Venezuela e Guiné-Bissau assinaram um acordo de cooperação bilateral, abrangendo as áreas de saúde, educação, agricultura, energia, comunicações e segurança e defesa segunda-feira.
O acordo foi assinado depois de uma reunião do ministro das Relações Exteriores, Delcy Rodríguez, com o primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Correia, e seu ministro das Relações Exteriores, Artur Silva, na Casa Amarela, em Caracas.
Chanceler da nação Africana disse que na área de critérios de saúde para a construção de um centro de hemodiálise e a formação de especialistas foram discutidos.
No campo da educação, ele disse que a Guiné Bissau solicitou a continuação de bolsas de estudo e destacou que na Guiné-Bissau e a primeira pedra fundamental de um complexo educacional que levará o nome de Hugo Chavez foi colocado.
Durante a reunião, a Guiné-Bissau manifestou a sua solidariedade com a Venezuela após a renovação do decreto assinado pelo presidente dos EUA, Barack Obama, declarando o país como um incomum para ameaça à segurança de seu país.
Rodriguez ministro das Relações Exteriores acrescentou que na área da comunicação proposta para transportar o sinal da Telesur à Guiné-Bissau.
"É muito importante para transportar o sinal da Telesur, porque sabemos que Telesur estará batendo a verdade do povo venezuelano, a verdade dos países da América Latina e do Caribe e será bater a verdade do mundo, quebrando o bloqueio da mídia das corporações comunicação ", disse ele, na transmissão de Venezolana de Television.
Ele acrescentou que ambos os lados condenou o terrorismo e apelou para atacar e prevenção das causas que o produzem.
Além disso, ele explicou que a participação terá Guiné-Bissau na próxima cimeira dos países não-alinhados, que se realizará na Venezuela foi avaliada.
"Nós estabelecemos e ratificou os laços de amizade entre a Venezuela e Guiné-Bissau. Seguimos a rota para os povos da África, que foi o legado do comandante Chávez", disse o chanceler.
A delegação da Guiné-Bissau chegou ao país última para manter várias reuniões com as autoridades venezuelanas para reforçar as relações bilaterais quintas-feiras.
Desde 2008, a Venezuela e Guiné-Bissau têm reuniões bilaterais, que atingiu o nível mais alto em outubro de 2009, quando sete acordos de cooperação foram assinados nas áreas de saúde, educação, energia, mineração, drogas, entre outros.
VER: http://bissauresiste.blogspot.pt/2016/04/venezuela-e-g-bissau-garantem.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário