PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU QUER JUSTIÇA NO CASO DO SECRETÁRIO DE ESTADO DAS COMUNIDADES ACUSADO DE FALSIFICAÇÃO DE PASSAPORTES



Domingos Simões Pereira

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes foi detido na quinta-feira e solto no sábado sem decisão judicial.
O primeiro-ministro da Guiné-Bissau Domingos Simões Pereira lamentou a situação que envolve o secretário de Estado das Comunidades, Idelfrides Manuel Gomes Fernandes, detido na passada Quinta-feira, 4, e libertado no sábado, 6, mas sem qualquer decisão judicial.
Sem entrar em detalhes, Simões Pereira disse que não podia ficar indiferente ao caso em que está envolvido um membro do seu Governo, mas reiterou “confiar e esperar que a justiça seja feita”.
Até agora desconhece-se a base da libertação do secretário de Estado das Comunidades, que se encontrava na sede da Polícia Judiciária em Bissau, mas a VOA sabe que tem havido muitas pressões por gente bem colocado do seu partido, o PAICG, no poder, para a sua libertação por considerar que ele padece de graves problemas respiratórios.
Aguarda-se a qualquer momento uma reacção das autoridades policiais e judicais.

PM lamenta a situação espera que a justiça seja feita não pode ficar indiferente a um colega do governo.

Em determinados círculos, nomeadamente observadores e fontes do poder judicial, estranham a soltura do Governo e temem que a impunidade continue a marcar pontos no país, depois de restabelecida a ordem constitucional há mais de um ano

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é acusado pelas autoridades policiais e judiciais de alegada venda ilegal de passaportes diplomáticos e de serviços.
Recorde-se que meses atrás, muitos cidadãos estrangeiros foram apanhados com passaportes diplomáticos e de serviço, com a assinatura de Gomes Fernandes, em vez da do ministro titular dos Negócios Estrangeiros, como impõe a lei.

Idelfrides Manuel Gomes Fernandes é secretário de Estado das Comunidades desde o Governo de Transição, saído do golpe de Estado de 12 de Abril de 2012. Entretanto, ele tinha ocupado o mesmo cargo no Governo de Carlos Gomes Júnior. 

http://www.voaportugues.com/content/pm-da-guine-bissau-confia-na-justica-no-caso-do-secretario-de-estado-das-comunidades-acusado-de-falsificacao-de-passaportes/2811862.html

DOMINGOS SIMÕES PEREIRA NA CONFERENCIA DE ROMA


A convite da FAO, o Primeiro-Ministro, Simões Pereira, participou em Roma, em sua 39ª Sessão da Conferência, que vai decorrer de 6 a 13 de junho e elegeu o Professor José Graziano da Silva, como novo Diretor-geral. Sendo de salientar, que a proposta do nome do recém empossado, eleito por maioria, com 177 votos num universo de 198 países, fora proposta pelo Chefe do Governo, quando era secretário executivo da CPLP.
Segundo o Conselheiro António Queba Banjai participante à Conferencia, a sessão de abertura contou com a presença dos Chefes de Estado da Itália, Chile e Mali e dos Chefes de Governo da Guiné-Bissau, Fiji, Saint Vicente e Granadine. Nesse encontro a figura de Domingos Simões Pereira foi destacada e convidada para o painel dos Países Insulares em desenvolvimento.
Em seu discurso improvisado e em Inglês, diz Banjai, Simões Pereira deixou um sentimento de confirmação “da pessoa certa para o lugar certo”. No fim, houve uma sessão de felicitações e reconhecimento aos países que cumpriram com as metas do desenvolvimento no combate à fome e à pobreza extrema.
Inácio Lula da Silva, personalidade reconhecida mundialmente, ao falar da experiência brasileira desencadeada através do programa “Fome Zero”, lançou grandes lições e desafios aos Países Membros da FAO, enfatizando que para combater a fome a nível mundial, deve-se ter a capacidade de “repartir o pão. É o primeiro passo para construir a paz.”
No dia 7, o Diretor Geral da FAO, recebeu em audiência o Primeiro-ministro, que esteve acompanhado do Ministro da Agricultura, que em sua opinião: “Foi um excelente encontro em que passamos em revista os vários programas de cooperação e que são do nosso particular interesse.”
À margem da Conferência, no dia 5, no hotel Dei Congressi, houve uma reunião entre o Governo e as empresas Skyline e Destaca Talento. A primeira, sugeriu a assinatura de um Memorado de Entendimento, a rubricar em Bissau, entre os dias 12 e 16 de junho de 2015, por ambas as partes. E, a segunda disponibilizou-se a implementar no nosso país, um projeto, na área da agricultura, em especial da cultura da batata, alho, cebola e horticultura.
Bissau, 8 de junho de 2015

