CÂMARA DE BISSAU VAI COMEÇAR A DAR NOMES A RUAS E NÚMEROS A CASAS















A Câmara Municipal de Bissau vai começar a numerar as casas e colocar nomes nas ruas da capital da Guiné-Bissau, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Baltazar Cardoso.
«Para a próxima semana vamos começar a colocar a numeração e nomes das ruas. Antigamente todas as casas tinham os seus números, todas as ruas tinham os seus nomes», afirmou o presidente da Câmara de Bissau.

Em Bissau, as casas não têm número e a maior parte das ruas dos bairros não têm um nome, o que impede a atribuição de moradas às pessoas.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara disse também que proibiu a lavagem de carros no centro da cidade e que vai começar a remover os carros velhos ali estacionados, bem como os que estão para venda.

Em alguns locais do centro da cidade de Bissau, há dezenas de carros estacionados há meses em cima de passeios que se encontram para venda, dificultando não só a circulação de pessoas, como o estacionamento de outros veículos.

«Vamos começar a remover todos os carros velhos que estão parados no centro da cidade. A nossa cidade vai ser uma cidade limpa», disse.

Outra medida tomada por Baltazar Cardoso, que está à frente da Câmara Municipal há dois meses, foi ter proibido a cedência de terrenos.

«Agora todos os terrenos têm de ser urbanizados pela Câmara», referiu, explicando que antes de haver uma construção o terreno tem de ter passeio, água e luz.

Notabanca/MO

DJURTUS DESCEM SETE LUGARES NO RANKING DA FIFA


A seleção da Guiné-Bissau (DJurtus) desceu sete lugares, para o 92.º lugar, na hierarquia da FIFA, com 365 pontos.
Os Djurtus estiveram presentes, em janeiro, no Gabão, pela primeira vez, na fase final de um Campeonato Africano das Nações (CAN-2017).

  
Notabanca/MO

PJ DETEVE OITO INDIVÍDUOS DE REDES CRIMINOSAS EM BISSAU E GABÚ


Polícia Judiciária (PJ) guineense deteve oito indivíduos, durante três operações: “Morte Lente, Lala Quema e Diário de Notas de Alunos”. 
De acordo com o Diretor Nacional da PJ cento e vinte três caixas, três lotes volumosos de medicamentos foram descobertos num armazém na estrada “Subida de Cabana em Bissau” e quarenta e seis caixas de medicamentos encontradas em Gabú, Leste do país na sequência da operação “Morte Lente”, supostamente em má qualidade.
Bacar Biai assegurou que os proprietários dos medicamentos alegam ser importadores de remédios. Mas constata que, não dispõem de faturas de compras e nem certificado de qualidade dos referidos medicamentos. Pelo que, tentaram aliciar os agentes da PJ com mais de 01 milhão de francos cfa para limpar as pista misteriosas e coloca-los em liberdade.Ainda, Biai considera o cenário de triste, já que os remédios em causa, foram trazidos de Guiné-Conacri para Bissau em camiões sem obedecer a regra de transporte de medicamentos, que segundo ele, supor os mesmos  perderam qualidade. 
Conforme Bacar Biai, na operação “Lala Quema” que recai sobre as Alfândegas de Bissau, desmantelaram uma rede de piratas do sistema informático local, que faz despachos ilegais naquela instituição de recolha de receitas ao tesouro público.

DN da PJ destaca outra operação “Diário de Notas de Alunos”, na qual foram feitas apreensões de cinquenta e quatro certificados falsos em diferentes liceus de Bissau e no interior do país. Em sequência foi detido um individuo contemplado com uma bolsa de estudo para Portugal, com um certificado falso.
O responsável máximo da PJ garante que a sua instituição vai mesmo continuar intransigente na luta contra a corrupção ativa, passiva, e outros males que enfermam a sociedade guineense.
Notabanca/MO

AMIC CONDENA ORDEM DO PRIMEIRO-MINISTRO GUINEENSE
















Associação dos Amigos da Criança (AMIC) da Guiné-Bissau condenou a ordem de prisão e envio para as ilhas dada pelo primeiro-ministro guineense para as crianças apanhadas a mendigar, considerando que essa decisão viola a legislação nacional e disposições internacionais.
"Prender e enviar para ilhas essas crianças seria uma violação gravíssima das disposições legais, nacionais e internacionais, que protegem os direitos das crianças e nós condenamos essa atitude", afirmou o secretário-executivo da AMIC, Laudolino Medina.
Medina lembrou que a Guiné-Bissau faz parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEA), União Africana e Nações Unidas.
"A Guiné-Bissau para além de ter no seu dispositivo um elenco muito desenvolvido de materiais que protegem e defendem os direitos da criança, também é signatário de vários instrumentos internacionais que protegem e defendem os direitos da criança, nomeadamente a Carta Africana, a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito das Crianças", disse.
O secretário-executivo da AMIC recordou também as autoridades guineenses que o ano passado a CEDEAO adotou um manual de procedimentos e cuidados em relação às crianças vulneráveis em situação de mobilidade.
"Portanto, este manual obriga os Estados-membros da CEDEAO a tomarem medidas no sentido de identificar essas crianças e propor-lhes serviços sociais adaptados às suas necessidades e a Guiné-Bissau", sublinhou Medina. 

Notabanca/MO

«MISSÃO» PM DA GUINÉ-BISSAU EM VISITA À MARROCOS


Foto Arquivo

Bissau, 10 Ago 17 (ANG) – O Primeiro-ministro, Umaro Sissoco Embaló viajou para o Reino de Marrocos para uma visita de trabalho de três dias. 

Segundo a Rádio Nacional, após essses dias de estada em Marrocos o chefe do governo se desloca a Itália e Grécia, onde manterá encontros de trabalhos com seus homólogos desses países.

Umaro Sissoco reiterou as suas declarações no sentido de proibir que crianças circulem as ruas de Bissau pedindo esmolas em nome de Islão.

Numa declaração recente deu ordens para que crianças surpreendidas a mendigar em Bissau fossem detidas e enviadas para as ilhas. 

A Comissao Nacional de Direitos Humanos já regiu manifestando o seu repudio em relação a ordem do governo.

Em nota distribuida à imprensa, a referida comissão sugere ao governo a procurar junto de parceiros formas de encontrar uma solução para a questão de talibés, crianças muçulmanas que são obrigadas a mendicar nas ruas pelos seus professores de alcorão. 

Conosaba/ANG/SG/MO

PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU ACUSA GRUPO DOS 15 DE CHANTAGEM






Conosaba/Notabanca/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...