UNIÃO EUROPEIA E ONG TESE INAUGURAM SERVIÇO COMUNITÁRIO DE ENERGIA DE BAMBADINCA


image
A União Europeia e a TESE sem Fronteiras Inauguram hoje Serviço Comunitário de Energia de Bambadinca, refere em comunicado a organização.
Segundo a delegação da EU em Bissau, o projeto foi concebido no âmbito do programa “Bambadinca Sta Claro”, financiado pela União Europeia, pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua e pela Agência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial, com o apoio da Direcção-Geral de Energia.
Com a entrada em funcionamento do Serviço Comunitário de Energia Bambadinca, oito mil habitantes local podem ultrapassar os constrangimentos no acesso à electricidade, beneficiando de um abastecimento permanente de energia renovável, nota o documento.
Para além de beneficiar a comunidade local, o fornecimento da energia será garantido ainda por uma inovadora central fotovoltaica híbrida de 312 kW de potência, assinala a organização comunitária em Bissau.
O projecto foi desenvolvido e executado pela TESE Sem Fronteiras e pelos seus parceiros, a Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca (ACDB), a ONG guineense DIVUTEC e Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Segundo a nota da EU, o projeto será gerido pela Associação Comunitária de Desenvolvimento de Bambadinca, quem caberá igualmente o fornecimento de electricidade a um preço acessível, assim como um modelo de gestão sustentável, com vista à sua replicação futura noutras localidades da Guiné-Bissau e da sub-região.
O ato da inauguração deve ser seguido pelo governo da Guiné-Bissau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...