PARTIDO DA RENOVAÇÃO SOCIAL (PRS) DA GUINÉ-BISSAU ENVIA CARTA DE FELICITAÇÃO AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE CABO VERDE, JOSÉ CARLOS FONSECA



Presidente do partido, Sr. Alberto Nambeia


À Sua Excelência,

Dr. José Carlos Fonseca

Presidente da República de cabo Verde


Assunto: Felicitação pela Reeleição

Sr. Presidente, Dr. Jose Carlos Fonsenca,

É com enorme satisfação que a direcção do Partido da Renovação Social (PRS) da Guiné-Bissau recebeu a sua reeleição dia 03 de Outubro de 2016 para o mais elevado cargo da Magistratura cabo-verdiana.

Aceite, Sr. Presidente, as nossas sinceras felicitações por esta vitória, porque é a certeza de um futuro melhor para Cabo Verde e o seu povo tanto nas ilhas como na diáspora.

Mais do que fazer votos para que o novo mandato tenha sucesso, o PRS encoraja-lhe a manter no caminho que trilhou nos últimos 5 anos e que levou o Povo irmão cabo-verdiano a renovar-lhe a confiança como Presidente da República.

Em nome dos dirigentes e militantes, o PRS saúda também a opção acertada do MpD, um partido congénere que governa Cabo Verde, em apoiar a reeleição de uma figura em que a maioria dos cabo-verdianos se revêm.

O PRS faz votos para que o entendimento vivido até aqui, entre o Governo e a Presidência da República prevaleça para o bem-estar de todos os cabo-verdianos.
Aceite Sr. Presidente, as nossas saudações de liberdade, transparência e Justiça.

Bissau, 03 de Outubro de 2016


O Presidente

Sr. Alberto Nambeia



CONVITE: LANÇAMENTO DO LIVRO «GUINÉ-BISSAU, DAS CONTRADIÇÕES POLÍTICAS AOS DESAFIOS DO FUTURO»





A sessão terá lugar no próximo dia 16 de OUTUBRO, pelas 17:30 Horas.

Local:

CHIADO CLUBE LITERÁRIO 
Avenida da Liberdade, nº 180 D
Galeria Comercial Tivoli Fórum, Piso -1
1250-146, Lisboa, Portugal

Conto com a sua presença

Com os melhores cumprimentos,

Luís Barbosa Vicente

GOVERNO GUINEENSE PRETENDE CONSTRUIR UMA PRISÃO MODERNA EM BISSAU



UMA PRISÃO MODERNA
O Ministério da Justiça guineense, através da Direcção Geral dos Serviços Prisionais, fez apresentação, ontem terça-feira, do ante-projecto da futura penitenciária de Bissau com a capacidade de 270 reclusos
Esta futura penitenciária de Bissau terá a divisão de 4 prisioneiros por cada sela, 128 masculinos maiores e 32 masculinos menores, 64 femininos maiores e 24 femininos menores e contará ainda com quarto individual da segurança e mais 11 celas para outros fins.

Durante a apresentação do projecto, o Ministro da Justiça, Luís Olundo Mendes, chama atenção ao director dos serviços prisionais no sentido de construir uma prisão moderna onde serão respeitados os direitos humanos.
“Pelo facto de uma pessoa ser condenada não significa que deixa de ser um ser humano. O prisioneiro merece um tratamento condigno”, afirma.
O Representante da União Africana no país, Ouvido Pequeno diz que até o próximo mês de Dezembro a União Africana pretende reabilitar centro de detenção da cidade de Bissau e no futuro participar neste ante-projecto.
“As pessoas vivem numa situação desumana e isso viola o princípio dos direitos humanos e é preciso que haja respeitos sobre esta matéria”, denúncia.
Os parceiros do Ministério da Justiça tomaram parte na apresentação deste ante projecto da futura penitenciária de Bissau, que ficará na zona de Antula, na cidade de Bissau, concretamente em N`dame Tete, e com a capacidade de 270 reclusos.
Lembramos que no mês passado, a RSM fez uma reportagem com o presidente do sindicato dos funcionários da Guarda Prisional que denuncia a “má condição” dos estabelecimentos prisionais do país, principalmente de Mansoa e de Bafatá, que segundo ele estão superlotados.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/Conosaba/MO

DO CAJU AO "BIFE": UMA RECEITA PARA O DESENVOLVIMENTO DA GUINÉ-BISSAU





Desde que se organizaram na cooperativa Buwondena, os produtores da região norte de Ingoré apostam no processamento do caju. Além da castanha, produzem sumo, mel, bolachas e até "bife" de caju. Aumentaram os rendimentos e melhorou a vida dos produtores locais.


