Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
«SOBRE PASSAPORTE» POLÉMICA NA EMBAIXADA DA GUINÉ-BISSAU NO BRASIL
O Cônsul da Guiné-Bissau no Brasil acusa a embaixadora da Guiné-Bissau de criar obstáculo durante os trabalhos de emissão de passaporte que ocorreu entre os dias 24 de Fevereiro a 09 de Março aos estudantes guineenses no Brasil apoderando-se de uma das máquinas de emissão de passaporte
Entrevistado pelo jornalista Casimiro Cajucam que se encontrava no Brasil neste período, Fernando Borja Monteiro adianta ainda que a embaixada guineense no Brasil não funciona porque foi transferida para a residência da embaixadora.
“A embaixada foi encerrada em Fevereiro de 2016 devido a falta de pagamento de aluguel e alguns materiais ficaram na casa da embaixadora e inclusive uma das máquinas para emissão do passaporte que estava comigo. Ela (embaixadora) transferiu a embaixada para sua casa mas como não sou empregado dela, mas do Estado, então não irei trabalhar lá”, disse.
Entretanto, também ouvidos pela RSM, os estudantes guineenses acusam igualmente a embaixadora de tomar à força o material de produção de passaportes facto que consideram de triste. Cristiano Sanca revela ainda que os estudantes guineenses no Brasil sentem-se abandonados pelos governantes.
“Por in felicidade temos informação que a embaixadora não aceita entregar a outra máquina. Não é possível esta situação do bem comum e nós sentimos abandonados porque o governo não dá mínima atenção aos estudantes. O governo não faz nada aos estudantes”, critica.
Embaixadora nega acusações
Entretanto, a embaixadora da Guiné-Bissau no Brasil, Eugenia Saldanha, considera de falsa e desonesta as acusações que está a ser alvo.
Numa entrevista exclusiva à Rádio Sol Mansi, Saldanha disse que a dificuldade na emissão dos passaportes tem a ver com a falta de máquina para o efeito que, há mais de dois anos, encontrava-se na residência do Cônsul.
“O responsável dos assuntos consulares tinha máquina há mais de dois anos na sua posse e mesmo com ordem superior ele só conseguiu entregar a máquina no mês de Fevereiro deste ano e foi através de terceiro. Acho estranha estas acusações”, afirma.
Estado abandona estudantes guineenses
Já o Cônsul guineense adianta ainda que mesmo sendo o Brasil a maior diáspora estudantil guineense no mundo, existe abandono do governo aos estudantes guineenses devido a centralização da representação em Brasília.
“Com os esforços a serem feitos existe o abandono a nossa comunidade”, adianta.
Em relação a esta revelação a representante da Guiné-Bissau no Brasil garante ainda que a representação da embaixada guineense no Brasil está a funcionar normalmente, embora admite que devido a carência de meios o Estado guineense não consegue cobrir todas as necessidades dos cidadãos em diferentes Estados.
“Damos resposta a tudo o que for possível. Temos recursos escassos mas sempre deslocámos com os nossos próprios meios para resolver os problemas dos estudantes”, explica.
O problema de passaportes é recorrente no Brasil, onde alguns estudantes guineenses correm risco de deportação e de perder o visto de estudo. Entretanto, os estudantes sentem-se abandonados pelas autoridades nacionais.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
UNIÃO EUROPEIA ESTÁ DISPONÍVEL PARA APOIAR ELEIÇÕES NA GUINÉ-BISSAU
A União Europeia (EU) e o Programa das Nações para o Desenvolvimento (PNUD) afirmaram estar disponíveis para apoiar a administração do processo eleitoral na Guiné-Bissau.
O delegado da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, que falava ontem terça-feira, no acto da divulgação do relatório final das eleições gerais de 2014, pediu às autoridades nacionais para apresentarem um plano, aos parceiros internacionais, para a realização das próximas eleições legislativas, previstas para 2018.
Esta garantia da UE surge no momento que a crise política vigente no país, orienta a Comissão Nacional de Eleições (CNE) a preparar condições técnicas, visando o próximo escrutínio eleitoral.
O Programa das Nações para o Desenvolvimento representa, também, um dos principais parceiros da Guiné-Bissau, na administração do processo eleitoral. Um apoio que o seu representante, Gabriel Dahaba, garantiu que irá continuar a favor da democracia no país.
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) apresentou, esta quarta-feira, o relatório sobre eleições gerais de 2014, que pôs fim a dois anos de transição politica na sequência do Golpe Militar que interrompeu as eleições presidenciais em 2012.
