O Presidente da Subcomissão Organizadora da região de Biombo, Samora Augusto Té afirmou esta terça-feira, 09 de Janeiro, que a região que representa jamais tomará parte no desfile nacional do carnaval. Este responsável falava a’O Democrata durante uma conferência de imprensa para manifestar a insatisfação do grupo pelo resultado de classificação de grupos no desfile nacional, realizado ontem em Bissau.
Samora Augusto Té considera que o seu grupo foi “penalizado injustamente” e denuncia a “não aplicação” das regras estabelecidas pela comissão, como base de notação dos concorrentes.
Biombo alega que alguns grupos concorrentes, sem especificar, teriam desfilado com mais de 70 elementos permitidos pela comissão.
Biombo alega que alguns grupos concorrentes, sem especificar, teriam desfilado com mais de 70 elementos permitidos pela comissão.
“A região [de Biombo] entende que não faz sentido para nós, continuarmos a tomar parte do desfile nacional que sempre tem um vencedor”, acusou.
“Participamos num concurso que tem as suas regras baseado no lema ‘Resgate e Valorização da Cultura – Guiné-Bissau Tera di Nturudu’. O que aconteceu, não sabemos. Achamos que fomos injustamente penalizados e convocamos imprensa para informar que já emitimos um recurso de reclamação junto da comissão e direção-geral de Cultura sobre o resultado de carnaval”, disse.
O responsável do Grupo Cultural de Biombo, Alves José Lima acusou elementos da comissão nacional organizadora de não terem “conhecimentos” sobre dramatização e diversidade cultural. Assegurou neste particular que é preciso a valorização de cultura nas regiões.
“Bissau pode ficar com o seu carnaval e nós da região de Biombo organizamos também o nosso carnaval regional”, ameaçou.
“Bissau pode ficar com o seu carnaval e nós da região de Biombo organizamos também o nosso carnaval regional”, ameaçou.
Entretanto, contactado pel’O Democrata, a Comissão Nacional de Carnaval confirma a receção da reclamação do grupo cultural de Biombo e considera-a de infundada.
“Já respondemos a reclamação por escrito. Os resultados do desfile nacional mantém-se. O grupo de Biombo não expôs, na sua reclamação, elementos probatórios sobre as alegações feitas”, disse António Spencer Embaló.
Os prémios do carnaval serão entregues esta tarde aos vencedores nas diferentes categorias, informou a’O Democrata a Comissão Nacional.
O resultado do concurso de desfile de festa de N’turudu foi publicado ontem à noite logo depois do desfile no qual participaram 12 grupos. O grupo cultural “Netos de Bandim” ficou na primeira posição seguido de Grupo Chão de pepel/Varela e Grupo Cultural de Biombo, segundo e terceiro lugar respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário