PM AFIRMA QUE SEU GOVERNO "HONROU TODOS COMPROMISSOS" DESDE SUA NOMEAÇÃO















O Primeiro-ministro guineense afirmou na passada sexta-feira em Bissau que governo honrou todos os compromissos com os  servidores do estado desde a sua nomeação, nomeadamente pagamentos de salários, reactivação da cooperação bilateral e multilateral, e disse que o  turísmo melhorou bastante a imagem do país. 
Umaro Sissoco Embaló, que fazia o balanço da sua governação disse que o seu executivo trouxe mudanças para o país, sobretudo com parceiros internacionais nomeadamente o Fundo Monetário Internacional, Banco Oeste Africano de Desenvolvimento, Fundo Árabe e outros.

Salientou que o actual governo conseguiu abrir, pela primeira vez, uma embaixada em Adis Abeba, Etiópia, na União Africana. 

Por sua vez, o ministro das finanças que falou sobre as actividades realizadas durante o primeiro semestre do ano em curso, afirmou que o governo tem assegurado, atempadamente, as despesas e o funcionamento do Estado, nomeadamente apoios ao sector de saúde, alimentação, aos centros prisionais, pagamento das facturas de electricidade.


Ainda no capítulo da gestão do tesouro público e sistema bancária, o ministro das finanças explicou que o actual executivo herdou uma dívida de cerca de 9 bilhões de francos cfa mas que agora ficou reduzida para sete bilhões de fcfaDiz ANG.

João Aladje Mamadú Fadiá referiu  que o programa com o FMI, suspenso desde 2015, foi retomado em Dezembro de 2016, e que já foram feitas  a primeira e segunda avaliação , e que em Maio do ano em curso executaram a terceira que teve resultado positivo, tendo o relatorio sido aprovado sem reunião do conselho de administração do Fundo.

Em relação ao Banco Mundial acrescenta que foram aprovadas três grandes programas, o primeiro foi o transporte do cabo submarino para telecomunicações a partir das águas do Senegal até Suru na Guiné-Bissau. O segundo - a emergência para o sector das águas e electricidade e por último um programa estratégico para o país que terá a duração de quatro anos, num montante de 90 milhões de dólares americanos, sendo que os dois primeiros são de de 25 milhões de dólares amaricanos cada. 

Mamadú Fadiá explicou que neste momento se encontra no país, uma missão de avaliação do BAD com a finalidade de assinar um contrato de realização de uma estrada transnacional Quebo - Boké (Guiné Conacri).
Referiu que já subscreveram dois projectos com o BOAD- para construção do troço que liga Buba à Cátio e o programa de transporte da electricidade a partir de Barragem hidroeléctrica de Caleta até Bissau.

Aquele governante afirmou ainda que conseguiram reactivar o desembolso no âmbito do projecto de construção das estradas de Bissau, e assinar um acordo com a BADEA para financiamento de fornecimento do grupo de geradores com capacidade de 22 megas, um projecto que será executado no período de um ano.

“O executivo guineense está a negociar com o Banco Islâmico de Desenvolvimento,o Fundo Saudita e o Koweit FUND, para lhes apresentarem novos projectos”, adiantou.

Em relação aos investimentos realizados com recursos internos, o ministro das finanças disse que têm previsto para o sector Educativo um investimento acima de 400 milhões de francos cfa para a reabilitação, construção e equipamento de escolas públicas financiadas pelo governo Japonês.



Referiu que na área da saúde, o serviço de urgência do Hospital Nacional Simão Mendes foi reabilitada e será ampliada, mas prometeu que vão reparar a cozinha e construir uma esquadra de polícia dentro do recinto daquele centro hospitalar, incluindo um serviço de cirurgia.



No que diz respeito ao sector das infra-estruturas rodoviárias, Mamadú Fadiá afirmou que o executivo investiu na reparação de algumas estradas nos bairros periféricos de Bissau o montante de 600 milhões de francos e que pretende reparar o troço que liga Farim à Bigene, e a estrada de Pirada.

