ENCERRADA AS PORTAS DO PROJECTO DE PESCA DEVIDO A DIVERGÊNCIA NA DISTRIBUIÇÕES DE PEIXES NA GUINÉ-BISSAU



Continua encerrada as portas do projecto de pesca semi-industrial fechada ontem pelas forças de guarda nacional.
Entretanto, desconhece o motivo do encerramento isto porque as forças de segurança e mesmos funcionários daquele estabelecimento recusaram informar a razão do encerramento.
A Rádio Sol Mansi constatou que ainda se encontra no local as mesmas forças colocadas ontem que impediram a permanência das pessoas no recinto, aguardando novas ordens do ministério do interior.
De recordar que as mulheres vendedeiras denunciaram na passada terça-feira que os próprios membros do governo são quem vendem para elas as facturas de peixe adquiridas no preço anunciado recentemente pelo ministro das pescas
Para isso, alegam que querem que o governo as vendem directamente as facturas permitindo assim que o preço do ministro possa reflectir nos mercados.
Por: Nautaran Marcos Có/Conosaba/MO

PJ DETEVE 39 NARCÓTICOS DE 2014 À AGOSTO DE 2016 NA GUINÉ-BISSAU



A Policia Judiciaria guineense procedeu na passada quinta-feira apresentação pública de 69 bolotas de cocaína apreendidas recentemente, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau, na posse de dois cidadãos guineenses. 

A droga foi exibida à imprensa na margem da cerimónia de entrega de uma viatura TOYOTA Lande Cruizer-4WD, doada pelo UNFPA à Brigada da Mulher e Criança da Direção-geral da PJ guineense.
No ato, a representante da UNFPA na Guiné-Bissau, Kourtoum Nacro sublinhou que a

viatura entregue vai facilitar os trabalhos do técnicos da PJ de modo a contribuir para a redução das práticas nefastas, sobretudo nas zonas de difícil acesso. Recordou que a Guiné-Bissau dispõe das mais altas taxas das mortalidades maternos no Mundo, devido ao aumento dos casos. Assegurando que a eliminação da mutilação genital feminina requer uma resposta global tendo em conta o fenómeno compromete a saúde, os direitos humanos, o bem-estar familiar podendo até levar à morte das meninas e mulheres. 

Na ocasião, o Director Nacional Adjunto da PJ, Fernando Jorge Barreto anunciar que o tráfico de droga tem vindo a aumentar no país. Revelando dados que em 2014 foram apreendidos dezanove traficantes, em 2015 treze correios de drogas e até neste mês de agosto de 2016, foram detidos dezassete narcóticos. Na sua maioria são estudantes guineenses no Brasil aliciados pelos traficantes. “A tendência aponta a subida do tráfico de droga na Guiné-Bissau. Disse o policial da PJ.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...