DETIDO ASSALTANTE DA RESIDÊNCIA DO SECRETÁRIO-GERAL DO PRS




A residência do Secretário-geral do PRS igualmente ministro do Estado foi assaltada na madrugada de segunda-feira, dia 15, por pessoas à identificar.

Conforme as fontes de Notabanca, os assaltantes roubaram uma arma de fogo dos agentes de Guarda Nacional (GN) que lhe serviam de segurança.

Tudo aconteceu na ausência do ministro, Florentino Mendes Pereira que se encontra em missão de serviço no estrangeiro.

Conforme as fontes de Notabanca, Florentino Mendes Pereira e a família se encontram fora de perigo.

Ainda as fontes avançaram que, alguns agentes de GN se encontravam na residência do governante em vigilância, já foram detidos por ordem do ministro do Interior, Botche Candé.
Informações da última da hora dão conta que, um do suposto assaltante da residência do ministro, terá sido capturado e arma que roubou no local está na posse das autoridades.

As investigações ainda estão em curso, a ver vamos o desfecho de mais uma telenovela misteriosa na cidade de Bissau.

Conosaba com Notabanca/MO

PRESIDENTE MÁRIO VAZ REGRESSA AO PAÍS APÓS TER PARTICIPADO NO JOGO INAUGURAL DOS DJURTUS NO CAN-2017




Uma parte da caravana desportiva de “Djurtus”-Federação de Futebol da Guiné-Bissau chefiada pelo Presidente da República, José Mário Vaz que se encontrava em Gabão no jogo inaugural entre os “Djurtus” e a equipa anfitrião regressou no princípio da noite de ontem segunda-feira, ao país.

A moldura humana que espera o chefe de Estado percorreu de Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira de Bissau até a Praça do Império.


Já no Palácio da República, José Mário Vaz ladeado da esposa e colaboradores com soriso  saudou com duas mãosos adeptos dos “Djurtus”.

Uma notícia a retomar com mais detalhes, nas nossas próximas publicações.

Conosaba com Notabanca/MO




«GUINEENSES EM CABO VERDE» FOI ASSINADO PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO NO PORTO, ENTRE A ESCOLA PROFISSIONAL DE ECONOMIA SOCIAL ACADEMIA JOSÉ MOREIRA DA SILVA E A ASSOCIAÇÃO - “PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL DA GUINÉ-BISSAU – REPRESENTAÇÃO EM CABO VERDE




Dauda Sanó com Fernando Neves Rodrigues Martinho, no ato de assinatura do protocolo
 Porto, dia 16 de Janeiro de 2017, foi assinado um protocolo de cooperação no domínio do ensino e da formação profissional, entre a Academia José Moreira da Silva, Cooperativa de Estudos de Economia Social – CRL e a representação em Cabo Verde da Associação - “Partido da Renovação Social da Guiné-Bissau.

Vários cursos que irão futuramente decorrer em Cabo Verde vão beneficiar essencialmente muitos guineenses residentes em Cabo Verde.

O Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Aveiro/Espinho, Joaquim Luís de Almeida e Sousa testemunhou o ato.

A Academia José Moreira da Silva, Cooperativa de Estudos de Economia Social – CRL - Conforme escritura realizada a 30 de Dezembro de 1988. Entidade promotora da Escola Profissional de Economia Social Academia José Moreira da Silva, adiante designada por aJMSeeES e epESaJMS, estabelecimento de ensino e formação de natureza cooperativa criada em 1989por acordo com o Ministério da Educação sedeada no Complexo IntraCooperativo dos Pedreiros – Porto – Portugal, e representada neste ato pelo Diretor Pedagógico da epESaJMS e Presidente da Direção da aJMSeeES – Fernando Neves Rodrigues Martinho – (cargo em representação da Cooperativa dos Pedreiros;

e

A representação em Cabo Verde da Associação “- “PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL DA GUINÉ-BISSAU, adiante designada por “RCVdoPRSdaGB” é uma associação pública – organização sem fins lucrativos, fundada na Guiné-Bissau, com a sede na Avenida dos Combatentes de Liberdade da Pátria – na República da Guiné-Bissau e representação em Cabo Verde, na Avenida Cidade Lisboa, nº49 – CP: 116C na cidade de Praia, ilha de Santiago, em Cabo Verde, representada neste ato pelo seu representante – Dauda Sanó


Clausulas...



 Dauda Sanó com o Cônsul Honorário da Guiné-Bissau em Aveiro/Espinho, Joaquim Luís de Almeida e Sousa








SISTEMA BUROCRÁTICO NAS ALFÂNDEGAS DE BISSAU DESENCORAJA IMIGRANTES E INVESTIDORES ESTRANGEIROS




A política aduaneira adotada no país desencoraja os investidores e o processo de repatriamento de bens dos imigrantes guineenses no estrangeiro, que pretendem operar no país.

