PND está fora da organização criminosa (PRS+15)




Consequente queixa contra o elemento do PND que 'deu o aval' já seguiu para tribunal.

«40º ANIVERSÁRIO DA SUA MORTE» DIRECÇÃO GERAL DA CULTURA DA GUINÉ-BISSAU HOMENAGEIA O CANTOR JOSÉ CARLOS SCHWARTZ



Bissau,23 Mai 17 (ANG) – A Direcção-geral da Cultura vai homenagear o músico, poeta e combatente da liberdade da pátria, José Carlos Schwartz, por ocasião do quadragésimo aniversário do seu desaparecimento físico, no próximo dia 27 que é também dia Nacional da Música, anunciou o director-geral.

Em entrevista exclusiva à ANG, João Cornélio Gomes Correia disse que as comemorações da efeméride terão início no dia 25 com uma palestra e projecção do documentário “a Voz do Povo”, no centro cultural francês, sob o lema “ José Carlos Schwartz e a música moderna guineense”.

No período da tarde haverá actuação dos agrupamentos de mandjuandade no espaço verde, acrescentou Cornélio Gomes Correia.

“Nos anos 1970 não existia artistas individuas, mas sim orquestras musicais nomeadamente Cobiana Djazz, Mamadjombo, África Livre, Peixinho Dourado, Tenancoia entre outras”

“Na época realizavam-se muitos concertos e festivais nos clubes culturais na capital e em todas as regiões do país“, lembrou o director-geral.

No segundo dia do evento haverá concerto com actuação de músicos da nova geração no espaço verde, sendo o último dia animado por artistas colegas de José Carlos e membros da geração dos anos 70.

Cornélio Correia informou que a iniciativa será organizada em colaboração com os músicos, com a académia cultural, José Carlos Schwartz e a Câmara Municipal de Bissau, este ultimo vai fornecer quiosques.

O director-geral da cultural afirmou que, além da Empresa Comercial Santy que disponibilizou duas plataformas para palco e de alguns órgãos da comunicação social que patrocinaram as entrevistas e programas nos seus meios, até ao momento a instituição não beneficiou de nenhum outro apoio, em especial, o financeiro. 

Conosaba/ANG/JD/JAM/SG/MO

José Carlos Schwartz

SG ONU nomeia australiano para a Guiné-Bissau



O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, anunciou ontem a nomeação de David McLachlan-Karr, da Austrália, como novo Representante Especial Adjunto na Guiné-Bissau. McLachlan-Karr também desempenhará as funções de Coordenador Residente das Nações Unidas e Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) na Guiné-Bissau.

McLachlan-Karr sucede a Maria do Valle Ribeiro, da Irlanda, que terminou a sua missão na Guiné-Bissau em Janeiro. O Secretário-Geral agradece a sua contribuição para os esforços de consolidação da paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau.

McLachlan-Karr possui 21 anos de experiência trabalhando com as Nações Unidas, incluindo várias missões para o PNUD e para o Escritório de Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) na África, Ásia e América Latina. Desde novembro de 2016, tem sido o Coordenador Residente das Nações Unidas, Coordenador Humanitário e Representante Residente do PNUD ad ínterim na Jordânia.

Anteriormente, McLachlan-Karr esteve destacado no Fórum Económico Mundial em Genebra, onde ocupou o cargo de Assessor Principal em Parcerias Público-Privadas (2015-2016). Antes disso, serviu como Coordenador Residente e Representante Residente do PNUD na Serra Leoa, Maldivas, Papua Nova Guiné e Venezuela. Antes de ingressar nas Nações Unidas, McLachlan-Karr ocupou vários cargos no Serviço de assuntos Exteriores Australiano por oito anos.

Nascido em 1961, possui mestrado em Relações Internacionais pela Universidade de Cambridge, Reino Unido, e Bacharel em Relações Internacionais e Direito Internacional pela Universidade de Queensland, na Austrália.
DC/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...