CASTANHA DE CAJU NUM PREÇO DE ROUBO E DE EXPLORAÇÃO


Os produtores de castanhas de caju nas regiões de Bafatá, Gabú, Quinará e Oio estão a vender 1 kg de castanha de caju a 150 francos cfa, um autêntico roubo e exploração adaptado por alguns comerciantes nacionais e estrangeiro malfazentes que pretender enriquecer a todo o custo. 

O fato nasceu na sequência da penúria alimentar que se assola a população do país, associada a crise sociopolítica. Os comerciantes aproveitam a ocasião para massacrar lentamente o pobre camponês, uma vez dispondo a castanha, não poderia deixar a sua família continuar com a fome sem ter de comer. 

Lamentavelmente, até este domingo, dia 03 de abril, não foi fixado o preço de base para a comercialização desse produto considerado ouro da Guiné-Bissau.

COMUNICADO DE IMPRENSA




 O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, tomou conhecimento  através dos órgãos de comunicação social do conteúdo do despacho de Juiz Lassana  Camara em que solicita  o apoio da Secretaria de Estado de Ordem Publica para o cumprimento do  despacho de retoma dos 15 Deputados emanados na decisão da Comissão Permanente da ANP a substituição deles na  bancada do PAIGC das suas funções de parlamentares. Entretanto, não foi cumprido esse despacho, na medida em que os Deputados em referência foram impedidos de ter acesso a ANP, alegadamente por falta de colaboração da mesa de ANP e, por falta de acompanhamento dos agentes policiais.

Igualmente tivemos acesso o conteúdo de conferencia de imprensa do deputado do PRS, Eng. Sola Naquilim em que entre outros ameaçou mandar deter o Comissário Geral de Ordem PublicaBrigadeiro General Armando Nhaga bem como o Secretario de Estado de Ordem Publica, Dr. Luís Manuel Cabral, segundo esse deputado por falta de colaboração com a Justiça.

Considerando a delicadeza que a crise despoletada na ANP tem vindo a causar o normal funcionamento do Estado em particular o funcionamento do Governo, o Movimento Nacional da Sociedade Civil tem encetado junto das partes  e dos titulares dos órgãos de soberania, diligencias proactivas com propósito de  uma solução politica da situação. 

Não obstante, essas diligencias de que a organização tem vindo a desenvolver, apreciamos a celeridade que o poder judicial tem vindo a dar o processo que envolve as partes desavindas da presente crise.  Porque acreditamos que independentemente do veredicto dos órgãos judiciais a resolução da crise passa necessariamente numa solução política, através de um dialogo franco e sincero, com um compromisso das partes.

Por conseguinte, a presente crise contempla na sua abordagem material, efeitos jurídicos e políticos, aos quais o equilíbrio de interesses deve constituir o pilar central para a sua resolução efectiva.
  
Na democracia os órgãos públicos têm como principais funções, protecção dos direitos fundamentais e garantir a paz e justiça social. Igualmente, as sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso.

Em virtude do acima exposto, o Movimento da Sociedade Civil delibera os seguintes: 

1.     Lamentar a falta de colaboração institucional da Secretaria de Estado de Ordem Publica no sentido de cumprimento do despacho do Juiz Lassana Camara para retoma das funções dos 15 Deputados da ANP;
  
2.     Repudiar acto de ameaça proferido pelo Senhor Deputado Sola Naquilim que insinua a possibilidade de detenção de Secretario de Estado e Comissário Geral Ordem Publica visto que compete aos tribunais enquadrarem quaisquer falta de colaboração com os órgãos jurisdicionais;

3.     Exortar as partes a maior contenção e respeito as leis, a constituição da Republica, por forma, a preservar o clima de tranquilidade e paz que se vive no país.

4.     Apelar, mais uma vez, a população em geral no sentido de manter a calma e serenidade necessária confiando na resolução eficiente deste caso.
  
Bissau, 04 de Abril de 2016. 
A Direcção Nacional
       
                                                                                  

APU-PDGB APRESENTA CARTÃO DE FILIAÇÃO PARTIDÁRIA


O Partido Assembleia do Povo Unido Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU-PDGB) procedeu esta segunda-feira dia 04, apresentação pública do novo cartão de filiação partidária e a inscrição dos militantes para essa formação politica.

No ato, o líder do APU-PDGB, Nuno Gomes Na Bian apelou entendimento no seio do PAIGC por forma a pôr fim a crise política que mergulha o país num beco sem saída, mais de 06 meses.

O partido fundado pelo segundo candidato mais votado nas ultimas eleições de 2014 tem sido muito beneficiado dos dissidentes, nomeadamente do PRID e do PRS os quais agora ficaram reduzidos em número de militantes que optaram aderir as fileiras dos (APU-PDGB).