Em relação a agricultura destacou que o governo financiou a aquisição de sementes, nomeadamente de Arroz, amendoim, milho e feijão que foram distribuídas aos camponeses, para aumentarem as suas capacidades produtivas. 

Em relação aos preços no mercado interno, referiu que os sucessivos governos desde 2011 não aumentaram nenhuma taxa aos importadores tanto de arroz quanto de outros bens, mas que todavia existe especulação dos preços.

Mamadú Fadiá explicou que, neste momento, o executivo decidiu baixar algumas taxas, o que significa uma perda de receitas para o Estado, mas tido como necessária para se diminuir o preço de produtos da primeira necessidade nomeadamente o arroz.

No capítulo de salários da função pública aquele governante indicou que os ministérios das finanças e da função pública vão trabalhar em conjunto na análise das tabelas salarias atuais para fazer uma proposta no sentido de sua harmonização e torná-la mais equilibrada.  
Notabanca/MO

MINISTÉRIO DE INTERIOR PROMOVE NOVE OFICIAIS SUPERIORES


O Ministério do Interior da Guiné-Bissau promoveu na passada segunda, 07 de agosto 2017, 9 (Nove) Oficiais Superiores das Forças de Segurança, Informação, da Proteção Civil e Bombeiros, às categorias de Primeiros Superintendentes da Polícia da Ordem Pública, Coronéis da Guarda Nacional, e Comandantes do Bombeiro.
A cerimónia de graduação dos oficiais do Ministério do Interior foi realizada no pátio da mesma instituição que se encontrava cheio de oficiais e familiares dos promovidos.
Os superintendentes Ana Camará, Paulino Dias e Mussa Seide foram promovidos à Primeiro Superintendente. Tenentes-coronéis Samuel Fernandes, Mutaro Embaló, Anselmo da Silva, Alssau Sambú, Serafim Serifo Embaló e Amadú Djaló foram promovidos a Coronéis. Diz o semanário democrata.
Presidindo o ato, Primeiro-ministro Umaro Sissoco Embaló disse que esta promoção é o caminho para a implantação da reforma, justificando que a reforma não é só mandar a pessoa para casa mas sim, é fazer mudança e renovar, prometendo dar mais dignidade às forças de defesa e segurança.
“Hoje, sinto que estou a fazer algo para a implantação da reforma e nomenclatura das forças de segurança”, frisou Embaló.
O recém-promovido a posto de Primeiro Superintendente, Paulino Dias, considera a promoção de um passo positivo que o governo está a dar neste sector, sendo que há muito tempo que não houve estas promoções como aconteceu no seu caso,que segundo disse há 18  (Dezoito)  anos que não teve uma promoção, encorajando os outros colegas que ainda não foram promovidos a continuarem a luta.
“É um bom passo, espero também que sejam promovidos os outros colegas que estão a mais de quinze anos sem promoção”, frisou Paulino Dias.
De lembrar que esta é a segunda promoção realizada neste sector, o primeiro foi em 2001.

Notabanca/MO

GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA ADIA RECONCILIAÇÃO DOS MEMBROS DA CNJ

  
A greve da função pública já começa a deixar rastos negativos no país.
 O processo de reconciliação entre as partes opostas do Conselho Nacional da Juventude (CNJ) que estava previsto para, 08 de agosto no Tribunal de Chão de Papel Varela ficou protelado, devido a greve em curso na Função Pública.
Conforme, a atual direcção da CNJ o encontro visava procurar um possível entendimento entre as partes, em vez de uma decisão judicial.
Recordamos que, as partes estão de costas viradas, na sequência das eleições realizadas no CNJ, no passado dia 19 de maio, nas quais a candidata, Aissatu Forbs Djaló foi anunciada como vencedora do escrutínio. Tanto quanto contestável pelos alguns membros da maior organização juvenil do país.

