão Funcional
-Enriquecer o seu currículo
-Entre outros.

Acesse agora mesmo;

www.primecursos.com.br/

Att
Bons estudos
Equipe Prime Cursos do Brasil


(*) O certificado não é gratuito, ver regulamento no site.

-------------------------------

Se desejar não receber mais e-mails como este, Cancele seu cadastro aqui

Se você não conseguir visualizar este e-mail, Clique Aqui e veja em seu navegador!

«GUINEENSES NA DIÁSPORA» DR. ALBAZINE ANSÚ EMBALÓ CONSIDERADO ESTE ANO 2014/2015 UM DOS MELHORES DOCENTES DA 'UNIVERSIDADE REI JUAN CARLOS'



Dr. Albazine Ansu Embalo, Natural de SonacoRegião de Gabú foi considerado este ano 2014/2015 um dos melhores Docentes da 'Universidade Rey Juan Carlos' em cooperação Internacional com um Titulo de Reconhecimento. 



«BIODIVERSIDADE - GUINÉ-BISSAU» SECRETÁRIO DE ESTADO DO TURISMO PEDE APOSTA NO SECTOR



O Secretário de Estado do Turismo disse que as novas autoridades devem apostar na promoção da biodiversidade para fazer com o que mundo apoie a sua preservação.

Vicente Fernandes que falava hoje em entrevista à ANG, disse estar convencido de que sendo a biodiversidade escolhido como "Pivot" para a Mesa Redonda de Bruxelas, poderá convencer a comunidade internacional sobre a necessidade de apoiar financeiramente o pais no quadro global das acções que tem sido levado a cabo por algumas instituições e parceiros.

O governante disse que a biodiversidade não pode ser vista somente no plano de defesa e protecção, mas que também deve ser valorizada em termos comerciais para que, em conexão com o próprio turismo e a par dos apoios que podem vir da comunidade internacional, possam constituir um elemento de arrecadação de receitas para o Estado.

"Temos diversos turismos, dentre os quais, o cientifico, cultural, étnico, e um dos cardápios da Guiné-Bissau e o Ecoturismo", explicou.

Acrescentou que quando se fazem os polos turísticos com base no Ecoturismo as populações locais insiram e potenciam as actividades económicas, e de certa forma protegem as riquezas dos animais e espécies raras que todos querem ver, tais como os chimpanzés, tartarugas, hipopótamos, aves migratórias, entre outros.

O Secretário de Estado do Turismo frisou que, neste contexto, as populações locais podem ter iniciativas privadas com o objectivo de apoiar as de grande envergadura como Hotéis, Pousadas, Instâncias instaladas nos mesmos locais.

Informou que o Ecoturismo no quadro da protecção da biodiversidade poderá trazer uma mais-valia económica para o pais tal como outros recursos naturais.

Abordado sobre o facto de a Guiné-Bissau ter enormes potencialidades turísticas mas que não estão a ser exploradas, Vicente Fernandes disse que estão dentro dos esforços do governo.

"Esse executivo tem dado tónica essencial à assuntos de desenvolvimento económico que passa pela exploração de certos recursos naturais entre os quais as o sector do turismo, a maior industria financeira do mundo".

«CARIDADE» PR OFERECE NOVE MILHÕES DE FRANCOS CFA AO HOSPITAL DE CUMURA - GUINÉ-BISSAU



No dia 23 Fev 15  O Presidente da República, prometeu desbloquear nove milhões de francos CFA para apoiar o hospital de Cumura que enfrenta actualmente dificuldades de varia ordem.

José Mário Vaz fez este anúncio à margem do almoço oferecido este fim-de-semana aos doentes internados no hospital de Cumura pelo Gabinete da primeira-dama.

O chefe de Estado acrescentou ainda que durante o seu mandato vai disponibilizar 1.5 milhão de francos Cfa mensalmente àquela instituição sanitária. 

Segundo José Mário Vaz, esse apoio financeiro vai ser entregue através do Gabinete da primeira-dama ao Bispo auxiliar, Dom José Lampra Cá.

