Portugal forma 30 agentes para vigiar estradas da Guiné-Bissau



Um novo grupo de 30 elementos da Guarda Nacional e da Polícia da Guiné-Bissau passam a integrar o grupo de efetivos formados por Portugal para vigiar as estradas do país, disse hoje fonte diplomática à Lusa.

O grupo participou numa ação de formação dirigida por agentes portugueses sobre fiscalização rodoviária, realização de operações STOP e sobre como lidar com os acidentes rodoviários.

A iniciativa terminou na terça-feira com a entrega de diplomas e inseriu-se no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial assinado entre a Guiné-Bissau e Portugal.

Segue-se um curso de Segurança Aeroportuária no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, em colaboração direta com a Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau.

Prevê-se que, até final do ano, 180 elementos das forças de segurança guineenses tenham beneficiado de formação prestada por Portugal

NOVOS PASSAPORTES


Campanha de divulgação do fim da circulação da antiga gama de passaportes, até dia 31 de Dezembro. A partir de 1 de Janeiro de 2016, entra em vigor a nova gama de passaportes:


PNUD REITERA VONTADE DE PROSSEGUIR COM APOIO A MODERNIZAÇÃO DA FUNÇÃO PÚBLICA



Bissau, 11 Nov 15 (ANG) - O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento vai continuar a apoiar o processo da reforma e modernização da Função Publica guineense, garantiu hoje o seu representante residente a saída duma audiência com o Ministro da Função Publica e Trabalho.

Maria do Vale Ribeiro salientou que há muito que as Nações Unidas têm vindo a trabalhar com o Ministério da Função Pública neste aspecto, que segundo ela, é considerado pelo executivo guineense como uma das suas prioridades de governação.

"Falamos sobre algumas iniciativas nomeadamente como reforçar a confiança dos cidadãos nos serviços prestados pela administração publica", informou Maria Ribeiro tendo acrescentado ter ouvido do Ministro, Luís Aníbal Vaz Fernandes os projectos e as actividades que estão a ser desenvolvidas pela sua instituição no quadro da implementação do programa emprego jovem. 

ANG/JAM /SG\\Conosaba/MO

«PAIGC» RESULTADOS DEFINITIVOS / IIª CONFERÊNCIA DO PAIGC EM FRANÇA





EDITAL
MAPA DOS RESULTADOS DEFINITIVOS
ASSEMBLEIA DE MESA DA IIª CONFERÊNCIA DO PAIGC EM FRANÇA, DE RECOLHA E CONTAGEM DE VOTOS APURADOS, DO CÍRCULO ELEITORAL DA EUROPA – DIÁSPORA, SECÇÃO FRANÇA, MARIA ANTÓNIA NANJUNGA, PRESIDENTE DE MESA, FAZ PÚBLICO, NOS TERMOS, QUE FORAM DESIGNADOS, DE QUE, O RESULTADO DA ELEIÇÃO PARA A DIRECÇÃO DO PARTIDO, REALIZADA NO DIA 31 DE OUTUBRO DE 2015, SÁBADO, FOI O SEGUINTE:


CANDIDATOS:

VALDIR MEDINA          = 29 %
CAETANO FERREIRA  = 71 %
-----------------------------------------
 TOTAL:                           100 %

*** CANDIDATO ELEITO: CAETANO FERREIRA

COMISSÃO AD-HOC, 11 DE NOVEMBRO DE 2015

      O PRESIDENTE DA MESA
   MARIA ANTÓNIA NANJUNGA

CONCESSÃO DE CRÉDITO À ECONOMIA NA GUINÉ-BISSAU EM CONTRACÇÃO



A concessão de crédito à economia na Guiné-Bissau desde o início do ano tem estado a registar uma contracção que até Outubro se situava em 3,6% quando comparada com o período homólogo de 2014, disse terça-feira em Bissau o ministro da Economia e Finanças.

O ministro Geraldo Martins afirmou em comunicado que os quatro bancos comerciais a operar no país – Banco da África Ocidental, Banco da União, Ecobank e Orabank – “estão sentados em cima de muita liquidez mas não estão a emprestar dinheiro.”

