GUINÉ-BISSAU: CRIANÇAS COM NOMA PRONTAS PARA SEREM OPERADAS NO PAÍS



A casa de acolhimento de NOMA já conta com 25 crianças a espera da selecção para operação na próxima semana de equipa médica Alemã e Austríaca.
Numa entrevista exclusiva a Rádio Sol Mansi o Director Técnico do centro de Noma, Lassana Intchasso, disse que as crianças estão em recuperação desde o início do mês de Outubro.
 “Para a preparação das crianças antes da operação tem que se fazer análise para saber se não possuem nenhuma doença como paludismo, porque as vezes chegam crianças desnutridas, desidratados, e nem todos têm uma boa alimentação, e as crianças têm que estar no centro de acolhimento um mês antes de operação para que possa ser examinados o seu estado físico, permitindo-o aguentar a operação”.
Lassana Intchasso disse que nem todas as 25 crianças conseguirão operação, no entanto, a sua instituição está a estudar estratégias para que posteriormente todas sejam atendidas.
Entretanto, segundo ele, alguns equipamentos de banco operatório da casa NOMA ainda estão nas alfândegas de Bissau, tendo sublinhado que “os materiais de bloco operatório para casa de acolhimento estão ainda nas alfândegas de Bissau e estamos a deparar com grandes dificuldades e as operações terão  lugar no bloco de bairro de enterramento, enquanto na ponta rocha é para operação mais ligeiras”, frisou
NOMA é uma infecção bacteriana destrutiva dos tecidos do rosto e da boca que atinge mais frequentemente pacientes debilitados e gravemente desnutridos, em particular crianças.
As Região mais afectada com Noma são: Oio, Gabú, BafatáBiombo e Cacheu.
Por: Bíbia Marisa Pereira com Conosaba do Porto/MO

PR DA GUINÉ-BISSAU OUVE PARTIDOS NA TERÇA-FEIRA PARA NOMEAR PRIMEIRO-MINISTRO




O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, volta a auscultar hoje terça-feira as forças políticas representadas no parlamento para nomear um novo primeiro-ministro, indicou hoje à Lusa fonte da presidência.

As auscultações vão ao encontro das recomendações da presidente da Libéria, Ellen Johnson, que visitou Bissau no último sábado, segundo as quais José Mário Vaz deve nomear "sem demora" um primeiro-ministro que possa formar novo Governo inclusivo, acrescentou a mesma fonte.
A líder liberiana esteve em Bissau na qualidade de presidente em exercício da conferência de chefes de Estado da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental (CEDEAO), organização que tenta ajudar os guineenses a saírem do impasse político que dura há 15 meses.
As auscultações a serem promovidas pelo Presidente guineense visam também a implementação do Acordo de Conacri que prevê a escolha de um primeiro-ministro de consenso entre as forças políticas e que seja figura de confiança de José Mário Vaz, acrescentou.
A escolha deverá recair num de três nomes propostos na altura pelo chefe de Estado: o general na reserva Umaro Cissoko, o políticoAugusto Olivais ou João Aladje Fadia, diretor guineense do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO).
As consultas aos partidos iniciam-se às nove da manha no Palácio da Presidência.
Esta será a segunda vez que o Presidente guineense volta a consultar os partidos com assento no Parlamento sobre o processo de nomeação de um novo primeiro-ministro depois de o ter feito no final de outubro.
Na ocasião, José Mário Vaz também ouviu elementos da sociedade civil e das confissões religiosas.
Lusa/Conosaba/MO

TRAGÉDIA HUMANA NO MAR MEDITERRÂNEO FAZ 80 MORTOS DOS QUAIS QUATRO GUINEENSES




Quatro imigrantes guineenses de natural de Bigene e Canchungo estão entre 80 corpos identificados dos 4.800 imigrantes clandestinos africanos resgatados nesse fim-de-semana no mar mediterrâneo, entre a Líbia e Itália pelos agentes da Guarda Costeira Europeia, numa operação conjunta.


