Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
O prefeito de Roquetas vai se reunir com o embaixador da G-Bissau na sequência do assassinato de um guineense
O prefeito de Roquetas de Mar (Almería), Gabriel Amat (PP), disse que segunda-feira vai realizar uma reunião com o embaixador da Guiné-Bissau em Espanha, Paulo da Silva, bem como grupos e associações de imigrantes após o crime um jovem nas primeiras horas do dia de Natal, o que levou a vários motins na cidade e a subsequente detenção de três pessoas supostamente ligadas ao assassinato, dos quais um tem prisão.
A reunião, também participarão representantes da família do falecido, será a partir de 20:00 horas na biblioteca. O vereador participa da reunião depois de ter sido convidado pelos partidos, embora tenha assegurado que a cidade "tem sido calma tudo".
"Ele mostrou que houve um caso, como pode acontecer em outros lugares", disse, que tem separado esta ocorrência dos acontecimentos que tiveram lugar no bairro de 200 casas em 2008 novamente quando ocorreram confrontos de origem xenófoba e racista.
Formação de policias na G-Bissau
2015 foi o grande ano de formação de policias na Guiné-Bissau tendo como assuntos: o que são direitos humanos, a mutilação genital feminina e as consequências, a MGF e o Islão, o aprofundamento da lei contra a MGF na Guiné-Bissau. E finalmente... prevenção v/s criminalização.
O Djinopi já formou, nesta área, mais de 400 polícias – e o trabalho continua.
Que 2016 seja a continuidade e o reforço deste trabalho e de todo o Djinopi na luta contra a mutilação genital feminina.
ONU procura voluntários fluentes em língua portuguesa
As Nações Unidas procuram profissionais que falem português para seu programa de voluntários. A afirmação foi da assistente de recrutamento internacional da iniciativa, Irina Daudt Rodrigues. Para se candidatar é preciso falar um dos idiomas de trabalho do programa: espanhol, francês e inglês.
"Temos várias oportunidades para pessoas de língua portuguesa e em países de língua portuguesa. Na verdade, até certo ponto, é até difícil encontrar profissionais que sejam fluentes neste idioma. Então, sempre estamos procurando profissionais do desenvolvimento social que sejam fluentes em língua portuguesa".
Ebola
Em entrevista à Rádio ONU, da sede do Programa de Voluntários das Nações Unidas, VNU, em Bonn, a especialista explicou como é o processo de seleção e afirmou que profissionais de diferentes áreas podem se candidatar.
Há também oportunidades para pessoas de diferentes idades. Ela também mencionou a presença de voluntários nos países afetados pelo surto de ebola e em Missões de Paz.
"Agora, no esforço, na força-tarefa das Nações Unidas nos países afetados pela epidemia de ebola, nós já temos mais de 200 voluntários já servindo nestes países para controlar esta epidemia. Além disso, várias Missões de Paz da ONU, quase todas elas, contam com o apoio de voluntários, várias das nossas agências da ONU também."
Dia Internacional
O Dia Internacional do Voluntariado é comemorado nesta sexta-feira, 5 de dezembro. Em mensagem sobre a data, o secretário-geral da ONU afirmou que a ocasião é uma "chance de agradecer a muitas pessoas que agem neste espírito de doação e encorajar outros a seguirem seu exemplo".
Louise Peres foi uma dessas pessoas. A brasileira de 27 anos foi voluntária da Aliança das Civilizações em 2009 contou um pouco da sua experiência à Rádio ONU.
Experiência
"Foi uma das melhores experiências da minha vida. Eu pude além de, claro, contribuir com o meu trabalho, eu tinha acabado de me formar na faculdade, eu pude também conviver com pessoas muito diferentes da minha realidade, isso foi muito enriquecedor pra mim. Além de claro ajudar a ONU, que é uma instiuição super relevante neste momento em que a gente vive hoje de mundo globalizado, de pessoas diferentes tentando buscar o bem comum, acho que é muito legal ter a oportunidade de conhecer esta instutuição de perto e de oferecer a nossa força de trabalho para ela durante um período."
Ban Ki-moon agradeceu aos mais de 6,3 mil voluntários da ONU e 11 mil que são voluntários da organização pela internet. Ele ofereceu "tributo especial" aos que estão respondendo a crise do ebola.
Para a entrevista completa com Irina Daudt Rodrigues acesse: http://bit.ly/15ZFlTX
Todos os detalhes sobre o Programa de Voluntários das Nações Unidas e como se registar na base de dados estão disponíveis na internet: www.unv.org
MISSÃO DA ÁFRICA OCIDENTAL DOA OXIGÉNIO AO HOSPITAL MILITAR DE BISSAU
A missão de manutenção de paz da África Ocidental (Ecomib) na Guiné-Bissau doou 14 mil litros de oxigénio ao hospital militar de Bissau e ainda diverso material e medicamentos.
Bissau, 04 jan (Lusa) - A missão de manutenção de paz da África Ocidental (Ecomib) na Guiné-Bissau doou ontem 14 mil litros de oxigénio ao hospital militar de Bissau e ainda diverso material e medicamentos.
Ao receber as ofertas, o director clínico do hospital militar de Bissau, Augusto Mendes, sublinhou que o oxigénio e os materiais doados pela Ecomib vão ajudar a "resolver os problemas e carências" no bloco operatório do hospital militar, que, além dos soldados, também presta assistência à população civil.
A falta do oxigénio é recorrente nos hospitais guineenses, ao ponto de no passado mês de agosto, ter sido o chefe de Estado, José Mário Vaz, a comprar algumas garrafas para o hospital Simão Mendes, principal centro médico do país.
