«GOVERNAÇÃO INTEGRADA» SOCIEDADE CIVIL NA GUINÉ-BISSAU APRESENTA PROJECTO A ORGANIZAÇÕES PARCEIRAS


Presidente da Sociedade Civil

Bissau,22 Jun 16 (ANG) – O Movimento Nacional da Sociedade Civil apresenta quinta-feira no Centro Cultural Português,em Bissau, um projecto de Governação Integrada da Guiné-Bissau.

A cerimonia deve culminar com a assinatura de um protocolo de acordo com organizações parceiras dentre elas a União Europeia.

Segundo um comunicado à imprensa enviado à Agência de Notícias da Guiné(ANG), o evento a ser organizado pelo Instituto Português António Vieira (IPAV), em parceria com a Universidade Jean Peaget Guiné-Bissau visa adoptar a governação integrada como estratégia para respostas aos problemas complexos do país, tais como o desemprego jovem, a reconciliação nacional, as desigualdades de género e a segurança nacional.

O projecto é orçado em cerca de 400 mil euros, financiado pela União Europeia e implementado pelo IPAV.

No acto serão assinados ainda Protocolos de acordos com as organizações seleccionadas para participar nos cursos de formação promovidos no âmbito do projecto.

O evento contará com a participação do Instituto Camões, delegação da União Europeia e outras organizações que actuam no país, no domínio de promoção do trabalho colaborativo, concertado e em redes. 


ANG/JD/SG/Conosaba/MO

MOVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL SOLIDARIZA COM SUPERIORA DAS IRMÃS MORTAS NO ACIDENTE DE VIAÇÃO




A direcção do Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento apresentaram ontem quarta-feira suas condolências à superiora da congregação das Irmãs adoradas de sangue de Cristo por motivo do falecimento das duas irmãs da mesma congregação no passado dia 18 de Junho na estrada de Bula.

Depois da prevê palavras de consolação, o presidente do movimento Jorge Gomes afirmou que a responsável da congregação está muito abalada com tudo o que aconteceu. “ Vimos que ela está muito abalada, mas é o destino de Deus. Pedimos a Deus que as consolem e que a terra seja leve às vítimas”, frisou.

Jorge Gomes disse ainda que “tivemos o conhecimento através de comunicação social do acidente que vitimou mortalmente duas freiras que trabalharam muito para a Guiné-Bissau em termos de educação e saúde de modo que viemos dar as nossas condolências à irmã superiora”, disse.

De referir que as Irmãs receberam igualmente as saudações da comunidade Islâmica do país que se fez deslocar à residência das mesmas para lhes endereçar suas condolências.

Importa salientar que as vítimas mortais deste acidente vão ser sepultadas amanhã na vila de Bula, norte do país as 16 horas.

A Irmã que dirigia a viatura acidentada que se encontra fora de perigo, já foi evacuada para tratamento especializado na Itália. 


Por. Nautaran Marcos Có/radiosolmansi/Conosaba/MO

MINISTRO DA FUNÇÃO PÚBLICA GUINEENSE BOA GESTÃO DO INTERESSE PÚBLICO




O Ministro da Função Pública, Trabalho e Segurança Social considera que a missão de cada funcionário público é de construir uma administração pública em prol do desenvolvimento, da democracia e da paz, evitando desgraças para a sociedade

Tumane Baldé, titular da pasta da função pública, fez estas afirmações numa mensagem alusiva a celebração do dia 23 de Junho, dia Africano da Função Pública, que este ano decorre sob o lema“função pública entre avanços e recuos ao serviço dos guineenses”, disse ainda que a administração pública guineense é onde os seus funcionários tipos de funcionários e outros factores decidem em nomes muitas das vezes por incertezas situação que “pode ser invertida apenas com o estabelecimento do pressuposto nos princípios da boa governação”.

