Fábrica de transformação de manga e tomate entra em funcionamento em Junho na Guiné-Bissau


Uma fábrica para a transformação de manga e tomate em compota e pasta deverá iniciar a laboração em Junho próximo na Guiné-Bissau, garantiu Malam Djudju Mané, o director indicado pelo governo guineense para gerir a unidade.
As obras de construção da fábrica, que ocupa uma área de 1 hectare e se situa na localidade de Safim, a 15 quilómetros de Bissau, foram financiadas por uma linha de crédito de uma instituição bancária da Índia.
Malam Djudju Mané disse que a fábrica, a ser construída por uma empresa indiana, terá capacidade para produzir diariamente 3 mil toneladas de pasta de tomate e oito toneladas de compota de manga.
O primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, que este fim-de-semana visitou as obras de construção da fábrica, disse que a linha de crédito aberta pela instituição bancária indiana tem um prazo de amortização de 25 anos. 
MacauHub, 27 de Abril de 2015

TESOURO AMERICANO APOIA GUINÉ-BISSAU NA MELHORIA DO SEU SISTEMA FISCAL



Bissau – O ministro da Economia e Fianças, Geraldo Martins, anunciou que a partir do segundo semestre de 2015 o Tesouro do Governo dos EUA vai começar a dar o seu apoio à Guiné-Bissau no que diz respeito à melhoria do sistema fiscal nacional.
«Através do Fundo Monetário Internacional tivemos oportunidade de conversar com Tesouro americano, que a partir de segundo semestre deste ano o Governo americano vai começar a dar apoio à Guiné-Bissau na melhoria do seu sistema fiscal, sobretudo através da Direcção-geral de Contribuições e Impostos», revelou Geraldo Martins.
Em declarações à PNN depois da sua viagem de trabalho que realizou a Washington, o Chefe máximo da pasta da economia e finanças da Guiné-Bissau referiu também que além do apoio anunciado pelo Banco Mundial durante a Mesa Redonda de Bruxelas, esta instituição financeira internacional irá financiar a construção do cabo submarino nos próximos dois anos, de forma a dotar o país de um sistema de comunicação com maior performance.
Neste sentido, Geraldo Martins disse que o Governo da Guiné-Bissau já obteve um acordo com o Banco Mundial, cuja uma delegação deve chegar ao país a 9 de Maio, tendo sublinhado que conseguiu adicionar outros fundos através deste acordo. 
«O Banco Mundial acaba de criar um fundo intitulado fundo dos países frágeis, do qual a Guiné-Bissau vai ser o primeiro país a beneficiar, numa soma estimada em cerca de 60 milhões de dólares americanos», anunciou Martins.
De salientar que o ministro das Finanças deixa Bissau esta segunda-feira, 27 de Abril, com destino a São Tome e Príncipe, onde participará em mais uma reunião de trabalho com parceiros financeiros da Guiné-Bissau.
(c) PNN Portuguese News Network

GUINÉ-BISSAU: BENFICA DE BISSAU REGRESSA ÀS GOLEADAS E ASSEGURA LIDERANÇA



por José Pestana c/Lusa, publicado a 27-04-2015 às 12:49
O Benfica voltou às goleadas na I Divisão de futebol da Guiné-Bissau ao vencer no sábado a UDIB por 5-0 e mantém assim a liderança da prova.
A jornada 14 começou a ser jogada na sexta-feira e só vai terminar hoje à tarde.
O Sporting joga hoje com o Bolama, último classificado, às 16:30 (17:30 em Lisboa) e, à mesma hora, o Bula recebe a formação insular Bubaque Bijagós.
Os ‘leões’ precisam de vencer para continuarem no topo da classificação com os mesmos pontos do Benfica - que já soma 30.
Nesta jornada, os Lagartos de Bambadinca receberam e venceram o São Domingos por 2-1, conseguindo assim conquistar o terceiro lugar da classificação, com 24 pontos.
Resultados da 14.ª jornada:
Estrela Negra de Bissau - Balantas de Mansoa, 1-1.
Benfica - UDIB, 5-0.
Lagartos de Bambadinca - São Domingos, 2-1.
Canchungo - Bafatá, 0-1.
Portos de Bissau - Cavalos Brancos de Cuntum, 1-0.
Bula - Bubaque Bijagós, hoje.
Sporting - Bolama, hoje.
Classificação:
1. Benfica, 30.
2. Sporting, 27 (menos um jogo).
3. Lagartos de Bambadinca, 24.
4. Sporting de Bafatá, 23.
5. São Domingos, 22.
6. Balantas de Mansoa, 22.
7. UDIB, 21.
8. Bula, 20 (menos um jogo).
9. Canchungo, 19.
10. Portos de Bissau, 13.
11. Estrela Negra de Bissau, 13.
12. Bubaque Bijagós, 13 (menos um jogo).
13. Cuntum, 11.
14. Bolama, 6 (menos um jogo).
Programa da 15.ª jornada (data a anunciar):
Balantas de Mansoa - Bubaque Bijagós.
UDIB - Bula.
Bolama - Estrela Negra de Bissau.
São Domingos - Benfica.
Bafatá - Sporting.
Portos de Bissau - Bambadinca.
Cuntum - Canchungo.

Apresentação pública da representação do Partido da Renovação Social (PRS), no Reino Unido


O Partido da Renovação Social (PRS), que com o PAIGC, governa o país procedeu no dia 25 a apresentação em Londres, Inglaterra, do seu núcleo naquele país europeu.

