ASG, MDG, PALOP, PSD E PT EXIGEM O PR PARA ENVEREDAR-SE AO DIÁLOGO PARA A ESTABILIDADE INSTITUCIONAL



Silvestre Alves

Cinco partidos políticos sem assento parlamentar apelam o Presidente da República para contribuir de uma forma efectiva para que haja um clima de paz, estabilidade e diálogo institucional.

A posição foi defendida em comunicado datado de 24 deste mês, pelas cinco formações políticas, Aliança Socialista Guineense, Movimento Democrático Guineense, Partido Social Democrático, Partido de Trabalho e Partido Africano para a Liberdade Organização e Progresso.

No documento, os cinco exigem o PAIGC para assumir as suas responsabilidades pela crise forjada entre os actores políticos.

Na nota, os partidos convidam a Sociedade Civil para assumir com prudência o seu engajamento, repudiar e denunciar todos os actos de compra de consciência e de manipulação, de forma a contribuir para o resgata da paz e a edificação do Estado de Direito na Guiné-Bissau.

Conosaba com Notabaca/MO

“GUINETEL” RETOMA ACTIVIDADES NOS PRÓXIMOS DIAS-Diz MINISTRO DA TUTELA



A empresa de telecomunicação “Guinetel” vai retomar as suas actividades nos próximos dias.

Garantiu o ministro de Transportes e Telecomunicações, Fidelis Forbs, durante uma visita realizada ontem manhã nas instalações da empresa, no bairro de Brá, em Biissau.

O governante prometeu criar melhores condições para que a empresa nacional possa fazer competitividade com as outras empresas similares que operam no país.De recordar que a linha do “GTM” deixou de operar no país, desde Fevereiro de 2014, devido a falta de combustível para alimentar os grupos geradores da empresa.

Coisas nossas!

Conosaba com Notabanca




GUINETEL: MINISTRO DOS TRANSPORTES E TELECOMUNICAÇÕES PROMETE RELANÇAMENTO DA EMPRESA ATÉ FINAL DO ANO


Bissau, 28 Dez 16(ANG) – O ministro dos Transportes e Comunicações afirmou que os ensaios para a retoma da emissão da rede de telecomunicações da operadora Guinetel(rede móvel) vão arrancar antes do final do ano em curso.
Fidélis Forbs

Fidélis Forbs, em declarações à imprensa após a visita que efectuou as instalações da empresa Guinetel, em Brá, disse que qualquer guineense que dispor dessa rede pode usá-la através da linha verde.

Instado a dizer sobre quanto vai custar a retoma das emissões da rede de telecomunicações Guinetel o ministro  sublinhou que até ao momento, em termos de financiamento, estão a trabalhar com meios próprios com apoios da instituições sob sua tutela.

“Estamos neste momento a fazer as pessoas acreditarem nos nossos esforços e competências próprios, porque para as pessoas virem nos apoiar nós é que devemos acreditar primeiro”, disse, acrescentando que na fase posterior poderão ver se vão conseguir parcerias através de vendas de acções às empresas estrangeiras .

Fidélis Forbs disse que pôr a empresa  em funcionamento deve ser motivo de orgulho para todos os guineenses porque o país está em concerto das nações.

“Em qualquer país do mundo a empresa nacional de telecomunicações deve ser a prioridade. Esse desiderato está dentro das nossas visões estratégicas para fazer a Guinetel funcionar e concorrer, em pé de igualdade, com outras operadoras através de ofertas de serviços de qualidade”, salientou.

Declarou que foi nesse quadro que entenderam que é urgente fazer funcionar a empresa Guinetel.

A  Guinetel , uma das três operadoras de telecomunicações móveis do país, deixou de funcionar em meados de fevereiro de 2014, por falência .
ANG/ÂC/SG/MO

«GRANITOS DA GUINÉ-BISSAU» FEIRA INTERNACIONAL DO GRANITO - ESPINHO DE GRANITO – ABRIL 2017




FEIRA DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL DO GRANITO NOS DIAS 26, 27, 28, 29 E 30 DE ABRIL

Esta feira conta com a organização da Câmara Municipal de Espinho, Consulado da Republica da Guiné Bissau, CPOPP (Cooperativa dos Pedreiros), Sociedade de pedreiras do Marco, Uninorte Internacional.

