CELEBRA-SE O “DIA INTERNACIONAL DA TOLERÂNCIA ZERO CONTRA A MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA”

 
















Celebra-se ontem segunda-feira, seis de Fevereiro, “o dia Internacional de Tolerância Zero Contra a Mutilação Genital Feminina”, numa altura em que “alguns homens continuam a estimular a prática”.

A prática do fenómeno existe ainda em Portugal e em vários países do continente africano, em particular, a Guiné-Bissau. Com tudo, as organizações ligadas a combate à prática conquistam êxitos.
No país, para a comemoração da data, a presidente do Comité Nacional de Abandono das Práticas Nefastas, Fatumata Djau Baldé, falando a Deustch Welle denunciou que ainda alguns homens estão a incentivar a prática da excisão feminina na sociedade guineense.
Para combater a prática, é preciso a implementação de informação e sensibilização junto das comunidades predominante, nos órgãos de comunicação social e nas redes sociais.

Notabanca/MO

DIPLOMATA LAMENTA VAZIO NO INTERCÂMBIO BILATERAL - DANIEL ROCHA EMBAIXADOR DE ANGOLA NA GUINÉ-BISSAU



O embaixador angolano na Guiné-Bissau, Daniel Rosa, afirmou em Bissau que existe actualmente um vazio bastante notável nas relações de cooperação com aquele país, apesar das diversas tentativas e intenções dos governos para reatar um intercâmbio mutuamente vantajoso.


O diplomata, que falava numa recepção a dignitários nacionais e estrangeiros na Embaixada angolana em Bissau, garantiu que contactos neste sentido devem prosseguir para a materialização dos objectivos dos dois Estados e povos. “Angola e a Guiné-Bissau deverão continuar juntos e de mãos dadas a trabalhar para o progresso dos nossos respectivos países e povos”, disse o embaixador angolano.


O diplomata lembrou que as autoridades de Bissau renunciaram a alguns acordos que estavam em execução, nomeadamente a Missão de Cooperação Técnico-Militar e de Segurança Angolana na Guiné-Bissau (MISSANG), que culminou com a retirada do contingente militar e de polícia angolana da Guiné-Bissau.

Daniel Rosa garantiu que, pautados pelo princípio de solidariedade e pelos laços históricos que unem os dois países desde a luta anti-colonial e pela emancipação dos respectivos povos, Angola considera fundamental ajudar a Guiné-Bissau no processo de estabilização política. “As relações políticas são fraternas e têm como base os laços históricos de amizade e de solidariedade alicerçados ao longo da luta comum de libertação, com vista ao alcance da Independência Nacional de ambos os países”, disse.

Recentemente, num encontro com o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Jorge Malú, o diplomata angolano abordou aspectos relacionados com a situação política nos dois países. O embaixador Daniel Rosa informou que Angola está actualmente empenhada na preparação das eleições gerais a serem realizadas este ano, estando já em curso o processo de registo eleitoral.

Ao falar sobre a economia angolana, o diplomata destacou os sectores da agricultura, turismo e indústria, como forma de diversificar a economia com o aumento da capacidade de exploração de outros recursos de que Angola dispõe. Falou de alguns feitos do Executivo tendentes a melhoria das condições de vida da população, como a reabilitação de estradas, pontes e caminhos-de-ferro para facilitar a livre circulação, e a construção do novo aeroporto internacional de Luanda.

O diplomata considerou que as relações de cooperação entre Angola e a Guiné-Bissau são fraternas e têm como base os laços históricos de amizade e solidariedade alicerçados ao longo da luta comum de libertação nacional.

"USAR LUTAR PARA OUSAR VENCER"-Diz DSP


"É importante que o Conselho de Segurança das Nações Unidas na sua próxima sessão de análise sobre a situação política na Guiné-Bissau envie um sinal
forte na sua determinação em não permitir que todos os esforços consentidos até aqui pelo povo guineense e por toda a comunidade internacional, incluindo a CEDEAO, a União Africana, a CPLP, a União Europeia e as Nações Unidas, sejam desperdiçados. Este sinal forte poderia passar pela imposição de sanções a todos os actores civis ou militares, que estão a impedir a plena implementação do Acordo de Conakry, nos termos dos seus parágrafos 42 e 44 do Comunicado de Abuja de 17 de Janeiro", disse  no estrangeiro, presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira (DSP)


Notabanca/MO

UICN GARANTE QUE A CONSTRUÇÃO DE CENTRAL ELECTRIFICA NA PROXIMIDADE DA LAGOA DE CUFADA EM BUBA É UMA CARTA FORA DE BARALHOS


O representante da União Internacional para Conservação da Natureza, ‘‘UICN’’ considera falhado o projecto de construção de uma central elétrica em Buba, Norte do país.
Tudo porque, o local indicado pelo Governo não é apropriado, devidas as futuras consequências para a Lagoa de Cufadatido como zona reservada de maior reservatório de água doce na Guiné-Bissau.   
Nelson Dias falava na cerimónia da celebração do dia mundial das zonas húmidas, exortando os governantes para reflectirem melhor sobre a matéria, para não comprometer a vida dos habitantes animais aquáticos da zona.
O ambientalista da UICN questiona a capacidade do Governo em fornecer a água potável para a população da zona, em caso da poluição da Lagoa de Cufada.
“Se destruirmos a lagoa vamos abastecer cisternas de águas para a população da regiao?” Questionou
Os ambientalistas opõem-se as medidas do Governo no projecto da construção de uma central eléctrica, nos arredores de Lagoa de Cufada, região de Quinará.