A titulo de  exemplo o cartão aqui apresentado consta o nome do André Deuna , era um alto dirigente do PRS.


Venezuela e Guiné-Bissau assinaram um acordo de cooperação bilateral, abrangendo as áreas de saúde, educação, agricultura, energia, comunicações e segurança e defesa segunda-feira.


O acordo foi assinado depois de uma reunião do ministro das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia, e seu ministro das Relações Exteriores, Artur Silva, na Casa Amarela, em Caracas.

Chanceler da nação Africana disse que na área de critérios de saúde para a construção de um centro de hemodiálise e a formação de especialistas foram discutidos.

No campo da educação, ele disse que a Guiné Bissau solicitou a continuação de bolsas de estudo e destacou que na Guiné-Bissau e a primeira pedra fundamental de um complexo educacional que levará o nome de Hugo Chavez foi colocado.

Durante a reunião, a Guiné-Bissau manifestou a sua solidariedade com a Venezuela após a renovação do decreto assinado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, declarando o país como um incomum para ameaça à segurança de seu país.

Rodriguez ministro das Relações Exteriores acrescentou que na área da comunicação proposta para transportar o sinal da Telesur à Guiné-Bissau.

"É muito importante para transportar o sinal da Telesur, porque sabemos que Telesur estará batendo a verdade do povo venezuelano, a verdade dos países da América Latina e do Caribe e será bater a verdade do mundo, quebrando o bloqueio da mídia das corporações comunicação ", disse ele, na transmissão de Venezolana de Television.

Ele acrescentou que ambos os lados condenou o terrorismo e apelou para atacar e prevenção das causas que o produzem.

Além disso, ele explicou que a participação terá Guiné-Bissau na próxima cimeira dos países não-alinhados, que se realizará na Venezuela foi avaliada.

"Nós estabelecemos e ratificou os laços de amizade entre a Venezuela e Guiné-Bissau. Seguimos a rota para os povos da África, que foi o legado do comandante Chávez", disse o chanceler.

A delegação da Guiné-Bissau chegou ao país última para manter várias reuniões com as autoridades venezuelanas para reforçar as relações bilaterais quintas-feiras.

Desde 2008, a Venezuela e Guiné-Bissau têm reuniões bilaterais, que atingiu o nível mais alto em outubro de 2009, quando sete acordos de cooperação foram assinados nas áreas de saúde, educação, energia, mineração, drogas, entre outros.


VER:  http://bissauresiste.blogspot.pt/2016/04/venezuela-e-g-bissau-garantem.html
























Venezuela e G-Bissau, garantem cooperação bilateral


Chanceler da República, Delcy Rodriguez, realizou uma reunião segunda-feira com representantes do governo da Guiné-Bissau na Casa Amarela, sede do Ministério das Relações Exteriores, localizado em Caracas.


Rodriguez disse que durante o encontro os dois países concordaram em iniciar acordos sobre agricultura, energia, saúde, segurança e defesa, isto como parte dos motores de 14 de produção e da Agenda Bolivariana, impulsionada pelo governo. "Nós continuamos a fazer progressos na cooperação bilateral".

Na reunião, os ministros das Relações Exteriores e da delegação de ambos os países em revista os últimos acordos sobre questões diplomáticas.

Em 2015 Venezuela e Guiné-Bissau assinaram acordos sobre educação e outra sobre a abolição de vistos para passaportes diplomáticos e de serviço.

Venezuela mantém relações diplomáticas com o país Africano desde 2006, mas foi dois anos mais tarde, quando os dois países assinaram um Acordo Quadro de Cooperação.





















Com o apoio da ONU tratadas 100 vítimas da fístula na G-Bissau

 

Campanha de tratamento da fístula obstétrica na GB Foto: Irin

O Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, anunciou o apoio à campanha de tratamento da fístula obstétrica na Guiné-Bissau. Uma centena de pacientes deve beneficiar da iniciativa que decorre esta semana.


A Rádio ONU falou com a representante do Fundo das Nações Unidas para a População, Unfpa, no país. A agência apoia a campanha promovida pelo governo guineense, onde as mulheres serão tratadas por técnicos nacionais no maior hospital do país.

Especialista
Kourtoum Nacro explicou os principais objectivos da iniciativa, tendo realçado o facto inédito de os trabalhos serem presididos por um especialista que fala português.
"O Doutor Igor Vaz, chefe dos Serviços da Urologia do Hospital Central de Maputo está a liderar esta campanha e ele fala português. Trata-se da primeira campanha a ser liderada por um professor que fala português, contrariamente à campanha anterior liderada por um senegalês."