“Certamente que ela não é uma boa administração pública que assim continuando as grandes conflitualidades e injustiças que afectam a nossa sociedade vão continuar a ganhar, cada vez mais, condições de perenidade”, disse o responsável da função pública em referência ao lema escolhido para este ano.

Este responsável diz ainda que é chegada a hora de o país começar a receber sinais de prestação de contas no âmbito do cumprimento do chamado “dever de boa administração da coisa pública”. 

Referindo a teoria do contacto social do matemático Thomas Hobbes, que expõe o seu ponto de vista sobre a natureza humana e sobre a necessidade de um governo e de uma sociedade fortes, Tumane Baldé disse refere que “a prestação de contas é sujeição à fiscalização, avaliação e a ética no trato do bem público” e com a intervenção positiva de cada um e fazendo o que lhe compete é possível valorizar a parte dos direitos da sociedade.

A data de 23 de Junho, dia Africano da função pública, foi instituída em 1994, na cidade de Tanger, Marrocos, pelos ministros das funções públicas africanas.

No país a cerimónia oficial para a sua comemoração terá lugar amanhã e o momento servirá de partilha de temas, como o programa de assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e da União Europeia em relação a reforma, da carta africana dos valores e princípios dos serviços e da administração pública, do novo quadro legislativo ao nível da função pública e as reformas ocorridas ao nível do sistema de segurança social no país. 


Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi/Conosaba/MO

COSTA DO MARFIM QUER ADERIR À CPLP COM O ESTATUTO DE OBSERVADOR



A Costa do Marfim manifestou o desejo de aderir, com o estatuto de observador, à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse ontem à agência Lusa, em Lisboa o primeiro-ministro marfinense.

GOVERNO GUINEENSE SUBMETE PROGRAMA AO PARLAMENTO E GARANTE QUE SERÁ APROVADO


O Governo da Guiné-Bissau pediu à Assembleia Nacional Popular o agendamento de uma sessão para discussão e aprovação do seu programa, assente no projecto Tera Ranka, lançado pelo Executivo de Domingos Simões Pereira, em 2015, com o apoio de todos os partidos.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Aristides Ocante da Silva, garante que o Executivo tem os votos necessários para a sua aprovação no Parlamento.

O Executivo de Baciro Djá já está instalado no Palácio do Governo, depois que os membros do anterior Executivo e apoiantes terem deixado o local, diz-se pronto para que o Parlamento discuta o seu programa, assente em três eixos principais.

“Promoção da boa governação, política externa e integração regional, promoção do crescimento económico para a criação de riqueza e promoção do desenvolvimento através do reforço do capital humano e valorização da qualidade”, são, segundo O ministro Aristides Ocante da Silva, os eixos do programa.

Neste novo arranque o ministro da Presidência do Conselho de Ministros considera ser importante conhecer “todos os processos em curso”.

Neste momento, diz Silva, “estamos a ver os contratos e engajamentos assumidos pelos governos que nos precederam e avançar com as reformas que permitam à Guiné-Bissau retomar o seu desenvolvimento”.

Na conversa com a VOA, Aristides Ocante da Silva revela que o Governo está, neste momento, empenhado em resolver o diferendo com o Fundo Monetário Internacional que pode por em causa o financiamento do Orçamento Geral do Estado.

Questionado se o programa do Governo é de continuidade, o segundo homem mais importante do Executivo guineense respondeu afirmativamente “porque é de continuidade porque baseia-se na necessidade de concretização dos princípios e das estratégias definidas no plano estratégia operacional Tera Ranka que toda a Guiné-Bissau abraçou e no qual participaram todas as forças vivas da Nações”,

Enquanto aguarda pelo agendamento do debate para discussão e aprovação do programa, o Governo de Baciro Djá avança com os primeiros contactos, por considerar, de acordo com ministro da Presidência do Conselho de Ministros “ser de base alargada no Parlamento e, portanto, com sustentabilidade para ver aprovado o documento”.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...