Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
PM adia visita a Cabo Verde
O primeiro-ministro Domingos Simões Pereira adiou a visita oficial de quatro dias agendada para Cabo Verde, com início este domingo, devido à situação na ilha do Fogo.
Simões Pereira estaria nas ilhas - com visitas a São Vicente e Boa Vista - a convite do primeiro-Ministro, José Maria Neves, para reforçar as relações de cooperação entre os dois países nas áreas de turismo, transportes, pescas, ensino ou ciência e tecnologia.
ESTRADA PODE COLOCAR O SUL DO PAÍS EM ISOLAMENTO
A estrada que liga Catió, região de Tombali, à Buba, região de Quínara, com apenas 58 quilómetros de extensão, encontra-se num avançado estado de degradação, quase intransitável, como se pode deduzir pelas imagens.
As más condições do percurso devem-se às fortes chuvas que anualmente se registam no sul da Guiné-Bissau, uma vez que o caminho consiste numa picada em terra batida, como sempre foi desde a Independência do país.
No sector de Empada, uma das localidades também sem infraestruturas rodoviárias e a poucos quilómetros de Catió, tentavam circular vários veículos de passageiros e viaturas de transporte coletivo superlotadas, com destino à cidade na região de Tombali, constatou o jornalista.
O repórter esteve no sul para acompanhar e fiscalizar a primeira fase dos programas do Fundo da ONU para a Infância (UNICEF) sobre a saúde das mulheres e crianças, emitidos pelas rádios comunitárias da zona. A reportagem revelou uma situação em que uma grávida em trabalho de parto da tabanca de Gã-Tunghan, uma localidade situada entre Catió e Buba, foi obrigada a embarcar numa viatura de transporte coletivo superlotada em condições “desumanas”.
“A família da grávida não tinha outro recurso. A ambulância do hospital de Buba tinha sido solicitada, mas não conseguiu deslocar-se para tabanca devido às más condições da estrada. Ela foi embarcada no carro, gemendo e contorcendo-se de dores”, explica.
O nosso entrevistado não soube precisar se a grávida chegou a Buba ou não e em que condições terá chegado. Apenas vislumbrar a grávida a ser transferida de uma viatura para outra e ficar melhor acomodada.
“Devido às más condições da via, as estradas são reforçadas com fragmentos de madeira e paus para permitir a circulação automóvel. Algumas viaturas não conseguem efetuar o percurso e acabam por sofrer danos durante a viagem. Quando isso acontece os passageiros a pernoitam no local e alguns chegam a ficar na mata dois dias para resolver a situação de transito”, referiu.
“Quando a situação se agrava os passageiros são obrigados a saír todos do carro para permitir que este seja movimentado com maior facilidade”, sublinha. O nosso interlocutor informou que a polícia não intervem mesmo vendo pessoas perigosamente amontoadas em cima das viaturas.
Em 2013, um tractor de uma empresa Chinesa a operar na zona foi utilizado para puxar os veículos que não conseguiam atravessar a estrada “cortada” pela corrente da água. Os motoristas pagavam quinze mil francos cfas (15 mil cfas) pelo serviço denominado de “socorro”.
Uma fonte contatada pelo nosso jornal disse que um dos fatores de acidentes tem a ver com uma longa curva na estrada que por vezes fica muito escorregadia, sobretudo quando chove, provocando acidentes de viação.
O transporte de contentores de madeiras por parte das empresas chinesas que operam nesta zona é apontado por muitos como um dos fatores que contribuiu também para danificar o troço, que há muito tempo sempre foi objeto de muitas promessas de reparação, mas sem solução concreta.
Nuno Nabian lançou partido político
O
ex-candidato à presidência da Guiné-Bissau Nuno Nabian lançou hoje um novo
partido, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau
(APU-PDGB), que diz destinar-se a "provocar mudanças de que o povo
precisa" no país.
Nabian apresentou publicamente o seu partido em Gabu, a 200 quilómetros a leste de Bissau, mas avisou os militantes e simpatizantes para se prepararem para intimidações e perseguições de que poderão vir a ser alvo, sobretudo nos locais de trabalho.
