A Secretaria Executiva da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) continua contactos com os órgãos da soberania guineense e a classe política para criar mecanismos para promover “plataforma para o entendimento”
A visita de Maria do Carmo Silveira também inclui encontros com a comunidade internacional representada na Guiné-Bissau.
Ontem segunda-feira (03/04) a delegada da CPLP manteve encontros com o primeiro-ministro e com o ministro dos negócios estrangeiros onde foi reafirmado que a saída da crise política continua a ser da responsabilidades dos próprios guineenses.
No Domingo (02/04) a responsável da comunidade dos falantes da língua portuguesa encontrou-se com o presidente do parlamento. A saída, Maria do Carmo Silveira diz que a solução para a crise guineense só pode ser encontrada por guineenses, no entanto, afirma ter transmitido ao líder da casa do povo (parlamento) que o diálogo é a única via para chegar ao almejado entendimento.
“O que a CPLP e a comunidade internacional podem fazer é apoiar as partes desavindas a encontrarem plataforma para poderem se entender e naturalmente no encontro com o presidente transmitimos esta preocupação e apelamos que o diálogo seja eleito a forma para aproximar as partes para chegarem ao entendimento”.
Durante a sua visita de quatro dias, (que termina no dia 6 corrente), a Secretaria Executiva da CPLP deve também manter encontros com partidos políticos representados no parlamento.
Na terça-feira a secretária-executiva da CPLP deverá manter encontros separados com os partidos representados no parlamento e na quinta-feira com o Presidente da República, José Mário Vaz.
A São-Tomense Maria do Carmo Silveira, que está na Guiné-Bissau pela primeira vez, foi eleita Secretária Executiva pela XIª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 31 de Outubro e 1 de Novembro de 2016, em Brasília, Brasil, tendo assumido as suas funções em Janeiro de 2017.
Por: Elisangila Raisa Silva dos Santos/radiosolmansi com Conosaba do Porto/MO
Nenhum comentário:
Postar um comentário