Guiné-Bissau terá sucursal do Banque Atlantique da Costa do Marfim

Banque Atlantique da Costa do Marfim vai abrir sucursal na Guiné-Bissau (Foto DR)


O Banque Atlantique da Costa do Marfim deverá abrir, já no primeiro semestre do próximo ano, uma sucursal na Guiné-Bissau.

De acordo com as informações avançadas pela revista Jeune Afrique, o banco vai posicionar-se no negócio de retalho e de apoios às empresas e será o quinto estabelecimento bancário comercial no país.

O diretor-geral da ABI, Souleymane Diarrassouba, e o ex-diretor para a área internacional do BCP, Rachid Agoumi, serão os responsáveis pela abertura da sucursal. 

FAO recomenda promoção do sector agrário do combate à fome

Aposta no setor agrário é vista como uma forma eficaz de combater a fome (Foto AP)





Joachim Laubhouet-Akadié, Representante do Fundo das Nações Unidas para a Alimentação (FAO), recomendou ao governo da Guiné-Bissau a promoção do sector agrário como forma de combate à pobreza e à fome no país.

Segundo a Angnotícias, durante a cerimónia em sua homenagem, em que o governo guineense o distinguiu com diploma de mérito pelo desempenho das suas funções na Guiné-Bissau, o responsável do FAO manifestou ainda a sua inteira disponibilidade e abertura total em continuar a apoiar o desenvolvimento nacional no que for necessário e estiver ao seu alcance.

«ARTES PLASTICAS» ARTISTAS AFRICANOS EXPÕEM EM PARIS




Bissau, 05 Nov 15(ANG)-Cinquenta e quatro pintores, escultores e fotógrafos de imagem africanos dão a sua visão sobre Africa no âmbito de uma exposição denominada “Lumiéres d’Afrique, aberto ao público no Palácio Chaillot, em Paris, França.

O evento decorre sob o lema “Direito ao Acesso à Energia” e conta com a participação de Nú Barreto, artista plástico guineense.

Trata-se de uma iniciativa do grupo “Artistas Africanos para o Desenvolvimento”, uma organização filantrópica criada em 2009 por Gervanne e Matthias Leridon, em resposta aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio definidos pela ONU.

Em prelúdio à cimeira mundial sobre mudanças climáticas COP21 que vai decorrer em Paris a partir do final de Novembro, a exposição "Lumières d'Afriques" visa alertar os Estados do continente africano, para a necessidade de massificar o acesso à electricidade.

Os 54 artistas contemporâneos africanos convidados exprimem de forma figurativa, mas também através de um vídeo de 54 minutos, a sua visão sobre uma "África das Luzes", ou o direito legítimo e fundamental para o desenvolvimento de todas as sociedades humanas de terem acesso à energia.

Esta exposição, que será itinerante, está patente ao público desde quarta-feira até 24 de Novembro, simbolicamente no Palácio Chaillot, onde em 1948 foi assinada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Vindos dos cinco PALOP estão patentes obras de Franck Ludangi de Angola, Tchalé Figueira de Cabo Verde, Nú Barreto da Guiné-Bissau, Gonçalo Mabunda de Moçambique e René Tavares de São Tomé e Príncipe.

Nú Barreto, artista plástico guineense residente nos arredores de Paris, numa declaração a RFI, destacou que a importância da temática da exposição é uma preocupação comum nos 54 países africanos.

ANG/RFI/Conosaba/MO

PARLAMENTO DA GUINÉ-BISSAU ULTIMA PROCESSO PARA REVISÃO CONSTITUCIONAL



Bissau, 05 nov (Lusa) - O Parlamento da Guiné-Bissau juntou nos últimos dias diferentes técnicos e políticos para os trabalhos preparatórios da revisão da Constituição, considerada fonte de vários conflitos entre órgãos de soberania. 

José Carlos da Fonseca, secretário técnico da comissão eventual do Parlamento para a revisão da Constituição, disse hoje à Lusa que os preparativos "estão a um ritmo acelerado" e dentro de pouco tempo será iniciado o processo de auscultação aos guineenses. 

Aos políticos, membros da sociedade civil, ao poder tradicional, às confissões religiosas, às organizações representativas, será questionada sobre que aspetos gostariam de ver incluídos do novo texto constitucional e que regime se adequa melhor à Guiné-Bissau. 

Os guineenses residentes fora do país, nomeadamente em países de maior concentração de emigrantes, serão também auscultados, adiantou. 

Para já, a comissão composta por 47 elementos e presidida pelo deputado João Seidibá Sani está a ultimar o orçamento, o cronograma, o regulamento e o modelo de comunicação a serem adotados. 

