MUNDO CELEBRA 24 DE MARÇO DIA DA LUTA CONTRA TUBERCULOSE


“Unir para Acabar com a Tuberculose e Não Deixe Ninguém Atrás” é o lema escolhido para celebrar, 24 de Março, dia Mundial da Tuberculose.
Para a preparação da celebração da data, o Ministério de Saúde reuniu-se hoje 21 de março em Bissau, com a representação da OMS e de maias parceiros da Guiné-Bissau.
O Coordenador Nacional da luta Contra Tuberculose, Miguel Camará assegurou que o processo da luta contra a erradicação dessa enfermidade está avançando.
Ainda, o responsável sanitário pediu engajamento de toda a sociedade guineense.
Mundo celebra, 24 de Março, dia da luta contra a tuberculose.
De acordo com as fontes de Noyabanca, “apesar do empenho do pessoal da saúde pública, no país, o gráfico de dados sobre essa enfermidade está aumentar dia após dia.


Notabanca/MO

RGB VOLTA EXIGIR DEMISSÃO DO GOVERNO E DISSOLUÇÃO DO PARLAMENTO




Presidente da RGB “Movimento Ba-Fatá” volta a exigir o Presidente da República para demitir o Governo de Úmaro Sissoko Embaló e dissolver o parlamento.

Em conferência de imprensa promovida ontem 21 de março em Bissau, Fernando Mendes pediu por outro lado o diálogo entre os actores políticos, em busca de novo chefe do executivo, figura de que inspira confiança a todos para conduzir o país até ao fim da legislatura.

O político da RGB condenou com veemência as declarações de alguns políticos que estão a incitar a violência no país, durante a Presidência Aberta realizada no Leste do país.

Conosaba/Notabanca/MO

NOTÍCIA DC: KERÉ e CUFAR: DOIS PONTOS PRINCIPAIS DO TRÁFICO DE DROGAS AO MAIS ALTO NÍVEL NA GUINÉ-BISSAU




A localidade de Cufar, no Sul, e a ilha de Keré (nos Bijagós) são os principais pontos - um de entrada e outro de saída - da cocaína que nunca deixou de chegar da América do Sul para a Guiné-Bissau - e é controlada ao mais alto nível. Autoridades internacionais estão na posse de informações que dão conta de "actividades suspeitas, nomeadamente o aluguer desenfreado de máquinas para desbastar mato e abrir estradas (leia-se pistas de aterragem). Essas empresas estão também sob mira".

Foi esta a informação que chegou via UNODC, levou os EUA a fazer a acusação no seu relatório e fez levantar os mortos. Aliás, nem temos memória de uma presença tão maciça de cidadãos norte-americanos no nosso País. E não estão cá para fazer turismo. Não.




No que à ilha de Keré diz respeito, isso mesmo foi dito ao 'ministro' do Turismo, Fernando Vaz, quando "deu a palavra" aos habitantes durante o seu périplo ao arquipélago dos Bijagós, pois "queria ouvir o que tinham a dizer". E disseram. Pelo um, mais afoito: "Sr., 'ministro', durante a noite, as águas ao largo desta ilha mais parecem uma cidade flutuante!", contou ao DC alguém que fez parte da comitiva.

E foi por causa desta tresloucada aventura, patrocinada por um presidente da República, que o 'primeiro-ministro' proibiu despoticamente, ainda que via FISCAP, a UNIOGBIS e o seu representante máximo de se deslocarem aos Bijagós.

As ilhas estão em ebulição, no continente a temperatura sobe e não tarda nada, teremos novidades da boa por parte da DEA...talvez até mais prisões. AAS/MO

CIPRIANO CASSAMÁ REUNI-SE COM P-5 PARA ACERTO DE AGULHAS


A crise politica continua a vibrar agenda dos líderes políticos da Guiné-Bissau, bem como dos representantes da Comunidade Internacional acreditados no país.
O presidente da Assembleia Nacional Popular reuniu-se ontem 21 de março, no Palácio Colinas de Boé-sede do Parlamento guineense, com os representantes das Nações Unidas, União Africana, União Europeia, CPLP e CEDEAO, residente em Bissau.
Na saída, Ovídio Pequeno em nome do P-5-Comunidade Internacional), disse que, encontro serviu para Cipriano Cassamá testemunhá-los sobre a proposta que entregou ao Presidente da República, que foi apresentado na última reunião do Conselho de Estado para a saída da crise política no país.
Ovídio Pequeno considera de prematuro falar sobre o documento, já que acabaram de recebê-lo. Mas garante pronunciarem em breve sobre o mesmo. Recordamos a bem pouco tempo, a União Africana (UA) garante assumir as rédeas da situação política, se necessário.
Massaxi Guey, chefe da delegação, deixou claro que não quis interferir nos esforços da Comunidade Económica dos Estados daÁfrica Ocidental (CEDEAO) para pôr fim à crise política. 