Esta iniciativa visa a promoção de parcerias de cooperação internacionais para novas e inovadoras aplicações do granito. Terá mostra de oferta de empresas em cooperação com a cooperativa dos pedreiros, a nível nacional e internacional, junto de potenciais clientes de marcados emergentes.

A Republica da Guiné Bissau contará com uma mostra de granitos dos seus recursos naturais, que estará a cargo do grupo Malaika construções e do seu parceiro, grupo Vítor Paiva. Este grupo deslocar-se-á em Janeiro a Bissau, a fim de providenciar na recolha das amostras de granitos da Guiné Bissau para esta feira internacional. 

Espinho de Granito vai contar com convidados especiais dos mercados Árabes e de outros onde o produto granito é utilizado para as obras de cantaria, ornatos, construção civil e granitos polidos, assim como novas edificações e decorações e recuperação de património edificado. 


O blogue Conossaba do Porto vai ser o blogue oficial deste evento, onde o seu administrador Pate Cabral Djob irá entrevistar os actores do evento de uma forma isenta que é o que caracteriza este meio de comunicação



 Granito Azul do Brasil, é o mais caro no mercado







 Granitos


«REPORTAGEM/CULTIVO DO ARROZ» "GRUPO MALAIKA




Video



O Blogue Conosaba do Porto foi convidado e desafiado pelo empresário Koyo Camara, o irmão mais velho do investidor Braima Camara (Ba-Quecutó), para realizar uma reportagem sobre o cultivo do arroz (quebur), em Geba, no dia 13 de Dezembro de 2016.

As pessoas julgam que o grupo Malaika é só hotel e castanha de caju, mas este grupo investe no sector Primário e na Construção Civil.

Apostas diversificadas

Na agricultura, na região de Bafatá, concretamente em Geba cultivam amendoim, milho, arroz, feijão, abóbora, fundu, mandioca, tomate, manga, limão, laranja, etc. 

Cerca de 500 hectares de cultivo diversificado! 

Koyo Camara, o mais velho de todos irmãos é o administrador do trabalho pioneiro que  tinha sido iniciado pelo pai, e também era grande combatente da liberdade pátria. Quando os dois irmãos assumiram a responsabilidade da propriedade, quadruplicaram a produção, dando trabalho a centenas de guineenses desta região, acolhendo, também, estes trabalhadores em casas montadas para o efeito.

O Blogue Conosaba viu a construção de grandes armazéns, em Bafatá, onde estes bens são guardados, para posterior distribuição pelo país. Também constatou que o administrador do grupo Malaika, (Ba-Quecutó) mandou construir e ofereceu aos irmãos Muçulmanos de Geba (terra Natal de Braima Camara) uma mesquita de raiz. 

Administrador do blogue Conosaba visitou a igreja católica de Geba, com três séculos de existência e soube, neste local, da existência de um projecto de reestruturação deste património histórico que o grupo Malaika quer concretizar em breve. 

Pate Cabral Djob, com uma certa comoção ouviu vários testemunhos de irmãos desta maravilhosa região de Bafatá sobre doações de géneros alimentícios, produzidos pelo grupo Malaika, com o objectivo de ajudar as populações mais carenciadas do leste da Guiné-Bissau, concretizando assim, a missão que este grupo tem na luta contra a fome. 

“Agradeço imenso a presença do Pate Cabral Djob, em Gan-Demba. Estou muito feliz por o ver aqui a constatar a realidade “mon na lama”. “ Eu fui criado pelo pai do Koyo Camara e Braima Camara e era colega e amigo do saudoso irmão mais velho, Kempis Camara. O pai deles, Mama Camara, no passado cultivava estas terras. E com o regresso dos filhos em 2011 a produção quadruplicou.” Disse Quecuto Mané. 