José Carlos da Fonseca acredita que se houver financiamento - que deve ser suportado pela comunidade internacional - a comissão poderá iniciar as auscultações "o quanto antes", talvez ainda no decurso deste ano. 

Carlos da Fonseca, que é também secretário-geral do Parlamento, explicou à Lusa que a auscultação "poderá ser facilitada" tendo como base a Constituição revista, aprovada pelos deputados em 2001, mas entretanto vetada pelo então Presidente guineense, Kumba Ialá. 

Fonseca considera o texto "bastante avançado", tendo em conta os novos dispositivos e institutos que contempla. 

O jurista não é da opinião que a atual Constituição seja fonte de conflitos institucionais, como advogam várias correntes políticas. 

Admite "lacunas", nomeadamente sobre os poderes que são atribuídos ao Supremo Tribunal de Justiça para a fiscalização de atos públicos de titulares de órgãos de soberania, mas ainda assim diz ser uma Constituição "aceitável, desde que haja o respeito pela separação de competências", concluiu.

BENFICA ABRE ESCOLAS DE FUTEBOL NA GUINÉ-BISSAU



O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, visita a Guiné-Bissau de 11 a 13 de novembro para inaugurar uma escola de futebol para 400 crianças, disse à agência Lusa fonte da filial guineense.

Wilson Pereira, chefe do departamento de futebol do Benfica de Bissau, disse à Lusa que Luís Filipe Vieira deve fazer-se acompanhar dos antigos jogadores Pedro Mantorras e Nuno Gomes, bem como da equipa B do clube português, que irá disputar uma partida amigável com os seniores do Benfica de Bissau.

Filipe Vieira chefiará uma delegação composta de 30 elementos, entre jogadores e dirigentes do clube encarnado.

Segundo Wilson Pereiras, o presidente do Benfica desloca-se à Guiné-Bissau para se juntar as festividades do clube guineense, dirigido pelo empresário português Sérgio Marques, pela conquista do campeonato e da Taça do país e ainda para assistir à inauguração da escola de futebol Geração Benfica.

O diretor do departamento de futebol do Benfica de Bissau disse que "finalmente as duas direções estão a conversar", após várias tentativas de aproximação por parte do clube guineense.

http://desporto.sapo.pt/Conosaba/MO

PRESIDENTE E VICE-PRESIDENTE DO BENFICA DE BISSAU ENCONTRAM-SE EM LISBOA PARA ALINHAVAR A VISITA DO PRESIDENTE DO SPORT LISBOA E BENFICA A GUINÉ-BISSAU


 Fortunato Cardoso Soares "Bodjam" e Sérgio Marques

Sport Bissau e Benfica, conhecido como Benfica de Bissau, é um clube de futebol com sede em Bissau,Guiné-Bissau. O Sport Bissau e Benfica foi fundado no dia 27/05/1944 sendo a vigésima nona filial doSport Lisboa e Benfica.

Actualmente, o Benfica de Bissau é dirigido pelo empresário português Sérgio Marques.

Em declaração telefónica ao editor, Pate Cabral Djob do Blogue Conosaba do Porto, Fortunato Cardoso Soares, vulgo "Bodjam", Vice-Presidente do Futebol de Sport Bissau e Benfica garantiu que o Presidente do Sport Lisboa e Benfica deverá visitar a Guiné-Bissau entre os dias 11 e 13 de Novembro a convite da Direcção. 

"Luís Filipe Vieira vai inaugurar no dia 12 de Novembro a escola de futebol geração Benfica em Bissau", afirmou o 'Bodjam'

De acordo com o Fortunato Cardoso Soares, vulgo "Bodjam", "a visita de Luís Filipe Vieira está a ser aguardada com muito entusiasmo pelos guineenses".


               Fortunato Cardoso Soares "Bodjam"