"Toda a luta política tem um risco e o partido não foi fundado contra ninguém, mas sim para provocar mudanças de que o povo precisa", declarou o candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses por José Mário Vaz, o atual chefe de Estado. Lusa
Nabian apresentou publicamente o seu partido em Gabu, a 200 quilómetros a leste de Bissau, mas avisou os militantes e simpatizantes para se prepararem para intimidações e perseguições de que poderão vir a ser alvo, sobretudo nos locais de trabalho.
"Toda a luta política tem um risco e o partido não foi fundado contra ninguém, mas sim para provocar mudanças de que o povo precisa", declarou o candidato derrotado na segunda volta das presidenciais guineenses por José Mário Vaz, o atual chefe de Estado. Lusa
SÃO JOÃO BOSCO ATRIBUI DIPLOMAS A 532 FINALISTAS
O Instituto Superior Politécnico “São João Bosco” (ISPSJB) atribuiu esta sexta-feira 28 de novembro, num dos hotéis de Bissau, diplomas a quinhentos e trinta e dois (532) estudantes da 6ª graduação dos cursos médios nas áreas de Administração, Contabilidade e Turismo.
Na ocasião, o Director-geral do referido instituto, Cipriano Correia Landim garantiu a’O Democrata que a sua instituição “está consciente das exigências no campo do ensino, por isso, São João Bosco trabalhará no sentido de erguer o seu próprio edifício”.
Cipriano Correia Landim disse que ao longo dos dez anos da existência da sua instituição já contribuiu muito para o nosso país com os quadros técnicos formados no Instituto Superior. Sublinhando que sua equipa não poupará esforços na luta pela melhoria de prestação de serviço no domínio da formação dos técnicos, apontando o exemplo da implementação do curso superior no referido Instituto Politécnico.
Este responsável avançou que deixará o país brevemente para rubricar algumas parcerias no estrangeiro, nos domínios da formação superior, assim como no que diz respeito ao projecto de construção de um edifício adequado para o funcionamento normal do ISPSJB.
A presidente da Comissão dos Finalistas, Maria Tuteca Correia Landim Cabral exortou aos colegas para que apliquem seus conhecimentos ora adquiridos de uma forma adequada no exercício profissional alertando os mesmos para que não sejam quadros para enfeitar as estantes.
JOMAV EXONERA BOTCHE CANDÉ
O Presidente da República, José Mário Vaz, exonerou hoje através do Decreto
Presidencial n° 047/2014, o ministro da Administração Interna, Botche Candé.
No documento assinado pelo chefe de Estado, refere apenas que o ministro
Candé terá apresentado o seu pedido de demissão ao Primeiro-ministro,
Domingos Simões Pereira.Uma fonte do gabinete deste governante demitido, disse a’O Democrata que “o ministro apresentou verbalmente o pedido da sua demissão ao chefe de executivo, durante a reunião do Conselho da Defesa Nacional que teve lugar esta manhã, na sequência dos últimos acontecimentos que ocorreram na fronteira da zona norte do país”.
De acordo com o Decreto Presidencial, as funções do ministro da Administração Interna serão execidas, interinamente, pelo Secretário Estado da Ordem Pública, Doménico Sanca.
De referir que o Conselho da Defesa Nacional, reuniu-se esta manhã sob a convocatória do Presidente da República, para analisar a situação da presença de uma fação de rebeldes do Movimento das Forças Democrâticas de Casamança (MFDC) no terrirório nacional. Este órgão consultivo do presidente é composto por Presidente da República, Primeiro-ministro, um elemento da Assembleia Nacional Popular, ministro da Defesa Nacional, Chefe de Estado-maior General das Forças Armadas e os chefes dos três ramos das forças armadas, ministro do interior e o ministro dos Negócios Estrangeiros.
Entretanto, uma fonte governamental informou ao nosso jornal que o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, convocou o Conselho de Ministros esta tarde para analisar a questão da fronteira norte e a demissão do ministro da Administração Interna.
Recorde-se que no passado dia 23 de Novembro, um grupo de rebeldes liderados por César Badiane interceptou a comitiva do ministro Candé que se encontrava de visita no setor de Farim, norte da Guiné-Bissau com o Senegal.
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...