A Agência de viagens Carrani Tours inaugurou o seu escritório em Bissau


A Agência de viagens Carrani Tours inaugurou o seu escritório em Bissau, numa cerimónia presidida pelo chefe do gabinete do ministro do Turismo e Artesanato.

Na ocasião, Bem Kassimo Cunha felicitou a administradora da Carrani Tours, Maria Carlota Barros, pela criação do novo espaço, sublinhando que o desafio que vai lançar aos operadores turísticos da Guiné-Bissau é no sentido de «não se limitarem à venda de bilhetes mas também começarem a elaborar pacotes turísticos, no sentido de trazer mais turistas ao país».

«Atualmente vendemos bilhetes de quase todas as companhias aéreas, até mesmo das que não operam na Guiné-Bissau», disse Maria Carlota Barros.

JAAC PROMETE TOLERÂNCIA ZERO CONTRA “TRANSGRESSORES DO PAIGC”





Os membros da Brigada da Intervenção da Juventude Africana Amílcar Cabral, (JAAC) prometem fazer face as alas opostas, que qualificam dos transgressores do PAIGC.

Em conferência da imprensa, realizada ontem segunda-feira, em Bissau, Mamadú Amiro Djaló, membro desta organização disse que o partido não vai tolerar ataques dos indivíduos sem mínima noção de responsabilidade, que só pretendem destruir a imagem do partido e os seus dirigentes.

Humberto Bali Sanhá, chamou atenção aos dissidentes do partido a resignarem de maus actos que têm praticado até aqui, e acusa-os de levantarem falsos testemunhas para se denigrir a imagem do Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira e a sua família.

Os membros desta organização dos libertadores convida aos dissidentes ainda para se enveredarem no respeito escrupuloso dos estatutos do partido, instrumentos que balizam o funcionamento do PAIGC.

Conosaba/Notabanca/MO

UNIÃO DE IMAMES DA GUINÉ-BISSAU PREOCUPADA COM AMEAÇA DE “RADICALISMO” RELIGIOSO



A União Nacional dos Imames da Guiné-Bissau chama atenção aos líderes religiosos do país sobre ameaças do “radicalismo” religioso. A união aponta a existência de várias “Seitas religiosas”, actuando “falsamente” em nome da religião islâmica, aproveitando da fraqueza das pessoa e da fragilidade política do país
Ouvido pela Rádio Sol Mansi (RSM), domingo (15/01), o porta-voz da união, Al Hadji Cabiro Rachido Djaló, apela o sentido de distanciamento dos Imames das “novas seitas” “porque o papel que representam em suas comunidades é de regulador, daí que as suas responsabilidades devem-se basear nos ensinamentos do profeta”.
Na semana o presidente da Comissão organizadora da Conferencia Nacional da Reconciliação, Caminhos para Consolidação da Paz e Desenvolvimento, Padre Domingos da Fonseca, denunciou, igualmente, que algumas religiões na Guiné-Bissau são instrumentos da desconcórdia de Paz e autores de sufocos de interesses de divisão
Padre Domingos da Fonseca mostrou-se “extremamente preocupado” com a situação da liberdade religiosa no país e adianta que a fronteira da Guiné-Bissau é vulnerável e vê-se rostos, figuras e viaturas novas a circularem no país com rostos “extremamente preocupantes”.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Amade Djuf Djalo com Conosaba do Porto/MO