Questionando-se sobre o porquê da situação, o ministro concedeu que parte da explicação deverá estar associada à limpeza dos balanços, atendendo a que em 2014 o crédito malparado – créditos vencidos a mais de 90 dias – representava cerca de 30% da carteira de crédito dos bancos comerciais.

Para resolver o problema, alguns bancos tiveram de accionar todos os instrumentos à sua disposição, desde a execução de garantias reais até à constituição de provisões, o que fez reduzir a capacidade para conceder crédito.

Um outro factor frisado pelo ministro da Economia e Finanças tem a ver com a análise de risco que os bancos fazem no momento de conceder créditos, havendo uma diminuição em alturas de instabilidade política.

O ministro elogiou a camada da população de menores recursos por ser aquela que mais honra os seus compromissos, “factor que encoraja o governo a prosseguir com o programa de concessão de microcrédito às actividades geradoras de rendimento.”

O governo da Guiné-Bissau concedeu há dias um microcrédito de 147 milhões de francos CFA (249 mil dólares) a seis organizações que apoiam as actividades agrícolas geradoras de rendimento na região de Cacheu, no norte do país. 

Macauhub/GW\\Conosaba

Vice-presidente de Benfica: “ESCOLA DE FUTEBOL DE BENFICA VAI FUNCIONAR A IMAGEM DAS OUTRAS ESCOLAS DE BENFICA”


image


O vice-Presidente de Sport Lisboa e Benfica, Rui Gomes da Silva defendeu no passado dia 11 de Novembro, que a Escola de Futebol que será inaugorado pelo Sport Lisboa e Benfica na Guiné-Bissau, vai funcionar a imagem das restantes escolas de futebol daquele clube português existentes noutros países do mundo. O dirigente das aguias de Lisboa falava momentos depois da chegada da delegação de Benfica de Portugal ao Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
Numa curta declaração à impresa e sem precisar o modelo de subsistência, o número dois da equipa lusa disse que estão apenas a repetir o modelo que têm noutros países do mundo, para permitir que os jovens da Guiné-Bissau possam vir a ser jogadores de Benfica, como sucedem nos países em que o emblema português abriu escolas de formação.
Segundo o Vice-Presidente, a visita ensere-se no quadro de fortalecimento dos laços benfiquistas que existem entre os dois emblemas e sobretudo para incentivar o Benfica de Bissau pelas conquistas do Campeonato, Taça da Guiné e dos campeonatos dos juvenis na época passada.
Na mesma ocasião, Rui Gomes da Silva, justificou a ausência do presidete do clube, Luis Filipe Vieira, que devia dirigir a delegação de benfiquista à Bissau. Sublinhando que este ficou porque devia participar numa reunião da Liga que tem a ver com audições em relação aos processos da Liga Portuguesa e que o presedente teria que prestar declarações sobre à queixas apresentada pelo Benfica.
Questionado pela imprensa, a situação prevalecente entre Benfica e o antigo treinador, Jorge Jesus que trocou as águias por Sporting na presente época desportiva, da Silva recusou-se a prestar quaisquer declarações sobre o assunto, limitando- se apenas a referir que não se tratava do local ideal para abordar o assunto.
Segundo disse “ Benfica sempre é presa para aqueles lhe derem alguma coisa, mas isso não significa que não luta pelos seus direitos, pelas suas convicções e não defende intrangijentemente o bom nome e a imagem do Clube,” sublinhou, adiantando de seguida que esse assunto já está nas maos da justiça.
De referir que a delegaçao benfiquista vai permanecer no país durante três dias e vai manter contactos com as autoridades do país.
Integrou ainda a comitiva de 46 elementos, a equipa B das águias, e os dois antigos avançados Nuno Gomes e Pedro Mantoras.
O ponto mais alto da visita é a inaugoração da Escola de Futebol com capacidade de 400 criaças e o jogo amistoso entre Benfica de Bissau e de Lisboa, no estadio Nacional 24 de Setembro.

