PALÁCIO DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU RECEBEU, UM GRUPO DE FINALISTAS QUE LIMPARAM OS JARDINS DO PALÁCIO




O Palácio da República esteve ontem particularmente animado! 

Recebeu um grupo de finalistas do Liceu "Samora Moisés Machel" que meteram "Mon na Lama" e limparam os jardins do Palácio.

"Uma juventude assim, alegra e renova as esperanças de um futuro melhor para o nosso país", enalteceu o Presidente da República, Dr. José Mário Vaz 
 


Conosaba /MO






LANÇADA CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA MUTILAÇÃO GENITAL FEMININA NA FRONTEIRA DA GUINÉ-BISSAU COM O SENEGAL




A estrutura do Governo da Guiné-Bissau que luta contra a Mutilação Genital Feminina (MFG) lançou ontem uma campanha de prevenção da prática na localidade de Djegue, principal posto de fronteira do país com o Senegal.

A campanha lançada pelo comité nacional para o abandono de práticas tradicionais nefastas à saúde da mulher e da criança (CNAPN) visa capacitar os elementos da Guarda Nacional que atuam na fronteira entre a Guiné-Bissau e o Senegal, adiantou a presidente da estrutura, a ex-ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Fatumata Djau Baldé.

Segundo Djau Balé, "com o apertar da vigilância" na Guiné-Bissau "muitas mulheres autoras da prática" passam para o outro lado da fronteira, levando crianças guineenses, para serem submetidas à excisão, considerada crime pela lei do país desde 2011.

A líder do CNAPN citou o caso recente de uma guineense apanhada na região senegalesa de Kolda, onde submeteu "várias crianças à excisão", tendo sido condenada a uma pena de prisão de quatro anos.

Fatumata Djau Baldé aponta ainda para situações de familiares guineenses radicados na Europa, nomeadamente em Portugal, que aproveitam o período das férias escolares para trazerem as crianças para Africa para serem submetidas à excisão.

"Viajam com as crianças (do sexo feminino) até a Gambia ou Senegal e destes países seguem para a Guiné-Bissau por via terrestre passando pela fronteira de Guedje", explicou Djau Baldé, pelo que, disse, os guardas fronteiriços "precisam saber dessa manobra", observou.

A ideia é sensibilizar os guardas fronteiriços guineenses no sentido de passarem a registar todas as crianças do sexo feminino que cruzam a fronteira dos dois países e se for em direção à Guiné-Bissau, anotarem a morada do familiar que as acompanha, enfatizou.

"É preciso fazer ver a essas pessoas que a excisão é um crime na Guiné-Bissau e é preciso estarmos atentos e vigilantes", declarou Fatumata Djau Baldé, que enalteceu a resposta dos elementos da Guarda Nacional que prometeram colaborar já que a prática é considerada pelo Estado guineense crime.

O governador da região de Cacheu, Rui Cardoso, que presenciou o lançamento da campanha prometeu encetar diligências junto das autoridades das regiões senegalesas que fazem fronteira com a Guiné-Bissau, para num futuro breve, ser organizado um encontro juntando os responsáveis das regiões guineenses de Oio, Cacheu e Bafatá, para falarem sobre a excisão.

Dados da UNICEF publicadas recentemente indicam que a prática da excisão tem vindo a diminuir na Guiné-Bissau, embora persistam casos em que os familiares das crianças se escondem para realizar o ritual.

Números da mesma agência da ONU apontam que cerca de 140 milhões de meninas e mulheres foram submetidas à excisão em 29 países sobretudo de Africa e do Medio Oriente e na Guiné-Bissau cerca de 45 por cento das mulheres foram submetidas à prática.

Lusa/Conosaba/MO

DJURTUS NO CAMINHO À CONGO PARA A QUALIFICAÇÃO DO CAN-2016



A euforia dos momentos importantes são reservados com grandes euforias, mas conforme o tempo, desgastam os dias da ordem-decrescente para a chegada do dia precisado.
Guiné-Bissau e os guineenses aguardam com muita ansiedade a participação dos Djurtus para CAN-2016, em Gabão.

A comitiva desportiva da Seleção Nacional de Futebol liderada pelo primeiro-vice presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Celestino Goncalves dos Santos vulgo Tinex, desloca-se nesta quarta-feira à Casablanca-Marrocos para juntar-se aos jogadores que já se encontram ali, e depois seguir-se à Congo para o último jogo para a qualificação dos Djurtus para CAN-2016. 