O chefe da brigada médica da Ecomib, Alassane Sow, prometeu continuar com os apoios ao sistema da saúde pública da Guiné-Bissau, através de ofertas de equipamentos e medicamentos, bem como no domínio da capacitação do pessoal médico.
A Ecomib foi instalada na Guiné-Bissau, na sequência do golpe de Estado de abril de 2012, com a missão de garantir a estabilização do país lusófono, dando protecção directa às instituições e as principais dirigentes.
A força, integrada por cerca de 700 elementos, entre polícias e militares, é constituída por agentes do Senegal, Burkina-Faso, Nigeria e Togo.
O mandato da Ecomib que devia terminar em 2015, foi prolongado para até março de 2016, segundo a decisão dos chefes de Estado da CEDEAO (Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental).
Lusa/Conosaba/MO
«COOPERAÇÃO MILITAR» MARINHA MARROQUINA OFERECE MATERIAIS DIVERSOS AS FA,s DA GUINÉ-BISSAU
Bissau, 04 Jan.16 (ANG) - A Marinha Real Marroquina doou recentemente às Forças Armadas guineenses 16 contentores com diversos materiais, 25 viaturas, dos quais dois cisternas de água e outros tantos de combustível e três vedetas.
Segundo uma nota de imprensa enviada à Agência de Notícias da Guiné, a oferta enquadra-se no âmbito da cooperação militar entre a República da Guiné-Bissau e o Reino de Marrocos.
A cerimónia de entrega foi presidida pelo Primeiro-ministro, Carlos Correia, que na ocasião lembrou que o gesto não é novo, por se tratar de um procedimento de longa data por parte do reino, na medida em os primeiros armamentos usados na Luta de Libertação Nacional vieram de Marrocos.
Carlos Correia afirmou ainda que a cooperação entre a Guiné-Bissau e Marrocos atingiu o auge àquando da visita do Rei Mohamed VI à Bissau em 2015.
A ministra da Defesa Nacional, Maria Adiato Djaló Nandigna agradeceu o gesto da Marinha Real Marroquina reconhecendo que os materiais ofertados vão colmatar algumas dificuldades com que se debatem as Forças Armadas da Guiné-Bissau.
O coronel da Marinha Real Marroquina, Mohammed El Mouchtari disse que o apoio vem na sequência de um pedido formulado pela autoridade guineense àquando da visita do Soberano Marroquino à Bissau.
ANG/JD/SG\\Conosaba
«BALANÇO» POP CONSIDERA POSITIVA "OPERAÇÃO QUADRA FESTIVA" NA GUINÉ-BISSAU
Bissau, 04 Jan. 16 (ANG) - O Comandante adjunto da Policia de Ordem Pública (POP) considerou de positivo o balanço da operação realizada durante a Quadra Festiva em comparação com o ano passado apesar de lamentar as perdas humanas.
Celso de Carvalho que falava ontem numa conferência de imprensa disse que em comparação com os anos anteriores este ano foi muito melhor, pois registaram-se menos mortes por acidentes de viação.
"Registamos dois mortos, um por afogamento e outro por acidente de viação, dos 14 acidentes verificados em Bissau, Biombo e Gabu",disse.
O Adjunto Comandante da POP, informou ainda que houve também menos agressões físicas em
comparação com o ano transacto, ou seja, foram 12 casos e ocorreram em Bissau, Bafata e Gabu .
Celso de Carvalho elogiou a corporação implicada na operação quadra festiva pela manutenção da segurança necessária aos cidadãos e todos aqueles que estão a viver no país.
Questionado sobre se as operações de rusgas vão terminar com o fim da época festiva, respondeu que o trabalho policial é feito todos os dias, pelo que as mesmas irão prosseguir.
A operação quadra festiva envolveu 1310 agentes das forças de defesa e segurança.
ANG/MSC/SG\\Conosaba
EMPRESA CHINESA CONSTRÓI COMPLEXO DE PESCA NA GUINÉ-BISSAU
A empresa chinesa denominada de “Fuziang Shai Corporation” vai investir mais de 300 milhões de dólares na construção de um complexo de pesca e uma unidade hoteleira de cinco estrelas no sector de Prabis, região de Biombo, situado à 18 quilómetros ao norte de Bissau.
Segundo a RDP-África, o referido projecto lançado no último Domingo, vai criar directamente mas de três mil postos de trabalho.
Em declarações à imprensa o Presidente da referida corporação, Yang Ming afirmou que existem várias opções de investimentos privados na Guiné-Bissau.
“O objectivo da nossa visita é para estudar com as autoridades da Guiné-Bissau os projectos de investimentos no sector das pescas, nomeadamente na construção de um complexo de pesca na localidade de Suru, no sector de Prabis, região de Biombo”, informou.
Yang Ming sublinhou ainda que existem várias possibilidades de investimentos na Guiné-Bissau e esperamos fazer muitas coisas com o Governo guineense no sector das pescas ou turismo.
Por sua vez, o governador da região de Biombo, Humberto Augusto Có disse que o projecto constitui grande oportunidade para o país e os jovens em particular.
“O sector de Prabis como beneficiário do projecto faz parte da região de Biombo por isso para além de ser uma grande infra-estrutura, constitui uma perspectiva de emprego para os jovens locais”, informou.
O governador de Biombo frisou que o projecto é uma janela de oportunidade que se abre para o desenvolvimento da região de Biombo, acrescentando que, sendo assim, vão dar todo o apoio necessário para a materialização da obra.
Lamentou que há muito que a região de Biombo foi remetido ao esquecimento em termos de projectos, não obstante situar-se perto da capital Bissau.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...