Manter Sempre Informado Sobre tudo que passa no nosso Bairro, na Guiné e além fronteira
PRESIDENTE DA GUINÉ-BISSAU CONVOCA PARTIDOS E ORGÃOS DE SOBERANIA PARA REUNIÃO TERÇA-FEIRA
O Presidente da Guiné-Bissau reúne hoje terça-feira com os cinco partidos com representação parlamentar e os titulares dos órgãos de soberania na sequência da cimeira de líderes da Africa Ocidental de sábado que analisou a crise no país.
Fonte partidária disse hoje à Lusa que o Presidente José Mário Vaz convidou os líderes dos cinco partidos com assento no Parlamento do pais (PAIGC, PRS, PCD, UM e PND) para uma reunião no palácio da Presidência devendo cada um deles fazer-se acompanhar de dois elementos da direção.
A mesma fonte adiantou que o convite assinala que a reunião deverá ter lugar às 14:00 (mesma hora em Lisboa) e juntará na mesma sala as delegações das cinco formações partidárias.
A reunião tem lugar na "sequência da cimeira de líderes da CEDEAO (Comunidade Económica de Estados da Africa Ocidental) que teve lugar na cidade nigeriana de Abuja no último sábado", lê-se no convite endereçado aos partidos.
Entre outras recomendações, a cimeira de lideres de países da Africa Ocidental, instou o Presidente guineense, José Mário Vaz, a cumprir e fazer cumprir o Acordo de Conacri, instrumento patrocinado pela CEDEAO e com o qual a organização acredita que poderá ajudar a Guiné-Bissau a sair da crise política que dura há mais de ano e meio.
O Acordo de Conacri visa a formação de um governo cujo primeiro-primeiro seria uma figura de consenso e que tenha a confiança do Presidente guineense, no entanto, quatro das cinco formações políticas com assento parlamentar não reconheceram Umaro Sissoco Embaló, chefe do executivo proposto por José Mário Vaz.
Conosaba com a Lusa/MO
FRACO PODER DE COMPRA NOS MERCADOS DA GUINÉ-BISSAU
As vendedeiras nos mercados de Bissau lamentam fraco poder de compra dos consumidores e pedem mais efectivos de segurança nas ruas nesta quadra festiva. Numa ronda feita pela nossa reportagem, a RSM constatou-se que os produtos de primeira necessidade sofreram uma ligeira subida em relação a últimas semanas
Numa ronda ontem segunda-feira, a repórter da RSM constatou pouca aderência dos consumidores e nos mercados de Bissau e concretamente nos passeios do mercado de Bandim, na avenida principal, existem segurança, e os lixos continuam a ser colocados nas ruas devido, supostamente, pela falta de recipientes de lixos nas ruas.
Igualmente a RSM constatou falta de higiene e locais sem condições apropriadas para a venda de produtos como peixe, carne e verduras.
Entretanto, ouvido pela RSM as comerciantes manifestaram preocupadas com a fraca poder de compra e lamentam a actual situação política guineense.
As mulheres pedem mais reforço dos efectivos de segurança para evitar frequentes roubos registados durante a quadra festiva porque “os ladrões roubam carteiras e até agridem pessoas a luz do dia”.
Até o momento o Ministério de Interior não fez pronunciamento sobre a estratégia nada sobre de segurança no país, numa altura em que queixa-se de falta de segurança nas ruas de todo o país.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Bibia Mariza Pereira/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
PAIGC, A UM, E O PUN, EM REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO POLITICO DE CONCERTAÇÃO DEMOCRÁTICA, QUE CONGREGA AINDA O PCD, O PST E O MP; E O PND
Deslocaram-se a Abuja, para acompanhar a 50ª Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO.
Durante a sua estada na capital da República Federativa da Nigéria, este colectivo adiante designado por “Os Partidos”, foi recebido em audiência e visita de cortesia por vários Chefes de Estado, com destaque para a Presidente em exercício da CEDEAO Srª Ellen Johnson-SIRLEAF, e manteve reuniões de trabalho com várias entidades da Comunidade Internacional presentes na Cimeira.
