O Primeiro-Ministro, Úmaro Sissoco Embaló, garantiu ontem terça-feira, 11 de Abril de 2017, que com ‘slogan’ dinheiro de Estado no cofre de Estado, o governo vai assumir a sua responsabilidade de concluir a obra do edifício da Polícia de Ordem Pública (POP). A construção da infraestrutura havia sido suspensa em 2012 na sequência da interrupção da cooperação técnica com Angola na área de defesa e segurança.
Úmaro Sissoco Embaló que falava à imprensa depois de ter efetuado uma visita às instalações da Polícia de Ordem Pública (POP) junto do ministério de Interior, Polícia da Intervenção Rápida (PIR), Bombeiros Humanitários de Bissau, Guarda Nacional, Imigração e Brigada da Ação Fiscal da Alfândega.
O chefe de governo lembrou que as tarefas do Ministério do Interior na garantia de segurança no país, requerem “criação de condições aos homens que trabalham nesta instituição ao serviço da sociedade guineense”.
Explicou neste particular que a visita permitiu-lhe conhecer de perto o funcionamento e dificuldades de cada instituição, a fim de levar esta preocupação junto dos amigos da Guiné-Bissau para eventuais apoios em materiais.
Embalo agradeceu ao Ministro de Estado do Interior, Botche Cande pelo trabalho que está a fazer no seu pelouro.
Questionado sobre a intervenção dos agentes policiais na vigília realizada pelo Movimento dos Cidadãos Conscientes Inconformados que resultou na detenção de alguns dos seus membros e posteriormente libertados, Embaló explicou que depois do acontecimento teve um encontro com os responsáveis da organização que lhe informaram como tudo aconteceu.
Líder do governo referiu que o “Estado é única entidade dotada de poderes para restaurar o mal e da mesma forma que deve proteger os seus cidadãos”.
Por: Aguinaldo Ampa/MO
Nenhum comentário:
Postar um comentário