Notabanca/MO

FALECEU EMPRESÁRIO GUINEENSE NELSON JÚLIO BADINCA















Classe empresarial guineense está de luto.
Faleceu no passado dia, 08 de agosto em Bissau, o presidente da Associação Nacional dos Intermediários dos Negócios da Guiné-Bissau (ANING-B), Nelson Júlio Badinca.
Nelson Badinca, era igualmente, vice-presidente da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços (CCIAS).
A morte do empresário Badinca surpreendeu tudo e todos, porque ele faleceu na sequência de uma doença repentina. Prova disto, fez uma entrevista a menos de três aos órgãos de comunicação social, esclarecendo que a classe empresarial não tem nenhum acordo formal com o Governo de Umaro Sissoco Embaló em baixar o preço galopante dos produtos da primeira necessidade nos mercados nacionais, devido ao aumento de taxas por parte do executivo de Sissoco.
Gloria eterna a sua alma!

Notabanca/MO

DIA 11 E 12 DE AGOSTO 2017, O MÚSICO GUINEENSE PATCHE DI RIMA VAI ATUAR NO PAÍS BASCO EM ESPANHA-BILBAU E PAMPLONA PARA SHOW CASE



«POSSE» SOARES SAMBU JÁ É MINISTRO DE ESTADO, PRESIDENTE DO CONSELHO DE MINISTROS E PORTA-VOZ DO GOVERNO



O ex-Conselheiro diplomático e político do primeiro-Ministro, o general Umaro el Mocktar Sissoco, prestou juramento ontem perante o presidente da República se José Mário Vaz, na presença do Primeiro-Ministro. Assim, o sr. Soares Sambu torna-se ministro de estado, presidente do conselho de ministros e porta-voz do governo.












LARÁPIOS COM UNIFORMES MILITARES ARMADOS ROUBAM ENQUANTO PAÍS EM RISCO DE PERDER TERRITÓRIO















Os gatunos com uniformes militares armados até aos dentes com AK-47 e outros materiais de assalto, não desarmam. Continuam a roubar e amedrontar populações na fronteira, Norte do país. 
Em Bárro, sector de Bigene, um grupo de jovens armados não identificados, roubou durante um ano em Senegal, mais de mil cabeças de gado bovino.
As denúncias foram feitas pelos habitantes locais na passada terça-feira, aquando da visita do ministro do Interior à zona.
Papa Camará, delegado da Sociedade Civil em Barro, indicou que o roubo sistemático de gado bovino soube de intensidade em flecha, alertando sobre o perigo e um eventual conflito entre populações da zona fronteiriça da Guiné-Bissau e do Senegal.
Botche Candé, ministro do Estado e do Interior que esteve no local, considera de inadmissível a prática, uma vez que põem em risco as relações entre os dois países vizinhos.
O governante disse dispor de informações que os larápios usam fardas militares e armas para roubarem em senegal e depois deslocarem-se à Barros, em busca de refúgio.
O responsável administrativo local, Oliveira Omena, disse que a zona depara com problemas de sinalização de placas nas fronteiriças entre Guiné-Bissau e Senegal.
“Aqui na fronteira, não há nenhuma placa que indica que esta parte é Guiné-Bissau e outra é senegal. Tudo está confuso. É bom que as autoridades nacionais tomem medidas urgentes para delimitação da fronteira entre os dois países vizinhos, antes que seja tarde,” defendeu o administrador local.
Como isto pode acontecer se os líderes políticos estão mais preocupados com os traumas da crise política e próximas eleições!?
“Guiné-Bissau corre risco de perder umas partes das suas fronteiras terrestres; quer Norte, Sul e Leste”