Recordamos que Baciro Candé, Selecionador Nacional de Futebol, divulgou no dia 23 deste mês, a lista dos 21 JOGADORES CONVOCADOS para defrontar a poderosa seleção do Congo, no próximo dia 04 de setembro em Brazzaville.
Eis os convocados:

Guarda-redes
Jonas Mendes (SC Salgueiros)- Port, Pap Fall e Rui Dabo (Cova de Piedade)- Port.
Defesas
Edson Correia Silva (CD Goveia)- Port, Agostinho Soares (Sp. Cuvilhã) Port, Emmanuel Gomes Mendy (FC Ceahlul)-Rom, Rudinilson Silva( Lechia de Gdansk)-Pol, Joari Marinho Soares (Mafra) Port.
Médios 
Zezinho Lopes (Levadiakos)-Gre, Vladimir Forbs (Atletico)-Port, Boucundji Cá (Paris FC)- Fra, Beto Catiane (Arenas Club)- Esp, Cabi Djaló (PS Kemi)- Fin, Nanísio Soares (Gil-Vicente)- Port.
Avançados 
Toni Brito Silva (U. Madeira)-Port, Cícero Semedo (Passos de Fereira)-Port, Bacari Augusto Fernandes (Toti) (FC Canchungo) GB, Fredéric Mendy (Ulsan Hyundai)- R.Cor, Idrissa Camara ( Correggese) Ita, Ansumane Faty ( FC Felgueiras)-Port, Mutaro Embalo ( Olivereinse).

DIVERGÊNCIAS ENTRE PAIGC E PRS MANTÉM



Os dois principais partidos no Parlamento guineense, PAIGC e PRS, mostraram-se divergentes quanto a fórmula para tirar o país da crise política em que se encontra há mais de um ano, depois de mais uma ronda de conversações.

As duas formações reuniram-se ontem, na segunda ronda negocial, mas à saída do encontro, Manuel dos Santos do PAIGC (Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde) e Carlitos Barai do PRS (Partido da Renovação Social) mostraram-se distantes quanto as conclusões. 

Enquanto Manuel dos Santos apontava para avanços nas negociações, tendo em vista a formação de "um Governo sério", liderado por um primeiro-ministro que não seja o atual, Carlitos Barai fazia notar que "persistem as divergências" sobre os pontos em agenda. 

"Cada partido continua a ter a sua interpretação sobre a crise, de modo que não é por agora que vamos ter um acordo", sublinhou Carlitos Barai, que prefere falar em conversações solicitadas pelo PAIGC. 

Segundo Barai, o PAIGC indicou três pontos para as conversações: Princípios e regras para uma sã convivência democrática entre os dois partidos, causas do bloqueio no Parlamento e como salvar a atual legislatura. 

O dirigente do PRS disse serem divergentes as opiniões dos dois partidos sobre os três pontos, pelo que a comissão que toma parte nas conversações vai ter que pedir a anuência da direção do partido sobre a necessidade da continuar ou com as conversações com o PAIGC. 

Manuel dos Santos, por seu lado, defende serem negociações com o PRS visando essencialmente a formação de um novo Governo de consenso entre os dois partidos. 

Admitiu que se registaram avanços significativos nas negociações com os renovadores embora ressalve que ainda não se pode falar no entendimento que possa levar a assinatura de um acordo para a criação de "um Governo a sério para dirigir o país". 

"Se for possível vamos chegar a um acordo, mas se não for possível, olha", frisou Manuel dos Santos, que coloca de parte qualquer possibilidade de o próximo governo a ser formado, a partir do entendimento entre dois partidos, ser liderado por um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 

O atual Governo guineense é chefiado por Baciro Djá, um dos 15 deputados expulsos do PAIGC. 

Conforme a agenda das conversações, os dois partidos devem voltar encontrar-se na sexta-feira, mas Carlitos Barai do PRS, condicionou a reunião com a decisão a ser tomada pela comissão política do seu partido.

DIA AFRICANO DA MEDICINA TRADICIONAL CELEBRADO EM BISSAU



África celebra ontem quarta-feira 31 de agosto, “dia africano da medicina tradicional” este ano sob o lema, regulamentar os produtos da medicina tradicional em áfrica.”
No país, o governo em parceria com a ONG-PROMETRA, caritas de Bissau e a OMS celebraram a efeméride, cuja cerimónia foi presidida pela Secretaria de Estado da Gestão Hospitalar.
Maria Inácia có Sanhá destacou a necessidade de se implementar a medicina tradicional com maior controlo para não prejudicar os pacientes.    
O Coordenador Nacional da OGN-PROMETRA, Idrissa Biai afirmou que apesar dos sinais encorajadores que prática se revela, o país ainda não dispõe de um quadro legal da medicina tradicional
Rispito.com/MO 

COMISSÃO PERMANENTE DA ANP CHUMBOU A CONVOCAÇÃO DE UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA


 

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular chumbou ontem quarta-feira, o pedido de convocação de uma Sessão Extraordinária da ANP, para apresentado, debate e votação do Programa do Governo de Baciro Djá.
Recordamos que, recentemente um bloco constituído por 57 parlamentares que sustenta a vida do Governo de Baciro Djá, entregou uma petição ao Presidente da ANP, exigindo a convocação de uma Sessão Extraordinária para o efeito. 
A Comissão Permanente da ANP constituída por nove deputados do PAIGC e seis do PRS, na sua deliberação nº 07 indica que o requerimento apresentado pelo grupo, carece de legalidade. Avançando que não existem condições para o normal funcionamento do parlamento guineense, e nos últimos tempos os representantes do povo se envolveram em atos de obscenas na plenária da ANP.
Por agora, só resta esperar para ver a decisão do Presidente da República, José Mário Vaz quanto à este impasse politico e consequentemente bloqueio do país cerca de um ano sem solução plausível.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...