DIRIGENTES DO MOVIMENTO DOS QUADROS TÉCNICOS DO PAIGC E FIEL AOS QUINZE DEPUTADOS OUVIDOS NO MINISTÉRIO PUBLICO


Os dirigentes do Movimento dos Quadros Técnicos do PAIGC fiel aos quinze deputados foi ouvido na passada segunda-feira em Bissau, no Ministério Público sobre as recentes acusações de um processo-crime contra Domingos Simões Pereira (DSP), presidente dos libertadores.
Bamba Banjai, presidente dessa organização, disse esperar que a "justiça seja feita e Domingos Simões Pereira seja conduzido à vara de justiça e colocado na prisão". 
Badjai disse não ter dúvidas que DSP está envolvido em todas as denúncias feitas pelo movimento e entregue ao Ministério Publico. Daí, aponta que, o lugar do Simões Pereira é na prisão para cumprir a pena.
De referir que, Domingos Simões Pereira, líder do PAIGC se encontra de momento em Cabo-Verde, onde participa no congresso do PAICV, a convite desse partido. 

Notabanca/MO

NOTA À IMPRENSA



TRABALHADORES DA RDN EM GREVE DE QUATRO DIAS PARA EXIGIR A RESTITUIÇÃO DOS SUBSÍDIOS



Os trabalhadores da Radio Difusão Nacional iniciaram nesta terça-feira e durante quatro dias, em Bissau, uma greve contra a decisão do ministro das Finanças que suspende os subsídios dos funcionários desse órgão estatal, sem nenhuma explicação.
O porta-voz do sindicato de base da RDN, Emersom Gomes Correia, garante que a greve só será levantada com a reposição dos subsídios aos trabalhadores.
“Condição mínima para o levantamento da greve é pagamento Imediato e integral desse complemento salarial”, advertiu o sindicalista.

Gomes Correia disse que, as emissões da RDP-África e RFI não foram paralisadas, por uma questão de “ponderação”. Mas adianta que a medida que persiste as reivindicações, poderão ser paralisadas.
Recordamos que a bem pouco tempo, os trabalhadores da RDN saíram a rua, em frente do edifício da radio manifestaram contra a medida com slogan: “Basta ministro odioso! Abaixo o ministro de finanças! RDN está ao serviço de povo e não de grupos. STOP manipulação!”.
Informações da última da hora dão conta que, os dirigentes do sindicato e o patronato encontram-se reunidos para levantar a greve.
A ver vamos!


Notabanca/MO

TRÁFICO DE DROGA VOLTA A RIBALTA NA GUINÉ-BISSAU


Várias instâncias nacionais e internacionais têm vindo a público denunciar o recrudescer do narcotráfico na Guiné-Bissau, tendo sido agora a vez do director da Interpol avisar sobre os perigos que pairam sobre o país, designadamente sobre as ilhas dos Bijagós.
De acordo com Martinho Camará, director da agência da Interpol na Guiné-Bissau, há sérios riscos de uma das ilhas dos Bijagós passar a ser controlada pelos narcotraficantes para a instalação de bases de retaguarda para acções criminosas, aproveitando-se da vulnerabilidade do país em termos de meios de controlo.
O director da agência da Interpol na Guiné-Bissau disse ainda que de há uns tempos a esta parte tem sido visível sobretudo em Bissau a presença de viaturas de alta cilindrada de origem duvidosa, sendo que algumas dessas viaturas foram roubadas noutros países. Daí que na óptica de Martinho Camará é necessário o reforço da cooperação entre as várias forças policiais nacionais e estrangeiras para enfrentar o tráfico de droga e a criminalidade organizada na Guiné-Bissau, um problema recorrentemente denunciado há vários anos em relatórios de diversas entidades, designadamente da ONU. 

Notabanca/MO

UNICEF DOA AO MINISTÉRIO DA SAÚDE UMA VIATURA E OITENTA E CINCO MOTORIZADAS PARA O COMBATE AS DOENÇAS NO PAÍS




Uma viatura marca “Toyota” e oitenta e cinco motorizadas de marca “Yamaha” são materiais doados ontem, 21 de fevereiro em Bissau, pela UNICEF ao Ministério de Saúde.

Os valores destes materiais são orçados, cerca de cento e dez milhões de francos Cfa.

No acto da entrega, Christine Jaulmes, representante do UNICEF na Guiné-Bissau disse que os materiais vão colmatar algumas das dificuldades do Governo no sector sanitário, com destaque à combate ao paludismo, tuberculose, diarreias e outras enfermidades.

O ministro de Saúde, Carlitos Barai elogiou mais uma vez a oferta da UNICEF para a melhoria do sistema sanitário no país.

De Igual modo, ontem dia 20, Agenciar de Timor-Leste na Guiné-Bissau ofertou ao Ministério da Saúde Publica duas ambulância para o transporte dos doentes.

Conosaba/Notabanca/MO

PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS RETALHISTAS ACUSA AGENTES DE ALFANDEGAS NO DESVIO DE CONTENTORES DE TRINTA TONELADAS






Dois contentores de produtos, contendo trinta toneladas foram esvaziados pelos agentes dos serviços das Alfândegas, alegadamente por existir um despacho viciado.

O acto ocorreu na semana passada, nos arredores do Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira, envolvendo três elementos da Guarda-fiscal sob comando de Fernando Cá e os produtos desapareceram. 


A prática foi denunciada ontem terça-feira em Bissau, durante a conferência de imprensa realizada pelo presidente da Associação dos Retalhistas dos Mercados da Guiné-Bissau, Aliu Seide.


De acordo com Aliu Candé os agentes em causa foram suspensos pelos seus responsáveis máximo perante o ministro do Estado e do Interior.



“Os agentes foram ao aeroporto de Bissau não encontraram os proprietários dos camiões carregados de contentores, violaram os contentores, transferiram os produtos num “ Canter” e levaram-os para Safim, sem conhecimentos dos seus próprios responsáveis. Que tipo de pais é este!?”, Questionou Aliu Seide.


Seide ameaça disparar os preços dos produtos da primeira necessidade no mercado nacional, caso haja qualquer aumento por parte do Governo, na sequência do acordo firmado com Associação de “lugateres”, em pagar as taxas de sete milhões de francas cfa de despacho.

Conosaba/Notabanca/MO


“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...