Djonkon Turé, também amigo da família e trabalhador diz “ muitas pessoas pensam que é em Bissau onde se encontra a solução, mas nós vemos a solução no interior "Mon na lama". Sem trabalho, não podemos sustentar as nossas famílias. É no trabalho que está a solução da Republica da Guiné Bissau. Nós trabalhamos sem meios tecnológicos, mas, podemos afirmar que praticamos a agricultura biológica” 

Alfredo Pereira Dantas diz à reportagem “que em Bissau as pessoas julgavam que a família Camara só possuíam hotel e a comercialização de castanha de caju. Mas afinal, fiquei admiradíssimo com esta família, depois ter visitado os projetos da agricultura no leste do país". 

Conosaba do Porto/MO









Nha parentes Mansoancas cu riside na Geba hé mata cobra na bolanha "cobra na hyasado"
 Mansoancas de Geba

 Lassana Indjai

 Papecinho de Braima Camara cu Koyo Camara


Sol Mansi



REPORTAGEM/CULTIVO DO ARROZ (QUEBOR DI ARRUZ NA GEBA)



CONSELHO NACIONAL DE JURISDIÇÃO DO PCD SUSPENDE DOIS ANOS E MEIO OITO MEMBROS DO PARTIDO




                        Alberto Mendes Pereira

O Concelho Nacional de Jurisdição do Partido da Convergência Democrática (PCD) suspendeu por um período de dois anos e meio, oito membros do partido.

Na lista consta, o nome de Victor Mandinga vulgo Nado Mandinga, deputado do PCD, atual ministro do Comercio do Governo de Sissoco e um dos fundadores do partido “Baguera”.
 
Revelou hoje em conferência de imprensa, Alberto Mendes Pereira, um dos membros do Comité Permanente do PCD, acusando Presidente Mário Vaz de estar envolvido nos assuntos internos do PCD.

Eis a lista nominal dos suspensos, acusados de falsificarem assinaturas da reunião realizadas em Bissau e de igual modo desobediência as deliberações nº 01 e 02/2016 do Conselho Nacional de Jurisdição, agravados pelas grosseiras violações dos estatutos do partido, art. 52º/03-a): 

Victor Mandinga, Ramatulay Baldé, Humiliano Alves Cardoso, Armando Adepdoc Có, Djeronimo Djatá, Oscar C. de Alvarenga, Helton L. C. Midanda e Quizy Anderson Martins Gomes.

Conosaba do Porto com Notabanca/MO

«CAN-2017 EM GABÂO» FALTAM APENAS 17 DIAS PARA A GUINÉ-BISSAU DEFRONTAR A SELECÇÃO DO GABÃO




“DJURTUS” REFORÇADO COM MAIS JOGADORES PARA JOGAR CAN-2017 EM GABÂO

Apenas, faltam dezassete dias para a Guiné-Bissau entrar em competição, frente à seleção do Gabão, em jogo inaugural do CAN-2916, marcado para o dia 14 de janeiro próximo.

Os dezanove jogadores da selecção Nacional se encontravam no estrangeiro, já estão em Bissau, para se juntar à equipa dos “Jurtus” para um regime de estágio de preparação para operação Gabão/2017.
Os jogadores foram recebidos nesta noite do dia 28 de dezembro, no aeroporto Internacional Osvaldo Vieira em Bissau, com uma moldura humana de simpatizantes, perante o Ministro da Cultura e dos Desporto, bem como do Ministro de Estado da Energia.

Florentino Mendes Pereira que falava em representação do Primeiro-ministro, assegurou que o seu executivo vai tudo fazer para garantir uma melhor participação dos “Djurtus” na maior competição africana de futebol.

“Na base daquilo que é a nossa possibilidade, vamos dar tudo para corresponder às necessidades da nossa seleção Nacional”, Disse o governante.
Satisfeito de ver reforçado o seu colectivo desportivo, o selecionador Nacional, Baciro Candé garante que, os “Djurtus” estão prontos para jogar para corresponder as expectativas dos guineenses.