A ACUSADA DE FURTO DE UM BEBÉ NO CENTRO DE SAÚDE DO BAIRRO MILITAR CONFESSA O CRIME PRATICADO


Ludimila Lopes Saeig (suspeita de roubo da  criança)
Ludimila José Fernando Sompi (mae da criança)
Roubo ou furto de um ser humano, ainda que criança ou bebé, sempre constitui grande ofensa a moral publica. Mas infelizmente são atos constantes que os citadinos da capital guineense é confrontado de forma inédita e surpreendente.
O centro de saúde do Bairro Militar em Bissau registou furto de  um recém-nascido de duas semanas cujo a presumível autora foi atempadamente capturada e está sob custódia da Policia Judiciaria.
Ao ser confrontada sobre o ato praticado, a cusada confessou à PJ até aos órgãos da comunicação social de ser ela mesma a única e exclusiva autora do crime praticado  no centro de Saúde do bairro Militar em Bissau.
Em entrevista exclusiva quinta-feira 05 de Novembro a rádio Rispito onlaine, Ludimila Lopes Saeig, autora do furto, disse estar arrependida das responsabilidades criminais. “ O filho é dela não é meu. Furtei o bebé porque não tenho nenhum filho, divorciei-me 03 vezes. Peço desculpa a senhora mãe do bebé para me perdoar.” Conclui.   
Perante os factos, Ludimila José Fernando Sompi, mãe da criancinha satisfeita por ter recuperado o filho, assegurou porquanto decorre a investigação da PJ, não tem nada a decidir por perdoar.
No outro lado da cortina, Cornélia Florinda Vieira Té, Coordenadora de Brigada de Mulheres e Crianças da PJ guineense disse a gatuna procedeu por agora correctamente. Mas, adiantou apesar de confessar as suas responsabilidades criminais, isto não lhe iliba dos seus atos.
Falando sobre a redução da moldura da pena que supostamente poderá ser aplicada a Ludimila Lopes Saeig, Cornélia Té esclarece que a matéria é da inteira responsabilidade dos tribunais.
É  de  salientar que o bebé foi furtado quarta-feira 04 de Novembro no centro de Saúde de bairro Militar, por Ludimila Lopes Saeig, aparentemente de 30 anos, casada sem filho detida graça a intervenção pontual da PJ e colaboração da população local.
A prática é um fenómeno a ganhar diariamente passos largos na sociedade guineense.

COMITÉ ACADÉMICO DOS ESTUDANTES GUINEENSES NO ESTADO DO CEARÁ


O “comité académico dos estudantes guineenses no estado do ceará” é uma organização estudantil sem fins lucrativas com a sede na igreja nossa senhora das dores AV. Bezerra de Menezes/fortaleza-ce onde bimestralmentente acontecem seus eventos. A sua proposta objetiva-se na criação, de um espaço multidisciplinar e social, que visa à sistematização e a produção do conhecimento cientifico que possa contribuir para o processo de formação científica dos alunos nas diversas áreas da sua formação. Seus objetivos específicos são: 
Despertar a vocação científica e incentivar novos talentos potenciais entre estudantes Guineenses do estado do ceará, Proporcionar aos participantes momentos de lazer e trocas culturais através da ligação educação e cultura, Auxiliar os discentes na elaboração dos seus trabalhos científicos visando a inserção nos programa de pós-graduação (lato, e stricto senso).  Tendo como o publico alvo todos os estudantes guineenses residentes no estado do Ceará, sem distensão de ramo de conhecimento, titulo, e especialidade e demais estudantes que venham a vincularem-se ao comité.
O projeto justificasse por acreditar que a escola já não é o único espaço de aprendizagem através de diversas metodologias como: debates, palestras, mesa redonda workshop, atividades culturais etc. Tudo isto dentro das área especifica: saúde, serviço social, administração,  tecnológica, turismo, meio ambiente, política, economia etc.

Suzete sabino lopes - Coordenadora 

Deputados analisam relatório da comissão de Inquérito sobre denúncias do PR


Sede da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau


O relatório da comissão de Inquérito sobre as denúncias de corrupção feitas pelo Presidente da República contra o executivo de Domingos Simões Pereira vai ser analisada numa das sessões da IX Legislatura da Assembleia Nacional Popular (ANP), que vai decorrer de 16 de Novembro corrente a 08 de Janeiro de 2016.
Segundo o “Projecto da Ordem Dia” aprovado pela Comissão Permanente da ANP e que ANG teve hoje acesso, os deputados irão ainda analisar, discutir e aprovar na referida sessão o projecto lei sobre o Estatuto do Líder da Oposição, do projecto de Alteração da lei sobre a Subvenção Vitalícia dos titulares de cargos públicos, do Estatuto dos ex-titulares dos órgãos da soberania e do Código da Justiça Militar.
A discussão e votação da Proposta de Revisão do Plano Estratégico da Assembleia Nacional Popular 2015/20 e do seu Plano anual de actividades para o ano 2016, Apreciação de Contas Gerais do Estado relativas ao ano económico 2009/10, a proposta Lei sobre Estatuto Remuneratório dos Magistrados Judiciais e do Ministério Público são outros assuntos agendados para a referida sessão .
Os deputados da nação vão analisar e discutir ainda a Proposta do Código de Trabalho e os Acordos Internacionais.
Instado a dizer sobre o porquê do alargamento da Iª Sessão Ordinária da IX Legislatura para além dos 30 dias contrariando o regimento da ANP, o responsável do Departamento de Informação e Documentação da ANP, Agostinho da Silva explicou que os trabalhos irão interromper-se nas vésperas da quadra festiva do Natal e Novo Ano e retomar-se-ão em Janeiro para terminar no dia 08.

Fonte: ANG

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...