A cerimónia contou com as presenças de militantes dos renovadores, do PAIGC, da comunidade guineense e do deputado eleito para o círculo da Europa.

De acordo com um comunicado, a criação dessa estrutura insere-se na estratégia de mobilizar todos os guineenses em torno do projecto e visão renovado para a Guiné-Bissau, que assenta no enriquecimento do debate político nacional e promoção e legitimação da democracia.

“Contribuir e inovar na busca conjunta de soluções para os problemas dos imigrantes guineenses, garantindo-lhes auxílios que garantem a sua dignidade e a liberdade consagradas no direito universal, constitui o segundo objectivo desse núcleo” , lê-se no comunicado.

O documento refere ainda que na base desta criação estaria a consciência de património histórico e moral da Guiné-Bissau e na perseverança inquebrável do seu povo.

“Estamos cientes que é tempo de agir, pois, o presente e o futuro depende das acções e omissões de cada um hoje. Estamos conscientes de que um partido para crescer e vincar, precisa de pessoas empenhadas, dedicadas, íntegros e determinadas “,diz a nota.


O Núcleo do PRS no Reino Unido, com base na atitude, espírito reformista e de abertura que se ajusta a acção política do partido, apela a participação democrática através de intervenções de todos os cidadãos assim como das organizações sociais local, no debate construtivo em prol da Guiné-Bissau. Com Agencia Noticiosa da Guiné-Bissau

Comunicado do conselho de ministros do governo da Guiné-Bissau

«TRANSPORTES E COMUNICAÇÕES» INAUGURADO MONUMENTO DA AGÊNCIA DE AVIAÇÃO CIVIL EM BISSAU



Bissau,27 Abr 15 (ANG) - A Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau (AACGB), assinalou hoje o 10º aniversário da sua fundação com a inauguração do seu monumento representado por uma antiga aeronave das Linhas Aéreas da bandeira nacional denominada "LIA".
Na cerimónia presidida pelo Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, o Presidente do Conselho de Administração da Agência de Aviação Civil da Guiné-Bissau afirmou que não irão descurar na oferta de melhor serviço ao público que está cada vez mais exigente, sobretudo num contexto em que está em voga a protecção e defesa do consumidor.
João Filomeno dos Santos disse estar consciente de que a responsabilidade que impende sobre os seus ombros é enorme, mas que a vontade de fazer mais e melhor presidirá as suas condutas.
"Por esta razão, o monumento que hoje inauguramos representa um esforço de todos, pelo que aproveito, desde já, para agradecer aos funcionários desta casa e a Força Aérea que, de uma forma abnegada, deram um excelente contributo para a materialização do projecto", explicou.
Aquele responsável sublinhou que, para além do embelezamento da zona envolvente, não podem deixar de colocar em relevo a aeronave exposta no monumento, que foi restaurada com meios próprios da AACGB e com apoio dos seus técnicos nacionais, para ornamentar o museu, que pode ser visitado pelas crianças e adultos de acordo com o programa que, oportunamente, será divulgado para o efeito.
"É por isso que a par da adequação aos aspectos jurídicos, administrativos e técnicos do funcionamento e aos desafios que se lhe impõe, a AACGB reitera a sua determinação de melhorar a performance da execução das tarefas que lhes forem confiadas", disse João dos Santos.

«CULTURA» ACTUAÇÃO DE MÚSICOS INTERNACIONAIS MARCA CELEBRAÇÕES DOS 39 ANOS DE CARREIRA DE DULCE NEVES


Bissau, 27 Abr 15 (ANG) – A artista da Costa de Marfim, Aicha Kone, a angolana, Patrícia Faria e o são-tomense, Juca Delgado foram as estrelas musicais internacionais que marcaram as comemorações sexta-feira dos 39 anos de carreira da artista guineense Dulce Neves.
No evento, actuaram também os músicos nacionais, Inaida Marta, Manecas Costa, Manel Fortes, Sambala Kanuté, MC Cadio, Binham Quimor, MC Lady e o grupo teatral “Netos de Bandim”
Ao discursar na cerimónia, Dulce Neves qualificou o evento de “momento muito importante e mais feliz” da sua vida, tendo manifestado a sua surpresa pela dimensão que o evento atingiu, uma vez que, segundo a sua confissão, contava com “uma coisa mais simples”.
Por sua vez, a cantora angolana, Patrícia Faria, disse que os 39° aniversário da carreira da colega guineense significa anos de bravura, de muita luta e de um longo caminho percorrido.
“Enquanto cantora, Dulce Neves constitui exemplo de garra, acima de tudo, ela é uma mulher guerreira que, apesar das muitas dificuldades enfrentadas na vida artística, jamais desistiu do percurso”, elogiou Patrícia Faria. 
Sublinhou que a cantora da música moderna guineense deixa como herança um caminho que deve ser seguido por todos os músicos.
Adriano Ferreira “Atchutchi”, compositor e membro da orquestra, “Super Mama Djombo”, conjunto no qual a artista evoluiu confirmou que desde sempre Dulce Neves demonstrou ser uma cantora de talento, quer individualmente ou como membro do referido agrupamento.
“Os últimos álbuns da Super Mama Djombo testemunham as qualidades da Diva.”, salientou ainda Adriano Ferreira. 
Dulce Neves iniciou a carreira em 1976 e já publicou três álbuns discográficos no mercado, sendo o primeiro intitulado ”Nha destino” gravado em 1996.

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...