Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
Primeiro-ministro promete terminar mandato
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Domingos Simões Pereira, prometeu, esta segunda-feira terminar o mandato, pedindo «paz e tranquilidade» para promover o «verdadeiro desenvolvimento».
À margem de uma reunião com chefes tradicionais, o primeiro-ministro, explicou à Imprensa que não tem qualquer diferendo com o presidente, José Mário Vaz.
«Sinceramente, não sei o que se passa. Eu não tenho nada com ninguém, mas estou disposto a dialogar para fazer o país sair do impasse em que se encontra», explicou o chefe do governo.
«Deem-me a paz e a tranquilidade e eu dou-vos o verdadeiro desenvolvimento», pediu ainda aos chefes tradicionais, que, no entanto, reafirmaram que vão manter-se neutrais e à margem do clima de tensão política.
ANÚNCIO: Concurso Público Local/Caracter de Urgência
TORNA-SE PUBLICO O ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO LOCAL
N°: 03/CMB/2015
Objeto do concurso: Concurso Público Local/Caracter de Urgência
Nome do Projecto: Gestão do Snack-Bar da praça Mártires de Pindjiguiti (3 de Agosto) em Bissau.
Estando em vista a realização da inauguração da Praça dos Mártires de Pindjiguiti, a Direção da Câmara Municipal de Bissau, vem através deste anúncio, convidar a todas as empresas ou individualidades interessadas e vocacionadas para a Gestão de um negócio na área da Restauração, para se apresentarem e candidatarem-se num concurso de Gestão/Exploração do acima referido espaço de serviço público, localizado na referida Praça.
Os termos de referência para o referido concurso estão disponíveis junto à Direção Financeira da Câmara Municipal de Bissau.
Assim os interessados deverão apresentar a sua proposta de candidatura durante os 20 dias após a data de leitura deste anúncio (29.07.2015), ou seja, até às 16h00 do próximo dia 17.08.2015, num envelope fechado não identificado.
Todos os candidatos, estão convidados a assistir ao ato de abertura dos envelopes que acontecerá nas 24h seguintes ao techo da receção das candidaturas no salão de reunião da CMB.
O Presidente Adriano Gomes Ferreira
MISSÃO DO BANCO MUNDIAL ANALISA REFORÇO DE PARCERIAS COM O GOVERNO GUINEENSE
Uma missão do Banco Mundial (BM) está a partir de ontem na Guiné-Bissau para analisar com o Governo a possibilidade de reforço das parcerias para desenvolvimento dos projetos no país, anunciou a diretora de operações do BM, Louise Cord.
“As parcerias foram constituídas no último ano e queremos ver em que áreas podemos reforçar e trabalhar em conjunto”, referiu Lousie Cord, após um encontro inicial com o ministro das Finanças, Geraldo Martins, no Palácio do Governo.
Outro dos objetivos prende-se com “o seguimento” das ações após a mesa redonda de doadores realizada a 25 de março e em que a comunidade internacional anunciou intenções de apoio da ordem dos mil milhões de euros.
“Queremos compreender o futuro e as próximas etapas”, em conjunto com o Executivo, referiu a diretora do BM.
Louise Cord tem ainda encontros marcados para hoje com os ministros do Desenvolvimento Rural e Agricultura, da Energia e com o secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações da Guiné-Bissau.
Fonte: LUSA
PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA DESCONVOCOU A REUNIÃO DO CONSELHO DE ESTADO
A reunião do Conselho de Estado que foi interrompida na sexta-feira passada quando José Mário Vaz, foi convidado a reunir-se com os chefes de Estado do Senegal, Macky Sall, e da Guiné-Conacri, Alpha Condé, já está desconvocada.
Uma reunião que embora não significa impulsionadora de inverter algo que o chefe de estado queira ou não fazer, mas esperada com espetativa do senhor presidente completar as vias legais para um rápido discurso a nação. Porque o povo se encontra apreensivo perante tão ventilada queda ou não do governo, com a crise politica levantada pela falta de boa coabitação entre os órgãos da soberania.
É de sublinhar que, o primeiro-ministro e o presidente do Parlamento da Guiné-Bissau foram no aeroporto da capital a aguardar a chegada ao país do Presidente da republica, José Mário Vaz, que depois de chegar não cumprimentou tanto Domingos Simões Pereira nem Cipriano Cassamá.