Notabanca/MO

PM DA GUINÉ-BISSAU VISITA INSTALAÇÕES DA LUSA E RTP ASSALTADAS EM BISSAU



O primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, visitou as instalações da agência Lusa e da RTP/África, recentemente, assaltadas, em Bissau, por desconhecidos. 

Umaro Embaló percorreu demoradamente as instalações dos dois órgãos portugueses, sempre acompanhado pelos jornalistas, de quem ouviu explicações sobre a forma como os assaltantes teriam acedido ao local de onde furtaram quatro computadores - dois da Lusa e outros tantos da RTP.

O assalto ocorreu na noite do dia 14 para 15 deste mês.

O chefe do governo guineense disse que foi prestar a sua solidariedade pessoal à Lusa e RTP, enquanto órgãos de comunicação social mas também pelo facto de contarem com colaboradores nacionais da Guiné-Bissau.

"Vocês são vítimas (de um assalto) e vim cá solidarizar-me convosco enquanto primeiro-ministro, chefe do governo", observou Embaló.

Questionado sobre se tem conhecimento em relação ao móbil e autores do assalto, Umaro Embaló afirmou que a Polícia Judiciária está a investigar para "tirar a limpo o que se passou".

Além dos computadores, os assaltantes também levaram um telemóvel, uma mochila, uma camara de filmar e 122 euros, pertences de um dos funcionários da RTP.

O governo da Guiné-Bissau, por decisão do secretário Estado da Ordem Pública, colocou no prédio onde funcionam a RTP e Lusa, em Bissau, policias armados, desde o dia do assalto.

Conosaba/Lusa/MO

«ESPECIAL ZIARA-MANSOA 2017» NO DOMINGO PASSADO, DIA 19 DE MARÇO, PRIMEIRO-MINISTRO DA GUINÉ-BISSAU ESTEVE NA 'TERRA SANTA'



. 

General Aladje Umaro Sissoco esteve este domingo passado em Mansoa, para a assistir à Ziara e para efetuar em simultâneo uma visita ao líder religioso Thierno Abubacar Djaló, Presidente da União dos Imames da Guiné-Bissau e Imame Central da Mesquita de Mansoa.

Aproveitou  esta ocasião para fazer um apelo à unidade das confissões religiosas (Muçulmanos e Cristãos). : 

“Vim a Mansoa para representar o Governo, o povo guineense, mas também para pedir orações para a Nação. Aproveito também a ocasião para convidar todos os religiosos de todas as confrarias cristães e muçulmanas a unirem-se para rezar para uma Guiné- Bissau estável, porque este país pertence a todos nós", apelou o Primeiro-ministro

"Se estivemos unidos para a independência, unidos para a luta de libertação, é tempo agora de nos unirmos para o progresso da nossa querida Pátria, Guiné-Bissau.
Por isso é que a nossa divisa é Unidade, Luta, Progresso.


Viva a Guiné Bissau, viva a União dos religiosos, viva a Paz, viva Cabral " - voz do General



Thierno Abubacar Djaló

CINCO ARMAS OITO CARREGADORES DE BALAS E CINCO GATUNOS DETIDOS PELA GN EM DJOLMET


Cinco armas automáticas e oito carregadores de balas são matérias aprendidos na semana passada, numa operação desencadeada pela Guarda Nacional (GN), na povoação de Djolmet, zona Norte da Guiné-Bissau.
Durante a operação, força da segurança deteve cinco assaltantes, num curral de gado bovino.
Hélder Bernal Viegas, comandante da Brigada de Intervenção e Reserva da GN da zona descreveu a Notabanca que, durante a operação registou tiroteio entre gatunos e a Policia da Ordem Pública.
O comandante disse ainda que, três larápios pertencentes o grupo, se encontram em fuga nas zonas de Bula e Farim, mas já foram localizados pelas autoridades.
Falando à imprensa, os malfeitores afirmam se sentem mal por não tomarem banho há vários dias, mas já assumindo a autoria do roubo de treze gado bovino (vacas) em Canchungo, e durante o assalto caíram numa emboscada dos policiais fugiram à Tchurprique e foram surpreendidos com tiros acabaram de esconder nos mangais até seis horas da madrugada. Ao regressarem para casa foram descobertos e detidos pela GN.
“O meu irmão chamado Siló, que está na zona de São Domingos foi quem me deu a arma. Mas ele está doente, tenho a arma para cumprir missão e proteger a minha vida”, disse um dos ladrões detidos.   
De salientar, os cinco detidos vão ser entregue terça-feira ao Ministério Publico para o efeito de instauração de um processo para eventual julgamento.


Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...