Os doentes merecem mais atenção para que possam voltar ao estado normal”, reconheceu o Presidente de república.

Sporting de Bissau venceu por 2-0 a formação dos Lagartos de Bambadinca.


O Sporting de Bissau reforçou a posição de líder da I Divisão de futebol guineense na quarta jornada, realizada durante o fim de semana, e o Benfica de Bissau subiu para o segundo lugar.
Futebol
A equipa ‘leonina’ venceu por 2-0 a formação dos Lagartos de Bambadinca, clube do interior do país que estava na segunda posição e que assim perdeu três lugares na classificação, deixando o líder a cinco pontos de distância.

O principal beneficiado foi o Benfica de Bissau, que recebeu e venceu o Canchungo por 3-1 e conseguiu subir ao segundo lugar, com os mesmos pontos do Sporting de Bafatá, que foi a Mansoa vencer a equipa local com um golo sem resposta.
No duelo entre as duas equipas insulares que estavam no fundo da tabela, sem pontos, o Bubaque levou a melhor sobre o Bolama e venceu por 2-0.
Entre os sete jogos da jornada houve apenas um empate, 1-1 entre o Bula (campeão em título) e o Portos de Bissau, e está ainda em destaque a vitória expressiva da UDIB sobre o São Domingos por 3-0.
A jornada fecha hoje com o confronto entre Estrela Negra de Bissau e Cuntum, marcado para as 16h00 (mesma hora em Lisboa), no Estádio Lino Correia, na capital guineense.
Resultados da quarta jornada:
Bubaque - Bolama, 2-0.
UDIB - São Domingos, 3-0.
Balantas de Mansoa - Sporting de Bafatá, 0-1.
Bula - Portos de Bissau, 1-1.
Benfica - Canchungo, 3-1.
Sporting de Bissau - Lagartos de Bambadinca, 2-0.

PLAN INTERNACIONAL LANÇA DIÁLOGO NACIONAL PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS ÀS CRIANÇAS DA GUINÉ-BISSAU


image

A Plan Internacional da Guiné-Bissau e parceiros lançam Diálogo Nacional para prestação de contas às crianças do país, refere a organização em comunicado.
O encontro junta Governo guineense, o Fórum Africano de Políticas para as crianças, Plan Internacional Guiné-Bissau e CODEDIC (coligação das organizações defensoras dos direitos das crianças).
O fórum que decorre nos próximos dias 26 e 27 de fevereiro visa não só promover a maior prestação de contas às crianças a nível nacional e sub-regional como também contribuir para a melhoria e performance do governo em relação ao cumprimento das suas obrigações de implementar todos os direitos da criança estipulados na constituição e nas leis regionais e internacionais referentes a direitos das crianças e assegurar maior prestação de constas às crianças.
Neste sentido, a Plan pretende que o encontro de diálogo nacional aborde políticas, programas e reforços de implementação ligados às crianças na Guiné-Bissau, assinala uma nota da organização na posse de O Democrata.
A iniciativa, segundo a Plan Guiné-Bissau, serve como uma plataforma para proporcionar discussões aprofundadas em várias questões relacionadas com a situação do bem-estar das crianças e menores lacunas que ainda persistem.
As várias leis, políticas e programas disponíveis para realizar os direitos das crianças, dificuldades na implementação dessas políticas e programas, mecanismos de monitoria, obstáculos à sua coordenação e o aumento de prestação de contas estão na agenda de discussões que o fórum quer debater.
O encontro vai juntar assim em Bissau, decisores políticos dos setores governamentais e não governamentais, incluindo responsáveis pelos assuntos das crianças, ONG’s nacionais e internacionais, Agencia das Nações Unidas, Organizações da Sociedade Civil e a coligação de organizações defensoras dos direitos das crianças, refere o documento.