Notabanca/MO

S.O.G.A - AJUDAR A SALVAR VIDAS NA GUINÉ-BISSAU SERVINDO COM AMOR



GRUPO DOS 15 DEPUTADOS EXPULSOS DO PAIGC REAGE CONTRA AS DECLARAÇÕES DO PRESIDENTE DA ANP


Notabanca/MO

MANDADO DE NOTIFICAÇÃO













 Conosaba com Notabanca/MO

GREVE NA FUNÇÃO PÚBLICA SUSCITA DOENTES ABANDONAREM HOSPITAIS EM BISSAU


Os traumas da greve na função pública guineense continuam a suscitar inquietações alarmantes, aos pacientes internados no Hospital Nacional “Simão Mendes”, em Bissau.
Prova disto, alguns familiares estão a transferir os seus doentes para diferentes clínicas da capital, procurando a melhor assistência médica.
A UNTG-Central Sindical cumpre, hoje 10 de agosto, o terceiro dos três dias da greve geral no aparelho administrativo de Estado.
Entretanto, as vozes de solidariedade continuam a chegar à imprensa.
A direção do sindicato de base do Parlamento guineense manifesta-se solidário para com a greve em curso.
A organização parlamentar apela a maior Central Sindical para não desistir da sua luta justa em defesa e promoção dos valores sociais, sobretudo a legalidade estabilidade dos funcionários de Estado.
Os familiares desapontados com o silêncio do Governo e da passividade do pessoal sanitário, pedem ao Executivo do Sissoco para minimizar o sofrimento dos pacientes.
“Vamos para casa, porque nos disseram para ir para clinica. Como não temos dinheiro suficiente para clinica, vamos ter que regressar para casa…Se o meu filho falecer! Hum!... Paciência!” Diz Fátima Gomes mãe de uma criança com as lagrimas nos cantos dos olhos.
Hoje em comunicado, o coletivo governamental exortou os ministros da Economia e das Finanças bem como o da Função Pública, no sentido de acionarem mecanismos de controlo rigoroso das faltas cometidas durante a vigência da greve e procederem nos termos da lei, os descontos aos trabalhadores faltosos.
Notabanca/MO

GUINEENSES EM “SABADEL” ESPANHA PEDEM BAIXAS DE TAXAS ALFANDIGÁRIAS PARA INVESTIREM NO PAÍS


“Emigrantes guineenses pretendem investir no país, mas o Estado não ajuda o bastante”.
Associação da Guiné-Bissau e Simpatizantes da Cidade de “SABADEL”, em Espanha pede ao Governo de Bissau a redução das taxas alfandegárias aos emigrantes.
Em entrevista telefónica, a partir daquela localidade, dista a vinte e cinco quilómetros da cidade de Barcelona, Buba Lagartos, presidente da organização invocou as dificuldades, relacionadas com o custo elevado das taxas alfandegárias no país, que impossibilitam vários emigrantes investirem no país.
Ainda, de acordo com Buba Lagartos “SABADEL” está empenhada na promoção de várias atividades de carácter humanitária para o bem-estar dos guineenses. 
A organização “SABADEL” fica situada a vinte e cinco quilómetros da cidade de Barcelona, foi fundada em 22 de Novembro de 2013, conta com vários sócios de diferentes nacionalidades.

Notabanca/MO

ASSINADA CARTA DE INTENÇÕES NO SETOR DA DEFESA COM INDONÉSIA


Os ministros da Defesa da Guiné-Bissau, Eduardo Sanhá, e da Indonésia, Ryamizard Ryacudu, rubricaram uma Carta de Intenções para o estabelecimento de linhas de cooperação no setor da defesa, noticiou a Rádio Nacional guineense. 
O governante indonésio veio à Bissau, a convite do homólogo guineense, transmitir a disponibilidade do seu Governo em abrir linhas de cooperação com as Forças Armadas da Guiné-Bissau que Jacarta quer ver transformadas «num exército poderoso em África».
Ryamizard Ryacudu salientou que as relações entre os dois países «são de longa data», pelo que, disse, sentia-se «muito feliz por estar em Bissau», onde também fez um convite formal a Eduardo Sanhá para que visite Jacarta. 
O ministro da Defesa da Guiné-Bissau destacou que, para já, foi apenas assinada uma Carta de Intenções, mas que rapidamente será transformada «em acordos concretos no domínio militar», nomeadamente apoios na formação e equipamento de controlo dos espaços marítimo e aéreo guineense. 
Notabanca/MO

JOÃO BERNARDO VIEIRA, ANTIGO SECRETÁRIO DE ESTADO DOS TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES GUINEENSE ILIBADO




O Supremo Tribunal de Justiça da Guiné-Bissau acabou de declarar a inconstitucionalidade na matéria de todas as medidas de coação que o Ministério Público impunha a João Bernardo Vieira, antigo secretário de Estado dos Transportes e Comunicações.

