Guiné-Bissau acolhe fórum de empresários da China/CPLP

Resultado de imagem para china
A Guiné-Bissau vai acolher em Abril próximo o encontro de empresários da China e da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP), confirmou na semana finda o embaixador da China na Guiné-Bissau.

“Constatamos com satisfação que dentro de dias terá lugar um encontro entre empresários chineses, incluindo os que virão de Macau, com outros dos países de língua portuguesa para encontrar formas de fomentar a nossa cooperação”, sublinhou o embaixador Huang Hua à saída de uma audiência com o primeiro-ministro guineense, Carlos Correia.

Estarão presentes no encontro de Bissau, previsto para os dias 9 a 11 de Abril próximo, as delegações oficiais e de empresários de Angola, Brasil, Cabo Verde, China, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste.

Em Novembro próximo decorre em Macau a V conferência ministerial do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Oficial Portuguesa.



DROGA: União Europeia pede mais empenho às autoridades de Bissau no combate ao narcotráfico

Resultado de imagem para uniao europeia




O embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Victor Madeira dos Santos, entregou à secretária de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades um documento que define a estratégia de combate ao narcotráfico, que será debatida numa reunião da ONU, entre 19 e 21 de abril, a ter lugar em Viena (Áustria).

«Trata-se de mais um alinhamento com as posições da comunidade Internacional. O encontro de Viena vai abordar questões importantes, em particular o narcotráfico, não esquecendo a abolição da pena de morte e o respeito pelos direitos do homem», afirmou o diplomata.

O embaixador da União Europeia no país referiu ainda que a organização «tem apoiado de forma incondicional os trabalhos do Escritório da ONU para o Combate à Droga e Crime Organizado (ONUDC) na Guiné-Bissau".

25 de Março - esperança e desilusão

No período homologo de um ano a trás, dia 25/03/2015 foi de uma eforia total e de esperança em alta para todo o guineense e dos amigo da Guiné-Bissau.
25 de Março, completou um ano que os doadores deram a luz verde para financiar o tão almejado Plano Estratégico Operacional “Terra Ranka” do Governo, sufragado em Bruxelas para alavancar o desenvolvimento de um país cujo povo sofredor, que nunca conhece o sabor do desenvolvimento e usufruir das riqueza que a natureza lhe oferece sobretudo das boas condições climáticas, fertilidade do solo e ser país caraterizado de terra, parte insular, ainda com mar e oceano. 
Uma imagem só para ganhar  voto popular 
Passados 05 meses da conferência de Bélgica, o país se mergulhou numa crise politica sem solução a vista pelos seus protagonistas e que neste preciso momento ainda se continua agravar.
O Presidente da República José Mário Vaz, DSP do PAIGC, Cipriano Cassamá da ANP, Nambeia do PRS e Baciro Dja heróis da crise política, outra hora tidos como companheiros inseparáveis na caminhada, mas que agora dividiram o povo transformaram o país em caos e o estado de anarquia.

Hoje, o povo vive de uma esperança adiada e com mãos cheias de nada... enfrentando uma crise  de espécie inédita, com grupinhos e focus de divisões, onde as fendas começaram entre JOMAV e DSP... agravou com o incêndio no interior do PAIGC; atingiu ANP e dividiu os deputados; Agora tudo se arrola na mais perigosa discordância entre os homens da justiça, perante a interpretação da lei.

Infelizmente, devemos partilhar um facto indesejado para se afirmar; uma situação arrepiante para se pronunciar; mas é uma realidade analítica para se descrever... "Estamos perante uma legislatura frustrada".

Contudo já que a vida é feita de percalços e desilusões... Essa que nos abalou outra vez não significa que tenhamos de desistir, ou de rendermos a derrota, não... mas sim, devemos saber procurar dentro desse ponto negativo, o lado positivo deste mesmo ponto para se erguer mais uma esperança no futuro de cada cidadão guineense.