Os Conselheiros
António Queba Banjai
Carlos Vaz


"VÃO E TRAGAM A TAÇA", DIZ O CANTOR GUINEENSE 'PATCHE DI RIMA' QUE VISITOU ONTEM A NOSSA SELECÇÃO NACIONAL DE FUTEBOL NO HOTEL EM LISBOA E CANTOU UMA CANÇÃO PARA ELES



Selecção Nacional realizou treinos no Estádio Universitário de Lisboa, com vista ao jogo frente a Zâmbia no próximo sábado, 13, jogo da fase de grupos para a Taça de África das Nações a disputar em 2017 no Gabão.



«Á SOMBRA DA BANANEIRA» PRESIDENTE DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU DIZ QUE NO PAÍS SE TRABALHA POUCO



O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou hoje que se "trabalha pouco" no país, sobretudo ao nível da Função Pública, onde diz que os funcionários "entram em debandada geral" a partir das 13 horas.
"O país trabalha pouco, sobretudo os funcionários públicos, a partir das 13 horas é quase uma debandada geral nesse setor. Os responsáveis continuam impotentes face a esta situação", observou José Mário Vaz no seu discurso como convidado de honra para a posse dos órgãos eleitos da Câmara do Comércio.
A nova direção da Câmara do Comércio, liderada pelo empresário Braima Camará, conselheiro especial de José Mário Vaz, tomou posse hoje numa cerimónia presenciada por diversas personalidades políticas e sociais da Guiné-Bissau e por diplomatas estrangeiros.
Quanto ao nível de produtividade no país, o Presidente guineense instou os cidadãos a meterem "a mão na lama" (expressão que no país quer dizer trabalho árduo) para mudar o cenário e criar riqueza.
José Mário Vaz disse também ser incontornável o papel do setor privado na criação do emprego, pelo que deve merecer a atenção por parte do poder público.
noticiasaominuto

«RECORDAR É VIVER» DJURTUS: SELECÇÃO DA GUINÉ-BISSAU - 1985 (NA NANGA DEEF) SENEGAL



De Esq para direita " de pé"
Bula, Sabino, Júlio Carbon, Mapa Nbancu, João Carlos, Quinzinho, Ussumane Sala, Matchon, Pier.
"Em Baixo"
Blata, Kecoi Queta, Pedro Una, Bibiano, Futre Tchalino, Ciro e Saliu de Mansoa!! — com Kekoi, Sabino FAARP, Pedro Una UDIB, Mapa Sporting, João Carlos UDIB, Quinzinho UDIB, Yanick Niro Dupret Miranda, Ciro José, Ussumane Sala e Mamaçalho.

«CÂMARA DO COMÉRCIO, INDUSTRIA, AGRICULTURA E SERVIÇOS DA GUINÉ-BISSAU» A NOVA DIRECÇÃO LIDERADA PELO EMPRESÁRIO BRAIMA CAMARÁ, TOMOU POSSE ONTEM


A nova direção da Câmara do Comércio, liderada pelo empresário Braima Camará, conselheiro especial de José Mário Vaz, tomou posse hoje numa cerimónia presenciada por diversas personalidades políticas e sociais da Guiné-Bissau e por diplomatas estrangeiros.

Apreendidos 150 sacos de castanha de caju. E as camionetas ??


Inspecção-geral de Comércio apreende 150 sacos de castanha de caju


A Inspecção-geral de Comércio apreendeu este fim-de-semana 150 sacos de castanha de caju, 14 bicicletas e 12 carroças, na zona fronteiriça entre Guiné-Bissau e Senegal.

A revelação foi feita pelo ministro do Comércio, António Serifo Embalo em declarações à imprensa.

Serifo Embaló disse que foi um trabalho árduo feito pelas equipas de guarda nacional, fiscais do comércio e a população.

Serifo Embaló disse estar satisfeito com as apreensões, e afirmou que irão prosseguir pelo que todos devem colaborar para se combater a fuga ao fisco.

O Ministério do Comércio tem se empenhado este ano no combate a venda ilegal da castanha de caju nos países vizinhos.

Dados do relatório das actividades relacionadas a campanha de comercialização da castanha de 2014 revelam que foram apreendidas nesse ano 237 toneladas de castanha de caju.


(in: ANG / titulo do editor)

Fórum internacional em Macau produz 120 acordos

O Fórum Internacional sobre Investimento 6 Infra-Estruturas e Construção terminou com a assinatura de cerca de 120 acordos para projectos envolvendo US $ 2,5 bilhões, de acordo com os organizadores do evento.