GB Minerals vai produzir fosfatos na G-Bissau a partir de 2018


Mineradora canadense, GB Minerals, disse nesta quarta-feira que concluiu um estudo de viabilidade para um projecto de fosfatos $ 200.000.000 na Guiné-Bissau, que vai começar a produzir em 2018.


Um vácuo de poder de dois meses no país do Oeste Africano golpe propensas atrasou o progresso em várias promoções e grandes projectos de ajuda, mas um novo governo foi instalado em outubro. A data de início é um pouco mais tarde do que o originalmente planeado final de 2017.

Delio Darsamo, gerente de país para GB Minerals, disse na quarta-feira que o projecto da mina de Farim tem um prazo de 25 anos para a produção de fosfatos usados ​​para fazer fertilizantes. A produção deve ser cerca de 1 milhão de toneladas por ano.
 
 

 
 

CARLOS CORREIA RECEBE DÉLIO DARSANO DA EMPRESA GB MINERALS


O Primeiro-ministro, Carlos Correia recebeu quarta-feira 11 de Novembro, o Délio Darsano da empresa GBMinerals, que pretende explorar e comercializar o fosfato de Farim.
Segundo, o responsável da GB Minerals, após a aprovação do Estudo de Viabilidade, já pronto, os Termos de Referência do Estudo Ambiental e Social (que serão brevemente aprovados), a empresa pretende iniciar com a construção dos edifícios e da fábrica do projeto de fosfato, cujo término está previsto para o último tremeste de 2017. E, só posteriormente arrancará, provavelmente no primeiro tremeste de 2018, com os trabalhos de produção.
À saída declarou, que: “A reunião foi para apresentar o Primeiro-ministro, Carlos Correia em que passos está o projeto fosfato de Farim. “Portanto, o que estivemos a fazer nestes últimos dois anos e quais são os próximos passos do projeto...”
Segundo o Gabinete de Comunicação do PM, O Chefe do Governo considerou de muito positivo a iniciativa, desejando que o projeto vá em frente, para que amanhã o país venha a usufruir a partir de Farim das mais-valias económicas que o projeto oferece.

LGDH CONVIDA PM À PRESIDIR QUINZENAS DE DIREITOS E FALA DE ATRIBUIÇÃO DE DUPLA NACIONALIDADE


“Viemos formular um convite ao Primeiro-ministro para presidir a cerimónia de abertura da nossa semana, que chamamos Quinzena de Direitos”, disse o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Augusto Mário da Silva, que esteve acompanhado pela Coordenadora da Casa dos Direitos, Filomena Barreto Ferreira, ao sair da audiência,quarta-feira 11 de Novembro de 2015, com o Primeiro-Ministro, Carlos Correia.
Segundo os seus mentores, trata-se de um espaço de iniciativas culturais, de debates de reflexões e de trocas de experiências sobre os temas ligados aos Direitos Humanos, financiado pela CPLP, que contará com a participação de algumas ONGs da CPLP e terão lugar partir de 01 Dezembro, que o Chefe do Governo aceitou de bom agrado, caso não venha a haver um impedimento maior.
Para o defensor dos Direitos Humanos os procedimentos que obrigam aos emigrantes, obtenção da dupla nacionalidade, quando regressam ao país de ter que tirar um visto de entrada, devem ser banidos. Pois, ele “é contraditório ao princípio que norteia a atribuição da dupla nacionalidade