Na sequência destes encontros “os partidos” congratulam-se com a clareza e contundência dos pronunciamentos contidos no comunicado final aprovado pela Cimeira. Os esclarecimentos assim produzidos ao consenso estabelecido em Conacri é o reconhecimento inequívoco de ser este o único instrumento politico capaz de fazer ultrapassar a crise politica que tem devastado o nosso país e a vida do nosso martirizado povo.
Nesta conformidade, “os Partidos” encontram nestas resoluções uma oportunidade a não desperdiçar, pelo que encorajam todos os actores a assumirem e corresponderem com a sua responsabilidade, com particular atenção à Assembleia Nacional Popular enquanto órgão máximo da soberania signatário do acordo e sede do debate politico nacional.
De S. Excia o Senhor Presidente da República, primeiro magistrado da nação, os partidos esperam que ordene o imediato retorno ao ponto de partida e a completa observância e aplicação do acordo de Conacri.
“Os partidos” alertam, no entanto, para os elevados riscos que configuraria qualquer nova tentativa de deturpação, ou atraso na implementação das resoluções da Cimeira de Abuja.
“Os partidos” registam o anúncio pela Conferência da retirada das forças da ECOMIB. Reiteram os agradecimentos pelo papel que vêm desempenhado na estabilização do país.
“Os partidos” felicitam e agradecem a S. Excia Professor Alpha Condé, Presidente da República da Guiné e Mediador da CEDEAO para a crise política da Guiné-Bissau, pelos clarividentes esclarecimentos sobre o consenso alcançado em Conacri, relativamente à figura retida para o cargo de Primeiro-Ministro, pondo assim fim à uma polémica desnecessária.
Finalmente, os partidos felicitam o povo guineense e a sociedade civil pela permanente demonstração de maturidade e contínua mobilização na defesa dos valores universalmente reconhecidos da democracia, da paz, da estabilidade e do desenvolvimento.
Feito em Abuja
Conosaba com Notabanca/MO
ENSINO: SINDEPROF CONFIANTE NA PROMESSA FEITA PELO PM
Bissau, 19 Dez 16 (ANG) - O Vice-presidente do Sindicato Democrático dos Professores (SINDEPROF), Eusébio Có confirmou ter recebido garantias do primeiro-ministro (PM) em solucionar os restantes pontos das suas revindicações após uma concertação com o actual ministro da educação.
O vice-presidente do SINDEPROF falava hoje em entrevista exclusiva á Agencia de Notícias da Guiné-ang.
“Após o comprometimento do Umaro Sissoco em resolver as nossas reivindicacoes que motivaram o levantamento da greve recebemos dois meses de salário em atraso e estamos a espera de mais dois meses”, esclareceu Eusébio Có.
Acrescentou que o SINDEPROF está confiante de que a promessa feita pelo primeiro-ministro vai se concretizar, e que, caso não forem solucionadas vão tomar medidas para defender os seus direitos.
“Tenho fé e confiança de que vamos ser chamado pelo primeiro-ministro ainda esta semana. Se por a caso ele veio a se esquecer de nós vamos utilizar as nossas armas”, disse aquele responsável sindical.
Sublinhou que a maior preocupação do SINDEPROF no momento é a questão de carga horaria e a transferência dos professores e que tudo isso só pode ser solucionada com ajuda do primeiro-ministro.
O SINDEPROF reivindicava, entre outras, o pagamento dos salários em atraso, a implementação da carreira docente, diminuição da carga horaria e o aumento do salário.
ANG/AALS/SG/MO
Assinar:
Postagens (Atom)
“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA
Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...
-
REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU Assembleia Nacional Popular Gabinete do Presidente Preâmbulo A estabilidade político-social é...
-
“O Matrimónio Cristão: Riquezas, Exigências, Missão” são exortações dos Bispos para a Quaresma 2017, saídas no final da Conferênc...