Lassana Cassamá
Conosaba/© e-Global Notícias/MO
«ESTUDOS» AUMENTOU O CONSUMO DE DROGA NOS MAIS JOVENS NA GUINÉ-BISSAU
A faixa etária entre os 15 e os 25 anos é onde foi registado o maior aumento.
Segundo um estudo realizado entre 2012 a 2014 pelo Observatório Guineense de Luta Conta o Consumo de Drogas, foi na faixa etária entre os 15 e os 25 anos que se registou um aumento significativo de consumo.
O presidente do Observatório, Abilio Aleluia, deu conta da situção, à margem de uma ação de formação que visa discutir a partir de hoje e durante quatro dias, o consumo de álcool e drogas, onde participam organizações juvenis.
O autor do referido estudo, Abílio Aleluia, disse que dos mais de cem jovens entrevistados, noventa consomem drogas do tipo “canábis e crack”.
O presidente do observatório guineense de luta contra o consumo de drogas, manifestou-se também preocupado, com o fato do país, não dispor de um centro especializado para o tratamento dos toxicodependentes na guiné-bissau.
Conosaba/rtp.pt/rdpafrica/MO
PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU FOI CONVIDADO GREENPEACE PARA VISITAR O NAVIO ESPERANZA
O nosso Presidente da República foi ontem convidado pela Organização Greenpeace para visitar o Navio Esperanza.
A Greenpeace é uma organização mundial cujo o objetivo é mudar atitudes e comportamentos, para defender o meio ambiente, proteger e conservar a natureza e promover a paz.
Esta organização esta no nosso país desde dia de 20 Março com objetivo de criar parcerias junto do Governo que sirvam para promover o desenvolvimento sustentável.
«FISCALIZAÇÃO MARÍTIMA» "GREENPEACE" DETECTA MAIS DE 90 NAVIOS NA PESCA ILEGAL NAS ÁGUAS DA GUINÉ-BISSAU
Bissau,28 Mar 17(ANG) – A organização ecológica internacional denominada “Greenpeace” denunciou a existência de mais de 90 navios em prática de pesca ilegal nas águas territoriais da Guiné-Bissau.
O denúncia consta num relatório sobre trabalhos de fiscalização levados a cabo pelo navio da organização durante quatro dias nas águas territoriais da Guiné-Bissau, e que foi apresentado ao Presidente da República, José Mário Vaz durante a visita que efectuou ao referido barco que se encontra atracado no Cais de Bissau.
Pavel Klinckhamers, chefe do projecto da organização Greenpeace, informou ao chefe de Estado que durante a operação de fiscalização conseguiram capturar oito navios que se encontram a pescar ilegalmente nas águas territoriais da Guiné-Bissau e que já se encontram ao largo do Cais de Bissau.
Aquele responsável do navio ecológico aconselhou as autoridades competentes do sector das pescas a inspecionarem todos os navios de pesca estrangeira com licenças para a pesca no país.
Klinckhamers recomendou as autoridades guineenses a criação de frotas regionais para o abastecimento do pescado em todas as regiões do país.
Em resposta às denúncias da Greenpeace, o Presidente da República disse estar triste e chocado com a notícia da existência de mais de 90 barcos a pescar ilegalmente nas águas do país.
“Isso vem confirmar tudo o que tenho vindo a dizer. Nos primeiros tempos chamei a atenção de que havia desvios de procedimentos. Confirmou-se quando o novo ministro das Finanças tomou posse, porque 72 horas depois conseguiu-se dizer claramente como é que os recursos do país estavam a ser geridos”, disse.
O Presidente da República sublinhou que igualmente chamou a atenção sobre a situação da Zona Económica Exclusiva do país.
“Confirma-se. Hoje acabamos de receber todas as informações acerca do nosso mar. São 90 barcos a pescar de uma forma ilegal. Isso é extremamente grave para o nosso país” São as 90 escolas, hospitais, estradas perdidas”, lamentou José Mário Vaz.
O chefe de Estado disse que existem pessoas por detrás de tudo isso e a ganhar muito dinheiro à custa do povo guineense, acrescentando que “chegou a hora de abrirmos os olhos para fiscalizar os recursos do país”.
“Vamos tomar medidas. Eu vou falar com o Primeiro-ministro para tomarmos as medidas para sanear a situação, doa a quem doer”, prometeu José Mário Vaz.