João Bernardo Vieira solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça a avaliação da constitucionalidade das medidas de coacção que lhe tinham sido impostas pelo Ministério Público que está a investigar o jovem político de 40 anos, desde 2015. Bernardo Vieira, que é também o porta-voz do PAIGC, principal partido no Parlamento guineense, esteve detido durante uma semana no ano passado, no âmbito do processo de inquéritos em que é apontando pelo Ministério Público de suspeitas de corrupção no período em que exercia o cargo de secretário de Estado dos Transportes e Comunicações em 2015.

Ao sair da prisão, o responsável político ficou proibido de se ausentar do país, obrigado a se apresentar todas as segundas e sextas-feiras no Ministério Público, uma situação que qualificou de "perseguição política". Agora, para além de considerar que estas medidas não fazem sentido por serem inconstitucionais e restringirem à liberdade de João Bernardo Vieira, o Supremo Tribunal de Justiça preconiza que o Ministério Público mande arquivar os processos contra o político que, na prática, tem doravante a possibilidade de pedir uma indemnização ao Estado guineense por danos morais.Mais pormenores com Mussa Baldé.

PRS NÃO VAI INTEGRAR DEPUTADOS DISSIDENTES DO PAIGC NO PARTIDO




O Partido da Renovação Social (PRS) nega que tenha debatido, na sua reunião do Conselho Nacional, a crise no Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde (PAIGC), disse esta terça-feira (08.08) um responsável dos renovadores.

Orlando Mendes Viegas, presidente da comissão eleitoral do quinto congresso, afirma que não compete ao “PRS” pronunciar-se sobre a decisão do partido liderado por Domingos Simões Pereira de expulsar os seus deputados das fileiras do partido.

Reagindo a informação posto a circular, segundo qual foi debatido na reunião do Conselho Nacional dos renovadores a crise interna do “PAIGC”, Mendes Viegas, lamenta que ponham a circular informações redondamente falsas para atingir o partido.

“As nossas posições só engajam ao partido e os nossos militantes, por isso não compete analisar a crise do PAIGC”, afirmou o dirigente do “PRS”.

Em declaração a imprensa a margem da reunião do Conselho Nacional do “PRS”, Orlando Mendes Viegas reafirma que as divergências internas no “PRS” prova que a democracia interna está saudável.

Questionado sobre possível integração dos deputados dissidentes do “PAIGC” no partido fundado por Kumba Yala, Presidente da Comissão Eleitoral do Congresso, refutou categoricamente esta informação.

“O nosso partido não tem nada a ver com os deputados expulsos no “PAIGC”, portanto não estamos interessados em proteger qualquer dissidente”, vincou Mendes Viegas.

Neste encontro do Conselho Nacional do Partido da Renovação Social, segundo apurou a Rádio Jovem, os membros irão discutir e submeter para afetivos de aprovação da Comissão Organizadora do Congresso, o regimento do congresso, regulamento e o orçamento.

De recordar que no mês passado, o Conselho Nacional do Partido de Renovação Social (PRS) decidiu realizar o quinto congresso do partido entre 26 e 29 de Setembro aqui em Bissau.

Neste encontro o órgão decidiu ainda aumentar a participação de delegados para 1.001, depois de terem aumentado as adesões ao partido.

No último congresso, realizado em 2012, participaram 801 delegados.

Alison Cabral
Conosaba/Radiojovem/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...