Advertiu a Notabanca um dos imigrantes e presidente da associação de filhos e amigos de Bigene na diáspora.

Ibú Camará criticou também o comportamento péssimo das autoridades nacionais para com os investidores, nos serviços das Alfandegas e Portos de Bissau.

O imigrante exige mudanças de atitudes do pessoal aduaneiro, o que qualifica de anormal porque segundo disse nada contribui para encorajamento dos investidores.

Reagindo as preocupações dos investidores, Carambá Turé, um dos dirigentes da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços da Guiné-Bissau, lamentou as dificuldades dos empresários nas Alfandegas e exorta o Governo para mudar o cenário.

De igual modo, o sistema constrange de forma grave, as ONGs ligadas à caridade social que operam no país.

RELATÓRIO DA KPMG AO FUNPI




Filhos & Enteados




Na Gâmbia: a União Africana e ONU apoiam a iniciativa da CEDEAO de lançar uma intervenção militar na Gâmbia caso Yaha Jammeh recuse abandonar o poder no final do seu mandato, ou seja amanhã à noite.



IMAGEM: RFI

ANP DA GUINÉ-BISSAU INDIGNADA COM NOTA DA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA





O Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), Cipriano Cassamá, considerou através de um comunicado que a Procuradoria-geral da República “interpretou abusivamente e de má-fé a solicitação do Presidente do Parlamento sobre a instauração do processo de um processo-crime contra o Presidente da Republica, José Mário Vaz”.

No mesmo documento o gabinete de Cassamá esclareceu que “o oficio remetido ao Procurador-geral foi assinado pelo seu chefe de Gabinete e limita-se a remeter os registos sonoros das intervenções do Presidente da República no bairro de Mindara e do líder do APU – PDGB, Nuno Gomes Nabian”. Uma iniciava que, segundo o parlamento, vem na sequência da solicitação de António Sedja Man, durante a audiência que manteve com o Presidente da ANP, na qual, “estranhamente manifestou o seu total desconhecimento sobre estes factos”.

O Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular adiantou que “em nenhum momento foi pedido a instauração de um processo-crime contra o Presidente da Republica e, nem podia ser”, alegando dispor de uma equipa “altamente qualificada que jamais incorreria num erro básico de interpretação das normas constitucionais e infraconstitucionais”, lê-se ainda no comunicado do parlamento guineense.

Enfim, o Gabinete do Presidente da Assembleia Nacional Popular qualifica de grave a nota da Procuradoria-geral da República, que no seu entender não só é falso, como também revela contradições de factos.

O Ministério Publico emitiu esta segunda-feira uma nota, na qual lê-se que “Assembleia Nacional Popular instou o Ministério Publico a instauração de um processo-crime contra o Chefe de Estado, José Mário Vaz”.

Conosaba do Porto com © e-Global Notícias em Português/MO

COMUNICAÇÃO SOCIAL: SINJOTECS RECONHECE MÁ PRESTAÇÃO DOS HOMENS DA IMPRENSA EM 2016



Bissau, 17 Jan 17 (ANG) – O Presidente de Sindicato dos Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs), reconheceu esta segunda-feira que os profissionais de imprensa prestaram mau serviço no país em 2016. 
Presidente do Sinjotecs
  
Citado pela Rádio Nossa, Mamadu Candé disse concordar plenamente com as críticas feitas pelo Presidente do Conselho Nacional da Comunicação Social guineense, Ladislau Embassa aos jornalistas guineenses.

Candé acrescentou que a comunicação social da Guiné-Bissau deve pautar pela verdade, transparência e isenção e não estar a defender os partidos políticos, além demais considerou também 2016 um ano "negro" para imprensa nacional.

O Presidente do Sinjotecs disse que neste sentido, os cidadãos guineenses  já não sabem distinguir as informações verídicas e falsas, acrescentando que o principal objectivo  dos profissionais da imprensa  é relatar a realidade. 

"Nos somos mediadores para  ajudar a sociedade guineense a ter a paz que precisa e o desenvolvimento", aconselhou Mamadú Candé.

Na cerimonia de apresentacao de cumprimentos de novo ano ao presidente da ANP,  Ladislau Embassa teceu críticas aos órgãos de comunicação social pelo favoritismo a certos grupos e tratamento parcial em relação à vários assuntos transmitidos sobretudo na Rádio e  Televisão públicas.
ANG/ PFC/SG

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...