 Fonte:Rispito.com, 25 de Março de 2016

1º Lugar no Grupo











Carlos Correia desloca em visita oficial para Senegal, Venezuela e Portugal


O Primeiro Ministro da Guine-Bissau, Carlos Correia iniciou ontem segunda feira, 28 de Março, a sua primeira visita ao estrangeiro, num périplo que começa em Senegal, depois Venezuela e termina em Portugal.

Em Dakar, Carlos Correia vai permanecer três dias, onde abordara com o seu homologo as questões da cooperação bilateral, fundamentalmente  sobre a exploração conjunta que ja expirou e que deve ser renovada, assim como outras areas importante com méritos de  acerto.

Na Venezuela, a segunda etapa de visita, Carlos Correia vai convicto de ir reforçar as relações de cooperação com as autoridades de Caracas em vários domínios.

E de regresso a Bissau, o chefe do governo fará uma paragem à Portugal entre os dias 06 e 07 de Abril, por onde ira estabelecer novas metas de cooperação com o Governo de António Costa.
É de salientar que, Carlos Correia desde que assumiu o cargo da chefia do governo em Setembro de 2015,  ainda não tinha feito nenhuma deslocação em visita oficial. Integram a delegação do PM, o ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades Artur Silva e o Ministro da Comunicação Social, Agnelo Augusto Regala.

PR recebe convite para visitar Níger


Marou Amadou
PR - JMV
A  longa crise  que  afecta a Guiné Bissau  começa a inquietar  fortemente a comunidade internacional  e  em particular as organizações continentais e regionais como a União Africana, a CEDEAO( Comunidade  Económica para o Desenvolvimento dos Estados da África Ocidental) e a UEMOA.    

Preocupada com a situação de crise política duradoura na  Guiné Bissau, a  Comunidade Internacional  multiplica os contactos visando um desfecho para a  mesma, que tem provocado a estagnação do   progresso económico do país da África Ocidental. A UEMOA(União Económica e Monetária da África Ocidental) à semelhança do Conselho de Segurança da ONU,da União Africana e da CEDEAO  enviou uma delegação à Bissau com o objectivo de se inteirar sobre a situação no país.  

Marou Amadou, emissário especial do Chefe de Estado do Níger  e  presidente  em  exercício  da UEMOAO, Mamadou  Youssouf,  entregou ao Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, uma missiva cujo conteúdo não revelou e transmitiu um convite ao Chefe de Estado guineense para visitar a República do Níger.

Amadou, actual  Ministro da  Justiça do Níger  avistou-se com  o Presidente José Mário Vaz em Calequise, terra natal do dirigente guineense, situada  à 100  kms da  capital Bissau. 

A  UEMOA  tem  acompanhado  a  crise despoletada em 12  de Abril de 2012  na Guiné Bissau  e  alertado as autoridades do  país para a  sua incapacidade  em  absorver  o montante de 35 mil milhões de francos CFA,  postos à disposição pela  organização no âmbito do Fundo Regional integrado, dos oitos países membros da  zona monetária CFA.

GUINE-BISSAU VENCEU QUÉNIA OUTRA VEZ POR 0-1


É o resultado do segundo jogo realizado esta tarde em Nairobi Quénia, referente ao grupo-E da qualificação para CAN-2017, a realizar em Gabão.
O único golo da partida foi marcado aos 80 minutos da segunda parte por intermédio do Cícero Semedo, jogador guineense em magnífica forma física e técnica, que actualmente joga na equipa Portuguesa “Passos de Ferira”.

Uma partida disputada sem uma segurança razoável do efetivo policial da Quénia, ao ponto de alguns adeptos a arremessarem objetos ao relvado do jogo contra os jogadores da Quénia. O fato paralisou o jogo aos 84 minutos, árbitro da partida foi alvo de contestação pela equipa adversaria e adeptos abandonarem as bancadas protestando o golo dos Djurtus. 

A partida só veio retomar após uma ginástica desportiva dos dirigentes da CAF (Confederação Africana de Futebol). Mesmo assim, o jogo terminou com um resultado idêntico da primeira mão, ditando pela segunda vez consecutiva a vitória da Guiné-Bissau contra a Quénia.

Taciana Baldé, judoca


ORGULHO: Taciana Baldé, judoca


“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...