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA AGRADECE A POPULAÇÃO
A Presidência da República agradece a população de Bissau pela calorosa receção que ofereceu ontem ao Presi-JOMAV, no seu regresso de Dakar, onde se encontrava a convite dos seus homólogos do Senegal e da Guiné-Conacri.
No comunicado presidencial à imprensa a que Rispito.com teve acesso, afirma que o Presidente da República enaltece o gesto segundo disse lhe transmite o conforto necessário, para continuar com todo o discernimento que o momento exige, o trabalho destinado a corresponder às legítimas expectativas do povo, que lhe confiou a missão de dirigir o destino do país.
O comunicado do Gabinete do Conselheiro Porta-voz da Presidência da República com a data de hoje 10 de agosto, considera o acolhimento, de inédito desde o advento da democracia multipartidária do país, é uma inequívoca manifestação de apoio e solidariedade de todas as camadas sociais que desfilaram desde o aeroporto Internacional Osvaldo Vieira ao Palácio da República, gritando vivas e mensagens de solidariedade ao Chefe de Estado guineense.
Convém sublinhar que a crise politica vigente no país, paralisou parcialmente a função publica guineense que está a funcionar a meio gás.
REDE DE JOVENS PEDE PONDERAÇÃO NA BUSCA DE SOLUÇÃO PARA A CRISE POLÍTICA
O Coletivo das Redes das Associações Juvenis da Guiné-Bissau, apelou ontem segunda-feira, 10 de Agosto, os titulares dos órgãos de soberania uma “maior ponderação e alto sentido de Estado na busca de melhores soluções para a crise política vigente no país, no sentido de salvaguardar os interesses supremos da Nação”.
O apelo das organizações juvenis, nomeadamente Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ), Conselho Nacional da Juventude (CNJ), Fórum Nacional da Juventude e População (FNJP), Confederação das Associações Estudantis da Guiné-Bissau (CONAEGUIB) e a Comunidade Nacional da Juventude Islâmica (CNJI), foi manifestado num comunicado conjunto de oito pontos, lido pelo porta-voz do coletivo, Silvino Mendonça, durante uma conferência de imprensa que decorreu na sede da Rede Nacional das Associações Juvenis (RENAJ).
No mesmo comunicado, os jovens acreditam que ainda existem possibilidades de coabitação pacífica entre os titulares dos órgãos de soberania. Os jovens exortaram por outro lado, na nota à imprensa, os titulares de órgãos de soberania, designadamente o Presidente da República, o Presidente da Assembleia Nacional Popular e o Primeiro-Ministro, que a juventude espera muito deles, pelo que não está disposta a ver, mais uma vez, adiado o seu futuro.
“O coletivo reitera ainda a confiança aos titulares dos órgãos da soberania e espera que as legítimas espectativas do povo não sejam defraudadas. Pedimos a comunidade internacional para manter a confiança e os compromissos assumidos para com o povo guineense”, lê-se no comunicado.
O coletivo apelou neste particular os jovens a maior serenidade, a contenção e que se abstenham de qualquer ato que possa agudizar ainda mais a situação prevalecente. O colectivo manifestou no comunicado a sua total disponibilidade em trabalhar na busca de soluções mais adequadas com vista a ultrapassar a atual crise política vigente no país.
JORNADA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE A PROBLEMÁTICA DO AMBIENTE
A Secretaria de Estado do Ambiente e do Desenvolvimento Durável, através do projeto de Reforço da Capacidade de Engajamento Civil e Político na Gestão dos Recursos Naturais, deu início hoje na plenária do parlamento guineense, o pontapé da jornada de sensibilização sobre a problemática do ambiente.
De acordo com o Diretor-geral do Desenvolvimento Durável, a formação destinada aos parlamentares inseriu-se no conceito da “Gestão Durável dos Recursos Naturais, Mudanças Climáticas, Biodiversidade e outros assuntos ligados ao sector do ambiente.
Alziro Adriano da Silva, sublinhou que na primeira face do projeto, a jornada vai ser extensiva para os membros do Gabinete do Primeiro-ministro e técnicos da Secretaria de Estado do Ambiente e Desenvolvimento Durável.
A jornada terá a duração de duas semanas e é financiada pelo PNUD.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...