Conosaba/ANG/ÂC/SG/MO
PMA QUER ALARGAR COMBATE AO ABANDONO ESCOLAR NA GUINÉ-BISSAU
Agência entrega de refeições para ajudar crescimento físico e cognitivo das crianças guineenses; reservas atuais contam com mais de 22 mil toneladas de alimentos para cinco anos; projeto contempla mais de 700 escolas do país.
O Programa Alimentar Mundial, PMA, serve pelo menos uma refeição por dia a mais de 60 % de alunos do ensino básico e pré-escolar na Guiné-Bissau. O apoio é dado no âmbito da ação da agência em projetos de desenvolvimento.
A Guiné-Bissau tem uma taxa de literacia de 50%, sendo o abandono escolar de 20%. A representante do PMA no país, Kiyomi Kauaguchi, disse à ONU News, em Bissau, que a ação visa combater a insegurança alimentar e nutricional.
Crescimento
"Pelo menos, comem na escola e já não precisam comer em casa e ajuda a família, esta é parte também do nosso propósito. Aqui a dieta mais desejada é arroz, arroz e arroz, e que não tem toda a nutrição: vitaminas, micronutrientes, proteínas que elas precisam para um crescimento físico e cognitivo de forma mais desejável".
A alimentação escolar na Guiné-Bissau está alinhada com o Plano Estratégico e Operacional "Terra Ranka", que prevê o desenvolvimento humano e beneficia atualmente cerca de 173 mil crianças.
Falando das perspetivas futuras, a representante destacou um projeto-piloto de aquisição local dos alimentos. O projeto precisa de financiamento e o fato dos doadores darem produtos no lugar de fundos não facilita o seu desenvolvimento.
Investimento
"Queremos que este projeto seja nacional e sustentável. Estamos também desenvolvendo um programa de pilotagem para compra local em 65 comunidades em Bafatá, com produtores locais particularmente agricultores de pequena magnitude para que as escolas comprem deles e para que o investimento fique na comunidade".
A responsável disse que as outras metas são: combate ao abandono escolar, sobretudo das meninas e promoção da economia familiar.
Desafios e perspetivas
As refeições consistem em alimentos básicos para o crescimento como: arroz, feijão e peixe enlatado, produtos com valor energético adequado e proteínas.
A aquisição de frutas frescas e legumes no mercado interno permanece um dos grandes desafios logísticos da cantina escolar, segundo Kiyomi Kauaguchi.
O programa quinquenal do PAM com o governo da Guiné-Bissau está alinhado com o desafio fome zero do secretário-geral das Nações Unidas e a erradicação da fome até 2030, um dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
CAÇA AOS ESTUDANTES AFRICANOS NA ÍNDIA
Eu, MARIA (nome fictício), estudante de Engenharia civil terceiro ano na Índia, venho por este meio te relatar sobre ataques covardemente na Índia pelos os indianos como pode ver em baixo.
Tudo isso começou na sexta-feira onde o rapaz de 16 anos atrasou para chegar em casa, os pais dele foram para casa dos estudantes africanos acusado de comer filho deles, policiais foram e prenderam os estudantes. Até mas tarde o rapaz apareceu em casa muito cansado e os pais levaram ele para hospital ficou internado e os pais mandaram retirar os estudantes.
Infelizmente o rapaz não resistiu, morreu de overdose. Os pais prenderam os estudantes porque foram eles que deram droga para o filho segundo eles, de lá os Estudantes fizeram marcha e conseguiram tirar eles no prisão.
Os ataques foram motivados pela morte de um adolescente local devido a uma overdose de drogas. Seus pais culpam estudantes nigerianos por lhe darem as drogas.
Cinco estudantes nigerianos foram atacados na segunda-feira por multidões, enquanto outro foi espancado por uma multidão dentro de um shopping center. A polícia disse que cinco pessoas foram presas pelos ataques.
Swaraj disse ter falado com o ministro-chefe do Uttar Pradesh, Yogi Adityanath, e ele a tinha assegurado de uma "investigação justa e imparcial sobre este infeliz incidente".
O ataque ao estudante dentro de um shopping popular em grande Noida foi gravado em câmeras de telefones móveis por outros compradores e amplamente divulgado em médias sociais.
A vítima disse aos jornalistas indianos que tinha sido espancado com varas, tijolos e facas. Ele disse que ninguém tinha ajudado ou mesmo chamou a polícia. As reações foram principalmente aquelas de vergonha e ultraje.
Maria
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...