O fórum teve a participação de mais de 1.000 participantes de 15 países e territórios, incluindo a América Latina e no Caribe, bem como de países de língua portuguesa.

Dos acordos assinados durante o fórum de dois dias, que terminou sexta-feira, quatro foram assinados por empresas de Macau para projectos de construção de infra-estruturas nos países africanos, incluindo Moçambique e Guiné-Bissau.

A próxima edição do Fórum Internacional sobre Investimento em Infraestrutura e Construção terá lugar no dia 2 e 3 de Junho de 2016.

O presidente da Associação de Engenharia e Construção de Macau, Cheong Tang Hon afirmou que as parcerias com empresas chinesas e portuguesas foram um trunfo para facilitar projectos de desenvolvimento nos países de língua portuguesa.

"Há empresas chinesas que tenham sido baseadas em Macau durante anos (...) e empresas portuguesas mesmo - porque Macau é a plataforma entre a China e os países de língua Português - temos boas redes de contacto de advogados e escritórios de negócios de importação e exportação, portanto, não é a possibilidade de parcerias com grandes empresas chinesas para atacar o mercado nos países de língua Português ", disse ele.

Tang Hon Cheong, que falava no encerramento do 6º Fórum Internacional sobre Investimento em Infraestrutura e Construção, que incluiu a Reunião Ministerial sobre Infra-estrutura entre a China e os países de língua Português.
 
 

 

O Grupo Ecobank tem um novo CEO

 

O nigeriano Ade Ayeyemi (foto) foi nomeado Director Geral do grupo bancário Pan-Africano Ecobank Ghana substituir Albert Essien, informou a Reuters 08 de junho


Citigroup actualmente o Gerente Geral para a África Subsariana, o Sr. Ayeyemi assumir suas novas funções em 1 de Setembro de 2015, é acrescentou a mesma fonte.

Nomeado logo após a queda do marfinense Thierry Tanoh março 2014, na sequência de uma grave crise de governação, Albert Essien vai se aposentar a partir de 30 de junho de 2015.

Um graduado de Harvard, trabalhou para o Citigroup Ayeyemi há mais de 26 anos. Ocupou diversos cargos executivos, incluindo o de Senior Country Officer no Quénia e na África Oriental, as operações comerciais responsáveis ​​na Nigéria, gerente do departamento de operações para a África e gerente geral para a África saariana.

Ecobank Transnational Incorporated sede em Lomé (Togo) está presente em 36 países africanos, nomeadamente: África do Sul, Angola, Benin, Burkina Faso, Burundi, Camarões, Cabo Verde, Congo (Brazzaville), Congo (República Democrática) , Costa do Marfim, Etiópia, Gabão, Gâmbia, Gana, Guiné, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Quénia, Libéria, Malawi, Mali, Moçambique, Níger, Nigéria, Uganda, República Centro Africano, Ruanda, São Tomé e Príncipe, Senegal , Serra Leoa, Sudão do Sul, Tanzânia, Chade, Togo, Zâmbia, Zimbabwe. O grupo tem escritórios de representação em Dubai, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido Londres e Beijing, China.

Ecobank emprega mais de 20.000 pessoas de cerca de trinta países.

Várias qualidades são reconhecidas para o novo Director Geral. Muitos desafios pela frente, incluindo a de restaurar a imagem da multinacional, abalada nos últimos meses por problemas de gestão e corrupção.
 
 

 

"Oportunidades (certinhas) de negócios na G-Bissau” em debate em Sintra


O seminário sobre “Oportunidades de Negócios na Guiné-Bissau” realiza-se no dia 15 de junho, às 9h30, no Palácio Valenças, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta e do presidente da Câmara do Comércio, Indústria e Agricultura da Guiné-Bissau, Braima Camara.



No âmbito da estratégia da autarquia para promover as relações empresariais entre o tecido empresarial do concelho e de outras economias, esta iniciativa insere-se numa estratégia global, que tem como objetivo conhecer as potencialidades de negócios e investimentos na Guiné-Bissau, num quadro de internacionalização da economia sintrense, e apoiar a diversificação dos setores de negócio do tecido empresarial do município. 