TÉCNICOS NACIONAIS DISCUTEM SITUAÇÃO DA CARTOGRAFIA DA GUINÉ-BISSAU



Técnicos de diferentes ministérios juntaram-se, ontem segunda-feira (16/01), em Bissau, num encontro que vai durar cinco dias, para debater a cartografia das zonas de meios de vida na Guiné-Bissau. O encontro é para a descrição das zonas de populações do nível de vida das famílias
O seminário está a ser levado a cabo pelo ministério da agricultura através do sistema regional integrado de informação agrícola da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), financiado própria CEDEAO, pela União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA), pela União Europeia (EU) e pelo Comité Inter-estados de Luta Contra Seca no Sahel (CILSS).
Durante uma entrevista à Rádio Sol Mansi (RSM), o secretário do Comité Permanente Inter-estados de Luta Contra Seca no Sahel, Mário Ndafa, disse que o encontro servirá para fazer um trabalho de identificação de mapas para a identificação da zonas a partir das regiões administrativas e incluindo as populações para identificar o nível de vida das famílias.
Segundo ele, este é o novo trabalho que está a ser feito a nível dos países da CEDEAO no quando do Sistema Integrado de Informações Agrícolas e Integradas da organização oeste africana.
“Isto poderá ajudar muito. Com estas identificações podermos identificar as zonas e as famílias que precisam do apoio”, explica.
Mário Ndafa espera que este encontro terá uma descrição para poder identificar o modo de vida de cada família e que meios utilizam para a sobrevivência.
O encontro está a ser assessora por um consultor internacional que ajudará na construção de mapas para identificação das zonas identificadas.
Durante os cinco dias serão debatidos temas como a cartografia dos meios de vida, a elaboração detalhada do mapa, a orientação sobre a riqueza do ponto de vista dos meios de vida e a introdução as folhas de descrição.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO

PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU NEGA PROCESSO-CRIME CONTRA O CHEFE DE ESTADO





A Procuradoria-Geral da República da Guiné-Bissau anunciou   ontem em comunicado ter negado o pedido de instauração de um processo-crime contra o Presidente da República, José Mário Vaz, feito pela Assembleia Nacional Popular (ANP).

O parlamento "não observou as formalidades constitucionais e legais" para o Ministério Público abrir "o competente processo-crime contra o Presidente da República", refere-se no comunicado.

A Procuradoria explica que o pedido precisaria da aprovação por dois terços dos deputados do parlamento, ou seja, não basta um ofício assinado pelo presidente da ANP, tal como aconteceu.

Na base da queixa apresentada pelo presidente da ANP, Cipriano Cassamá, estão declarações feitas pelo chefe de Estado numa cerimónia pública em que celebrou o seu aniversário, a 10 de dezembro, em Bissau.

Num discurso em crioulo, José Mário Vaz referiu que ninguém será assassinado ou espancado por ordens do Presidente durante o seu mandato.

Na altura, a intervenção motivou um pedido de explicações da Liga Guineense dos Direitos Humanos, uma vez que a Constituição guineense "em nenhum momento deu esses poderes ao chefe do Estado", mas não houve mais esclarecimentos por parte da Presidência.

No comunicado de hoje, a Procuradoria-Geral da República acrescenta que está a conduzir inquéritos em que o ex-primeiro-ministro Domingos Simões Pereira (presidente do PAIGC) figura como testemunha.

Nesse âmbito, a Procuradoria solicita a colaboração da ANP para que permita que o agora deputado seja ouvido.

Conosaba com a Lusa/MO

«TURISMO» GOVERNO GUINEENSE ADMITE POSSIBILIDADES DE ISENÇÃO DE VISTO À TURISTAS PORTUGUESES





Bissau,16 Jan 17 (ANG)- O governo guineense pode vir a isentar turistas portugueses de pagamento de visto de entrada ao pais, admitiu recentemente o ministro do Turismo, Fernando Vaz.

"Acabar com a necessidade de vistos é uma medida que o Governo da Guiné-Bissau prepara a curto prazo para incentivar a vinda de turistas de Portugal.", disse o ministro num encontro com operadores turísticos portugueses que na semana passada efectuaram uma visita à Guiné-Bissau,promovida pela transportadora Euroatlantic, onde participaram as Agências Abreu, Solférias, Soltrópico, Sonhando, Clube Viajar, You e Across, que representam 80% do mercado português, com vista à montagem de programas de férias já em 2017.

“Os portugueses são aqui muito bem recebidos e vão sentir-se em casa”, garantiu Fernando Vaz, frisando que “Portugal está quase em África, a menos de quatro horas de voo da Guiné, e queremos que seja nosso interlocutor para outros países europeus, tal como foi para Cabo Verde”.

A aposta está sobretudo no arquipélago de Bijagós, um santuário natural com 88 ilhas repleto de vida selvagem — onde é possível avistar os únicos hipopótamos de água salgada —, mas ainda desconhecido para os hoteleiros portugueses. 

“Acredito que seja no futuro um grande destino turístico, dado que o mundo procura hoje este tipo de sítios”, salienta Fernando Vaz, referindo que a mira também está no “turismo de saudade”, a pensar nos “milhares de portugueses que passaram na Guiné-Bissau durante a guerra e gostariam de revisitar os locais onde estiveram”. 

