PM e PR novamente em desacordo sobre formação do novo Governo

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, e o primeiro-ministro do país, Carlos Correia, não chegaram hoje a um entendimento no processo de formação do novo Governo, anunciou o chefe do executivo.


A saída de uma audiência com o chefe de Estado, o primeiro-ministro disse aos jornalistas que não chegou a acordo com o Presidente, que acusa de "insistência em cortar nomes" de figuras propostas para o Governo.

De forma peremptória, Carlos Correia disse não acreditar que o Governo possa ser conhecido hoje, tal como era esperado, porque, adiantou, José Mário Vaz queria tirar da lista que lhe apresentou nomes de pessoas indicadas para o executivo.
 
 

 

GUINE-BISSAU COMEÇA A RECEBER ENERGIA ELÉCTRICA DE BARRAGEM CONSTRUÍDA PELA CHINA




A Guiné-Bissau vai começar a receber parte da energia eléctrica a ser produzida na barragem de Kaleta, construída por uma empresa estatal da China na vizinha Guiné-Conacri, anunciou Lansana Fofana, quadro do Ministério da Energia.

Responsáveis pela construção da barragem em início de operação, uma das maiores da região, revelaram que um terço da produção de energia eléctrica terá como destino os países vizinhos, em que se inclui a Guiné-Bissau, país que depois das eleições de 2014 procura agora emergir de um conturbado período político e económico.

A barragem de Kaleta foi construída pela China International Water & Electric Corp com um custo de 526 milhões de euros e foi entregue em Julho, antes do prazo inicialmente previsto, triplicando a capacidade de produção do país e permitindo acabar com as faltas de electricidade crónicas.

“Isto vai-nos dar uma base real para a nossa economia pois sem electricidade não há desenvolvimento”, afirmou aos jornais locais Lansana Fofana, que tem a seu cargo a supervisão do novo aproveitamento hidroeléctrico.

Empresas chinesas estão também envolvidas em projectos imobiliários na capital, Conacri, e ainda na extracção e exportação de bauxite, um metal usado na produção de alumínio, de que a Guiné-Bissau tem amplas reservas que estavam a começar a ser exploradas aquando da crise de 2012.

Com a situação em Bissau hoje mais estável e a economia a beneficiar dos bons resultados da produção de caju, principal produto de exportação, regista-se um renovado interesse de investidores chineses pelo país.

Na apresentação de um projecto da chinesa Avic em Bissau no início de Outubro, o presidente da Câmara de Comércio guineense, Braima Camará, afirmou que a Guiné-Bissau “não foge à regra” em relação aos investimentos chineses em África, “prova das potencialidades de investimento e negócios” no país.

A Avic, que já opera em vários países da África a sul do Saara, assinou um acordo com a Câmara de Comércio para a construção de um hotel, um hospital e para produção e transformação de produtos agrícolas.

No domínio da agricultura, a parte guineense irá disponibilizar terrenos para o cultivo de arroz destinado ao consumo local e à exportação, enquanto a companhia chinesa entrará com técnicos e financiamento.

Sinal da revitalização da cooperação a nível oficial, foi o lançamento em 2014 da primeira pedra do futuro Palácio da Justiça, a ser construído e pago pela China.

Ainda no ano passado, o Fundo de Cooperação e Desenvolvimento China/Países de Língua Portuguesa revelou estar a analisar 50 projectos, incluindo alguns na Guiné-Bissau. (Macauhub/GW/Conosaba/MO

FACEBOOK VAI LANÇAR SATÉLITE PARA QUE TODA A ÁFRICA TENHA ACESSO À INTERNET


O Facebook vai lançar um satélite em parceria com a francesa Eutelsat Communications para levar acesso à Internet a grandes regiões da África subsaariana.

O satélite, parte da plataforma Internet.org do Facebook, que tem como objetivo ampliar o acesso à web (principalmente via telemóveis), está já a ser construído e será lançado em 2016, afirmaram as empresas.

O satélite, o AMOS-6, vai cobrir grandes partes do oeste, do leste e do sul da África, afirmou o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, numa mensagem na rede social. «Para conectar pessoas que vivem em regiões remotas, a infraestrutura tradicional de conectividade é frequentemente difícil e ineficiente, por isso precisamos inventar novas tecnologias», disse Zuckerberg.

A Internet.org oferece acesso gratuito a determinados sites da web, bem como aos próprios serviços de rede social e mensagens do Facebook.

O Facebook tem quase 20 milhões de utilizadores nos principais mercados de África, como Nigéria e Quénia, com a maior parte do acesso a ser feito a partir de dispositivos móveis.

