PNUD LANÇA BASES PARA REALIZAÇÃO DAS ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS NA GUINÉ-BISSAU





Gabriel Dava (esq.), representante interino do Pnud, e José Biai, secretário de Estado do Plano e Integração Regional. Foto: ONU News/Amatijane Candé

Agência financia projetos de Governação e Desenvolvimento Local e sistemas de planificação; novas viaturas entregues ao governo após assinatura do acordo de financiamento.

O Programa da ONU para o Desenvolvimento, Pnud, entregou três viaturas à Secretaria de Estado guineense do Plano e da Integração Regional no âmbito do Projeto de Governação e Desenvolvimento Local.

A iniciativa de US$ 12 milhões é financiada pela agência das Nações Unidas, que também apoia o sistema de Planificação Central.

Reforço

A entrega das viaturas ocorreu à margem da assinatura da convenção de financiamento dos projetos. O foco das iniciativas é melhorar os sistemas de planificação da Guiné-Bissau, segundo o representante interino do Pnud no país.

Gabriel Dava disse que os dois instrumentos visa, apoiar o que já está previsto na lei das autarquias locais, aprovada pela Assembleia Nacional Popular.

"A nossa preocupação é criar condições ao nível local para quando fizermos estas eleições, haja alguma coisa que vamos entregar aos autarcas que forem eleitos, donde podem começar. Mas também é preciso criar a capacidade da administração local para que possa fazer esta gestão dos recursos e meios locais e possa servir a população."

Autarquias

Além das viaturas, o Pnud mobilizou meios informáticos para os gabinetes regionais de planificação em Gabú, Quinara e Cacheu. A ideia é acelerar as atividades que devem culminar com um plano de trabalho que reflita as necessidades das populações, conforme disse o responsável.

Para Gabriel Dava, um dos desafios dos planos regionais de desenvolvimento tem sido a falta de recursos para a sua implementação. Por isso, a criação de um fundo de desenvolvimento local que possa ajudar a financiar estas iniciativas é a grande novidade deste projeto.

"Só podemos mobilizar recursos se fizermos bem esta parte. Se mostrarmos termos planos concretos com qualidade, que são monitoráveis aos nossos parceiros que eles vão sentir motivação para ajudar o fundo. Nos estamos aqui a apoiar, mas nós sentimos que o programa é um programa do governo."

Projetos de sistemas de Planificação Nacional vão lançar bases para as futuras autarquias nas regiões.

A Guiné-Bissau ainda não decorream eleições autárquicaa em mais de 20 anos de democracia representativa, uma facto que coloca o país numa situação de incumprimento do seu ciclo eleitoral.

Conosaba/Amatijane Candé de Bissau para a ONU News./MO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

“ESTADO É MAIOR DEVEDOR DE APGB COM MAIS DE CINCO BILHÕES DE FRANCOS CFA

  Não dá para acreditar mas leia a notícia para tirar ilações. “Estado guineense é maior devedor de APGB, com mais de cinco bilhões de fr...