Garante que o país está “de braços abertos” ao investimento português, oferecendo “condições únicas no mundo”, como isenção de impostos por cinco anos e bancos recetivos a apoiar investimentos, mas onde há ainda muito por fazer. 

“A imagem que se tem da Guiné-Bissau lá fora é um pouco assustadora para quem não conhece e não corresponde à realidade. É um país onde aconteceram sucessivos golpes de Estado e projetou-se uma imagem negativa. Mas aqui as pessoas podem andar 24 horas em segurança”, salienta o governante.

O arquipélago de Bijagós tem vindo a ser descoberto sobretudo por investidores franceses, como Solange Morin, dona do hotel de referência na ilha de Rubane, o Ponta Anchaca, que assegura o transporte de turistas em avião privado.

Também o guineense Adelino Dakosta, lutador medalhado nos Estados Unidos e detentor da rede de ginásios Punch em Nova Iorque, decidiu avançar com investimentos hoteleiros na ilha de Bubaque, com o objetivo de ajudar a sua terra. 

“Estamos num espaço que é protegido pela UNESCO, o arquipélago de Bijagós continua a ser de pura natureza, o que está a faltar no mundo existe aqui”, afirma Adelino Dakosta no seu hotel junto à praia, finalizado no ano passado, que também inclui uma zona de acampamento com arte africana ao ar livre. Os clientes atuais são sobretudo pessoas ligadas a ONG (Organizações Não-Governamentais), mas a meta é trazer gente até dos Estados Unidos. “Trazer as pessoas aqui é dar-lhes ouro. Se formos a ver bem, o atraso da Guiné pode ser hoje a sua principal vantagem. Graças a Deus, o mundo está hoje sensível a proteger espaços assim.”

A proposta do ministro do Turismo em avançar com a isenção de vistos de curta duração para incentivar a vinda de turistas é bem acolhida por José Mário Vaz, Presidente da Guiné-Bissau. 

“Vamos trabalhar nisso e estamos abertos a ver as facilidades que podemos colocar ao turismo de Portugal, pois a economia da Guiné-Bissau tem muito a ganhar”, salientou José Mário Vaz ao receber os operadores turísticos portugueses. 

“Sei que Cabo Verde atingiu o nível que atingiu graças a esses operadores, por isso é tão importante a sua presença na Guiné-Bissau.”, frisando que “o facto de termos condições excelentes e um paraíso como os Bijagós não é condição sine qua non para o sucesso do turismo na Guiné-Bissau”, o Presidente da República enfatizou que a “formação profissional é de uma importância enorme para os guineenses, e por isso eu peço: ajudem a criar valor e também a formar a nossa gente”.

Conosaba com a ANG/Jornal Expresso/MO



«CARTA CREDENCIAL» DR. HÉLDER VAZ JÁ É O NOVO EMBAIXADOR DA GUINÉ-BISSAU EM PORTUGAL



Dr. Hélder Vaz com Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa 

O Presidente da República recebeu, ontem,. as cartas credenciais de novos Embaixadores em Portugal: 11:00. Embaixador da Turquia, Hasan Gögüs. 11:25. Embaixador da Guiné-Bissau, Hélder Jorge Vaz Gomes Lopes. 11:50. Embaixador dos Emirados Árabes Unidos, Mousa Abdulwahed Abdulghaffar Al Khaja. 12:15.

"Portugal e Guiné-Bissau: de tão longe vêm a relação secular e o conhecimento mútuo, que muito perto e estreito devem ser os laços do presente e do futuro. Nós temos tudo a ganhar estando cada vez mais JUNTOS na realização dos objetivos de cada um dos nossos países, ajudando-nos e complementando-nos. Que DEUS ilumine os nossos passos na CONSTRUÇÃO de um Futuro Partilhado" disse Hélder Vaz, o novo Embaixador da Guiné-Bissau em Portugal


"Hoje iniciamos uma nova e hercúlea tarefa, tendo por objetivo último reaproximar Portugal e a Guiné -Bissau numa profunda convergência de interesses, com benefícios mútuos, palpáveis e concretos , que constituam estímulos para novas empreitadas em comum, aproximando os povos, as instituições, as empresas, o sector financeiro, os serviços, as associações, as ONGs, os agentes culturais, desportivos, criando emprego e mais-valias e convergindo esforços na conquista do mercado regional da CEDEAO, com 300 milhões de consumidores, em benefício do desenvolvimento dos nossos dois países. Que DEUS nos ilumine e abençoe",  acrescentou .o Embaixador 