A rede social abriu o primeiro escritório no continente em junho.

Redação com Agência

http://www.africa21online.com/artigo.php?a=16768&e=

FLORENTINO M. PEREIRA, SECRETÁRIO-GERAL DO PRS AMEAÇADO DE MORTE


O Partido da Renovação Social (PRS) chamou à imprensa no final desta tarde do domingo para denunciar a tentativa frustrada de morte contra o Secretário-geral do partido cujo suposto autor principal encontra-se sob custódia da Policia Judiciaria em Bissau.
Em conferência de imprensa na sua sede nacional, o Secretario para Informação do PRS, assegurou que tudo começou por volta de zero horas, um individuo não identificado efectuou uma ligação para o Secretário-geral do Partido com o número 582 83 20, ameaçando-lhe de morte. “Florentino aonde está? Esta noite vamos degolar-te.” E depois desligou a chamada.
Joaquim Baptista Correia assegurou após a ameaça, Florentino Mendes Pereira encetou contacto ao Presidente do Partido Alberto Nambeia, Director-geral de Segurança do Estado, Comandante da Força de Alerta de CEDEAO (ECOMIG) e alguns familiares com vista apurar responsáveis do suposto ato. 
Baptista Correia disse ainda no decurso de perpetrar as suas intenções de aniquilar fisicamente o dirigente do PRS, outros elementos do grupo efectuavam ligação ao seu companheiro que já se encontra detido pela PJ perguntando e retirado o celular, qual hora deveriam cumprir a missão de matar Florentino Mendes Pereira?
Neste momento as diligências de investigação estão em curso para detiver 04 elementos supostamente envolvidos na tentativa ceifar a vida a sangue frio o célebre do PRS. 

CRISE POLITICA GUINEENSE VAI DE MAL A PIOR DEVIDO A INCAPACIDADE DO PR E DO PAIGC


Apesar da mediação da CEDEAO através do general Obasanjo,  a crise politica promete ainda ficar mais difícil e feio, cujo os protagonistas são:
José Mário Vaz, DSP, Cipriano Cassamá, PRS e alguns dirigentes das outras formações políticas do país, armados de experientes políticos e que continuam a adiar as expectativas do povo guineense.
Todos os contactos feitos nos últimos dois dias pelo Presidente Obasanjo frustraram-se devido a “intervenção negativa de um dos líderes políticos a manipular as negociações e guiar o PRS, para não integrar o governo.”  
O facto motivou o medianeiro da CEDEAO, a deixar Bissau na noite 11 de Outubro com destino a Dakar para debater com o Presidente Maky Sall do Senegal, sobre a matéria.
O Presidente Obasanjo está sendo rolado pelos políticos do país numa clara intenção de afundar os esforços e desencorajar o general por forma a concretizar as suas intenções. 
Há quem diga se o país vier a ter Governo esta semana, o PRS não tomará parte mas se vier acontecer nos próximos tempos, os renovadores terão que reunir a sua Comissão Politica Nacional para decidir a sua incorporação no Governo do Carlos Correia.
Certo é que, os militares estão quase a entrar no jogo... Fontes indicam que “se desta vez falhar as coisas, as Forças Armadas poderão assumir o destino do país, uma vez que os políticos provaram ser incapazes, defraudando as expectativas do povo.
 Por agora, o Presidente Maky Sall do Senegal, será ele a decidir o destino dos guineenses.

Caros compatriotas!...
Até quando é que vamos estar na espera dos que se intitulam de políticos na Guiné-Bissau sejam"realmente profissionais" em serviço do país e do povo?

CIDADÃOS DA GUINÉ BISSAU SALVOS NO MEDITERRÂNEO


TEspanha diz que guineenses estão entre os mais de 500 imigrantes ilegais salvos ao largo da Líbia
Um numero desconhecido de cidadãos da Guine Bissau encontra-se entre mais de 500 imigrantes salvos pela guarda civil espanhola e pela marinha italiana ao largo da costa da Líbia.
A guarda civil espanhola disse que um dos seus barcos patrulha salvou 325 imigrantes a cerca de 25 milhas marítimas de Tripoli enquanto a guarda costeira salvou outros 198 na mesma operação.
Os imigrantes são provenientes da Nigéria, Gâmbia, Senegal, Líbia, Costa do Marfim, Guine Bissau e Guine equatorial e incluem 125 mulheres e 22 crianças.
Conselho de Segurança aprova uso da força contra traficantes
Sexta feira o conselho de segurança da ONU aprovou uma resolução autorizado a união europeia e países fora da União europeia a efectuarem buscas e confiscarem embarcações suspeitas de estarem envolvidas no trafico de imigrantes ilegais ao largo da Líbia.
A resolução  autoriza o uso da força e é valida por um ano.
VOA, 11/10/2015