No domingo 6 de Novembro um total de 16 embarcações de pirogas foram localizadas quando se dirigiam para a costa da Itália durante uma operação em que recuperaram 80 corpos sem vida dos quias quatro cidadãos da Guiné-Bissau, dois naturais de Bigene e dois de Canchungo.

Os agentes da Guarda Costeira Europeia efectuaram a operação abordo da famosa fragata Espanhola “Navarra”, onde resgataram perto da Líbia 2500 homens, 150 mulheres e 800 crianças menores abordo das canoas de embarcações neumáticas.

Com esta tragedia humana, o Ministério Alemão do Interior decidiu aplicar a partir de agora, uma lei que expulsa de imediato qualquer refugiado que entra no território alemã via mar mediterrâneo, com objectivo de diminuir a pressão de milhares dos cidadãos que ariscam as suas vidas para se emigrarem. 



Conosaba do Porto com Notabanca/MO

«DEPUTADO DA NAÇÃO ELEITO PELO CÍRCULO DA EUROPA» NOTA DE IMPRENSA




No quadro de suas visitas de contacto às Comunidades guineenses na Diáspora, o Senhor Deputado da Nação eleito pelo Círculo da Europa lafai Sani, foi recebido em audiência ontem de manhã pela Dra Cana Tavares, Presidente da Câmara Municipal de Amadora. 

O referido encontro serviu-se para os dois interlocutores abordarem vários assuntos relacionados com a situação da nossa Comunidade residente no Concelho. Tendo sido abordado igualmente de uma possível visita ao país daquela alta responsável camarária no âmbito de estreitamento de relações de cooperação.


Acompanharam o Senhor Deputado a esse encontro respetivamente os Senhores Malam Seidi, Presidente de Associação de Aldeia Lusófona, Cornélia Sá e Carlos Jamanca, membros da Comunidade residente.

«PCD» VICENTE FERNANDES ACUSA VICTOR MANDINGA DE QUERER ASSALTAR DIRECÇÃO DO PARTIDO



Vicente Fernandes

Bissau 07 Nov 16 (ANG) – O Presidente do Partido da Convergência Democrática (PCD),acusou honte o deputado daquela formação politica Victor Mandinga e ex-presidente do partido de querer, a todo o custo, assaltar a direcção dirigida por ele.

Em entrevista exclusiva à ANG, Vicente Fernandes que reagia a decisão de um grupo de militantes que decidiu suspendê-lo das funções de Presidente do partido disse que o mesmo não tem competência para o fazer ,uma vez que ele foi eleito numa Convenção do partido.

Aquele político sublinhou que certos militantes do partido apoiados pelo antigo presidente Victor Mandinga estão a tentar usurpar a sua direcção com actos obscuros, salientando que o PCD não pertence a uma pessoa específica, mas sim à todos os seus militantes.

“O Concelho Nacional da Jurisdição do partido é um órgão competente para instruir e julgar conflitos jurisdicionais entre os órgãos internos ou quando seja solicitado por qualquer órgão ou militante do partido “ esclareceu.

O líder do PCD disse que foi nesse âmbito que o Conselho Nacional de Jurisdição (CNJ) deliberou ou considerou nula a resolução do dia 19 de Setembro de 2016 e em consequência anular a convocatória da Comissão Política Nacional que previa a realização entre os dias 05 e 06 do mês em curso, de uma reunião em Bafatá, à revelia das orientações da direção do partido.

Segundo o político, se o Concelho Nacional da Jurisdição do partido deliberar nula é porque tudo que resultar dessa reunião é inválida.

Vicente Fernandes referiu que existe um Presidente e uma direcção mandatada para criar condições para convocar uma reunião da Comissão Politica do partido para os dias 10 e 11 de Dezembro próximo.

“Essa sim será a reunião legitima porque a própria deliberação acaba por considerar que é legal essa Comissão Preparatória, composta por cinco elementos, com vista a preparação da reunião deste órgão do partido“, informou Vicente Fernandes.

Questionado se o diferendo no seio do partido não vai criar frações internas, o líder do PCD disse que não, salientando que pelo contrário vai fortificar ainda mais o partido. 

ANG/MSC/SG/Conosaba/MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...