Conosaba/MO

GUINÉ-BISSAU REALIZA EM JANEIRO SIMPÓSIO INTERNACIONAL PARA RESGATAR PAÍS DO CICLO DE INSTABILIDADE



Radio Sol Mansi, 16 Jan 2017 - De 27 à 30 de Janeiro corrente o país realiza o simpósio Internacional sob lema “Enfrentar o passado para Construir a Guiné-Bissau”. O simpósio será promovido pela Comissão para Organização da Conferência Nacional “Caminhos para Consolidação da Paz e Desenvolvimento”.

O colóquio a ser realizado tem como objectivo principal de aumentar a consciência nacional sobre a importância de lidar com o passado para resgatar o país do ciclo de instabilidade e de conflito político e social no país.


A comissão liderada por Padre Domingos da Fonseca foi restabelecida pela Assembleia Nacional Popular em 2015, para retomar os trabalhos de consulta iniciados em 2009 sobre a necessidade de, através de uma Conferencia nacional, escolher um mecanismo de reconciliação nacional para a Guiné-Bissau que possa atacar as causas do conflito, escrever a história comum dos guineenses para que o país possa virar a página do passado e avançar para o desenvolvimento.

Padre Domingos da Fonseca disse, esta segunda-feira (16/01), durante uma conferência de imprensa, que o simpósio será um momento para reforçar a consciência colectiva sobre a pertinência e o imperativo da realização da conferência nacional e ainda capacitar os delegados para a conferência nacional.

“O simpósio contará com a participação da grande maioria dos delegados da conferência nacional vindos de todo o país participarão oradores nacionais e internacionais entre os quais se destaca o antigo presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, convidado de honra da comissão que virá partilhar a experiencia do seu país”, explica.

Em preparação a conferência nacional, foram realizadas consultas com mais de três mil pessoas em todo o território da Guiné-Bissau, a Comissão para Organização da Conferência Nacional “Caminhos para Paz e Desenvolvimento”, mandatada pelo parlamento para retomar o processo conducente à reconciliação nacional.

A Comissão composta por 32 membros, dentre os quais, representantes de todas as confecções religiosas, da sociedade civil e dos órgãos da soberania, recebe o apoio do Escritório Integrado das Nações Unidas para a Consolidação da Paz (UNIOGBIS) e do Governo de Timor-Leste.

Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/MO

MINISTRO DE ESTADO E DA ENERGIA ASSALTADO NA SUA RESIDÊNCIA




A residência do ministro do Estado e Secretário-geral do PRS foi assaltada na noite do dia 15 de Janeiro, por desconhecidos. Os assaltantes, segundo fontes próximas do ministro, levaram com eles, as pertensas do ministro, Florentino Mendes Pereira e uma arma de fogo dos agentes de corpo policial e Guarda Nacional que lhe servem de segurança. 

Até neste momento não nenhuma reacção a este assalto e muito menos um posicionamento do ministro, mas, fontes partidárias garantiram que o ministro já informou as estruturas competentes, principalmente o ministro do Interior.

Para além do ministro, o ministro do Estado e da Energia terá apresentado a queixa junto da Polícia Judiciária para que o assunto fosse tratado e investigado para que se possa apurar a veracidade.

As investigações iniciais não fornecem nenhum dado, porque os agentes destacados para protecção do ministro, garantiram não saber de nada a não ser a arma desaparecida. 

A preocupação é saber se quem levou a arma não está a preparar algo contra Florentino Mendes Pereira.

Com o assalto da noite do dia 15, sobe para 4, as tentativas de assalto e ameaças de morte, que o Secretário-geral do PRS foi alvo nos últimos quatro anos. Durante o Governo de Baciro Djá, nos meados do ano 2015, o Governo de então decidiu destacar um corpo de segurança composto por Guarda nacional e Policias de Protecção Pública.

Segundo se sabe, amanhã, o PRS deverá concertar para ter um posicionamento publico sobre este assunto.

Comunicação PRS

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...