DOIS OFICIAIS FORMADORES GNR DE PORTUGAL CAPACITAM POLICIAIS TRÂNSITO DA GUINÉ-BISSAU


O “Curso Inicial de Trânsito” que vinha decorrendo à semanas em Bissau, terminou esta terça-feira, 11 de Novembro de 2015, ministrado por dois Oficiais formadores da Guarda Nacional Republicana de Portugal a cerca de 30 formandos, oriundos do Grupo de Trânsito da Policia de Ordem Pública e da Brigada Nacional de Trânsito da Guarda Nacional. 
A cerimónia de encerramento e entrega de Diplomas aos Formandos foi presidida pelo Encarregado de Negócios da Embaixada de Portugal, 
João Neves da Costa e contou com a presença dos Comandos da Unidade de Trânsito da POP e da GN, entre outras entidades nacionais guineenses.
A formação que decorreu na modalidade de “Estágio Intensivo de Atualização” insere-se no âmbito do Programa de Cooperação Técnico-Policial assinado entre a Guiné-Bissau e Portugal, e nele foram abordadas matérias relacionadas com a segurança rodoviária, numa perspetiva legal e operacional, com especial incidência sobre a fiscalização rodoviária e a realização de Operações STOP, e o acidente rodoviário em todas as suas vertentes, nomeadamente no socorro das vítimas, a sinalização do acidente e fluidez do trânsito e a recolha e registo de dados para memória futura, em especial a elaboração do “ croquis do acidente”.

GERALDO MARTINS - CONCESSÃO DE CRÉDITO À ECONOMIA EM CONTRACÇÃO NA GUINÉ-BISSAU


Desde início do ano que agora está praticamente no fim, a concessão de crédito à economia na Guiné-Bissau tem estado a registar uma contracção que até Outubro se situava em 3,6% quando comparada com o período homólogo de 2014, disse terça-feira em Bissau o ministro da Economia e Finanças.
O ministro Geraldo Martins afirmou em comunicado que os quatro bancos comerciais a operar no país – Banco da África Ocidental, Banco da União, Ecobank e Orabank – “estão sentados em cima de muita liquidez mas não estão a emprestar dinheiro.”
Questionando-se sobre o porquê da situação, o ministro concedeu que parte da explicação deverá estar associada à limpeza dos balanços, atendendo a que em 2014 o crédito malparado – créditos vencidos a mais de 90 dias – representava cerca de 30% da carteira de crédito dos bancos comerciais.
Para resolver o problema, alguns bancos tiveram de accionar todos os instrumentos à sua disposição, desde a execução de garantias reais até à constituição de provisões, o que fez reduzir a capacidade para conceder crédito.
Um outro factor frisado pelo ministro da Economia e Finanças tem a ver com a análise de risco que os bancos fazem no momento de conceder créditos, havendo uma diminuição em alturas de instabilidade política.
O ministro elogiou a camada da população de menores recursos por ser aquela que mais honra os seus compromissos, “factor que encoraja o governo a prosseguir com o programa de concessão de microcrédito às actividades geradoras de rendimento.”
O governo da Guiné-Bissau concedeu há dias um microcrédito de 147 milhões de francos CFA (249 mil dólares) a seis organizações que apoiam as actividades agrícolas geradoras de rendimento na região de Cacheu, no norte do país. 
Rispito.com/Macauhub/GW/MO

EDUARDO SANTOS E JOSÉ MÁRIO VAZ ABORDARAM QUESTÕES SOBRE COOPERAÇÃO BILATERAL


O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, manteve nesta terça-feira, no Palácio Presidencial, em Luanda, um encontro com o seu homólogo da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, com quem abordou aspectos ligados ao reforço das relações de cooperação bilateral nos mais variados domínios.
No final do encontro de cerca de trinta minutos, o presidente guineense abordado pela imprensa informou que o encontro serviu para avaliar e perspectivar os rumos da  cooperação existente entre Angola e Guiné -Bissau, bem como para analisar questões de índole mundial.
"O mais importante é que chegamos à conclusão de que é urgente e necessário o reforço das relações de cooperação entre ambos os  países", destacou José Mário Vaz.
Para o líder guineense  que está em Angola a convite do seu homólogo angolano com o objectivo de testemunhar o acto central dos 40 anos de independência nacional que se celebra nesta quarta-feira, "este é o momento dos dois estados tratarem de questões atinentes ao relançamento da cooperação".
Reconheceu que o11 de Novembro não podia passar despercebido pelo povo guineense, efeméride que será celebrada também na Guiné-Bissau, com várias manifestações de carácter sócio - cultural, segundo deu a conhecer o líder guineense.
Instado sobre a actual situação política no seu país, José Mário Vaz informou que a Guiné-Bissau "está bem e  calma e que vive os melhores momentos porque a democracia está a funcionar em pleno".
Frisou que agora na Guiné-Bissau pode-se garantir que os fundamentos do exercício do verdadeiro poder democrático funciona, existe o respeito pela Constituição da República, os militares estão confinados nos seus quartéis e a liberdade de expressão, imprensa e dos direitos humanos são respeitados. 