Programa:
  • 9h30 – Recepção dos convidados
  • 10h00 – Abertura da Sessão - Palavras de Boas Vindas pelo presidente da Câmara Municipal de Sintra, Basílio Horta
  • 10h15 – presidente da Balodiren, Djarga Seidi 
  • 10h30 – presidente da Câmara do Comércio, Industria e Agricultura da Guiné-Bissau, Braima Camara - Temas relacionados com as condições e as oportunidades de negócio na Guiné-Bissau
  • 11h00 – Eduardo Fernandes, Economista/Consultor - Comunicação sobre plano estratégico e operacional da Guiné-Bissau “ Sol na Arde (sol está arder) 2015”,
  • 11h20 – Encarregado da Embaixada da Guiné-Bissau, Mbala Fernandes
  • 11h45 – Encerramento – Coordenador do GAEM, Carlos Fernandes

(no sitio do município:   http://cm-sintra.pt/oportunidades-de-negocios-na-guine-bissau-em-debate-em-sintra

Quem é o Presidente da da C.M. de Sintra, Basílio Horta

« Político português, Basílio Adolfo de Mendonça Horta da Franca nasceu em 1943. Fundador do Partido do Centro Democrático Social (CDS) em 1975, Basílio Horta assumiu ao longo dos anos o papel de membro histórico deste partido da direita portuguesa. Basílio Horta frequentou o Colégio Militar, é licenciado em Direito e tem o Curso Complementar de Ciências Político-Económicas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. »

In:  https://pt.wikipedia.org/wiki/Bas%C3%ADlio_Horta

(titulo do editor)

Tomou posse a nova direção da CCIAS


PR José Mário Vaz no empossamento da Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS) | Foto: Herickson FadaA nova direção da Câmara do Comércio, liderada pelo empresário Braima Camará, conselheiro especial de José Mário Vaz, tomou posse ontem numa cerimónia presenciada por diversas personalidades políticas e sociais da Guiné-Bissau e por diplomatas estrangeiros.
Na ocasião, o Presidente da republica, José Mário Vaz, afirmou que se "trabalha pouco" no país, sobretudo ao nível da Função Pública, onde diz que os funcionários "entram em debandada geral" a partir das 13 horas.
"O país trabalha pouco, sobretudo os funcionários públicos, a partir das 13 horas é quase uma debandada geral nesse setor. Os responsáveis continuam impotentes face a esta situação", observou José Mário Vaz no seu discurso como convidado de honra para a posse dos órgãos eleitos da Câmara do Comércio.
Empossamento da Câmara do Comercio, Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS) | Foto: Herickson FadaQuanto ao nível de produtividade no país, o Presidente guineense instou os cidadãos a meterem "a mão na lama" (expressão que no país quer dizer trabalho árduo) para mudar o cenário e criar riqueza.
José Mário Vaz disse também ser incontornável o papel do setor privado na criação do emprego, pelo que deve merecer a atenção por parte do poder público.

Diretor Geral da FAO recebeu em audiência o Primeiro-ministro DSP


A convite da FAO, o Primeiro-Ministro guineense Domingos Simões Pereira, participa em Roma, em sua 39ª Sessão da Conferência, que está a decorrer de 6 a 13 de junho e elegeu o  Professor José Graziano da Silva, como novo Diretor-geral. Sendo de salientar que a proposta do nome do recém empossado, eleito por maioria, com 177 votos num universo de 198 países, fora proposta pelo Chefe do Governo, quando era secretário executivo da CPLP.
Segundo a fonte do Rispito.com, a  abertura contou com a presença dos Chefes de Estado da Itália, Chile e  Mali e dos Chefes de Governo da Guiné-Bissau, Fiji, Saint Vicente e Granadine.  Nesse encontro a figura de Domingos Simões Pereira foi destacada e convidada para o painel dos Países Insulares em desenvolvimento.
Em seu discurso improvisado e em Inglês, disse o chefe do governo guineense que deixou um sentimento de confirmação “da pessoa certa para o lugar certo”. No fim, houve uma sessão de felicitações e reconhecimento aos países que cumpriram com as metas do desenvolvimento no combate à fome e à pobreza extrema.
Inácio Lula da Silva, personalidade reconhecida mundialmente, ao falar da experiência brasileira desencadeada através do programa “Fome Zero”, lançou grandes lições e desafios aos países membros da FAO, enfatizando que para combater a fome a nível mundial, deve-se ter a capacidade de “repartir o pão. É o primeiro passo para construir a paz.” 
No dia 7, o Diretor Geral da FAO, recebeu em audiência o Primeiro-ministro, que esteve acompanhado do Ministro da Agricultura, que em sua opinião: “Foi um excelente encontro em que passamos em revista os vários programas de cooperação e que são do nosso particular interesse.”  
À margem da Conferência, no dia 5, no hotel Dei Congressi, houve uma reunião entre o Governo e as empresas Skyline e Destaca Talento. A primeira, sugeriu a assinatura de um memorado de Entendimento a rubricar em Bissau, entre os dias 12 e 16 de junho de 2015, por ambas as partes. E, a segunda disponibilizou-se a implementar em Bissau, um projeto, na área da agricultura, em especial da cultura da batata, alho, cebola e horticultura.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...