Para o capitão dos “Djurtus”, Bucundji Cá, não resta nada se não pedir ao Governo para dar apoio ao Seleção Nacional e garantir a participação dos adeptos, considerado décimo terceiro jogador no rectângulo do jogo.

Conosaba com Notabanca/MO



POLÍTICA: PM DA GUINÉ-BISSAU REALIZA *TOURNÉE*AOS PAÍSES DA CEDEAO



Bissau, 28 Dez 16 ( ANG ) -  O Primeiro-ministro da Guiné-Bissau iniciou  uma viagem aos paises da  Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO ), nomeadamente  Senegal,  Nigéria, Burquina Faso e Costa do Marfim. 
   
Em  declarações á imprensa no aeroporto, Umaru Sissoko Embalo disse que a visita realiza-se  no quadro de contactos com os presidentes destes paises, para falar da situacao da Guiné-Bissau e da cooperacao com os respectivos paises.

Umaro Sissoco  destacou que em relacao a  Nigeria , a razao da viagem mais se deve ao facto deste pais  ser um acionista de peso junto do Banco Africano de Desenvolvimento(BAD).

ainda  que não esquecendo da importância da  sua visita ao convite do Presidente da Nigéria, é porque este país é grande acionista  do Banco Africano de  Desenvolvimento (BAD), tendo em conta um impacto económico que o referido país possui nesta organização.  
  
Realçou ainda que,  este encontro enquadra-se na colaboração da parceira da Guiné-Bissau com  os países da CEDEAO.   

De salientar que, os países que fazem parte da CEDEAO são nomeadamente, Guiné-Bissau, Senegal, Nigéria, Costa de  Marfim, Mali, Guiné- Conacri, Togo e outros.

Neste sentido, faz recordar que recentemente foi realizada uma cimeira em Abuja, Nigéria e neste sentido houve um ponto de divergência entre o Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz e o Presidente da Guiné-Conacri,  Alfa Condé  sobre a nomeação do Primeiro-Ministro guineense, Umaru Sissoko Embalo.  

ANG/ PFC /MO

MULHERES DO SENEGAL, GÂMBIA E GUINÉ-BISSAU QUEREM MODERAÇÃO NA CRISE GAMBIANA



Ziguinchor, Senegal (PANA)  O Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné Bissau para a Paz e Segurança sobre a Crise Pós-Eleitoral na Gâmbia exortou a todas as partes em causa na crise gambiana a darem prova de maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não a violência para resolverem esta situação.

Segundo a presidente da Plataforma das Mulheres para a Paz na Casamança, Ndèye Marie Thiam, que lia uma declaração deste fórum, a instituição tem por vocação contribuir para a promoção, reforço da paz e da estabilidade no espaço sub-regional oeste-africano.
Assim sendo, prosseguiu, o fórum não deve estar indiferente ao risco duma intervenção militar ou de distúrbios civis neste país irmão que é a Gâmbia.

« O Fórum tem a firme convição de que estes cenários só podem ser fontes de tensões e de graves perigos para a paz e a segurança na Gâmbia, mas também no Senegal e em toda a nossa sub-região já exposta ao terrorismo”, alertou.

« Por isso, dedicado ao seu ideal de paz que ele pretende servir com todas as suas forças, o Fórum das Mulheres do Espaço Senegal-Gâmbia-Guiné-Bissau exortou todas as partes a darem prova da maior moderação e privilegiarem o diálogo e a não violência para resolverem esta situação », acrescentou a responsável  feminina.

Sublinhou o compromisso do Fórum de dar a sua contribuição para uma solução não violenta para a crise.

Neste sentido, o Fórum lançou ao Presidente cessante gambiano, Yaya Jammeh, um apelo para o respeito pela escolha do povo gambiano  pedindo ao Exército para apontar as armas contra este povo.
MO

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...