Na senda de que a Guiné-Bissau está a viver bons momentos, o Presidente José Mário Vaz convidou qualquer interessado a investir no seu país, pois, segundo afirmou a crise terminou .
"Houve um pequeno desentendimento entre guineenses que é normal porque acontece em qualquer parte do mundo" . Antigamente quando acontecesse algo os militares intervinham com tiros, mas durante a actual crise ninguém foi espancado. "O país está bem e saiu desta crise mais forte", acrescentou .

DIRECÇÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES TERRESTRES PREOCUPADA COM ACIDENTES EM BISSAU


A direcção de viação e transportes terrestres está preocupada com o registo de elevado numero de acidentes em Bissau.

No primeiro semestre do ano foram registados cerca de 200 casos de acidentes com óbitos, apontado a falta de cumprimento de código de estrada como a principal razão das sinistralidades.
Desrespeito de regras de conduta nas vias publicas relacionadas fundamentalmente com excessos de velocidade e estado de embriaguez, são  como factores básicos, assim como a mistura de veículos ligeiros, veículos pesado e porta contentores que partilham as mesmas vias.

É de referir que Bissau também é uma cidade que praticamente está sem sinalizações, nesta base, está em curso a aplicação de um novo código de estrada, que consequentemente incluirá a obrigatoriedade dos condutores serem habilitados de carteira de aptidão profissional, sobretudo os taxistas e os motoristas de toca-toca, sob penas de não serem admitidos exercerem as atividades profissionais mesmo tendo a carta de condução na mão e atualizada.

PJ DETEVE EM BISSAU 03 NARCOTRAFICANTES COM CÁPSULAS DE COCAÍNA NO ESTÔMAGO


A Unidade Nacional de Combate a Droga da Policia Judiciaria guineense deteve 03 narcotraficantes na posse de 169 cápsulas de cocaína, totalizando um peso bruto aproximadamente de 02 Kg e 159 gramas.
Os traficantes do sexo masculinos da nacionalidade guineense foram intercetados no dia 09 de Novembro no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau, pelos agentes anti droga no voo da companhia Royal Air Marrocos, com vários produtos estupefaciente de cocaína ingeridos no estômago, provenientes do São Paulo-Brasil, passando por Casablanca-Marrocos, Banjul-Gâmbia com destino final a cidade Bissau.
Os narcotraficantes foram apresentados terça-feira 10 de Novembro a Delegacia Privativa do Ministério Publico junto a Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, para os efeitos de prossecução processual. 
Parabéns a PJ!... Mas que que os processos não se desaparecem no meio da caminhada como aconteceram com vários casos em que os agentes da PJ, colocaram as suas vidas em perigo, detendo narcotraficantes, cujos autores ainda continuam a deambular em Bissau e impunes nos tribunais.

STJ ORDENOU A LIBERTAÇÃO IMEDIATA DE ZAMORA INDUTA


STJ da Guiné-Bissau ordenou nesta quarta feira, 11 de Novembro, a libertação imediata de antigo chefe militar Zamora Induta da prisão de Mansoa, neste momento, o colectivo de advogados aguardam o mandado de soltura.
A decisão STJ, vem na sequência de pedido de Habeas-corpus  interposto pelo coletivos de advogados de Zamora Induta por motivos de saúde e por não terem cumprido os pressupostos legais para a prisão preventiva. Os advogados agora aguardam a data para a marcação de julgamento.
É de lembrar que o Zamora foi acusado no mês passado de crime de terrorismo  de inversão da ordem constitucional. Nesta base, o colectivo dos advogados acreditam que o Tribunal Militar não tem competência para tratar  dos processos dessa natureza, pelo que aguardam o seu julgamento num tribunal competente independente e isento, que nesse caso, não poderá ser o Tribunal Militar.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...