Formação
Os cirurgião moçambicano que lidera o grupo deve realizar cirurgias de casos complexos da fístula e urologia. As acções devem reforçar as capacidades dos médicos nacionais sobre a matéria para combater a mortalidade materna.
A responsável destacou a previsão de tratar 30 casos de fístulas complexas, 53 de incontinência urinária, bem como casos complexos de urologia. Para Nacro, a doença resulta de partos prolongados.
"As populações não devem marginalizar as mulheres que padecem desta patologia. Ela resulta de partos prolongados, é importante fazer os trabalhos de parto nos hospitais e não fora deles. Assim em caso de dificuldade recorre-se a cesariana, evitando problemas de fístula".

Apoio Técnico
Na segunda-feira, o lançamento oficial da campanha foi presidido pela ministra da Saúde Pública (nome).
Cerca de 231 mulheres foram operadas gratuitamente de fístula obstétrica na Guiné-Bissau entre 2009 e 2013 como apoio técnico e financeiro do Unfpa no âmbito do programa de prevenção, tratamento e inserção social das pacientes.

"O Doutor Igor Vaz, chefe dos Serviços da Urologia do Hospital Central de Maputo está a liderar esta campanha e ele fala português. Trata-se da primeira campanha a ser liderada por um professor que fala português, contrariamente à campanha anterior liderada por um senegalês."

AUGUSTO MIDANA CONQUISTOU MAIS UMA MEDALHA



Augusto Midana profissional guineense da luta livre da categoria de 74 kg conquistou mais uma vez, uma medalha de ouro em Argélia e qualificou-se automaticamente para os jogos Olímpicos “Rio de Janeiro”, que se realizam em Agosto deste ano.

O Governo através da direção-geral dos desportos reagiu com satisfação. “É uma sensação enorme ter mais uma vez o lutador guineense conquistar a medalha de ouro, levando o Hino Nacional e a Bandeira da Guiné-Bissau nos grandes patamares do mundo”. Notou Direcção Geral do Desporto.

ALBERTO NAMBEIA: "A DIMENSÃO DA FIGURA DE KUMBA IALÁ ULTRAPASSA O PRS"


albertoNambeiaGBeGLOBAL


Na véspera da celebração do primeiro aniversário da morte de Kumba Ialá, carismático líder e fundador do Partida da Renovação Social (PRS), o actual presidente da segunda maior força política guineense, Alberto Nambeia, falou a e-GLOBAL.



Nambeia disse que o 4 de Abril jamais pode passar despercebido e que é uma data que tem de ficar na memória de todos os guineenses, pois “a dimensão da figura de Kumba Ialá, ultrapassa o PRS, por ser alguém que lutou pela afirmação da democracia na Guiné-Bissau, tanto mais que foi Presidente da República”.

“Nesta data todos os militantes do PRS e os guineenses devem rezar pela sua alma”, referiu o actual Presidente do Partido da Renovação Social, que também é um dos membros fundadores do partido.

Para Alberto Nambeia, se Ialá estivesse vivo hoje, e na qualidade do Presidente da República, particularmente, perante a atual crise política, estaria a lutar para a sua resolução, chamando as partes e a procurar encontrar uma saída para a crise, pois o interesse do país está acima de tudo e de todos os interesses pessoais.

O Presidente do PRS, que está no seu primeiro mandato à frente desta formação política, revelou que tudo fizeram para ajudar a evitar e contornar a actual crise política. “Não posso enumerar os esforços que fizemos para que isto não tivesse acontecido, sobretudo na minha pessoa e dos dirigentes do partido, pois a força não resolve o problema”, sublinhou Alberto Nambeia.

O número Um dos “renovadores sociais” afirmou ainda que, se tudo dependesse do PRS, o problema já estaria ultrapassado. “Os guineenses podem testemunhar a nossa abertura política para a estabilidade do país. Isso aconteceu logo após a proclamação da vitória por parte do PAIGC e, foi logo, quando o felicitamos e integramos o seu governo, sem hesitação”, ressalvou.

O líder do PRS nega qualquer forma de violência para a resolução do problema. “Aliás, foi o ensinamento que o nosso líder, Kumba Ialá, nos deixou. Existem instituições dotadas para a resolução dos problemas, nomeadamente a Justiça. Nós não somos uma entidade vocacionada para resolução dos problemas. Portanto, aconselhamos que as contendas sejam levadas para órgãos judiciais e não serem resolvidas pela via de força”.

