SOCIEDADE CIVIL GUINEENSE DISCUTE GOVERNAÇÃO INTEGRADA





O Instituto Padre António Vieira (IPAV), em parceria com a Universidade Jean Piaget Guiné-Bissau, realizou, na passada terça-feira (31/01), em Bissau, o Iº Encontro Nacional das Organizações da Sociedade Civil no âmbito do projecto “Governação Integrada na Guiné-Bissau”
O encontro pretende promover a partilha de aprendizagens e a disseminação de boas práticas de governação integrada entre organizações da sociedade civil bem como a criação de sinergias e praticas colaborativas entre estes.
O embaixador de Portugal, António Leão Rocha, na ato da abertura, disse que o seu país, vê no reforço da capacidade com a sociedade civil, que este projecto alimenta oportunidades para reforçar a governação democrática, quer no domínio das políticas públicas relativamente aos problemas do desenvolvimento quer na implementação dessas políticas.
“O desenvolvimento é um processo que exige o concurso cada vez mais complexo de políticas, de instituições, parceiros e ferramentas de tal forma que perde o sentido se separarmos a esfera da acção da sociedade civil a esfera da acção do estado na governação” acrescenta o diplomata.
Para a representante da União Europeia no país, Angels La Torre Dias, a Guiné-Bissau é um país pequeno que enfrenta os problemas que responde às dinâmicas do mundo globalizado, são problemas complexas que por sua vez precisa de resposta muti-dimensionais, consertada entre atores diferentes.
O gestor do projecto, Edson Incompté, diz esperar que os participantes saiam deste encontro com aquilo que acharam de importante.
“ (…) A questão da colaboração, de estabelecimento de maior sinergia entre as organizações da sociedade civil, a maior capacidade de trabalho em rede entre elas para que possam responder melhor aquilo que são as necessidades de cada uma das organizações e das regiões de onde eles saíram”, explica Edson.
O projecto, financiado pela União Europeia e co-financiado pelo Camões (Instituto da Cooperação e da Língua), promovido pelo IPAV em parceria com UNIPEAGET, visa contribuir para a promoção da governação integrada enquanto modelo de governação para a resolução de problemas sociais complexos. 
O evento surge após a realização de quatro cursos de formação em governação integrada nas regiões de Bafatá, Cacheu, Oio e no Sector Autónoma de Bissau, onde quais participaram quarenta e seis (46) organizações com cento e trinta e cinco (135) dirigentes e técnicos.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos / Anézia Tavares Gomes/radiosolmansi com Conosaba/MO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...