POLÍTICOS E O MEDIADOR COM CALOR PARA ARREFECER A CRISE


A medida que continua a crise política, intensifica-se esforços de contactos directos com os actores políticos que desencadearam a instabilidade no país.
O PM, Carlos Correia, ladeado do general Obasanjo, entregou de novo este sábado 10 de Outubro, ao Presidente da República, um envelope contendo lista dos nomes propostos pelo PAIGC, para integrar o novo governo.
O ato supostamente aconteceu de surpresa no Palácio da República ao ponto do Presidente Mário Vaz receber a delegação com chinelas, como se vê nas imagens.
No final da reunião as partes não se falaram à imprensa.
Do outro lado da cortina o “PRS segunda maior força politica do país, está a ser guiado por um dos titulares dos órgãos de soberania de não integrar o Governo do Carlos Correia, com único objectivo, do impasse desembocar-se numa crise mais profunda, com vista a derrubar o parlamento guineense e constituir um governo da iniciativa presidencial, no qual, o PRS toma parte.”
Neste jogo de pingue-pongue e de navegar contra marés, convém relembrar que, o Supremo Tribunal de Justiça tem na agenda o plasmado do acórdão nº 01/15 de 08 de Setembro de 2015, que destitui o Decreto Presidencial nº 06/15 de 20 de Agosto, que nomeou Baciro Djá, PM do governo de 48 horas.
As fontes indicam que com a pressão e a vontade do general Obasanjo, o Decreto Presidencial do Governo do Carlos Correia, pode ser conhecido ainda neste fim-de-semana.

OBASANJU JÁ REUNIU COM JOSÉ MÁRIO VAZ


O ex-Presidente da Nigéria já reuniu-se com o Presidente Mário Vaz, no início desta noite 09 de Outubro, cerca de uma hora a porta fechada no Palácio da República, sobre a crise política guineense após a nomeação do Carlos Correia, como PM da Guiné-Bissau, na sequência do derrube do Governo do DSP.
À saída, Obasanju disse regressar à Bissau, para concluir o trabalho que já teria iniciado que ficou pendente no meio da classe política guineense. 
O mediador da crise guineense, assegurou que o Presidente da República manifesta-se preocupado com o impasse, prometeu lhe ultrapassa o obstáculo para a estabilidade do país. “ Não vou sair daqui sem um governo legítimo.” Concluiu
Neste momento a delegação da CEDEAO se encontra reunida com o PM, Carlos Correia e o Presidente do PAIGC, DSP, na sede nacional dos libertadores em Bissau. E, depois manter-se-á ainda esta noite um encontro com o PRS na sua sede nacional com o mesmo objetivo.

POLÍTICOS QUE SÓ SABEM ENTENDER COM MEDIAÇÃO ESTRANGEIRA

No passado dia 9 de outubro chegou a Bissau, o antigo Presidente da República Federativa de Nigéria, para de novo mediar a crise politica guineense após a nomeação do Carlos Correia, como PM da Guiné-Bissau e da continuidade de braço de ferro entre o PR e PAIGC.
O General Obasanso, passou por Senegal para troca de impressões com Presidente Make Sall igualmente Presidente exercício da CEDEAO e alguns embaixadores sobre a crise política guineense.   
Isto numa altura em que o Presidente Mário Vaz e o PAIGC estão de costas viradas e não se falam a mesma linguagem sobre a orgânica do governo bem como dos nomes do elenco governamental.
Neste momento o general Olosegun está reunido com JMV para depois desdobrar em todas as margens ou setores precisas e necessárias.
É de lembrar que a bem pouco tempo a Presidência da República já veio acusar o Presidente do PAIGC, DSP, de egoísmo de vontade de apropriação pessoal do direito de governar que o povo guineense conferiu ao PAIGC. E, da outra cortina o PAIGC, tendo-se mantido intacto e inalterável a sua proposta ao convite de reformulação da orgânica do governo e do elenco governamental.   
Faz hoje 60 dias, país sem Governo, o PR e o PAIGC, numa clara revelação de manifesta incapacidade de gerar consensos sustentáveis que possam garantir a paz e estabilidade almejada. 
Fontes do rispito.com dão conta que só as instâncias judiciais (STJ) poderá ditar a regra, pôr fim a crise.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...