Notabanca/MO

CONFERIDA POSSE AO NOVO DIRETOR-GERAL DA TELEVISÃO PÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU




Bissau 06 Fev. 17 (ANG) – O Secretário-geral do Ministério da Comunicação Social conferiu posse ontem ao novo Director-geral da Televisão da Guiné-Bissau, José Roberto Ferreira,a quem pediu mais empenho e dedicação no cumprimento das suas funções.

Na ocasião, Francisco Barreto desejou felicidades e sucessos ao empossado, lembrando que o sector da televisivo tem grande importância no sistema da comunicação social guineense, por isso, prosseguiu, o novo DG da Televisão da Guiné-Bissau deve dotar-se de maior clarividência na execução das suas tarefas a frente da TGB.

Barreto disse esperar um bom trabalho com a colaboração de todos os funcionários da televisão nacional e que a nova liderança da TGB seja muito boa uma vez que o escolhido tem experiência acumulada na área da comunicação social e pode contar com o apoio da tutela.

“Por outro lado quero dirigir-me ao director cessante da TGB, Francelino Cunha para, em nome do Ministro da Comunicação Social, agradecer-lhe pelo papel desempenhado a frente da televisão, tendo lembrado que os homens passam e as instituições permanecem.
Disse que continua a contar com a colaboração do demitido como quadro do sector.

O novo Director-geral da TGB, José Roberto Ferreira agradeceu a confiança nele depositada, tendo salientando que vai colocar toda a sua inteligência ao serviço da televisão para gradualmente melhorar as emissões deste órgão e que ,para isso, conta com a colaboração de todos principalmente do director-geral cessante.

Na cerimónia estiveram presentes o Inspector-geral do Ministério da Conumicação Social e os directores da Agência de Noticias da Guiné, do Jornal Nô Pintcha e do Centro Multimedia. 

Cobosaba/ANG/MSC /JAM/SG/MO

GRUPO DOS 15 DEPUTADOS E QUADROS TÉCNICOS DO PAIGC AMEAÇAM DESTRUIR E ATROPELAR CIPRIANO CASSAMÁ
















“Se o parlamento continuar bloqueado e não abrir as portas, a direcção encabeçada por Cipriano Cassamá será destituída e atropelada”
Advertiram Tumane Mané, um dos deputados expulsos do PAIGC, e o coordenador do movimento para a região de Gabú, José Carlos durante um megacomício realizado no último fim-de-semana em Cacine e Buba, pelo Movimento dos Quadros Técnicos do partido apoiante dos ideais do Cabral e grupo dos 15 deputados expulsos do partido. 
O deputado Mané relembrou que o acordo de Conacry diz para reintegra-los no partido, mas o facto não acontece e agora, “estão a mandar bandidos para os matar, por aquilo que fizeram estão com medo, mas vão ser detidos”, garante o deputado Tumane.
Vladmir Deuna, vice-presidente do movimento esclareceu que a sua organização é braço direito do Presidente Mário Vaz para defender os seus projectos políticos por ser homem de verdade e devolver a dignidade histórica ao PAIGC.


Notabanca/MO

Umaro Sissoco foi ontem ao parlamento para 'entregar' o programa do 'governo'. A resposta do presidente da ANP, Cipriano Cassama, para além de receber o documento, foi entregar ao 'primeiro-ministro' o regimento da ANP...


O Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló entregou ontem segunda-feira no Parlamento guineense em Bissau, o seu programa de Governação ao Cipriano Cassamá.
À saída do encontro com os membros da Mesa da ANP, o chefe do Executivo guineense mostrou-se otimista no agendamento do documento de governação na Assembleia Nacional Popular, para o efeito de debate e aprovação. Adiantando que a sua aprovação dependerá dos órgãos do Parlamento.
“Falamos longo tempo, discutimos como camaradas sobre o mal-estar que tivemos, porque somos todos da mesma casa”, disse Sissoco.
Recordamos que, no ultimo encontro entre Sissoco e Cassamá no Parlamento resultou-se numa discussão acessa entre os dois titulares dos órgãos da soberania, suscitou na altura o Primeiro-ministro abandonar o Parlamento sem querer.
 
Fotos: Óscar Barbosa
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Foto de Braima Darame.
Notabanca/MO

ZEZINHO NO ONZE DO CAN


Onze do CAN: Ondoa (Camarões); Mbodji (Senegal), Hegazy (Egito) e Ngadeu (Camarões); Salah (Egito), Kaboré (Burkina Faso), Amartey (Gana), Atsu (Gana) e Traoré (Burkina Faso); Bassogo (Camarões) e Kabananga (Congo).

Suplentes: El Hadary (Egito), Kouyaté (Senegal), Nakoulma (Burkina Faso), Bance (Burkina Faso), Moukandjo (Camarões), Zezinho (Guiné-Bissau), Boussoufa (Marrocos).
 

ZEZINHO NO ONZE DO CAN


Onze do CAN: Ondoa (Camarões); Mbodji (Senegal), Hegazy (Egito) e Ngadeu (Camarões); Salah (Egito), Kaboré (Burkina Faso), Amartey (Gana), Atsu (Gana) e Traoré (Burkina Faso); Bassogo (Camarões) e Kabananga (Congo).

Suplentes: El Hadary (Egito), Kouyaté (Senegal), Nakoulma (Burkina Faso), Bance (Burkina Faso), Moukandjo (Camarões), Zezinho (Guiné-Bissau), Boussoufa (Marrocos).
 

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...