FISCAP DESMANTELA ACAMPAMENTO DE “PESCA ILEGAL” NA ILHA DE DABANCORE


image

O Serviço Nacional de Fiscalização de Actividades de Pesca (FISCAP), levou a cabo uma operação de desmantelamento de “pesca ilegal” este Domingo, 22 de Fevereiro, na Ilha de Dabancore, Sector de Cacine, região de Tombali, sul da Guiné-Bissau.
Esta comunidade piscatória que ali há mais de 20 anos conta com uma população de mais de duas mil pessoas, praticando, segundo as autoridades, “actividades de pesca ilegal”.
Em declarações a PNN, Pedro Gomes, director técnico do FISCAP, garantiu a continuidade destes trabalhos de desmantelamento em locais desta natureza em todo território nacional, conforme as orientações do Governo neste sentido.
Na missão tomaram parte as autoridades regionais do Sector de Cacine, técnicos do Ministério da Saúde, do Instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas da Guiné-Bissau (IBAP), assim como vários técnicos da Secretaria das Pescas.
Falando à PNN, Joãozinho Mané, que esteve no acto em representação do IBAP, repudiou a presença desta comunidade piscatória em Dabancore, classificando as suas acções como devastadoras, graves e uma ameaça à ecologia naquela zona próxima do Parque da Lagoa de Cufada.
De referir que, antes da aplicação da medida que culminou com incêndio e destruição do acampamento, os pescadores assinaram, através do seus representantes, dois termos de engajamento com o Governo em que se comprometiam a abandonar o local até 31 de Dezembro do ano passado, o que não aconteceu.
Fonte: PNN

TRABALHADORES SUSPENSOS DA APGB E CMB PEDEM REINTEGRAÇÃO


image

Cerca de 323 funcionários suspensos da Administração Portuária da Guiné-Bissau (APGB) e da Câmara Municipal de Bissau (CMB), promoveram esta segunda-feira, 23 de Fevereiro, uma marcha conjunta para reclamar do governo a sua reintegração nas instituições acima referidas. A marcha que decorreu sob o lema “os direitos da cidadania devem sobrepor aos direitos políticos e partidários”, teve início no Parlamento, passou pelo Ministério da Função Pública e terminou a frente do Palácio da República.
Em declaração à imprensa, presidente da Comissão Conjunta dos funcionários da APGB e Câmara Municipal de Bissau, Edgar Gomes disse que a decisão de despedimento de 323 funcionários naquelas duas instituições foi “injusta e partidária”. Sustentou que a marcha visa informar a opinião pública nacional e internacional sobre a real situação dos funcionários despedidos.
Edgar Gomes explicou ainda que o governo justificou a falta de condições financeiras, ou seja, a restruturação na APGB e CMB como uma das razões da suspensão dos funcionários. Segundo Edgar, a justificação das autoridades não corresponde a verdade na medida em que as duas instituições acabaram por contratar novamente pessoas para ocupar lugares dos funcionários suspensos.
“É um paradoxo se os funcionários foram suspensos devido a falta de meios financeiros, o porquê de contratar outras pessoas para ocupar os mesmos lugares? Somos guineenses e temos mesmos bilhetes de identidade a semelhança dos próprios dirigentes, portanto não nos devem descriminar e nem partidarizar as instituições públicas”, afirmou jovem Edgar.
O presidente da Comissão Negocial da Assembleia Nacional Popular, Lassana Fati disse à imprensa ter tomada a nota sobre as preocupações dos funcionários. Revelou que está em curso negociação com a Câmara Municipal com vista a encontrar uma solução sobre o problema de suspensão dos funcionários, e apelou aos manifestantes a manterem a calma e ponderação.
De referir que os marchantes conseguiram, através de um alto funcionário da Presidência da República, agendar um encontro com o Chefe de Estado guineense, José Mário Vaz, para dia 24 de Fevereiro (terça-feira).

Ministro dos Negócios Estrangeiros em Angola para reforço da cooperação

legenda
Mário Lopes da Rosa, ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, inicia esta segunda-feira, em Luanda, uma visita oficial de três dias para reforçar a cooperação entre os dois países. 

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Angola dá conta que Mário Lopes da Rosa será recebido, em audiência, pelo chefe da diplomacia angolana Georges Chikoti.

Na agenda do ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau constam ainda encontros de trabalho com outros membros do governo da República de Angola.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...