Desta forma Alberto Nambeia deslegitima as recentes declarações do deputado do PRS, Sola Kilim, que alegara que vão deter o Secretário de Estado de Ordem Pública, Luís Manuel Cabral, e o Comissário Nacional de Ordem Pública, Armando Nhaga, caso não orientassem seus agentes para garantir a entrada na Assembleia Nacional Popular dos 15 deputados expulsos do PAIGC. Uma declaração tida como uma ameaça do Partido da Renovação Social que se mostrou colado aos 15 parlamentares do partido no poder.
e-Global/conosaba

«PRS» PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL DA GUINÉ-BISSAU PARTICIPA NO CONGRESSO DO PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA (PSD) EM PORTUGAL



Uma delegação do Partido da Renovação (PRS) liderada pelo seu Secretário-geral Dr. Florentino Mendes Pereira, participou entre os dias 01 a 03 de Abril no 36 Congresso Ordinário do Partido Social Democrata (PSD) em Espinho (Portugal) a convite deste. PSD é um partido amigo do PRS pelo facto de serem ambos membros da Internacional Democrata Centrista (uma Associação dos Partidos Políticos que defendem as mesmas Ideologias Políticas). É neste âmbito é que o PRS da Guiné-Bissau vinha estreitando laços de amizade e de parcerias político-estratégicas com o PSD de Portugal, PP de Espanha, Partido Republicano de François Sarcozi de França, CDU de Ângela Merkel de Alemanha, MpD de Cabo Verde, ADI de São Tome e Príncipe, APR de Mack Saal de Senegal. Assim como com vários outros partidos da Europa, América, Ásia e África. O PRS estabelece todas estas parcerias com vista a poder contar com a complementaridade destes Partidos na sua missão de conceber e implementar as políticas públicos adequadas ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.





FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DA GUINÉ-BISSAU RECONHECE ACTUAL DIRECÇÃO DOS 'BALANTAS DE MANSOA'




Eusébio, Aduramane, José Canas, Sargento, Omar e Nilton








MINISTÉRIO DA ADMINISTRAÇÃO INTERNA GUINEENSE EM ALERTA MÁXIMA



Atenção!... A ultima atualidade politica deu motivo de alerta máxima no ministério da Administração Interna da Guiné-Bissau.

As ameaças dos assaltantes perigosos e reincidentes associadas com as recentes declarações de ameaças proferidas pelo deputado do PRS, Sona Nquilin Nabichita, colocou as forças de ordem em segurança máxima e total prevenção sobre uma eventual perturbação no mistério.

O facto suscitou mesmo esta segunda-feira, a restrição da entrada das pessoas nas instalações do ministério da Administração Interna.

É mais um episódio a rodar seguidos de outros na cidade de Bissau, uma vez que o prazo de ameaça do deputado Sola de invadir o ministério e deter o Comissario Nacional da POP e o Secretario do Estado da Ordem Pública termina terça-feira, dia 05 de Abril. 
A ver vamos!

«ASSOCIAÇÃO BISSAU GUINEENSES EM ESPANHA "CATALUNIA"» PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE BISSAU ENCONTROU-SE COM A COMUNIDADE GUINEENSE EM ESPANHA




A Associação Bissau Guineenses em Espanha promoveu um 'grande' encontro (debate de ideias) com o Presidente da Câmara Municipal Bissau, este sábado passado, dia 3 de Abril de 2016, em Espanha.



Presentes:

Presidente da Câmara Municipal de Bissau Sr, Adriano Gomes Ferreira, Missão permanente da Guine-Bissau junto as Nações Unidas Sra Maria Antonieta Pinto Lopes D`Alva Presidente de AssociaçãoInácio Burunda Fal e Vice presidente Albazine Ansu Embalo.


O encontro foi muito positivo

O encontro que serviu para a aproximar as autoridades da Guine-Bissau aos emigrantes guineenses.
Foram debatidos seguintes temas:

1- Papel de emigrante na Diáspora e seu valioso contributo no desenvolvimento do País. 

2- Criar casas sociais para os emigrantes minimizar assim o sofrimento de hipotecas no estrangeiro. 

3- Criar acordos de parceria com Câmara Municipal de Bissau na redução de problemáticas na compra e venda de terrenos não registados. 

4- Privatizar Câmara Municipal de Bissau na recolha de lixos na capital. 

O vice Presidente Dr. Albazine Ansu Embalo realçou a importância que tem um emigrante no mundo fora, apelou também a redução de taxas alfandegários para os emigrantes, pediu as autoridades Guineenses de copiar o modelo de Cabo Verde que tornou possível o seu desenvolvimento graças a contribuição dos emigrantes por isso as autoridades Guineenses devem merecer maior atenção aos Emigrantes porque são elos de ligação entre o País e mundo para além de outras oportunidades e benefícios que podem canalizar desde fora para o País de origem. Foi aplaudido muito por seu ponto de vista.



“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...