Movimento de cidadãos pede que Presidente José Mário Vaz renuncie

José Mário Vaz, Presidente da República da Guiné-Bissau


O líder do Movimento de Cidadãos Conscientes e Inconformados (MCCI), Sana Canté, voltou a defender a renúncia do Presidente José Mário Vaz.

A organização entende que o chefe de Estado «é o principal responsável pelo impasse político que o país atravessa há quase ano e meio».
Sana Canté, advogado formado pela Faculdade de Direito de Bissau, voltou a defender a renúncia, ao anunciar a apresentação de queixa contra o Estado guineense junto do tribunal da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

A queixa «é fundamentada com alegados abusos dos direitos cívicos de cidadãos guineenses por parte das autoridades», disse Canté, que recorda que elementos do MCCI foram agredidos com gás lacrimogéneo.

As agressões aconteceram durante uma manifestação, em Bissau, em novembro, «enquanto outras ações de rua têm sido reprimidas pelas autoridades», acrescentou.

Canté anunciou ainda que a MCCI vai ter um encontro de trabalho com elementos das Nações Unidas (ONU), em Bissau, já nesta quarta-feira.

«Vamos reafirmar a nossa posição de que o Presidente da República tem de renunciar às suas funções, porque revelou ser incapaz de pôr fim
à crise que criou e continua a alimentar», finalizou Sana Canté. 
Lusa/MO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...