SECRETÁRIO-GERAL ADJUNTO DA ONU EM BISSAU



Image result for abdoulaye mar dieyeAs Nações Unidas enviaram ontem terça-feira a Bissau o secretário-geral adjunto, Abdoulaye Dieye, para “reiterar e reforçar” o apoio à Guiné, de maneira a que o país se consiga desenvolver, anunciou a organização.

A visita acontece numa altura em que os políticos da Guiné-Bissau tentam formar um governo que garanta estabilidade até ao final da legislatura, em 2018.

Apesar da crise, a ONU pretende ajudar o país a alcançar “as suas prioridades no quadro dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável” estabelecidos a nível mundial pela organização.

Até quinta-feira, o secretário-geral adjunto terá encontros com as autoridades da Guiné-Bissau, organizações da sociedade civil e equipa das Nações Unidas no país.

Abdoulaye Mar Dieye, natural do Senegal e formado em França, foi nomeado administrador adjunto e diretor do escritório regional do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para África em julho de 2013.

COMUNICADO DE CONDOLÉNCIAS


GABINETE DO PRESIDENTE

 A Presidência do Partido da Renovação Social, PRS, vem em nome da sua Direcção Superior, informar a todos os seus militantes, Dirigentes e Responsáveis, bem como, ao povo guineense em geral, de que faleceu, ontem, em Portugal o militante da Primeira Hora do PRS, o Membro da Comissão Executiva, Deputado da Nação e da União Africana, o Empresário Abel Iamedi Incada, Combatente da Liberdade e da Democracia na Guiné-Bissau.
O malogrado Empresário Abel Iamedi Incada foi, em vida, um concidadão humanista, Patriota convicto e consequente, tendo prestado serviço a Pátria, que o viu nascer, em todas as frentes de combate pela liberdade, Paz, estabilidade duradoura e o progresso.
Empresário, Administrador de Empresa e Sócio maioritário do Grupo Belinca, nasceu a 12 de Janeiro de 1962, em Binar, Sector de Bissorã, Região de Oio, na República da Guiné Bissau, filho de Jorge Incada e de Maria Incada.
• Em Abril de 2000 é nomeado Membro do conselho de Estado da Republica da Guiné-Bissau;
• Em Março de 2002 é eleito Segundo Secretário da Câmara Consular Regional da UEMOA, Lome/Togo;
• Em Março de 2002 é eleito Presidente da Câmara de Comercio Industria, Agricultura e Serviços (CCIAS);
• Presidente do Conselho de Administração do Grupo Belinca;
• Candidato Presidencial escolhido pelo PRS Para as Eleições Presidenciais de 13 de Abril de 2014.
• No mundo empresarial e de negócios até a data da sua morte, manteve permanente contacto com grandes e prestigiadas empresas e grupos financeiros de reconhecido mérito internacional, tais como as Sociedades OHMI – OSAKA, Japão; AFRIJOR; Caves Don Teodósio, Rio Maior, Portugal; Haut Je vise, Anadia, Portugal Sarvinho, Leiria, Portugal; STENAKS; Pays-Bas;
Neste momento de tristeza e de consternação, a Direcção Superior do PRS associa-se a dor, expressando as suas profundas e sinceras condolências a família enlutada e roga a Deus, todo poderoso, que a sua alma Repouse em paz.
Feito em Bissau aos 04 dias de Outubro de 2016
A Direcção Superior do PRS
Alberto M´Bunh Nambeia
Presidente

BUBO NA TCHUTO CONDENADO QUATRO ANOS DE PRISÃO NOS EUA



O ex-chefe de Estado-Maior da Armada da Guiné-Bissau Bubo Na Tchuto, que confessou crimes de tráfico de droga em maio de 2014, foi ontem terça-feira condenado a quatro anos de prisão por um tribunal de Nova Iorque.

Com a leitura da sentença sem o caso ir a julgamento, é certo que o ex-militar guineense negociou um acordo com a acusação, como já acontecera com outros acusados no mesmo caso.

Na Tchuto, que arriscava uma pena que podia ir até prisão perpétua, já cumpriu assim a maior parte da pena, visto que se encontra detido há mais de três anos.

Bubo Na Tchuto foi capturado pelos Estados Unidos numa ação antidroga em 2013 e confessou os crimes no ano seguinte, bem como outros três homens que foram detidos com o militar guineense.

Tchamy Yala foi condenado a cinco anos de prisão, Papis Djeme foi condenado a seis anos e meio de prisão e Malam Mane Sanha já cumpriu os 36 meses de pena e foi deportado no final do ano passado para Portugal, por ter nacionalidade portuguesa e guineense e por ter usado o passaporte português no processo de deportação.

Em abril de 2103, Na Tchuto e os companheiros foram detidos em águas internacionais, ao largo de Cabo Verde, por uma equipa da agência de combate ao tráfico de droga norte-americana.

Segundo a acusação, Na Tchuto cobrava um milhão de dólares por cada tonelada de cocaína da América do Sul recebida na Guiné-Bissau.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...